10 maio, 2012

BE - Ilegalidade em tourada realizada em Lourosa, Sta. Maria da Feira

imageNo dia 6 de Maio realizou-se uma tourada em Lourosa. Esta iniciativa nada teve a ver com uma tradição enraizada no concelho de Santa Maria da Feira, mas, apenas, com a tentativa de promoção de espetáculos tauromáquicos, numa altura em que se encontram em claro contraciclo com a evolução da sociedade.

Uma das provas de que não há qualquer tradição tauromáquica no concelho de Santa Maria da Feira, ou na cidade de Lourosa, é a inexistência de qualquer recinto para o efeito. Desta forma, para levar a cabo esta realização, o Lusitânia F. C. delegou numa empresa externa toda a logística e burocracia, tendo esta empresa utilizado um recinto precário para a realização da tourada.

Durante a tourada, foi possível identificar algumas irregularidades no decorrer do evento, tendo sido os elementos da Guarda Nacional Republicana alertados para essa situação. Como é possível ver nas fotografias que seguem em anexo, os toiros foram mantidos durante toda a tarde no carro de transporte, saindo daí diretamente para a arena. Desta forma, não foram respeitados os direitos dos animais, aumentando claramente os seus índices de ansiedade e de stress, sendo estes obrigados a permanecer durante várias horas num espaço que penas deveria servir para transporte e não para permanência prolongada. As fotografias em anexo demonstram a forma precária e o espaço exíguo onde permaneceram os animais.

Quando se exigiram respostas aos elementos da Guarda Nacional Republicana, eles confrontaram o Diretor da Prova e o Veterinário presentes no local, que nada alteraram no que foi relatado, mantendo a situação de irregularidade. Assim, é necessário perceber qual a interpretação que as entidades públicas, nomeadamente a Direção Geral de Veterinária, têm sobre estes acontecimentos, que não podem passar impunes.

Face à gravidade da situação o deputado do BE Pedro Filipe Soares questionou Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e exige medidas imediatas. Ler aqui as perguntas
 
Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Como estamos numa de democracia á portuguesa,quem é grande pode fazer o que lhe der na gana.visto isso o presidente das vespas tem amigos em lugares de relevo,por aí já se ve que pode estar descansado.

Anónimo disse...

Havia uma tradição, muito à portuguesa, que era queima os judeus e burgueses mal comportados em praça pública. No proximo espectaculo, trancamos as portas e ateiamos fogo à arena e teremos um belo fogo preso.
que Linda a tradição :)

Anónimo disse...

Esqueceram-se foi de pedir responsabilidades também aos Senhores espertos da CM Feira pois sempre disseram que se o evento estivesse com tudo legal seria sempre aprovado! Ora claro que havia e houve várias iregularidades, nomeadamente com locais próprios para os animais esperarem pela palhaçada inclusivé para os cavalos! Por outro lado não havia único corredor também de acesso ao recinto.
Ou seja é um toca a despejar os animais e está a andar não é? O Sr presidentem do LFC é um aldrabão pois referiu à imprensa que não teve qualquer reclamação! Das duas uma: Ou mente com todos os dentes ou então quem recebe e abre a caixa de mensagens do clube anda a comer sono aos baldes ou andou a apagar as mesmas! Se o LFC de Lourosa for (como espero bem) autuado pelas irregularidades e violação de leis e/ou normas comunitárias sobre o bem estar animal então os sócios que peçam a cabeça do presidente e demais direcção ou então que vendam ou penhorem o estádio! Não tiveram a dignidade sequer de perguntarem aos atletas (muitos bem jovens) e seus familiares se concordavam com o evento da treta. Já quanto aos demais cidadãos santamarianos ou feirenses que peçam responsabilidades à nossa Cambra". Que vergonha meus senhores!

Fontes Teixeira disse...

Sou um leitor assíduo do k.é a primeira vez que faço um comentário e ao mesmo tempo um pedido, SR. Director ou responsável por aquilo que se publica aqui, por favor não autoriza os comentários ANÓNIMOS: