28 novembro, 2012

BE - Água ao preço do ouro em Santa Maria da Feira

Para o Bloco, a concessão da água aos privados não representa mais nada que não seja um ataque aos munícipes e consumidores, como se tem provado ao longo dos tempos.
O estudo realizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), revela que Mondim de Basto tem o preço mais baixo do país e que Santa Maria da Feira é o concelho com a água mais cara do país, onde a mesma quantidade de água custa sete vezes e meia mais.

Aquando da concessão da água à empresa privada INDAQUA, a autarquia PSD de Santa Maria da Feira, apresentou o negócio como uma espécie salvação para a autarquia e para os consumidores.

Desde da entrega da concessão da água e saneamento à empresa privada INDAQUA, verifica-se que o negócio foi fabuloso para a empresa, mas altamente ruinoso para a autarquia, e calamitoso para o bolso dos habitantes de Santa Maria da Feira.

Graças ao vergonhoso negócio realizado entre a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e a INDAQUA, os feirenses pagam a água mais cara do País, desembolsando também uma das mais elevadas taxas de saneamento que os consumidores pagam em Portugal.

O despudor é tanto que chegam ao cúmulo de enviarem facturas aos consumidores a exigir o pagamento de taxas de saneamento, onde nem sequer passa a rede.

Para o Bloco de Esquerda a água é um bem público que deve estar dentro da esfera pública e nunca ir para as mãos dos sanguessugas que esvaziam os bolsos aos consumidores, fazendo riqueza à custa de um bem que brota da natureza e que é de todos nós.

Por isso, o Bloco de Esquerda exige a remunicipalização destes serviços, o que fará baixar os seus preços, retirando a água da lógica do lucro e colocando-a na lógica do bem público. 

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, já em 2013, irá iniciar o processo de renovação do contrato com a INDAQUA. Para o BE esse contrato tem de ser rompido de imediato em nome da defesa do interesse público.

O BE relembra que da estrutura acionista da INDAQUA faz parte a toda-poderosa Mota-Engil. Será que vamos continuar a encher os bolsos dos acionistas desta empresa à custa de negócios, onde o interesse público fica sempre a perder e esta empresa ganha sempre?

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro








12 comentários:

Anónimo disse...

Só será novidade para os fanáticos do PÊESSEDÊ ou os que gostam de levar nele!

Anónimo disse...

Há gente que para além de mal informada é mentirosa. O pior de tudo é que estão convencidos de que enganando o zé estão a ajudar o País. Não pode haver pior doença.

Anónimo disse...

É mais um fruto da conquita da abrilantada.Agora podes falar,então fala,fala,fala.

Anónimo disse...

a febre laranja é contagiosa. e quem sofre dela não tem cura

Anónimo disse...

O estudo realizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) pelos vistos é ficção! É pura invenção desses esquerdistas que nada fazem e falam mal de tudo e de todos. Haja paciência para tanta parvoíce! É uma doença incurável, essa da «Laranjite» crónica...

Anónimo disse...

o estranho é que o estudo existe mesmo, para mal da laranjada.

Anónimo disse...

água gourmet....

Anónimo disse...

Qual será melhor para beber,água ou ouro?

Anónimo disse...

Não me parece ser ficção,o facto triste dessa factura aumentar também porque se rega o jardim ou temos o luxo de lavar o carro ou passeio.Como não há poço gasta-se a da Indaqua,que por sua vez contabiliza o que se gasta no jardim ou afins como esgoto,somando a isso o paradoxo da factura aumentar,porque contabilizam o lixo ao m3....Como se chama essa gente,senão ladrãos!

O contributo que obtém é que os lixos invés de serem separados,acabam todo misturados,pois muita gente desta forma acha que com o que paga não merece essa separação. Com isto em breve as lixeiras não chegarão para aquilo que se lá despeja,pois leva muitos anos a degradar-se...

Anónimo disse...

"ladrãos"...

Anónimo disse...

A palhaçada para mim ja começou, quando uma pessoa tem agua de poço, e nao quer meter a da indaqua.... ''ha e tal... nao quer meter, ok, paga uma taxa mensal por nao a meter.'' ora para isso é preferivel meter e pagar uma taxa mensal mesmo que nao faça uso da agua.
eu pergunto desde quando somos obrigados a beber, tomar banho, etc... com agua da indaqua?

Anónimo disse...

Boas Noites,

E que tal, em vez de vir aqui reclamar, pedirmos satisfações aos eleitos locais??? sim, sim esses que nós elegemos para acautelarem os nossos interesses, e não para se encherem nos conselhos de administração dessas empresas e agora estarem caladinhos que nem ratos???

Louredense