25 novembro, 2011

Há petróleo no Beato, e em Canedo, há ouro?

imagePetróleo no Beato, ouro em Canedo, mas o que é isto?

Para os mais entradotes, esses já estão a ver a cena. Eu acho mesmo que já se estão a rir. Já quanto aos mais novos, não estão a perceber patavina disto. Mas eu explico.

“Há petróleo no Beato” foi uma divertidíssima comédia que passou na RTP no ano de 1986. Parodiava a crise petrolífera da altura e no seu elenco, brilhava no papel principal o saudoso Raul Solnado.

Lembro-me perfeitamente de a ver na TV e de me escangalhar a rir. Ao tempo a escalada do preço do petróleo não parava e a nossa sorte chegou quando no quintal do taxista Juvenal Costa interpretado pelo grande Raul, a amantíssima esposa deste, ao arrancar da terra um pé de alface acabou por destapar um poço de petróleo.

Passados todos estes anos, aí temos outra crise a bater-nos à porta. Já não é a falta de petróleo a apoquentar-nos, muito pior é a falta de dinheiro. A nós e ao governo, que está teso como um virote.

Da outra vez, apareceu um poço de petróleo, para compor a escrita. Um autêntico milagre. A epifania voltou a repetir-se. Desta vez, parece que vai ser uma mina de ouro. A zona milagrosa fica lá para os lados de Sobreda e Mosteirô.

E, se nos anos oitenta foi um pé de alface que destapou o petróleo, desta vez, pasme-se, vai ser uma lixeira a desenterrar uma mina de ouro, pois o filão encontra-se nas entranhas da terra, onde ela vai ser construída.

Eu por mim, que moro nas bordas, já comecei a fazer pela vida. A sachola já está à mão só não sei por onde começar a escavar.

5 comentários:

Anónimo disse...

ficamos no cantinho da zona de prospecção.
Deve ser pelo volfrâmio que antigamente se retirava desta zona. Dizem os mais velhos

Anónimo disse...

A corrida ao ouro ainda não começou e já abriram 4 lojas de compra de ouro.

amigo de deus disse...

xeirinhas, já que tens sachola, começa a cavar a tua sepultura.

Anónimo disse...

Esta foi uma das poucas atitudes correctas e acertadas da cambra. Há lá muito ouro sim. A começar pelas pessoas de canedo.

XEIRINHAS disse...

Sendo amigo de quem és, não tens esse problema, vais direitinho para o céu.