31 dezembro, 2009

Assembleia de Freguesia (Rio Meão)

image
Fui até à Assembleia de Freguesia de “Marreão”, porque me diziam que seriam “revelados revelações  relevantes”!

A primeira foi logo de inicio feita pelo ilustre Presidente da Assembleia, “Mindito Barra”! Segundo ele, e é oficial, o então candidato laranja “Mário Jorge da Tela” venceu as eleições e é o presidente da Junta! Ora, esta revelação apanhou muita gente de surpresa!
image
A sua introdução alongou-se mais um pouco, para explicar como de facto funcionam as Assembleias, e explicar ao público que só podem falar no fim, mas sem ser de kouzas que falam na assembleia em questão! Mesmo para quem como eu está habituado a ir a Assembleias, estas notas explicativas foram (des)interessantes!
A sala estava composta, mais de 10 pessoas a assistir, é bom!
Os ilustres “putados” da “Nação Marreense” ali estavam, com apenas uma ausência! Era a senhora do PS que pelo que ouvi “estava fora”! Ora, com tanta chuva, porque terá ficado lá fora?!
Iniciando a dita cuja, o presidente da Junta fez um breve resumo do que já foi feito desde que tomou posse, mas que não vou referir aqui, pois sou homem de guardar segredo! Ok… disse que os compromissos assumidos com as associações seriam cumpridos até o final do ano! E…. uma primeira nota importante: O nosso presidente foi a uma reunião a Albergaria por causa do TGV. E que segundo ele, numa primeira fase do estudo era falado num corredor de 400 metros e que agora já está nos 80 metros! Realça a sua preocupação pelo TGV, pois este formará uma barreira entre a população.
Referiu depois uma carta que recebera do PS como justificação de não ter ido a um jantar de Natal…mas ficou-se pelo primeiro parágrafo, onde davam a entender que não teriam ido, por terem sido convidados por telefone!
Curiosa foi a resposta do nosso estimado “Little Leo”, que segundo o mesmo, a kouza principal estava não no primeiro parágrafo, mas no segundo… e que a falta não teria sido devido ao convite ter sido feito por telefone! Aqui meus amigos, senti e muito a falta que me faz a Escola. É que para além de não saber o que o primeiro nem o segundo parágrafo dizia, já nem conseguia saber o que era um parágrafo!
Embora eu até tenha percebido, não vos explico, pois não iriam entender….e entenderiam que afinal eu até nem entendera….entendem?!
Não deixa de ser curioso que o grande líder Xuxa, “Mandito Reiz” tenha dito que teria preferido ser convidado por Carta!
Já que falei em curiosidade….é curioso como senti o mesmo “Mandito Reiz” um homem bastante curioso! Ele nem parecia “putado” eleito…. Perguntava… “Se podemos saber, digam-me”… “só por curiosidade podiam dizer-me …” este tipo de linguagem, que ainda por cima era quase impossível de se ouvir e perceber…. Não abonam em nada a favor do nosso líder xuxa de “Marreão”!
Quem também tomou da palavra, foi o “putado” laranja, o nosso estimado “Jorge de letra”…. De letra, porque usa umas palavras delicadas, bastante doces e até….aveludadas! Entre alguns “entretantos”, (beija mãos) como agradecer imenso à junta pela felicidade enorme que esta dera á população em oferecer-lhes as belíssimas luzes de Natal….propôs um voto de louvor à junta anterior! Com as abstenções do “Mandito Reiz” e do Mindito Barra (que tinha feito parte do executivo anterior) a proposta foi aprovada…. Apenas com a abstenção do “Mandito Reiz”!
E se passássemos ao plano de actividades e orçamento?!
Após um conjunto de kouzas apresentadas pela junta e que como é normal, não entendo nada estas foram aprovadas com as abstenções dos Xuxinhas! Com a ressalva do nosso “Little Leo”fazer declaração de voto nas duas votações. Segundo ele, são muito genéricas e abrangentes, mas que pecam por ser pouco objectivas e concretizáveis!
Quem também prenunciou palavras bonitas e tipicamente politicas foi mais uma vez o nosso estimado “Jorge de letra” que aplicou palavras como “abrangente, ambicioso, amplo, sério”…tudo palavras que estão no almanaque de politica e boas maneiras…penso eu de que!
O que também ficou claro foi que o presidente da Junta é do género “não há dinheiro, não há vícios”! Deixou claro que algumas obras apenas se iniciarão, quando vier verba da Cambra, o que não é tarefa fácil nos tempos mais próximos!
Ponto interessante também foi ficar a saber que o nosso “Little Leo” é quase um manif de renome internacional! Ele mesmo disse que se for necessário parar Marreão, pára-se! Isto como um forma de protesto a respeito da falta de luz na variante que liga “Marreão ao europarque”! E aponta como exemplo e questiona a razão da variante de Lamas/ Lourosa, estar iluminada!
E meus caros, penso que aqui o nosso “putado” está carregado de razão! A estrada em questão é um perigo de noite, porque tem bastantes cruzamentos e caso haja alguma avaria não se vê nada pela frente! Desde há muito tempo que me faz confusão que esta estrada que já tem alguns anos, continue assim! Se, como o “Little Leo” refere, a estrada Lourosa/ Lamas está iluminada por ser cidade, não sei….e acho bem que esteja iluminada…mas o facto é que é quase incompreensível que a Cambra seja surda e cega nesta variante de “Marreão”!
E digo a Cambra, porque a junta diz que o que pode fazer é apenas pressionar a Cambra e mais nada do que isso…. Meu amigos, peguem no exemplo do Litele Leo….cortem estradas, caminhos-de-ferro, incendeiam pneus no muitos “largos “ que têm… ocupem as rotundas! Animem isto, que tirando a época de eleições e festas das Febra, a nossa terrinha é um marasmo!
Por fim, e talvez o mais importante, é oficial! O Presidente da Junta foi fazer um Workshop do Aterro, à Suldouro! Foi um momento importante para todos…. Atrevo-me mesmo a dizer….se não tivesse ido a “Marreão” nesse dia e não ouvisse isto, a minha vida nunca seria a mesma!
Termino com um cumprimento especial à senhora ministra das Finanças da Junta, que não esteve presente na tomada de posse devido a um problema de saúde, mas pelo que soube (perguntei a toda a gente menos a ela) ela está de perfeita saúde!
Notas finais:
Gostei em particular de alguns e de todos em geral!
Bem…. Para o pobo de Marreão os meus desejos de um ano de 2010 excelente!

Sem comentários: