14 maio, 2012

Saúde com pouca saúde!

Com o passar dos anos a nossa saúde necessita cada vez mais de saúde!

Noto que a minha necessita dessa mesma saúde, mas azares dos azares, tinha de apanhar um país que nos trata da saúde pelas piores razões! 

Compreendo perfeitamente que um dos pilares fundamentais para diminuir a despesa é mesmo cortar na saúde! Aumentar as taxas moderadoras, aumentar os tempos de espera, diminuir os salários… ajuda a que muitos , agora tesos, fiquem na cama à espera que a saúde ganhe nova saúde!

Diminuir as comparticipações por baixa, é uma boa medida! Então cabe na cabeça de alguém que um fulano doente necessite do mesmo dinheiro do que um trabalhador saudável? Se estamos doentes, nem vontade temos de comer, por isso metade do salário chega perfeitamente! 

É claro, com tantas boas medidas, pode sempre haver um azar…e podemos bater a bota! E quando assim acontece, é mais um ciclo que se fecha! O da nossa vida, mas também o ciclo de custos que o estado já não terá de suportar… porque coitadinho de mim, agora que estava habituadinho a viver sem comer, bati a bota! Já não haverá reforma, que não sendo de 150 mil euros como alguns felizardos, sempre dariam um rombo grande às finanças deste país que enquanto contribuinte tanto em amou…mas como alguém diz, “o amor é fodido”! 

Não querendo o mal dos outros, antes pelo contrário, quero é ser como os que estão melhor que eu, pego em dois exemplos, que podendo ou não ser meus, são reais e tomo-os como meus: 

- um simples quisto sebáceo levou-me à senhora doutora, médica de profissão! Marcou-me uma consulta no hospital…e graças a deus que demorou só 5 meses a ser chamado! 

Assim que lá fui, no hospital da feira, fui muito bem e rapidamente atendido! A senhora doutora do hospital, perguntou a dois aprendizes de medicina, que deveriam estar por ali em aprendizagem, o que eu tinha mesmo… confirmaram que tinha mesmo um quisto sebáceo! Então, olhando (pela primeira vez para mim) disse-me, pode ir, depois entrarão em contacto consigo! 

Fiquei entusiasmado e esperançoso por tal contacto! Tomei todos dias banho para não ser apanhado desprevenido nesse contacto e estivesse a cheirar mal! 

Foram 14 meses de banhos constantes, mas valeu a pena! 

Uma senhora doutora, operadora de profissão, após duas longas horas de trabalhos de corte e costura no meu esbelto corpo, disse-me “ olhe, fiz o que pude.. para a próxima, tem de vir aqui quando isso estiver mais ativo”! 

“Então, assim que me apareça algum, venho logo aqui e a senhora doutora tira-o de imediato, certo?”
“Não… peça à sua médica de família para marcar uma consulta aqui no hospital”! 

Disse então à senhora doutora se não achava mais fácil arranjar algum medicamento que mantivesse os “quistos ativos pelo menos durante uns dois anos?! 

- Devido a uns problemas musculares e ou de ossos, tive de fazer dois exames! 

Para meu espanto (é uma piada), apenas o conseguiria marcar para 3 semanas depois e um ficava-me por 30 euros e um outro por 40 euros! 

Já agora, apenas para lá do rio Douro é que o faziam! 

Mas eis que resolvi telefonar para o hospital com marca de banco e espirito santo (hospital da arrábida) e logo os exames foram marcados para três dias depois, e paguei 7,50 euros por cada um dos exames! Apenas a diferença estava no... ADSE! 

Perante isto tudo, resta-me agradecer a quem toma conta de nós e a quem aumentou os custos da saúde, pois não era justo o rico pagar tanto como eu! É claro que o rico não paga mais que eu…e nem frequenta os mesmos locais (hospitais) que eu! 

Se o meu amigo leitor estiver a ler isto, é sinal que da minha saúde ainda resta alguma, o que fez com que esta publicação fosse ainda possível! 

Muita saúde para vocês…. ou então uma carteira cheia, para a comprarem!

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que diz,conheço casos parecidos.Nós só temos o que merecemos.... Antão aquela kousa da abrilada,não era para eliminar classes,dotar os cidadãos de igual em direitos e deveres?...Pelo que me é dado saber,antes do trágico 25 as pessoas não pagavam taxas MODERADORAS.Se precisavam de consertar um dente,por exemplo,não precisavam de cheque dentista,tinham todos essa assistencia gratuita.Estou a precisar de uma revisão,agradecia me informasse como é essa coisa da tal ds,qualquer coisa.