25 novembro, 2011

Indústrias criativas, Carlos Martins, Caixa das Artes, …

image Neste blog, a propósito da publicação da notícia que saiu no jornal Labor em que Carlos Martins admite a possibilidade da Caixa das Artes fechar, no prazo de cinco anos, por falta de viabilidade económica, … assistiu-se a uma onda de comentários que, parece-me, importa analisar …

Na verdade, não se vê ninguém a atacar o pensamento ou o discurso de Carlos Martins.

Vê-se sim a atacarem os eventuais proventos de Carlos Martins no ramo da consultadoria em artes criativas.

A verdade é que quem o critica desta forma nunca foi, ou será, contratado para consultar o que quer que seja.

Enfim, gostaria de ver as pessoas a dizerem que Carlos Martins não tem razão nenhuma por isto, isto e aquilo e, a final, a defenderem os seus pontos de vista.

Mas não: o que se vê é a crítica e o golpe baixo, tão característico dos incompetentes.

Uma coisa é certa: estes incompetentes, à semelhança de tantos outros, quando abandonarem a Câmara ou a Feira Viva, ninguém se vai lembrar ou ouvir falar sequer deles.

Para testar esta afirmação sugiro que se veja por onde andam e o que têm feito os nossos anteriores autarcas municipais.

Com honrosas excepções, que já as cito, os anteriores autarcas municipais desapareceram por completo, nunca mais ninguém ouviu falar deles e o momento importante da vida deles foi terem sido nomeados para autarcas do município ou, então, ocupado outro cargo por nomeação …

As excepções, no meu modesto entender, são o Eng. António Topa, cujo percurso na vida pública fala por si e o Dr Amadeu Albergaria, que tem feito um trabalho muito interessante na Assembleia da República, enquanto deputado muito especialmente nas questões da educação e que auguram um futuro promissor.

E, a excepção das excepções é precisamente Carlos Martins, que para além de ter desempenhado um papel notável na Câmara da Feira, enquanto Vereador da Cultura, tendo colocado um Município, cinzento e absolutamente desconhecido, no Mapa Nacional, dando-lhe a notoriedade que hoje se reconhece, é hoje uma das vozes mais autorizadas e respeitadas nas artes criativas em Portugal, para além de desempenhar o cargo de Director Executivo de Guimarães Capital Europeia da Cultura, entre muitas outras ocupações de relevo neste âmbito.

Enquanto que os autores anónimos dos comentários neste blog a respeito de Carlos Martins, serão porventura administradores municipais, e outros que tais, que, quando acabarem os seus cargos importantíssimos de nomeação política, ninguém mais vai ouvir deles, à semelhança de Delfim Silva, Conceição, José Oliveira, Carlos Jorge, Carlos Rocha, João Espírito Santo, entre tantos outros …

8 comentários:

Anónimo disse...

O Carlos Martins é grande. Parabens Shrek pelo post.

Anónimo disse...

Esperto, além de controlar o sistema também está a controlar os blogues livres, neste caso o senhor pitágoras que pela primeira vez sentiu o fogo no rabo. Não sabia que as verdades incomodariam tanto e já se fazem artigos a comentar os comentarios. Despresivel. Bastava fazer um comentario senhor pitagoras em vez de se ajoelhar perante tantas evidencias de promisquidade. A não ser que o´senhor pitagoras seja o proprio senhor Carlos Martins, mas não acredito, deve mais ser um dos seus seguidores baratos.
Nos comentarios não só se verifica um pensamento diferente do discurso do senhor AMrtins como também se vê que simplesmente através de umas pesquisas que deviam ser feitas pelos jornais (mas não foram) se comprova as inumeras ligações perigosas destes processos.
- Senhor pitágoras agora é para o senhor (ou sr. Martins):
É verdade ou não que o senhor Martins gastou milhoes em Santa Maria da Feira, no tempo das vascxas gordas? É verdade ou não que a cultura que este concelho dá tem origem no tempo do senhor MArtins? É verdade ou não que a massa critica resulta do que o senhor martins ajudou a construir. É verdade ou não que o senhor martins e o seu sócio são presidente e vice-presidente a ADICT. É verdade ou não que eles também são sócios de empresas que prestão acessoria nestes negócios das artes. É verdade o não que ele quer que a camara le encomende um estudo de viabilidade da caixa das artes. É verdade ou não que o senhor martins esteve com a cnadidatura da caixa das artes e já recebeu uma fatia. E fica mal ao sr pitagoras (ou martins) vir agora denegrir outros excelentes autarcas e pessoas que não tiverão um décimo do dinheiro que ele proprio teve para desbaratar em festas e festarolas. Dessas festas o que resta?
Tenham decensia.
Não venhma também insinuar que os comentarios foram feitos por alguem da feira viva ou da camara pois essa coisa de serem vitimas não cola.
boa tarde e não falo mais nisto.

Anónimo disse...

O lápis azul da censura já chegou a este blog. Porque não publica os coments todos?

Anónimo disse...

O pitagoras acertou em cheio. Vejo aqui muito ressabiamento. Força blog.

Anónimo disse...

O ressabiamento é este:
- Fala-se na credibilização dos agentes socioeconómicos e políticos para garantir um futuro melhor. E aqui o que se vê?
- Um ex-vereador, que alguém diz que foi bom, mas que gastou montes de dinheiro em festinhas e pacotes culturais de qualidada duvidosa, num tempo em que se gastava a rodos. Passados estes anos, ele sai da camara e mete-se nos negócios criativos. Avança para agencias e instituições da área e, disfarçado de interessado e sabixão, vive uma vida farta a sacar dinheiro aos "burros" e autarcas e publicos que não possuem massa encefálica, uns ignorantes em termos de cultura diz ele. Ao mesmo tempo tenta gangar dinheiro em tudo o que diz respeito a cultura. Pior ainda, amua quando percebe que os concelhos, como o da Feira, não precida dele para nada e pelo contrário até melhorou a sua actividade cultural tendo em conta o binomio custo/qualidade/benefício.
É um verdadeiro charlatão. E depois vêm pessoas como este Pitágoras pretsr-se a estas coisas. Uma encomenda do Carlos MArtins que não sabe o que é trabalho para a comunidade. Sacou e saca dinheiro enquanto pôde. Agora que as pessoas descobriram a farsa, anda a tentar denegrir a imagem da Feira junto das entidades.
Tenha vergonha senhor ex-vereador e ex-promissor autarca Carlos das febras.

Anónimo disse...

O Carlos Martins é grande.
É grande porque toda a gente gosta de o ouvir falar.
É grande porque sabe do que fala.
É grande porque sabe como gastar milhões.
É grande porque sabe com ganhar dinheiro.
É grande porque sabe como enganar o zé povinho.

Anónimo disse...

Esqueci-me:
- É um grande... charlatão.
E um grande oportunista.

Anónimo disse...

É incrivel como existem pessoas que vêm para este blog denegrir a imagem de outras pessoas, principalmente de quem já tanto deu ao concelho.
Peço ao administrador do Blog que cuide dos comentários pois caso contrário poderão haver questões a resolver noutras instâncias.