08 janeiro, 2013

Aprovação do Regulamento do Conselho Municipal da Juventude de Santa Maria da Feira

clip_image002A Assembleia Municipal de Santa maria da Feira aprovou recentemente, com o voto favorável da CDU, o regulamento do Conselho Municipal da Juventude a ser implementado no município. A CDU congratula-se com este passo, pelo qual havia já reivindicado em vários momentos, e desde já saúda publicamente o futuro Conselho Municipal da Juventude, formulando votos de um trabalho profícuo e consequente ao serviço dos mais jovens e das populações.

Mas a CDU gostaria também de aproveitar esta oportunidade para repudiar qualquer tentativa de instrumentalização deste órgão, por um lado, ou, por outro, de criação de um organismo de fachada sem efeitos práticos. 

Daqui reafirmamos que os jovens são um elemento essencial à construção de um Portugal com futuro. Num momento em que, por força das políticas de destruição da economia nacional levadas a cabo pelo governo PSD/CDS-PP, centenas de milhares de jovens abandonam, outra vez, o país em busca de um futuro incerto, enquanto os números do desemprego jovem alcançam máximos históricos (acima de 40% em Novembro de 2012!) e a desregulamentação laboral introduzida por sucessivos governos torna impossível a qualquer jovem pensar em constituir família, negando elementos essenciais a uma vida estável e digna, é, de facto, cada vez mais urgente ter em consideração os interesses e necessidades dos jovens na definição de uma política de âmbito nacional e local. Éa pensar neles que a CDU se associa a este Conselho Municipal da Juventude: nos jovens trabalhadores, nos jovens desempregados, nos jovens precários, nos jovens estudantes, e em todos aqueles que vêem o futuro negado pelas políticas de direita que ameaçam destruir o país. 

É justamento por isto que rejeitamos liminarmente toda e qualquer tentativa de transformar este órgão num formalismo de fachada, criado apenas para “cumprir calendário” ou para legitimar os interesses do poder local: os problemas que assolam os jovens hoje são demasiado graves para se compadecer com medidas cosméticas, populismo, paternalismos políticos de qualquer tipo, mediatização das juventudes partidárias dos partidos do poder ou encenação de consensos artificiais ao serviço de políticas erradas e irresponsáveis. 

O Conselho Municipal da Juventude de Santa Maria da Feira não deverá ser, em momento algum, um organismo fictício, inconsequente, ou um mero “adereço” do poder local: é necessário e urgente que ele se assuma como uma via de intervenção privilegiada para que se faça ouvir a voz dos jovens e os seus reais problemas, encontrando formas expeditas e concretas de definir políticas ao serviço da juventude e tomar parte nas decisões que lhe dizem respeito. 

Uma Política de Juventude cujo único objectivo é fazer actividades para os jovens assistirem, contabilizando o seu sucesso somente pelo número de actividades realizadas e pelo número de assistentes será sempre uma visão simplista, redutora, muitas vezes cómoda, mas sempre contrária aos verdadeiros interesses da Juventude. 

Desde sempre a CDU entendeu que uma Política de Juventude que não tome como principal objectivo a participação dos jovens é, em si mesma, vazia de sentido, porque ao propiciar a sua participação mais não está a fazer do que criar condições de possibilidade para a prática de uma verdadeira democracia. É, pois, esta a convicção que orientará a acção da CDU junto do Conselho Municipal da Juventude de Santa Maria da Feira.





Sem comentários: