31 agosto, 2012

Socialismo 2012 é em Santa Maria da Feira

imageO Fórum “Novas Ideias para a Esquerda” realiza-se este ano em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro, pela primeira vez, e decorrerá nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro. A abertura terá lugar no dia 31 de agosto às 21h30 com a presença de Luís Fazenda, Alda Sousa e Pedro Santos (deputado do PS, eleito pelo distrito de Aveiro). A entrada no Fórum é livre.

O Fórum “Novas Ideias para a Esquerda” realiza-se este ano em Santa Maria da Feira e decorrerá nos dias 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro. A abertura terá lugar no dia 31 de Agosto às 21h30 com a presença de Luís Fazenda, Alda Sousa e Pedro Santos (deputado do PS, eleito pelo distrito de Aveiro) 

O Bloco de Esquerda vai organizar de 31 de Agosto a 2 de Setembro na Escola Secundária de Santa Maria da Feira a 6ª edição do Fórum “Novas Ideias para a Esquerda”, Socialismo 2012. O Socialismo 2012 é um Fórum de Ideias aberto e plural sobre Política, História, Ciência, Cultura e Sociedade. Esta é a primeira vez que o Fórum “Novas Ideias para a Esquerda” é realizado no distrito de Aveiro.

A abertura do Socialismo 2012 será no dia 31 de Agosto às 21h30 e estará a cargo de Luís Fazenda (líder parlamentar do Bloco), Alda Sousa (eurodeputada do Bloco) e Pedro Nuno Santos (deputado do PS eleito pelo distrito de Aveiro).

Durante os dias de sábado e domingo realizar-se-ão cerca de 50 debates, workshops e mesas redondas sobre xenofobia, armamento, trabalho sexual, reabilitação urbana, lei dos compromissos, parcerias público-privadas, feminismo, precariedade, crise financeira, crise de 1929, literatura, ecologia e ambiente, serviço nacional de saúde, salazarismo e marcelismo, educação e escola pública, legalização das drogas leves, memorando da troika, direitos dos animais, justiça, ensino superior, austeridade e a alternativa. A reflexão far-se-á também em torno do legado de autores e teóricos, como Gramsci, Marx ou Karl Polanyi. Haverá lugar a workshops de teatro do oprimido e à visualização e discussão de filmes.

A entrada é livre, a participação também.




21 comentários:

Anónimo disse...

A sessão de abertura esteve interessante de se seguir, tendo ficado agradavelmente surpreendido pela intervenção do Pedro Nuno Santos, sem desprimor para o que disse o Luis Fazenda. Só ouvi a primeira intervenção de cada um.
Comentarei possivelmrnte noutro suporte o que disse e terá querido dizer o Pedro Nuno.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Há lá farturas ?

Anónimo disse...

Não há farturas, mas toma-se café a 30 cêntimos. Não é determinante para se lá ir, mas ... é menos de metade do que se paga por aí.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Relativamente à presença do deputado Pedro Nuno Santos, apenas queria saber o que pensam aqueles que tanto criticaram Strech Monteiro, quando o mesmo também teve uma presença numa iniciativa do B.E..
Isto também para o Ex.mo Srº. Pinto da Silva, sem qualquer ofensa diga-se.

Anónimo disse...

Muito embora não venha ao caso, será que alguém sabe quem é o Presidente de Junta eleito pelo P.S., que se anda a oferecer ao P.S.D., apenas para conseguir manter (ou arranjar novo) emprego a um familiar.
Dão-se alvissaras a quem adivinhar.
Existem pessoas para tudo, quando tanto se fala em transparência e honestidade, onde é que ela está.

Anónimo disse...

parece que o Pedro Nuno santos teve uma intervenção nada feliz, mesmo muita patética. engraçado da iniciativa foi ver o Pinto da Silva e o Dias em amena cavaqueira.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 11:13 direi que me não recordo de ter criticado o dr. Strecht quando ele participou numa sessão organizada pelo BE. Recordo que foi na sede da Junta da Feira e eu estive lá. Neste caso de agora, já fiz crítica pela ida do Pedro Nuno, sobretudo porque ele é líder da distrital de Aveiro do PS. Sem embargo, gostei da sua intervenção, pelo forma clara como abordou alguns detalhes da vida política actual. Era para ficar para outra altura, mas fiquei com alguma decepção por não ter lembrado aos dirigentes do BE o voto contra no PEC4 que levou à queda do anterior governo e a Moção de Censura que apresentaram, exactamente para apressar a quedo do governo, tendo eles a certeza que a seguir ao PS só poderia vir coisa pior. O que está. O Pedro Nuno deveria ter batido nessa tecla. Aqui fica a minha crítica.

José Pinto da Silva

XEIRINHAS disse...

Caro Pinto da Silva acredita mesmo que o PEC4 evitaria todos estes sobressaltos em que estamos envolvidos?
NOTA-"Sobressaltos" é eufemismo.

Anónimo disse...

o PEC4 é uma cópia do programa da troika

Anónimo disse...

O Memorando foi inspirado no PEC4 na grossa maioria, só especificou alguma calendarização. Se ler o Memorando constatará que o documento aponta metas e deixa ao Executivo a escolha do caminho para chegar às metas. Donde, um conjunto de medidas adoptadas por este governo são de sua pura opção. De resto, o défice para 2011 apontado no Memorando era de 5,9% do PIB e o governo "por precaução" carregou na austeridade e fez 4,3% do PIB. Certo que utilizou 3 MM do Fundo de Pensões da banca. Particularmente a si recomendo que leia o Memorando e as suas 3 alterações (da responsabilidade deste governo que nem sequer deu nota ao PS - nem aos outros) e também o documento PEC4. Recordar-se-á que o PEC4 tinha já o aval da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do BCE para uma ajuda financeira a Portugal na casa dos 80 MM, sem a presença dos agiotas do FMI. Sócrates lutou até ao limite contra a vinda do FMI, mas a crise política fez despencar tudo. Já agora leia (se não conseguir, eu tenho) o livro A TROIKA E OS 40 LADRÕES. O autor é espanhol e confirmará que Sócrates tinha razão em não querer o FMI.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Se assim é, de que se queixam os xuxas?

XEIRINHAS disse...

Perentóriamente foi aqui demonstrado que Portugal com o PEC4 não precisava para nada do FMI. Eu que sou um leigo na matéria mas que não sou ingénuo e pela idade já não acredito nas histórias da carochinha, só faço uma pergunta. E aonde iámos buscar o dinheiro para pagar salários e satisfazer os nossos compromissos internacionais? Sim porque estavamos tesos e mais, não tenho dúvidas que este processo não esteja isento de erros, um dos que tem sido apontado e por entendidos é que o plano de resgate que foi negociado, salvo erro de 78 mil milhões de euros devia ter sido mais elevado. Para terminar, uma constatação. Falei em entendidos e leigos, mas o que eu acho é que os entendidos ainda não entenderam bem o que está a acontecer, não só em Portugal como no Mundo.

Anónimo disse...

Simples. O apoio de que Portugal precisava ser-nos-ia prestado pelos organismos europeus, sem intervenção do FMI que age como o elefante. Mete a tromba lentamente e depois instala-se na casa onde não cabe e destrói tudo. Quer um exemplo? O apoio de resgate da banca espanhola será feito sem o FMI, só pela Europa.E Portugal tinha, de facto o apoio das organizações europeias, e individualmente da Sra. Merkel, do Barroso e do então presidente do BCE e do Peresidente da zona Euro .

José Pinto da Silva

XEIRINHAS disse...

Não se pode comparar o que não é comparável e o caso espanhol é diverso do nosso. Quem nos dera.
Alias, nenhum partido do arco do poder, pediu outra coisa que não a vinado FMI

XEIRINHAS disse...

Nem de propósito e na reunião desta tarde do BCE o Sr. Monti veio dar uma ajuda aos paises em dificuldades, a Espanha se a quiser, tem que pedir resgate. Dizem os entendidos que esta é a melhor noticia dos últimos tempos. Nós já estamos na fila a Espanha nem para já para a fila pode ir. Lá se vai a sua tese.

Anónimo disse...

posto isto, o que há de melhor neste lugarejo mal frequentado são os sócrates, os passos, os relvas, as cândidas, os monteiros, os soares, os cavacos, etc. porque as gentes que fazem coisas, esses não prestam para nada, mas que grandes opinadores.

XEIRINHAS disse...

Só para precisar melhor foi um italiano também mas Mario Draghi e não Monti que é o 1º ministro. Os espanhóis vão ter e é se querem boa ajuda ter que recorrer à troyka, lá como cá um teimoso,Rajoy, feito Sócrates, diz "que não é preciso". Veremos.

Anónimo disse...

A minha tese mantém-se. O que se não manteve foi a posição de algumas instituições europeias, nomeadamente a do BCE a contramão da Sra. Merkel. Parece que o Presidente do BCE teve força para contrariar a Alemanha. O mundo e sobretudo a Europa vai sofrendo evoluções rápidas.

José Pinto da Silva

Anónimo disse...

Retirado dos jornais de hoje: "O programa anunciado por Mario Draghi, presidente do BCE incidirá sobre títulos de dívida entre um e três anos no mercado secundário e terá um montante ilimitado, mas os países terão de cumprir condições rigorosas. Os governos terão de pedir a ajuda dos "mecanismos europeus de estabilização financeira" e submeterem-se a uma supervisão "ao estilo da Troika". Isto faz deduzir que o FMI fica afastado deste negócio e que só intervirão instituições financeiras na compra da dívida e que a supervisão será feita, com rigor e exigência, mas por instituições europeias. Parece que o FMI (o inimigo universal) fica de fora neste caso.

José Pinto da Silva

XEIRINHAS disse...

Olhe que não, olhe que não...

Anónimo disse...

Não sei para que NÃO terei que olhar. O que digo foi dito por todos os comentadores e veio nos jornais. Acho que deve passar os olhos pelo caderno Dinheiro Vivo do JN de hoje.


José Pinto da Silva