18 outubro, 2012

BE - Defender a Lusa é defender a democracia e o território

O Ministério das Finanças considerou que o corte de 30% no contrato-programa do Estado com a agência noticiosa é irreversível.

A agência de notícias Lusa vai ter um corte de 31% no contrato-programa de 2013 com o Estado. O governo já adiantou que não voltará atrás neste corte, o que é uma machadada na qualidade do serviço público de notícias. O plano do governo já está em marcha, tendo já arrancado um programa de rescisões voluntárias, demonstrando como o governo quer tornar os despedimentos inevitáveis..

O BE considera que este ataque à Lusa é um ataque à democracia, à coesão territorial e à língua portuguesa. O país não é província. Os serviços da agência noticiosa serão afetados colocando em risco o direito das populações à informação mas também reduzindo a transparência e o escrutínio público da atuação dos órgãos autárquicos. O BE estranha o silêncio dos autarcas do distrito perante este ataque. O BE rejeita a menorização do distrito de Aveiro e das suas gentes.

A Lusa é uma agência essencial ao país e é um importante suporte para outros órgãos de comunicação no país e no estrangeiro, difundindo 12 mil notícias, 3 mil fotografias, mil sons e 850 vídeos por mês. Necessariamente este corte do governo PSD/CDS afetará a qualidade e a quantidade do serviço, mas também a abrangência da cobertura do serviço.

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro



4 comentários:

Anónimo disse...

Pensando bem,qual será a área que está satisfeita?,uns cortes para aqui e outros ali,vendesse a EDP,a GALP,a TAP,os correios,e eu ainda devo 16 ou 17000 euros?que raio de democracia é esta?é areia demais para a minha camioneta.

Anónimo disse...

Quando estes palhaços de circo disserem alguma coisa de jeito até fiacmos admirados. Falam, falam, falam... e não fazem nada! Palhaços. Vão trabalhar para poder tirar Portugal desta miséria.

Anónimo disse...

a malta laranja anda mesmo com medo de perder o poleiro, até já andam nervosos com o berloquistas

Anónimo disse...

Tenho muita pena da LUSA estar em greve.A falta de notícias tem sido notada.Eles não teêm medo do emprego,o medo deles é o facto da democracia não ficar salvaguardada,isso sim,é puro patriotismo