Numa passada Quinta-feira, numa rádio local, assistimos a um debate sobre Nogueira da Regedoura intitulado “Fazer o que ainda não foi feito”. Desde já queremos dar os nossos parabéns à rádio pela iniciativa, embora entendamos que a voz e opinião para esta oportunidade deveria não só abranger os partidos representados na Assembleia de Freguesia mas também as outras forças políticas vivas da terra.
Falando propriamente do debate, seria interessante para se perceber a evolução da Vila e conhecer em que ponto estavam as alterações estruturantes de Nogueira da Regedoura. Mas sofremos uma grande desilusão e, como se veio a confirmar, assistimos a um debate que se poderia perfeitamente chamar “Entrevista ao Presidente da Junta “, uma vez que o representante do PSD nada fala, nada diz e tão pouco nada se percebe, ficando o CDS de Nogueira de Regedoura ate com a ideia de que os dois intervenientes no debate eram um só. Com uma oposição assim permite-se que o Presidente de Junta, com a sua arrogância, prepotência e ate uma certa egôcentricidade nestas situações de debate, se sinta confortável e sem necessidade de se esforçar mentalmente para um evento destes, servindo este apenas para o promover dentro da sua família politica. Neste debate gostaríamos de ter tido conhecimento em que fases estão algumas promessas eleitorais feitas já há mais de 10 anos e que nas últimas eleições autárquicas foram usadas na campanha política.
-O “famoso” Parque de lazer que há mais de 10 anos os Nogueirenses ouvem falar (ate já há terreno) mas a obra teima em não arrancar. Para quem não quer que Nogueira seja uma Vila “dormitório” é de certeza uma obra estruturante e fundamental para a fixação de pessoas na Vila. Não querendo fazer futurologia, fica a questão: Será que a obra iniciar-se-á dentro de 2 anos mais ou menos perto das eleições?
-Quantas habitações sociais já foram realizadas ou que projectos existem? Para um executivo que se diz interessado na obra social não será a habitação com condições dignas e a custos controlados para todas as famílias carenciadas uma obra necessária e urgente?
-E a Unidade de Saúde? A actual Junta vem ao longo destes últimos anos informando a população que irá realizar esta obra, mas na realidade nem o próprio executivo sabe se os Nogueirenses irão ter esta unidade nos próximos anos. Ora o executivo vai-se desculpando com o facto de o anterior executivo da freguesia vizinha não concordar com o projecto. Ora passado mais de um ano e outro Presidente na Junta de Oleiros nada aponta para a realização desta grande obra. Quando algo corre mal, o problema é sempre dos outros e não da Junta. Já assim aconteceu com a realização da escola do Souto - lembra-se Sr. Presidente?
Outra das questões que gostaríamos de colocar ao executivo refere-se ao saneamento na nossa Vila. Segundo informações do Presidente, já este realizada cerca de 80% da obra (vamos aceitar este numero) - mas para quando os restantes 20%? Para quando alguns cidadãos de Nogueira deixarão de ter a água dos esgotos a correr em frente das suas casas, como acontece actualmente em várias ruas, algumas das quais a Junta tem conhecimento e nada faz? Quando estará o sitio (site, pagina) da Junta na Internet disponível? Sim Sr. Presidente, o sítio da Junta na Internet esta em manutenção há cerca de 2 anos.
Para estas perguntas precisas não tivemos respostas concretas neste debate (apesar de tudo vamos chamar debate ao que aconteceu) e todos os Nogueirenses continuam sem respostas concretas e plausíveis para assuntos reais e fundamentais.
Nogueira da Regedoura, 21 de Janeiro de 2010
CDS Nogueira da Regedoura
Sem comentários:
Enviar um comentário