Neste último acto eleitoral ficou comprovado que somos uma espécie de país muito avançado tecnologicamente e onde quase tudo o que não funciona é apenas porque não é para funcionar! Esta “kouza” é do género de venderem o televisor para comprar o vídeo lá para casa!
Não consigo imaginar que depois de até alugarem autocarros para irem tirar o cartão de cidadão, como foi o caso da nossa Cambra; depois de colocarem todas as informações dentro de um chip, não haja um simples terminal de leitura, onde ao passarmos o cartão, a informação fosse instantânea!
O caso das eleições foi apenas um caso, embora o mediatismo o coloque no topo das “tretas”!
Imaginam os transtornos que tem surgido a utentes que vão ao hospital e sendo isentos, não conseguem demonstrar porque a informação está dentro do chip e não tem um leitor, imaginem, para ler o cartão que tem…. um chip!
Agora e não pretendendo desculpabilizar o governo por mais esta anedota, o que se passou ontem nas mesas de voto não era necessário se os responsáveis pela sua “capela”, junta de freguesia, tivessem apenas um pouquinho de tempo e de vontade! E isto porque segundo me contam, bastava nas vésperas, irem ao site em questão e descarregarem a lista da sua freguesia em ficheiro Excel!
Assim, durante o dia de ontem, com um simples computador, sem necessidade de qualquer ligação à Internet, facilmente saberiam o número de eleitor!
Felizmente parece que há quem pense nessas “pequenas” coisas! E já agora… também “dentro” das nossas 31 freguesias!
4 comentários:
Efectivamente tens razão, dá trabalho mas os políticos são eleitos para servir bem os "fregueses".
Sou de Louredo e não verifiquei qualquer problema. Também precisei de saber o meu numero de eleitor e fui informado rapidamente pelos elementos da Junta de Freguesia, que obviamente estavam fisicamente separados das mesas de voto, mas muito perto para prestar serviço aos eleitores. PARABÉNS!
Depois vêm para a TV alguns Presidentes de Junta de grandes cidades e com muita responsabilidade e até mesmo o MST (Miguel Sousa Tavares) dizer aquilo que não sabem e ainda dar mais razão a quem não se preparou e antecipou o problema… só há uma palavra incompetentes!
Não quero desculpar o “sistema” que efectivamente não é o melhor, mas se as freguesias tiverem gente competente à frente das Juntas, este tipo de situações não acontecem... ponham os olhinhos!
Nas pequenas comunidades em que as assembleias de voto (2, 3 ou 4) estão juntas e próximo da sede da Junta as coisas são bem mais fáceis. O problema colocou-se mais nas grandes freguesias com dezenas de assembleias de voto, fisicamente longe umas das outras. Casos houve, na junta de freguesia (estou a reportar-me a Caldas de S. Jorge)em que a pesquisa teve que ser feita manualmente porque o site respectivo entupiu.
Mas, há que dizê-lo, os cidadãos que obtiveram recentemente o Cartão de Cidadão, e sabendo-se que, em muitos casos, o nº. de recenseamento era alterado, poderiam ter ido antecipadamente às Juntas e confirmar o seu n~º, de eleitor. Em caso de qualquer anomalia seria desde logo colmatada.
José Pinto da Silva
Em Canedo também foi assim. Concordo consigo´, só não concordo quando diz "...sabendo-se que, em muitos casos, o nº de recenseamento era alterado..." Mas quem é que sabia? Viu a comissão nacional de eleições alertar as pessoas?. Sabia quem sabia e o resultado foi o que se viu. Uma vergonha.A CNE desta vez nem se dignou, pela prmeira vez, julgo, chamar as pessoas a votar.
Fica-te muito bem defenderes os teus, só que às vezes és mais papista que o pápa, como agora. Ouvi agora na SIC que dois directores do ministério da AM pediram a demissão. Se fosses tú, não pedias, a culpa era do povo, que devia saber. Tens muita falta de sensatez, e é pena.
Enviar um comentário