31 janeiro, 2011

BE - Trabalhadores da Beliape atacados à bomba hoje

O inacreditável sucedeu esta manhã na empresa Beliape - Avicultura e Pecuária, S. A., de Cucujães, Oliveira de Azeméis. Esta manhã foi lançado  um engenho explosivo contra os trabalhadores, tendo este engenho rebentado no adro da capela de Santa Luzia, que fica paredes meias com as instalações da empresa.

As marcas do rebentamento ainda são visíveis no local.

Segundo relatos dos trabalhadores, o artefacto foi arremessado pelos seguranças que se encontravam nas instalações da empresa. Esta empresa tem nas instalações seguranças armados, que ameaçam constantemente os trabalhadores, tendo inclusive agredido um trabalhador. 

Esta empresa deve aos 130 trabalhadores cinco salários, o subsídio de férias e de Natal. Os trabalhadores apenas e só pretendem assegurar que o património da empresa não seja retirado, salvaguardando assim as suas indemnizações. 

Esta situação já foi alvo de uma pergunta realizada pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, a qual ainda aguarda resposta por parte do Governo. 

Mediante a presença de seguranças armados os trabalhadores, recorreram à Guarda Nacional Republicana (GNR) para garantia de defesa da sua integridade física. A resposta por parte dos militares da GNR deixou à vista uma atitude receosa, que não garante a defesa da integridade física dos trabalhadores. 

Após ter sido arremessado o engenho explosivo hoje, 31 de Janeiro, os trabalhadores deram conhecimento da situação à GNR, que enviou dois militares ao local. Contudo, mesmo depois das denúncias dos trabalhadores e populares presentes, os militares da GNR só identificaram as pessoas presentes nas instalações da fábrica devido à insistência dos trabalhadores. 

Face à gravidade dos factos ocorridos, o deputado do Bloco de esquerda Pedro Filipe Soares questionou hoje o Ministério da Administração Interna. Ler aqui as perguntas.
 
O Bloco de Esquerda expressa desde já toda a solidariedade aos trabalhadores e espera uma rápida intervenção do governo. Este Pais não pode nunca ser governado à lei da bomba! 

Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Aveiro

Sem comentários: