O evento, mediado por Gorete Pacheco, militante e dirigente concelhia, contou com os oradores Alferes Pereira, Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS, António Cardoso, Deputado Municipal do PS e Domingues Pereira, Deputado Municipal do PSD.
A iniciativa contou com perto de 40 pessoas, com diversos autarcas e muitos cidadãos interessados na temática.
Numa descrição muito sucinta, Domingues Pereira, que abriu o debate, referiu a importância do poder local, provavelmente a maior conquista do Portugal moderno. Disse entender a intenção do governo mas acredita na profunda alteração do conceito e critérios, de forma a esta reforma fazer verdadeiramente sentido.
António Cardoso afirmou não perceber esta reforma, pois entende que as juntas fazem trabalho de melhor qualidade e a custo menos elevado, pelo que a sua extinção não faz sentido, sendo fundamental a proximidade entre eleito e eleitor. Termos concelhos com 80 freguesias e outros com apenas uma é algo que deveria ser repensado.
Alferes Pereira, lembrou a exigência da troika nesta reforma mas entende que o prazo de discussão é muito curto. Referiu que esta reforma seria verdadeiramente positiva se a aposta fosse na reestruturação dos concelhos. A fusão de concelhos seria o caminho mais lógico, acompanhada apenas por algumas alterações ao nível das Juntas. Alertou os presentes para o facto do livro verde ser apenas um estudo e ponto de partida, estando tudo em aberto. Finalizou desafiando as outras forças políticas para a promoção de eventos sobre esta temática.
O CDS continuará a promover debates sobre a temática da reforma do poder autárquico noutras freguesias, pois é importante envolver os cidadãos nas grandes reformas que se aproximam.
3 comentários:
ESSA GORETE O QUE ESTA ALI A FAZER.
O ALFERES MAIS VALE CORRRER AS ELEIÇOES SOZINHO. ESTA E PARA TE TIRAR VOTOS
ESSA GORETE O QUE ESTA ALI A FAZER.
O ALFERES MAIS VALE CORRRER AS ELEIÇOES SOZINHO. ESTA E PARA TE TIRAR VOTOS
...julgo ser oportuna esta reforma para que se possa "ajustar" as condições de vida das pessoas, ao mercado do trabalho, educação, saúde, transportes, etc.Assim,a ligação de Pigeiros a Milheirós seria melhor opção...
Enviar um comentário