08 março, 2012

Gente Sentada ’12 com cartaz fechado

clip_image002

Prontos para sentar, ver, ouvir e sentir
 
imageCom o poder enigmático dos melhores cantautores, o Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, nos próximos dias 24 e 25 de março, volta a convidar a sentar para um ciclo de dois dias de seis concertos ímpares. O cartaz está fechado e o dia 24 terá os portugueses Aquaparque a abrir o Festival Para Gente Sentada. Originários de Santo Tirso, os Aquaparque contam com o dueto Pedro Magina e André Abel a encher o palco com sonoridades únicas. Passaram os idos anos 80 a construir e desconstruir música em estilos singulares, desde o metal gótico aos pós punk. No Gente Sentada de 2012 apresentam o álbum “Pintura Moderna”, o segundo de originais da banda, onde a pop da década de 80 é transposta para os dias de hoje, sem nunca perder a modernidade, beleza e identidade própria!

image Portugal enche o primeiro dia de festival e com o que de melhor se faz em Portugal no estilo de música independente. a Jigsaw são uma das bandas a seguir em 2012, a conselho da revista francesa Les Inrockuptibles! Considerados pela revista holandesa Heaven Magazine como um dos projetos Indie Folk Americana mais interessantes e originais do continente Europeu, a banda que um dia adotou o nome da música Jigsaw You, composta por dEUS, assumiu agora a linguagem do indie folk. Composta por três multiinstrumentistas - João Rui, Jorri e Susana Ribeiro, a banda lançou a primeira edição do novo disco, Drunken Sailors & Happy Pirates, que já esgotou, tendo sido já lançada a segunda edição deste trabalho que tem recebido os mais rasgados elogios da crítica especializada. 

imageSendo uma das bandas de referência da música independente no seu característico estilo indie rock, os Low, originários do estado do Minnesota (EUA), apresentam, na sua formação original, Alan Sparhawk na voz e na guitarra e Mimi Parker na percussão e na voz, desde 2010 a banda contam com a incontornável presença de Steve Garrington na guitarra baixo. Como marcas de referência no seu caráter singular distinguem-se a combinação da delicadeza com a distorção, como nenhuma outra. A banda norte-americana é cabeça de cartaz do primeiro dia do FPGS. 

imageO segundo dia marca o aguardado regresso de Tindersticks aos palcos nacionais, como cabeças de cartaz do dia de encerramento. , A banda inglesa de Nottingham promete o que de melhor este festival tem para oferecer aos seus seguidores mais fiéis – intimismo, harmonia e a autenticidade de song writers distintos. Os britânicos apresentarão no Festival Para Gente Sentada o seu mais recente álbum – “The Something Rain” – que chegou a Portugal no final do mês de fevereiro, sendo este o 9º álbum de originais da banda, a reafirmar o caráter imperativo e incontornável da banda está o single de apresentação do álbum “Medicine”.
A abrir o segundo dia da 8ª edição do Gente Sentada, terão a honra de tocar em casa os The Telegram. O projeto The Telegram nasceu e vive entre Santa Maria da Feira e Espinho. Pelo caminho percorrido, várias foram as influências absorvidas e várias as canções escritas acerca da condição humana. O desenho simples e acústico da música dos The Telegram encontra a sua influência nas vidas de Paulo Santos e Filipe Amorim, inspirando-se nas experiências quotidianas deles próprios e dos que os rodeiam. Dois músicos em palco com um único objetivo – comunicar, através da música, uma mensagem simples com sonoridade folk marcante.

imageA intercalar a banda revelação The Telegram e os reputados Tindersticks estará Thomas Belhom, o francês é a escolha dos Tindersticks para atuar no dia 25 de março em Santa Maria da Feira. Com 3 álbuns originais editados em 2003, 2006 e 2007, por entre participações como percussionista em bandas hardcore de Paris, companhias de teatro musical, colaborações com os Calexico, David Grubbs dos Gastr’ Del Sol, Lambchop, Stuart Staples e com os Tindersticks, Thomas Belhom explora igualmente na sua carreira a solo, outros instrumentos para além da bateria, tais como vibrafone, acordeão, piano, guitarras e a própria voz. O resultado, para lá dos três álbuns de originais, será o próximo a editar, com o nome "Rocéphine", em maio deste ano. Com variações marcadas entre o folk, jazz, blues, musica improvisada, post rock, bluegrass e country, Thomas Belhom traz ao Gente Sentada uma simplicidade arrebatadora!

Sem comentários: