20 junho, 2012

Verão no Museu – visitas, jogos e oficinas

image Verão no Museu – visitas, jogos e oficinas │ Museu de Santa Maria de Lamas │18 de Junho a 07 de Setembro – 10h às 12h ou 14:30h às 16:30h│ Público-alvo: crianças, jovens, seniores e famílias. Ingresso: 2€ e 3€. Marcação prévia.

As férias estão a chegar, toca a arrumar os livros e a organizar o calendário para participar nas diversas actividades lúdico-pedagógicas que o Museu tem para oferecer. Para estas férias, o Serviço Educativo do Museu oferece a possibilidade de participar em todas as oficinas feitas ao longo do ano, são elas: O misterioso desaparecimento das roupas do sobreiro, Uma Viagem pelo Barroco, Uma Visita Movimentada no Museu, Turistas miúdos a graúdos, A minha árvore genealógica, Os santos da casa, Jogos pedagógicos e Teatro de Sombras (Menina do Mar e A Fada Oriana). Este Verão, o Museu desafia-te também a redescobrir as colecções de ciências naturais e etnografia e como já é habitual, propõe-te a oficina de reutilização. 

1. Fosseis, minerais, moluscos e muito mais! 

Na sala das ciências estão expostos fosseis, pedras, minerais, moluscos, carapaças de tartarugas e uma tartaruga embalsamada. Vamos fazer de conta que somos geólogos ou até mesmo paleontólogos e vamos entrar nesta expedição à Era da trilobite. Para terminar, vamos recriar um dos exemplares representados na colecção de ciências naturais. 

2. Na rota da tradição: Cangas, Barcos Rabelos e Ferros a carvão que estórias contarão? 

A sala da etnografia guarda alguns segredos sobre os modos de vida da população portuguesa, ligados sobretudo à agricultura, pastorícia e pesca. Propomos aos nossos participantes, a observação pormenorizada desta sala, complementada com a visualização de um filme etnográfico. Posteriormente, na sala do serviço educativo, desafiamos os participantes a recriar uma das peças expostas, utilizando vários métodos e técnicas de expressão plástica. 

3. Oficina da reutilização. 

O lema é reutilizar, isto é dar uma nova utilização ao que já foi utilizado. Com um pouco de imaginação vamos criar algumas obras de arte ecológicas que poderão ou não, ser inspiradas na colecção permanente do Museu. 

O Museu e a sua área envolvente – o Parque de Santa Maria de Lamas (zona verde por excelência, ideal para convívios e piqueniques) torna-se assim o local ideal para conhecer o passado, recriá-lo no presente e garantir o futuro. 

Vem divertir-te, aprendendo connosco! 

Para mais informações e marcações, contacte o Museu (91 664 76 85, 22 744 74 68 ou geral@museudelamas.pt).

Sem comentários: