10 maio, 2012

Posto de Saúde de Argoncilhe

Como sabem, a construção do novo Centro de Saúde de Argoncilhe é uma realidade e provavelmente dentro de dois anos, poderá estar pronto a ser utilizado!

É uma obra que já foi adjudicada à empresa "Artifeira" pelo montante de €978.800,00 + IVA.

O prazo de execução é de um ano! Agora falta apenas o “visto” do Tribunal de Contas, que deverá demorar um ou dois meses!

Pelo que me dizem, é uma obra em grande! Terá capacidade para facilmente colocar ali 10 médicos (terá 11 consultórios)!

A pergunta que se coloca, pois é algo que se fala de há uns para cá, é se o posto médico de Mozelos e ou de Sanguêdo irão ser “absorvidos” por esta nova estrutura?!

Uma primeira resposta que me é dada, (quase oficial) é que Argoncilhe será uma USF e qualquer utente poderá ir para lá, mas isso não implicará o fecho de qualquer outro posto!

Já numa resposta dada por gente que sabe alguma coisa, mas menos que eu, acha que o encerramento de Mozelos não se deve colocar, pois a freguesia tem bastantes habitantes! Já em relação a Sanguêdo, a coisa poderá ser mesmo para fechar e os utentes terão de arranjar “local para poisarem”… poderão escolher entre as várias USF, tais como Fiães, Lourosa, Argoncilhe!

Este possível encerramento de Sanguêdo, também é confirmado como uma possibilidade, por alguém que está dentro destas coisas. A mesma pessoa, adianta-me ainda que o centro de Saúde de Milheirós de Poiares apenas está dependente da abertura de concurso por parte da nossa Cambra!

Resumindo: Argoncilhe terá mesmo para breve um novo posto de saúde; Mozelos não deverá fechar; Sanguêdo, sem haver nada de oficial, oficiosamente fala-se que deverá encerrar!

8 comentários:

Anónimo disse...

Há individuos que vão para a junta de freguesia com o intuito de fazerem algo de bom por essa terra,este é um caso claro.Há outros individuos que vão para a junta simplesmente para se promoverem. A diferença não é assim tanta.

Anónimo disse...

Artifeira?
Os patrícios ressuscitaram?
que bonito.. que eu saiba a artifeira vende papel de parede e acessórios de decoração.. Agora obras públicas .essa é nova
Que bem.. o mesmo de sempre., no sitio de sempre, Santa Maria da Feira
http://www.artifeira.pt/
vejam o catalogo

Anónimo disse...

Tanta genica para poder dar trabalho aos empreiteiros de sempre.

Construir mesmo que não seja preciso...
para ir buscar uns fundos e endividar o povo com o resto da factura. Estimularão a economia, do pratido, e "criarão" postos de trabalho.
Parecem palavras do Sócras.

Anónimo disse...

Fazer obras à custa dos impostos dos burros , não é assim tão dificil.
Se me deres o que tens na tua conta bancária , eu tb faço boa gestão do teu dinheiro.
Essa mania de achar que eles nos oferecem as obras ou que o dinheiro vem de uma coisa que chamado estado sem pensar que isso sai da carteira de todos os portugueses é a prova aindac temos uma mentalidade muito pobrezinha. ou chica esperta.
Eles fazem os projectos dentro da camara e depois inflacionam a factura para encaixar mais algum pa proxima campanha.

Artifeira.. essa é boa realmente.
De cortinas a obras públicas vai uma pequenissima diferença. talvez seja outra artifeira.. naaa , não me parece. Podiam ter pelo menos criado outra empresa. Só para o disfarce.
Talvez continuem o sistema do costume, ganham concursos, regateiam com os subsubsubempreiteiros de modo a eles poderem, va la , comer uma sopa ao meio dia (para poder trabalhar à tarde) , e depois nepias, não lhes pagam.
Mas pronto daqui a 10 15 anos o edificio, já estará bem podre, pois barato e bem..., e iremos outra vez à carteiras Alemães e dos Portugueses...
É só negociatas .. que asco.

Anónimo disse...

Artifeira?

Anónimo disse...

Um breve esclarecimento aos comentários "azedos" de pessoas desinformadas ou que querem desinformar: Ponto 1: O edifício em Argoncilhe é absolutamente necessário, basta ir ver as actuais instalações para se perceber. Estamos a falar da saúde das pessoas que é assumido por todos como uma tarefa fundamental do Estado. Ponto 2: Quanto à empresa que ganhou o concurso público, foi a que apresentou a proposta melhor e de mais baixo preço; o Concurso foi público pelo que qualquer empresa de construção poderia concorrer desde que tivesse o alvará necessário; Concorreram muitas empresas e esta ganhou.

Anónimo disse...

o que dizes é zero, apesar das belas palavras de politico, não acrescentaste NADA, é tudo óbvio no que dizes, e ajuda a camuflar as "verdadeiras verdades" .
Fecham 3 unidades de saúde e constroem uma.. e dizem que é uma necessidade. Para quê, para quem? desde quando voces se preocupam com as pessoas? so se pessoas = votos.
É como dizes, é a politico seguida pelo governo (Socras, Passo ou Merkl). que continuam a basear-se no encerrar para construir ao lado.
nos fundos estratégicos de desenvolvimento e esbanjar em obras que não trazem desenvolvimento nenhum, enquanto vemos as empresas a encerrar abafadas pelos impostos para pagar esses luxos.
Os vícios das vacas gordas estão entranhados nas vossas mentes.
Não ponho em causa que a actual esteja em mau estado, estão quase todas.
Pegar o tema de real importância
para a população não retira o jeitasso e a negociata que faz às empresas do costume e às contas do Partido.
Reabilitar é sempre mais económico que construir de raiz. Os problemas são pontuais, assim como as soluções. Não nos metam os dedos nos olhos adentro. E sobretudo parem de dizer que os Portugueses viveram acima das possibilidades, vós é q sois golosos.
Não questionei que a empresa tenha alvará, isso arranja-se em dois tempo.. é óbvio que o deve ter para concorrer.
Agora a verdade é que era há dias uma empresa que vendia cortinados e decoração e agora faz obras públicas.
Onde vão buscar as maquinas , os trabalhadores, a estrutura.
Eu digo, às outras empresas do mesmo e maior xulo do concelho e porventura do distrito. Eu estou desempregado hj por causa dessa cambada de mafiosos, que deixaram o meu patrão sem dinheiro para pagar a mim e aos meus colegas. Enquanto eles incharem os cofres aos partidos terão sempre razão, argumentos e permissão para continuar.
Mas tem razão , neste país quem tem um bom gestor, um bom advogado e se financiar os partidos amigos, tem portas abertas para tudo.
Compram a justiça, as administrações, e pior, as mentes pobres.

Desculpa a "violencia" mas é algo que me toca como ja disse.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.
o anononimo 11.44 , poderia esclarecer o que quer dizer com PROPOSTA MELHOR? EM QUE PARÂMETROS?
NORMALMENTE O FACTOR DE SELECÇÃO MAIS IMPORTANTE, AI EM PORTUGAL, É O PREÇO, QUE JÁ SABEMOS O RESULTADO QUE TRAZ UNS ANITOS DEPOIS.

Só espero que esses baixos preços, não serão conseguidos pelo não pagamento a quem se deve, como se ouve falar.
Bem haja

Da Silva J.