O aterro sanitário de Sermonde instalou um sistema inovador que aproveita os gases de escape resultantes do tratamento dos resíduos do aterro transformando-os em energia elétrica suficiente para alimentar um mês de consumo doméstico nos concelhos de Gaia e Feira. É a primeira vez que este sistema é instalado em toda a Península Ibérica.
A central de valorização energética da Suldouro produz eletricidade a partir do biogás resultante da decomposição da matéria orgânica depositada em aterro.
No novo sistema são usados equipamentos baseados no Ciclo Orgânico de Rankine (ORC) que transformam em energia elétrica o calor dos gases dos motogeradores, que de outra forma seriam desperdiçados no ambiente.
A instalação de dois equipamentos de ORC no aterro vai permitir uma recuperação energética dos gases produzidos durante o tratamento dos resíduos dos 450.000 habitantes de Gaia e Santa Maria da Feira aumentando em sete por cento a produção de energia: o correspondente a um mês de consumo elétrico doméstico do município.
Esta tecnologia inovadora foi instalada pela Sotecnisol e Tri-O-Gen no aterro gerido pela Suldouro, representando um dos projetos estratégicos desenvolvidos do grupo Águas de Portugal na área das energias renováveis e de eficiência energética e para o desenvolvimento sustentável.
O aterro de Sermonde esgota a sua capacidade no final de 2012, mas o sistema agora instalado continuará a ter utilidade para além desse período.
2 comentários:
Por acaso sabem dizer-me se posso ter um aterro no meu quintal?
Já estou a imaginar a deixar de pagar as minhas contas à EDP!
Aliás, vou tornar-me um produtor e vendedor de energia elétrica!
Eu bem disse aos meus vizinhos:
- Ó Tono, nós não devíamos andar em manifestações contra o aterro. Sabes porquê, Tono? É que dizem que aquilo dá eletricidade a rodos. Tu vais ver que ainda va haver quem queira ter aterros no seu quintal!
Eu tenho pena é de ter razão!
Agora, já estou a ver, milhares e milhares de feirenses a reclamar um aterro só para si! Só invejosos!
pena é, que a energia gerada não ira abastecer nenhum feirense ou gaiense gratuitamente.
Isso são receitas apenas para a suldouro.
Podes voltar a dizer ao teu vizinho que ele tinha razão.
Enviar um comentário