O Gabinete de Apoio ao Sobreendividado (GAS) de Santa Maria da Feira entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, anunciou a autarquia.
O serviço, gratuito, resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor).
Com instalações no Centro de Informação Autárquico ao Consumidor, o GAS visa "apoiar os consumidores que pretendam recorrer ao crédito e acompanhar os que já se encontram em situação de sobreendividamento, renegociando os créditos e tentando impor aos consumidores mecanismos de autocontrolo dos seus gastos diários".
Perante a actual conjuntura sócio-económica, e tendo em conta a evolução do mercado do crédito e, consequentemente, o aumento da taxa de endividamento das famílias portuguesas, o município de Santa Maria da Feira pretende, com este Gabinete de Apoio ao Sobreendividado, "disponibilizar aos munícipes informações sobre o recurso ao crédito e gestão do orçamento familiar e apoiá-los sempre que o solicitem".
O GAS foi criado para apoiar pessoas singulares de boa-fé e com manifesta impossibilidade de cumprir os seus encargos, como, por exemplo, os decorrentes de prestações de crédito, facturas da água, electricidade, telefone, entre outros.
A actuação do GAS passa pela análise da real situação de cada munícipe e pelo contacto com as entidades credoras, com o objectivo de proceder à elaboração de um plano de pagamentos.
in Diário de Aveiro
Sem comentários:
Enviar um comentário