Podia, mas nem me socorri dos meus arquivos particulares, tanta é a certeza. Ando há quinze anos, para mais do que para menos, a ouvir, principalmente por alturas eleitorais, tanto a Câmara Municipal como a Junta de Freguesia de Canedo, sempre a falarem no aproveitamento turístico do lugar de Carvoeiro, nas margens do Rio Douro e que foi em tempos não muito longínquos um porto comercial de grande importância para a região. Era da requalificação desse porto que se falava, melhor diria, construção, pois foi um crime de lesa património aquando da construção da barragem Lever/Crestuma e com a consequente subida das águas do Rio Douro que levaram ao desaparecimento do cais, que ninguém tivesse pressionado a EDP a construir um novo, como era sua obrigação. Toda a gente calou. Pode ser que agora os chineses, caiam nessa.
Pois agora, a coisa até fia mais fino, querem incluir o lugar no roteiro turístico das “Aldeias de Portugal” .
O municio feirense e a ADRITEM-Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, vão agora candidatar-se através de fundos comunitários para promover a preservação do património construído, cultural e histórico da aldeia, mantendo a sua identidade.
“Com a inclusão de Carvoeiro na rota turística “Aldeias de Portugal” pretende-se desenvolver o turismo e a dinamização económica, social e cultural do lugar”, pode ler-se na carta em que a ATA-Associação de Turismo de Aldeias, convoca os canedenses para uma reunião no Centro Social, onde vai apresentar este projecto no próximo dia 26.
Que Carvoeiro merece, merece.
Espero que agora seja a sério, que haja vontade, não duvido, pena é, que se deixasse passar o tempo em que também havia dinheiro e já agora que tivessem deixado nascer tantos quistos urbanísticos na malha habitacional do lugar.
10 comentários:
Como andas desatualizado, xeiras!
Então dizes: “ Ninguém se fez nada”
Os do teu partido, não, à muito tempo que a malta do PS/Canedo, faz pressão junto do Instituto de Navegabilidade do Douro, para que o a construção do Porto seja uma realidade.
É sinal que mais uma vez, nas Assembleias de Freguesia estás o dormir ou vens para lá com os copos.
Cultiva-te…………
...à muito tempo que a malta do PS/Canedo... e diz V. Exa. para eu me cultivar?.... pois eu digo que HÁ muito tempo que(alguma)malta do PS/Canedo não aparecia por aqui. Estão vivos e percebe-se que ainda não perceberam que as coisas em Canedo levaram uma volta não daquelas de 360 graus que deixam tudo na mesma. Habituem-se.
Conheço o local! É belíssimo! Respira-se natureza mas também uma grande quantidade de inércia por quem deveria (há muito) decidir e construir ali um porto por mais simples que ele fosse! O Carvoeiro poderia, pois tem bastante potencial, para se tornar num local onde o turismo e/ou um simples passeio de barco traria desenvolvimento e crescimento. Os empregos (mesmo poucos) que ali se podessem criar, mais a riqueza que criasse e consequentes impostos daí decorrentes já valeria a pena. Isto para não falar no facto de se poder evitar também, que milhares de feirenses ou santamarianos pura e simplesmente desconheçam este local. Sou natural de Santa Maria da Feira e há cerca de dez anos tive um "bate-papo acalorado" com um camionista habitante e natural de Canedo (!!!) que insistia comigo que era de lá, tinha nascido lá, que conhecia toda a freguesia e que o rio Douro nunca passava por território algum de Canedo! Lamentável, mas como ele há muitos mais que desconhecem esta realidade curiosa eu sei mas que deveria ser contrariada dando uma vida e visibilidade ao lugar do Carvoeiro que no entanto o seu porto fluvial foi o maior entreposto comercial do Concelho, tanto no século XIX, como no começo do século XX!!! Recebia as mercadorias que tanto vinham do sul, principalmente o sal, como do interior nomeadamente o carvão das minas do Pejão. Era também local de trânsito de passageiros que utilizavam a via fluvial, como local de paragem para os barcos rabelos do transporte do vinho do Porto. O facto do (antigo) porto comercial ter-se perdido ou "desaparecido mesmo do mapa" deve-se ao facto de a construção em 1982 e respectivas águas da albufeira da barragem Crestuma-Lever terem submergido este porto. Penso que nessa altura, quem tinha responsabilidades na junta de freguesia, na Câmara Municipal, nos serviços portuários (Instituto de Navegabilidade do Douro só foi criado no ano de 97) entre outras entidades, deveriam ter acautelado uma alternativa ao porto existente. Se quem "estraga" paga ou deve reparar os prejuízos então era o que o governo de então deveria ter feito, embora as fracas pressões "cá de cima" também tivessem sido culpadas. Canedo tanto é uma grande freguesia como é uma fregusia grande! Entre os outros factos, não se esqueça que a primeira mulher a formar-se em Medicina no Porto era de Canedo! - Dra. Maria Pais Moreira. Cumprimentos para todos! JP
Xeiras.
Vou corrigir você:
Se eu disser: “ à “ serve para dizer, eu ando à procura do xeiras de Mosteirô.
Se eu disser: “ Há xeiras em Mosteirô, está mal.
Vou-te explicar mas é a ultima vez, senão faz com o Doutor dos electrodomésticos: Estuda…
Repito: Há xeiras, está mal, pra estar bem tinhas que existir.
Por isso, eu vou continuar a escrever: À xeiras…..
Este Xico-Esperto ainda não viu que isto não tem nada a ver com o cais fluvial? É outro assunto diferente e já que falou no cais, mostrem um oficio que seja em que a Junta no tempo em que lá estiram tivesse enviado ao Inst. de Naveg. do Douro. Ou foi tudo de boca?
És mesmo tono, cala-te.
Vai dar banho ao cão e lava-te com a mesma agua.
dia 26 a que horas?
Não seria melhor para todos ser "à" sexta-feira noite...
Então não se chegam "à" frente com o oficio? Só mandam paleio. É "á" noite senhor comentador anónimo.
É óbvio que vai ser feito qualquer coisa em Carvoeiro, e sabem como é que eu sei? Porque o filho do ex.presidente da junta (esse mesmo o homem lixo), tem lá uns investimentos e se há coisa que o PSD não deixa é o dinheiro dos seus Boys cair em terra infértil!! Nem que para isso o mande para o estrangeiro, ou para umas ilhas muito boas que há pr'ai apanhar sol. Aguardem e vejam! :)
se esse porto se concluir, é melhor colocar um serviço permanente de bombeiros no Verão, com tanta parolada que existe "praí", vão pensar que abriu um novo parque aquático...!
Enviar um comentário