03 agosto, 2011

BE - Descarga poluente em Rio Meão

image O Bloco de Esquerda tomou conhecimento de uma descarga poluente na Freguesia de Rio Meão, no concelho de Sta. Maria da Feira. Esta descarga ocorreu na rua Figueiras de Baixo, junto às instalações de uma fábrica do Grupo Cifial. As fotografias em anexo, tiradas no dia 20 de Julho, pelas 14 horas, comprovam a existência desta descarga poluente. Segundo alguns populares, esta é uma situação recorrente, pelo que deve ser severamente punida.

A Cifial, S. G. P. S., S. A. é uma empresa de metalomecânica, suja sede se encontra na freguesia de Rio Meão, junto ao local onde a descarga poluente foi identificada, sendo esta a única unidade fabril a laborar nas imediações. Desta forma, é imperioso que a situação seja averiguada e a responsabilidade da empresa apurada. Esta empresa tem já sobre si enormes suspeitas na poluição dos lençóis freáticos em Rio Meão.

A freguesia de Rio Meão tem graves problemas de poluição dos lençóis freáticos, causada por tricloroetileno, uma substância cancerígena utilizada em ferragens. Esta contaminação foi detectada em 2004, depois de se terem conhecido os resultados de testes realizados nas captações de água da Cifial. Em Março de 2006, foi realizado um estudo pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que revelou concentrações mais elevadas do que se pensava, dado que análises anteriores não apontavam para uma situação tão grave. A empresa sempre rejeitou responsabilidades neste foco de poluição, mas a verdade é que existem níveis de concentração deste produto em grandes quantidades junto ao lençol freático da empresa.

Face ao ocorrido o deputado do BE Pedro Filipe Soares questionou o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.


image

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

3 comentários:

És memso murcão para fazeres um comentário destes! disse...

óh eu disse!

É verdade ou não que existe poluição?

Se existem mais empresas a poluir, porque não denúncias o caso, ou és demasiado cobarde para o não fazer?
Será que és daqueles que enfia a cabeça na areia com medo dos "pica miolos", Tens filhos e moras perto e bebes água do poço? Então continua!... Tanso!
E atenção... não sou partidário gosto que defendam a terra!

Anónimo disse...

É verdade sim senhora, existe a poluição e está bem à vista.

EU disse...

LOL