10 setembro, 2012

Comunicado do secretariado concelhio da JS feira

https://fbcdn-profile-a.akamaihd.net/hprofile-ak-snc7/372446_100000217465323_364215049_n.jpgConselho Municipal da Juventude

Por Terras de Santa Maria sempre existiu um povo batalhador, empreendedor, dinâmico e reivindicativo. A história do sucesso empresarial e cultural de muitos que aqui nasceram e morreram deve-se, única e exclusivamente, ao espírito inconformado que caracteriza a maioria de nós, FEIRENSES. 

É na génese deste sentimento exaltado e na demanda pela melhoria constante da democracia na terra que amamos, que nos revelamos contra a obscena atitude da câmara municipal de Santa Maria da Feira, em particular do seu executivo, relativamente ao CMJSMF (Conselho Municipal da Juventude de Santa Maria da Feira), publicado em Diário da República no dia 25 de Fevereiro de 2011, atente-se 2011, já com um vergonhoso atraso de dois anos, nada mais tendo feito desde então para efetivar a sua implementação.


Caros Feirenses, jovens em especial, os líderes por nós eleitos têm o dever, quiçá obrigação, de auscultar o povo que os elegeu. E o que é que temos assistido? Assistimos a uma atitude sobranceira, arrogante, prejudicial, centralista e cega de um conjunto de indivíduos que menosprezam descaradamente a voz/opinião de quem os elege, constituindo este interminável enredo do CMJSMF, apenas um exemplo entre muitos de como um despotismo mesquinho de pequenos tiranos se instalou entre nós. 

Quem decidiu por nós, jovens, o encerramento do Festival da Juventude? Quem decidiu por nós, jovens, que a política de juventude e ensino era necessariamente a mais correta, eficaz e que melhor atendia aos nossos interesses? Quem decidiu por nós, jovens, que o futuro deste concelho deveria tomar este rumo e não outro qualquer? Quem decidiu por nós, jovens, que a política de apoio ao desporto deveria ser esta, maioritariamente concentrada no futebol, e não outra mais diversificada? Mas afinal quem julgam que são? Um conjunto de iluminados? 

Estas e muitas outras perguntas encontram-se por responder, mas há uma que é premente: Já nos atiraram “areia para os olhos” promulgando o regulamento supracitado, mas quando é que pensam implementar efetivamente o CMJSMF? 

Em nome da Democracia, a JS não aguardará mais. 

O Secretariado Concelhio





3 comentários:

Anónimo disse...

Não me recordo de qualquer "CONSELHO...." criado no âmbito da Assembleia Municipal (da Feira) tenha funcionado. Os sequer reunido alguma vez.

José Pinto da Silva

Zé da Mata disse...

Aconselha-se os representantes da JS a estarem mais informados quanto à legislação sobre a criação de Conselhos Municipais da Juventude para perceberem duas coisas importantes:
1º porque é que desde 2011 até hoje o conselho não foi instituído;
2º qual o caracter, forma de organização e funcionamento do conselho.
Quanto à primeira questão irão perceber que com o acordo de deputados de diversas juventudes partidárias, incluindo a JS, a legislação foi completamente revista e alterada em 2012, pelo que, numa atitude inteligente, alguém soube aguardar pelo novo diploma legislativo para que a criação do Conselho Municipal obedecesse aos devidos trâmites legais.
Quanto à segunda questão, se eles próprios forem inteligentes, irão perceber que aquele órgão tem uma função meramente consultiva, emanará propostas e recomendações, mas que por força de não sobreposição das competências da lei, as autarquias não são obrigadas a aceitar e a seguir.
Antes de falarem informem-se...
Não politizem as questões... de políticos e pseudo-políticos já estamos todos fartos... acabe-se com a partidocracia e venha a verdadeira democracia assentes em pessoas com ideias e sentido de gestão da coisa pública!

Filipe Martins Soares disse...

Caro Zé da Mata,

Intitula-se sabedor da causa e critica a questão das datas...isso só mostra miopia politica e tendecionalismo mesquinho de sua parte. É óbvio que a legislação foi revista, e essa legislação foi revista com o acordo das estruturas nacionais da JS, JSD e JP. Ou seja, nessas conversações estiveram presentes membros das estruturas nacionais da JS, que contam aliás, com a presença de militantes da JS Feira. Portanto, parece-me que a JS Feira conhece muito bem todo o desenrolar da legislação em causa, mesmo aquando da elaboração do projecto-lei que lhe deu origem.

Assim, e em primeira estância, ao Sr. Zé da Mata digo abertamente, antes de acusar de forma estupida, estes jovens que efetivamente lutam pelos direitos dos feirenses, tente perceber se o rótulo não lhe caberá a si primeiro.

Mas voltando ao assunto das datas. O que é que essa questão obsta à implementação do CMJ? Não conhece o Sr. Zé da Mata a realidade de muitos municípios em Portugal que criaram CMJ's, mesmo antes de qualquer regulação a nível nacional? Pois...talvez o tivesse sido melhor o Sr. Zé da Mata ter-se informado antes de falar.

Quanto ao resto, posso apenas dizer-lhe, (caso não consiga atingir)que a importância do CMJ reside no instrumento democrático que consubstancia. Um instrumento único e inovador que efetivamente dá voz aos jovens para que possam fazer com que se registe a sua opinião junto do executivo. O que um qualquer executivo fará com as recomendações do CMJ não sei, isso apenas terá a ver com as suas opções...mas no fim, tanto os jovens como toda a população saberão julgar as atitudes e decisões tomadas.

Na minha opinião não vi ninguém a politizar as questões. Mas posso-lhe afiançar uma coisa: por aquilo que conheço da actual direcção da JS Feira, eles não irão dar tréguas enquanto não virem a Câmara da Feira a cumprir a lei relativa aos CMJ...e bem hajam por isso. Haja alguém!