Obras da a 32 inundam fonte do lava pés em Canedo!
Depois dos muitos problemas e transtornos causados às populações das freguesias atravessadas pela A32 no decurso da sua construção, constata-se agora e com maior evidência, nalguns troços, a falta de planeamento e de conclusão das obras adjacentes.
É igualmente notória a falta de reposição em algumas vias locais das condições de circulação anteriormente existentes que, após a destruição causada pelo simples fato de nelas terem circulado viaturas e equipamentos pesados para além do que a sua estrutura e piso comportariam, terão agora de ser alvo de intervenção a expensas do erário público.
Situação que afinal parece comprovar as objecções colocadas pela entidade fiscalizadora aquando da sua abertura ao trânsito e que levaram inclusive ao adiamento da mesma. O PCP questionara na altura o governo sobre a forma atabalhoada como esta auto-estrada entrou ao serviço e alertara para a falta de segurança que poderia representar para os seus utentes.
O que se está a passar em Canedo é bem o exemplo da incúria e da precipitação com que esta estrutura rodoviária ali foi implantada e concluída. A par do desvio do leito do ribeiro, que agora se apresenta seco, as obras da A32 tiveram ainda outros efeitos negativos.
Mas nem tudo é desgraça…. Umas fontes secam… Outras têm água a abarrotar, como as fotos anexas documentam. Estamos a falar das Fontes mais antigas da nossa Vila de Canedo: uma é a de Espinheiro que tinha água boa mas infelizmente secou; a outra do Lava Pés, com as obras da A 32 tem água a mais!
Perante toda esta aberração pergunta-se: então a Junta de Freguesia não diz nada? Não intervem em defesa do património de Canedo e dos nossos direitos, para que o empreiteiro corrija estes e outros defeitos da obra?
PCP / Canedo
3 comentários:
Advinhava-se isto e nós próprios o dissemos aqui há cerca de dois meses. Andaram com uns paliativos que deram algum resultado, não fora isso aquilo tinha vindo tudo abaixo mas é preciso mais, para não tornar a fonte uma ilha e fazer juz ao nome.
o pcp de canedo não é mudo? eu julgava que sim.
Na questão do aterro é que são surdos/mudos.
Tendes estado muito bem: calados...
Continuem assim.....
um mais um igual a trés
Desde o inicio que se percebia que aquilo ia dar m.rda.
Era obvio para qualquer pessoa. Menos para quem tem outros interesses.
E isto tudo, e o tempo dirá se tenho razão, por causa do acesso programado para ligar ao ATERRO que foi ali adaptado à ultima da hora.
Essa obras são projectadas a Km do local , por engenheiros ou desenhadores que apenas usam a "maquina de calcular e facturar" e muito pouco o bom senso e estratégias para harmonizar o novo com o existente.
Seguem as cotas e inclinações "legais" e tudo o que está em torno que se adapte pois o alcatrão é rei.
No centro de canedo, na mega rotunda, que será mais uma despesa inutil de manutenção para a junta, percebe-se bem quem manda e o que é prioritario. As pessoas que se desviem pois a ligação à autoestrada é que impera.
Percebe-se na sinaletica ,que mais faz lembrar uma entrada da VCI, do que um espaço público.
Percebe-se tambem na falta de um passeio na avenida igreja e nisso a junta pode arranjar desculpas que quiser , nao me convencem.
300 m antes da rotunda da avenido da Igreja, entra-se no limite da Area Central da Vila(segundo Novo PDM), e essa ligação deve-se adaptar e respeitar o espaço público (colocando lombas para redução de velocidade por exemplo ).
Como é possivel dizerem que ali não pode existir passeios onde anterior existiam, com a desculpa de ser perigoso para o peão. A mim parece-me mais um problema de expropriação.
Irá nascer ali o novo centro escolar e a quantidade de pessoas principalmente crianças vai aumentar. Espero que a junta faça algo antes que as desgraças aconteçam.
ps: ao comentador anterior.. deixe-se de politiquices e de bocas foleiras. ninguem ganha com isso.
Paulos
Enviar um comentário