Ontem foi dia de mais uma Assembleia Municipal e posso dizer que superou as minhas melhores expectativas!
Se em algumas, a “pasmaceira” foi a nota dominante, ontem, antes pelo contrário…. a nota dominante foi a “pasmaceira”!
Pensava eu que iria ver antes da ordem do dia o nosso estimado “Tony Redes” a falar (se é que assim que o faz) nas sucatas para ver se a laranjada teria respostas….que nada… Tony chega tarde e a más horas e nada diz. Talvez tenha aproveitado a oportunidade de se deslocar à coba e tenha finalmente tomado a sensata posição de acusar no sitio certo os criminosos que envenenaram as águas da Lage!
Se assim foi, o atraso é justificado!
Graças às obras no Rossio, podemos ouvir o estimadíssimo “Orfeão Kid”, também conhecido como o fio de Azeite, a fazer um grande discurso….grande no tamanho! Foi bastante dramático….conseguiu arrancar-me algumas lágrimas! Não pelo dramatismo do que disse mas do drama que é ouvi-lo falar sem qualquer convicção no que diz. Confessa lá caro “Orfeão Kid”, o que fez mais não foi que a leitura de mais um comunicado escrito pelo nosso “Alcaides Azeiteiro” dez minutos antes do inicio da Assembleia!
Mas ainda bem que tal kouza foi dita…lida! Assim, aqui o vosso escriba de tons esverdeados pode assistir a algo inédito…. O rei da Feras (parte II), ilustre presidente da Junta da Coba, pode ir ao “Palco” e mostrar que afinal há muitos que estão calados que sabem dizer umas kouzas! Esteve brilhante …… ponto por ponto desmentiu o ilustre “Orfeão Kid”! De facto meu “rapaz” vir com o drama de haver pessoas idosas que podem ter uma coisinha e assim as Ambulâncias não poderem ali chegar. Querem lá ver que a nossa Cambra teria de colocar por ali um heliporto para estar de prevenção para tal drama? É que a assistência não deixará de ser feita por uns meros
Como não podia faltar, o outro e não menos ilustre Bitó Fontanário passeou a classe de “pessoa sempre atenta” por toda a sala! Ok…classe e muita demagogia…mas pronto, é natural dele mesmo!
Graças à sua atenção, provocou o “caso politico” da noite….de facto, este Bitó é mesmo atento, ou então (dizem as más línguas) ele não faz mesmo mais nadinha durante a semana do que passar a pente fino as letrinhas dos documentos que os “putados” recebem para prepararem a respectiva Assembleia.
Mas é um facto que ele descobriu um erro de palmatória nos documentos referentes à Derrama e IM. Pelo que entendi (desculpem se estou errado) nos documentos entregues aos ilustres “putados” o valor da Derrama dos dois últimos anos eram de um valor que não coincidia em nada com os números que constam na acta de Cambra e que esta apresenta como Documento à Assembleia para aprovarem o valor máximo das taxas de Derrama e IM. (se estiver errado, corrijam-me se fazem o favor).
Acharam os socialistas e a nossa estimada Lucinha Comuna, que será melhor retirar este ponto da agenda e ser reposto numa próxima Assembleia. Pelo nosso barbinhas, não haveria problema, ainda para mais que haveria tempo suficiente para que tal fosse aprovada antes do fim do ano (data limite)!
Mas o Nosso presidente da Assembleia, na sua confusa interpretação das kouza (para mim é sempre confusa) não mostrava assim grande vontade de retirar…ainda para mais que a taxa a ser aprovada era a máxima….e os números eram meros enfeites (pormenor meu).
Bem…. Pensando eu que este “facto político” iria aquecer a noite, sobe ao palco outro estimável “amigo” que faz como dizem os brasileiros: “Corta o Barato”!
O querido “Xô Moreira” curto e grosso diz: “Não é pelos diferentes números que deveríamos deixar de aprovar, mas também não vamos dar ao PS motivos para criarem um “facto Politico” e achamos por bem retirar tal kouza”!
Que chatice…. Anda um gajo a “pagar bilhete” para isto?!
Terminando….que está chato este post (menos que a Assembleia), chegou a hora do financiamento das câmaras e decidir qual a taxa que deveria ser aprovada sobre o IRS!
O nosso barbinhas reafirma que as finanças da nossa Cambra estão de muito boa saúde…. Lá vai ele propor uma taxa abaixo do máximo, pensei eu… mas não, este argumento serve para que o nosso barbinhas diga que a kouza está mesmo de boa saúde, e para a manter deve-se aplicar a taxa máxima….nunca tinha pensado nisso, mas de facto o nosso barbinhas consegue fazer das kouzas uma seta de dois bicos….muito bem!
Como seria de esperar, o nosso Bitó Fontanário, sempre e usando o seu apelativo socialismo da treta, defende que não se deveria aplicar a taxa de 5%!
Será que ele está preocupado com os nossos impostos ou com os cofres do Governo que anda a dar (vender) computadores?
Dizer-se que ao passar de 5 para 3% é ajudar os mais pobres….é mesmo um Socialismos propagandista e da treta!
Como foi dado como exemplo….os mais pobres que nem ganham o salário mínimo, e por isso nem IRS pagam, ter uma redução de 2% é de facto uma grande ajuda. Pois se nada pagariam até aí, pagariam rigorosamente o mesmo (nada)….boa bitó Fontanário…mais uma do género, coloco-o na nossa árvore das Kouzas Queimadas, aqui no blog.
Inesperadamente….a grande e brilhante defesa da nossa Cambra foi feito pela nossa queridíssima amiga Lucinha Comuna. Ela pura e simplesmente vergastou nos Xoxialistas e na sua paupérrima demagogia….mas como de outras vezes, não se limitou a “vergastar” nos xoxialistas locais!
Posso aqui afirmar que houve membros da laranjada que pensaram: “aqui está a nossa candidata natural para substituir o Barbinhas”!
Já em elevado estado de “decomposição argumentativo” (que raio de palavra) o Bitô sobe ao palco e diz o que ninguém tinha ouvido da boca dele: “ era o que havia de faltar, o partido (PS) que foi sufragado pelo eleitorado e venceu com a maioria, ter de governar com as ideias do PCP”…. Original esta centésima repetição por parte do Bitô não?
Finalmente…. Tenho que agradecer ao nosso Barbinhas algumas das melhores saídas da noite.
Directamente para os Xoxialistas:
“ Era o que havia de faltar, termos vencido com maioria na Cambra e fazermos a vossa politica”
“É por comunicados e discursos como esses que mesmo faltando tanta obra eu ainda estou na Cambra”!
Reafirma-se ainda que a “Imparcialidade” é considerada um argumento de “treta” e por isso mesmo já mais será usado pelo autor.
Finalmente o autor assume que nunca foi alvo de qualquer tentativa de aliciamento para dizer bem ou mal. Mas não coloca de parte uma possível aceitação de tal kouza, desde que ela monetariamente seja compensadora!
Sem comentários:
Enviar um comentário