Bona Sera, Caros Fratelos, Pretendo, agora, parir convosco uma breve reflexão sobre a construção do CCTAR, vulgo Caixote ou do Cubo Mágico.
Perguntam-me vocês, o que é…. é, o CCTAR (que passarei a designar por cubo mágico)???
Resposta: é um brinquedo.
Resposta: É dispendioso, mas existe um subsídio para ajudar a comprar esse brinquedo, que pode pagar quase 85% do preço.
Então, perguntam vocezzzz: mas temos dinheiro para pagar, mesmo com esse subsidio?
Resposta: Pode, mas isso implicará que se poupe noutras despesas, como alimentação, vestuário, calçado, caridade com associações…porque para comprar esse brinquedo é preciso mais de 10% do orçamento anual e por outro lado os rendimentos têm diminuído.
Resposta: Pode, mas isso implicará que se poupe noutras despesas, como alimentação, vestuário, calçado, caridade com associações…porque para comprar esse brinquedo é preciso mais de 10% do orçamento anual e por outro lado os rendimentos têm diminuído.
Perguntam então: Mas se não comermos, não nos vestirmos, não nos calçarmos, não fizermos caridade com as associações, morreremos e outros também morreram?
Resposta: Morrem alguns, outros escaparão, pois o alimento não é partilhado da mesma forma por todos.
Resposta: Morrem alguns, outros escaparão, pois o alimento não é partilhado da mesma forma por todos.
Perguntam-me depois: E, os que sobreviverem poderão brincar com o brinquedo?
Resposta: Não é seguro, pois é preciso aprender técnicas de utilização do brinquedo, para isso é preciso mais dinheiro, que já não haverá, havendo por isso a possibilidade do mesmo ser arrumado num canto, para além de poder ser confiscado para pagar dividas.
Resposta: Não é seguro, pois é preciso aprender técnicas de utilização do brinquedo, para isso é preciso mais dinheiro, que já não haverá, havendo por isso a possibilidade do mesmo ser arrumado num canto, para além de poder ser confiscado para pagar dividas.
Perguntam-me de seguida: E pode o brinquedo ser vendido, para pagar dividas ou alimentar, vestir e fazer caridade?
Resposta: Poder pode. Mas pode é não haver interessados em comprar, arrendar ou mesmo utilizar, como aconteceu recentemente com 3 estádios de futebol, comprados para se brincar durante 2 meses em 2004.
Resposta: Poder pode. Mas pode é não haver interessados em comprar, arrendar ou mesmo utilizar, como aconteceu recentemente com 3 estádios de futebol, comprados para se brincar durante 2 meses em 2004.
E perguntam-me: Se não houver interessados, face ao elevado preço pago, alguém será responsabilizado pela sua devolução?
Resposta: Não. seria caso inédito! Até porque será previsivelmente a último venda de cubo mágico, pelo actual fornecedor, que depois passará à reforma.
Resposta: Não. seria caso inédito! Até porque será previsivelmente a último venda de cubo mágico, pelo actual fornecedor, que depois passará à reforma.
Perguntam-me vocezessss, então: Não é possível trocar de brinquedo?
Resposta: Pode, até porque existe nas proximidades um paralelepípedo mágico, que o proprietário já não tem interesse nele, já brincou muito e está disposto a cedê-lo.
Resposta: Pode, até porque existe nas proximidades um paralelepípedo mágico, que o proprietário já não tem interesse nele, já brincou muito e está disposto a cedê-lo.
Perguntam-me depois: E esse paralelepípedo está bom?
Resposta: Está óptimo, é o ideal para se brincar, muito melhor que o cubo mágico
Resposta: Está óptimo, é o ideal para se brincar, muito melhor que o cubo mágico
Perguntam-me depois: E, é caro?
Resposta: Nãoooooo. O dono até o oferece DE GRAÇA, ainda paga as despesas de transporte.
Resposta: Nãoooooo. O dono até o oferece DE GRAÇA, ainda paga as despesas de transporte.
Perguntam-me de seguida. Então, porque não ficam com ele???
Resposta: Porque é preciso dar que fazer aos criativos (povo projector) e alimentar os construtores de brinquedos do regime, na falta de outros brinquedos para construir.
Resposta: Porque é preciso dar que fazer aos criativos (povo projector) e alimentar os construtores de brinquedos do regime, na falta de outros brinquedos para construir.
Perguntam-me finalmente: Então o brinquedo não é essencial para brincar, pois existem outros e só serve para se gastar mais dinheiro, que é mais preciso para alimentar, vestir, calçar e fazer caridade associativa?
Resposta: caros fratelos, a conclusão é vossa, eu não disse nada disso!!!!!!! E, já chega de perguntas, senão ainda vão concluir outras coisas….
Resposta: caros fratelos, a conclusão é vossa, eu não disse nada disso!!!!!!! E, já chega de perguntas, senão ainda vão concluir outras coisas….
À Riverdeci.
Viriato.
18 comentários:
Senhor Viriato, peço desculpa. Eu gosto muito deste blog. Mas, o seu post é simplesmente infantil e ridículo. Mostra bem a falta de conhecimentos económicos.
1. Os custos mensais da infraestrutura e
manutenção do Europarque ultrapassam por muito do projeto CCTAR. Só, os custos correntes rebentavam a câmara de imediato.
Estrategicamente era um autentico desastre ("lock in")! (Caro Viriato, esta situação de um "lock in" na teoria dos jogos, é ... como comprar um velho Jaguar por 7000 Euros ou um VW Phaeton por 15ooo Euros e depois se queixar que custa muito o manter.)
O Europarque é um grande elefante branco. Com muito investimento o Europarque/Visionarium podia desertificar o seu portfólio (IMAX, theme parks, virtual reality, simuladores de vôo, egames, karting, exposições etc. pp.) com o objetivo dar mais valias para o turismo exterior.
Com sucesso ? Talvez não. (No presente e nos próximos anos os portugueses não vão ter dinheiro para utilizar estes espaços.) Estes projetos são de alto risco. Podem funcionar ou não. (Eu preferia investir em pasta de papel, azeite e tomates como um grande empresário feirense faz.)
O projeto Aerium em Berlim („Tropical Islands Resort“) mostra bem as grandes dificuldades de transformações destes espaços para outros fins. Na minha opinião modesta uma analise das ideias implementadas no theme park "Europapark" em Rust - para uma possível requalificação do espaço - valia a pena. Uma especulação imobiliária não é no interesse público.
2. No "worst case" cenário o CCTAR vai apenas substituir o António Lamoso. Os custos mensais do novo edifício vão ser mais baixos que do antigo António Lamoso.
3. Se a câmara garante a polivalência e a sustentabilidade ecológica dos edifícios, o risco deste projeto pode ser minimizado. Dois edifícios por 1,2 milhões, parece um negócio que se teve arriscar. Se o projeto falhar, o CCTAR - neste sitio privilegiado da cidade ... atrás de um centro comercial - pode ser vendido por este valor. (E ... eu abro ali o meu restaurante subaquático "O Tubarão Azul".)
...ca***o que quem fala assim não é gago!...com este saber, é o que Portugal precisa..força
Porque é que este anónimo tão entendido en economia pôs a câmara no vermelho? É com entendido destes que chegamos aqui. Eu concordo com Viriato. O Centro de Artes de Rua é importante para satisfazer clientelas ...
Caramba, que bom investimento!!!!
muito bom..
destroi-se uma escola e um teatro e controi-se uma caixa com tantas cadeira com o antigo. E bem feia..
E o povinho que anda cheio de dinheiro ira ver o Imaginarium de Rua Indoor.
Ainda bem que o aterro vem para a Feira, vão chuver contrapartidas.
" Os custos mensais do novo edifício vão ser mais baixos que do antigo António Lamoso "
Vão mesmo? quem fez as contas?
" Se a câmara garante a polivalência e a sustentabilidade ecológica dos edifícios"
polivalencia? quem é que te arrenda aquilo para te dar lucro
sustentabilidade ecologica? isso custa dinheiro meu menino,ou queres arquitectura passiva numa caixa de espectaculos .. deves sonhar, ou percebes mesmo so de numero ou nem isso.
"Dois edifícios por 1,2 milhões, parece um negócio que se TEVE arriscar. Se o projeto falhar, o CCTAR - neste sitio privilegiado da cidade ... atrás de um centro comercial - pode ser vendido por este valor."
o outro edificio onde é ?
Otimo negocio ... vais vender pelos 15% que deste?
e o custo da escola que mandas abaixo que tens de substituir por outra.
Estratégia?? naaa, É so negociata
Uma curta resposta para o anónimo/"troll" do post de 11/07/2011 9:38 PM:
1. O senhor devia pensar antes de escrever. Vale a pena sair do sofá e fazer umas voltinhas. Também houve progresso na construção civil. Não é assim tão difícil de compreender. A sua argumentação não tem pés nem cabeça.
Existe varias normas internacionais que salvaguardam a eficiência energética de um edifício ... quem exige (por exemplo ISO 13790:2008, ISO 7730, ISO 7345 etc. pp.). Atrás disto há a diretiva 2002/91/CE do parlamento europeu e do conselho de 16 de dezembro de 2002. Se a câmara vai exigir e concretizar ? Não sei. Gracas a Deus ! Não depende de mim. Eu tenho muitas dúvidas do arquiteto. Este projeto tem outras dimensões e exigências que um simples restaurante. Vamos ver. Mas, qual é a sua experiência nestes projetos (por exemplo na área da acústica) ?
2. O senhor está ver a coisa bem. No "worst case" cenário sempre se perde em média 70-80 % do dinheiro. Eu duvido que a escola vai ser substituída. Para mim a praça também não vai ser concretizada. Falta o dinheiro.
O first anónimo, parece-me um betinho da foz, que arrivou aqui na feira e nunca precisou de fazer contas para comprar brinquedos...
E tenho dúvidas, se ele soube ler e pior interpretar este "post" do Viriato, que digo já que concordo.
Não depreendo desta post, qualquer indicio que os custos de manutenção e conservação do europarque seja por conta da Câmara.
Se bem o entendi, o que se diz é que não é necessário FAZER OUTRO AUDITÓRIO, porque já existem, já estão construídos e não estão aproveitados, daí que se aproveitem...
Não somos tão ricos apra construir equipamentos que já estão construídos e pior, sem utilização.
Por isso, acho que seguindo a linguagem do "betinho anónimo", devia-se dizer "game over" ao CCTAR
Uma curta resposta para o anónimo/"betinho" do post de 11/08/2011 9:07 AM:
O senhor Viriato escreve:
"Perguntam-me vocezessss, então: Não é possível trocar de brinquedo?
Resposta: Pode, até porque existe nas proximidades um paralelepípedo mágico, que o proprietário já não tem interesse nele, já brincou muito e está disposto a cedê-lo.
Perguntam-me depois: E esse paralelepípedo está bom?
Resposta: Está óptimo, é o ideal para se brincar, muito melhor que o cubo mágico
Perguntam-me depois: E, é caro?
Resposta: Nãoooooo. O dono até o oferece DE GRAÇA, ainda paga as despesas de transporte."
Parece que é fácil de interpretar. Não se precisa ser "rocket scientist" para tirar as conclusões.
Numa coisa o anónimo tem razão. Há muita gente aqui que coleciona brinquedos. Talvez ... a câmara devia diminuir a frota de veículos ...
Isto é que vai aqui um (anti)diálogo.Cá para mim os "posteur's" (não confundir com "pastores" que me merecem todo o respeito), percebem é de "grelos". Andam para ai às voltas e a fazer cócegas e não dizem nada. A questão é:
- Concordam ou não com a obra?
- Este é ou não o momento oportuno para avançar com a obra?
- A obra se fosse em "Paços de Blandom" o Sr Viriato já acharia bem ou não?
- O "magister" da cultura feirense, agora que já não se senta à mesa do orçamento municipal concorda ou não?
- Esse "magister" da cidade berço prefere encaminhar a sua "sabedoria cultural" para S. João da Madeira ou para a Feira?
- As columbófilas e clubes de sueca ou afins deviam ter umas salas no CCTAR ou não?
- O presidente da camara deveria ajoelhar-se perante os "dirigentezinhos" das associãçõezinhas de "Paços de Bladom e arredores" pedindo-lhes permissão para avançar com esta obra ou não?
Senhô Viriato:
- "Si dicida, né"...
O TROLL
1º obrigado porque gosto que me chamem Troll , ou Big Troll.
2º não respondeste a minha primeira pergunta/provocação e já te digo que não acredito nas contas que os nossos "economistas" fazem, pois está à vista de todos no buraco que estamos. e o tio alf tem desses amigos.
3º o teu bla bla bla , dos decretos de lei e directivas europeias que te obrigam a fazer o que Bruxelas quer.
Não salvaguarda , OBRIGA.
És obrigado a cumprir. São directivas.
eu não alinho nisso. São lobbies que ninguém questiona e toda a gente faz chapa5, senão deixa-se de mamar o fundo.
Posso te diz que o investimento só em maquinaria de renovação de ar e aquecimento arrefecimento são em media 25% do custo de obras para alem de triplicar as contas de electricidade(na parque escolar). Em espaços como auditório será muito maior e vendo o lindo 3D"render" posso te dizer que a opção betão é um péssimo material em termos ecológicos(comportamento térmico e produção de CO2).
De acústica não percebo BOI!
Quem faz o projecto está-se bem a cagar para isso, pensa como tu.. há fundo, toca a ir busca-los. o resto do custo mesmo que não haja, vai-se tirar aos feirenses ou como diz alguém manda-se para cá aterros.
É fazer para aparecer nas revistas, para inaugurar , a arquitectura como Ícone, para gabarem-se da obra.
Como já disse para mim é uma obra horrível. Não tem nada de excepcional, valerá pela sua escala sublime. Pensa comigo, se tirares da historinha o lago e a praça, qual é a piada da caixa.
Se soubesse, que tinhamos as contas em ordem, que este tipo de obra não andam sempre a par de grandes mentiras e dados detorpados(como a historia do tribunal), se não conhecesse o historial dos mandantes, e não tivesse olhos para ver o estado do resto do concelho, até podia aceitar , mas a realidade é outra e isto indigna-me.
Com o cineteatro viam-se f.d.dos para gerir a coisa, e com este elefante de betão branco como vai ser...
Explica lá a historia dos custos.
que estou farto de escrever.
o trollitada
ao ultimo anonimo, respondo: NÃO
trolliteiro
Réplica ao anónimo "betinho":
Continuas sem perceber nada. E, começo a achar que o teu saber enciclopédico, concerteza não chaga aos artigos de puericultura...
É preciso saber ler entre linhas, mas no teu caso nem literalmente, nem entre linhas. Definitivamente estás "out".
Depois, para se defender uma tese não se deve passar para outro assunto... isso é de quem não tem argumentos...
Que interessa a frota de veículos camarários, quando se está a falar da oportunidade e necessidade de construção do CCTAR...
Cá para mim também deves viver à custa do orçamento...
vi agora algumas imagens e a caixa nao é em betão..e tem muito vidro.
Troll
Uma resposta para o anónimo do post de 11/08/2011 9:56 PM:
O senhor talvez pertence ao CDS ? É da periferia do município ? Gosta de formigas ?
Eu penso a coisa já está discutida ...
Uma resposta para o anónimo do post de 11/09/2011 9:09 AM:
O senhor deve ser muito culto. Lamentável, eu não sou. É uma pena. Eu só conheço Piaget, Habermas, Luhmann, Weber e Freud.
Uma resposta para o anónimo do post de 11/09/2011 3:56 PM
Queres o meu numero de BI e o nome da minha mulher e dos meus filhos? mais nada? e se fosse do CDS qual era o problema? Talvez seja confuso para ti as pessoas terem uma opinião própria e não seguir,cegamente, a ideia de topo do partido.
Formigas?
Periferia do Porto, sim. E tu és do burgo feirense? És dessa gente que acha-se especial por morar na vilazinha.
Há gente especial por causa do seu codigo postal, é verdade...
enfim..
Troll
Barba non facit philosophum, neque vile gerere pallium ...
Enviar um comentário