13 janeiro, 2012

Destruição na Ribeira da Lage

image A Associação Ambientalista da Ribeira da Lage manifesta o seu total desacordo e repudia a intervenção levada a efeito na Ribeira da Lage, no lugar dos Moinhos em Fornos, Santa Maria da Feira.


imageNa local outrora conhecido por zona das levadas, onde existia uma ampla zona de espraiamento em caso de cheia, existe agora uma ribeira espartilhada entre paredes. Onde outrora era possível ver um belo “verdeiro”de gramíneas selvagens e trevo, que servia de coradouro para a roupa que as mulheres lavavam em pedras de granito existe hoje um amontoado de pedras. No espaço onde outrora tantos de nós fizemos pescas extraordinárias com crivos e peneiras ou tomamos banho na única piscina disponível, existe hoje a destruição ambiental a que alguns chamam de progresso.

Todos temos presente os funestos resultados que intervenções desta índole tiveram ainda num passado recente na ilha da Madeira. “As frentes ribeirinhas das cidades devem ser espaços naturais, não emparedados, não betonados ou alcatroados”, conclui um projecto do Centro de Estudos Regionais e Urbanos (CESUR) do Instituto imageSuperior Técnico (IST). Na conferência de apresentação deste estudo denominado 'RiProCity - Rios e Cidades, oportunidades para a sustentabilidade', concluiu-se que "é preciso manter a naturalidade entre os rios e as cidades, em vez da superficialidade" 

Esta atitude perante o ambiente e o património natural não é novidade neste mesmo local, são ainda de fresca memória o aterro que a anterior junta socialista fez na berma da estrada 109-4 estreitando o leito da ribeira, mas assume um verdadeiro roubo de sacristia o avançar no sentido da ribeira aumentando-se assim um terreno que é privado e usurpando o domínio público. Como organização ambientalista voltamos a afirmar que este atentado ambiental conta com o silêncio cúmplice do presidente da junta social-democrata de Fornos bem como um total alheamento por parte da câmara municipal e Santa Maria da Feira, que sempre estiveram a par desta intervenção e com ela foram coniventes porimage omissão. 

A Associação Ambientalista Ribeira da Lage irá enviar para os partidos com assento parlamentar uma exposição, no sentido de que se averigúe da pertinência desta intervenção, porventura até da própria legalidade da mesma. 

P’la Direcção da “Ribeira da Lage”
Antero Resende 

clique nas imagens para ampliar

2 comentários:

Anónimo disse...

Lamentável... Não conheço bem o local mas pelo que li e apreendi também não me parece nada razoável.
Há que continuar a denunciar e pedir explicações a quem as deverá dar.
Força "AARL"!

Anónimo disse...

Do you wish to get significantly more targeted free visitors from search engines for your website almost effortlessly? Well, with increased exposure around the web it's possible. But most website owners are yet not aware of how to get the popularity that multiplies itself within days. As lot of webmasters say, this backlink and traffic service can get potentially thousands of visitors to almost any website. So just visit http://xrumerservice.org to get started. :)