26 dezembro, 2009

Natal

image    “Natal, palavra emblemática no seu sentido ético e sobretudo religioso, afinal há quem diga que “Natal é quando o Homem quiser”.
Não posso concordar com tal afirmação pois dentro de um contexto simples é aceitável, mas fora do contexto da época em que a data se assinala, perde o seu significado e pode levar-nos a deixar de perceber que neste dia nasceu alguém que mudou o “Mundo”, que Natal é uma Família.
   Não é o Inverno que faz o Natal, não são os dias frios ou a neve que cai que fazem o Natal, pois se assim fosse não haveria Natal no hemisfério Sul. Natal não implica ser vivido num contexto de fé, indo à missa do galo, reunindo toda a família numa mesa recheada de iguarias. Natal pode ser vivido com a mesma intensidade por ateus, ou até mesmo pelos que dizem que odeiam o Natal e que afirmam não acreditar em Deus. Natal pode ser vivido à maneira de cada um e sendo cada um o seu próprio Natal.
   Para mim o Natal não significa Deus, nascimento de Jesus ou uma data de calendário em que todos trocam prendas. Natal significa harmonia que se gera em torno das pessoas mais receptivas a ajudar o seu semelhante. Funciona como se uma força magnética, lançada sobre o “Mundo”,  tornasse   as pessoas mais solidárias, mais afectivas, mais humanas, mais amigas umas das outras. É verdade que se reforça o espírito de família, que muitas vezes só neste dia se junta. Natal é aquele espírito que paira no ar, uma certa magia com a chegada da figura do Pai Natal, que desperta nas crianças o poder do imaginário, algo que agrada aos adultos, felizes por reviverem, através das suas proles, momentos de criança. É um dia em todos podemos ser crianças.
   É este espírito de solidariedade “universal”, algo impossível de prolongar ao longo do ano, que torna o Natal mágico.   É certo que a sociedade de consumo vence todas as barreiras, estas alterações sociais e a mudança das estruturas  familiares, transformaram o Natal numa orgia  consumista, que suplantou o significado da Festa da Família e relegou a solidariedade para segundo plano.   É certo que os tempos mudaram, que hoje o Natal é vivido nos hipermercados, e nos grandes centros comerciais. Mas nós podemos mudar o Natal.
   Tudo isto, na minha modesta opinião, e porque enquanto criança, mal dormia para saber qual o chocolate que tinha no sapatinho, aconteceu porque a magia do Natal deu lugar à magia do consumo desmedido e sem significado. Hoje o Natal não significa o nascimento de Jesus em que o mais importante é a família. Hoje o Natal, são os presentes que por vezes se trocam sem uma palavra de agradecimento.
   E porque o Natal não vai deixar de existir, eu desejo a todo o “Mundo” um Feliz Natal e um 2010 com mais harmonia entre os Homens.”
por Rosa Familiar – Unidos Por Arrifana

22 comentários:

Anónimo disse...

Agora que todos estão a virar em agnósticos só para serem considerados escritores, vendedores de ideias, fazedores de opinião ou lá o que isso seja, com o peso dos meus cinquenta digo, repito e afirmo que Natal significa apenas e só o nascimento de Jesus Cristo. O Pai Natal, Papai Noel ou o que lhe queiram chamar esse sim foi uma imposição do marketing comercial afinal o que faz este País estar atolado até aos cabelos. Em 25 de Abril nasceu o Deus Menino e se todos durante um ano lessem um pouquinho da Bíblia (o tal livro desgraçado para quem não acredita que existe Deus, mas que diz que esse mesmo Deus é mau e execrável ...???) por certo no final de 2010 estaríamos todos um pouquinho melhores e quiçá também o nosso País estaria. Festas Felizes para todos mesmo para aqueles que não acreditando na natividade de Jesus Cristo o festejam, vá-se lá saber porquê.

Paulo Pinto disse...

O falta de respeito pelos agnósticos ou ateus por parte de alguns católicos que comentam neste blog é que é execrável. Tratam as pessoas que não acreditam em deus como se fossem uns tresloucados, desviados do mundo, como se a sua forma de estar fosse menor do que a dos restantes.
Já foi assim quando se falou no Saramago e agora continua!
As dúvidas e crenças das pessoas devem ser respeitadas, principalmente se forem analisadas todas as falhas históricas da religião católica, o seu passado de perseguições e mortes e a sua postura actual face a alguns problemas sérios com que o mundo se depara. Basta ver algumas declarações deste Papa para que legítimas dúvidas se levantem!
A Biblia conta que os adúlteros religiosos tinham como castigo o apredrejamento e vocês, sempre que podem, mandam uns calhauzinhos aos ateus. Haja respeito!

O Conspirador disse...

Depois de ler o primeiro comentário sou obrigado a concordar com uma coisa que é escrita. De facto se toda a gente durante o ano tivesse o hábito de ler um pouco da Bíblia o mundo estaria melhor e quiçá alguns católicos ignorantes deixassem de ser fanáticos e fundamentalistas.
Esse é exactamente o problema da Igreja católica. As sagradas escrituras enquanto foram um instrumento para dar palha a analfabetos o catolicismo floresceu, assim que a bíblia se tornou acessível a toda a gente entrou essa religião em decadência. Por alguma razão os pregadores do islamismo continuam a florescer e fazem-no porque se aproveitam do analfabetismo da maior parte dos seus crentes, que embora rezem não sei quantas vezes ao dia fazem-no por mimetismo, não se agarram a ler o Corão. O mesmo se passa com uma grande maioria de católicos que rezam por mimetismo e porque alguém lhes transmitiu que se o não fizessem iam para o inferno, nunca lhes ensinaram a ler a bíblia, porque a grande maioria deles ainda que saiba ler não consegue perceber o que lá está escrito.
A grande ameaça de todas as religiões é o progresso cultural do ser humano, por isso é que continuam a pregar o obscurantismo e a preocupar-se mais com o homem depois da morte do que enquanto ele está vivo, esta palha é mais fácil de confeccionar.
O culto religioso deve ser livre, os crentes devem ser respeitados, o que não significa que as suas crenças tenham que ser respeitadas.
Não é um questão de fé que separa os crentes dos "não crentes" em Deus, é sim e antes de mais, uma questão existencial.

XEIRINHAS disse...

Essa ilação de que fala, não a tirou , julgo eu, nem do post nem do comentário? Tem mais a ver com radicalismos, eu cá por mim não os encontrei, aqui e agora. Bom Ano 2010

Anónimo disse...

A questão é: Afinal que acontecimento deu origem ao Natal?

Independentemente dos credos ou religiões, o que se pode provar é que o Natal acontece devido ao nascimento de Jesus. A não aceitação deste facto é que me parece uma falta e cultura e muita ignorancia.
Isto sim, é que considero uma falta de respeito, sejam contra quem for, mesmo pelos católicos.

Anónimo disse...

"Hoje o Natal não significa o nascimento de Jesus em que o mais importante é a família. Hoje o Natal, são os presentes que por vezes se trocam sem uma palavra de agradecimento."
Esta sim é a essência do Natal de hoje, infelizmente.

Paulo Pinto disse...

Mas aqui nunca ninguém pôs em causa o que se celebra do dia 25 de Dezembro (apesar de não ter sido essa a data do possível nascimento dos messias católico).
Aqui só se pediu para não se tratar ateus e agnósticos como aliens.

Anónimo disse...

Não te vitimizes...!

Anónimo disse...

Impressionante a ignorância,
Crapulice e cretinice que perpassa por estes comentários
Ao post infantil “largado”, efeminado e inútil no KL.
Coitado do SHRECK!
Se em vez do livro que lhe caiu na cabeça
e ficou inteligente!
Se caísse o menino Jesus de caco na cabeça
Da Rosinha dos Limões Familiar da Arrifana
Ela virava muçulmana
Para apanhar com calhaus
na Cabeça
e enterrada na areia até ao pescoço
à primeira queda,
caso
ou até de deslize numa discoteca
das baratas!
Então sim lembrava-se da santinha da Arrifana!
De construir igrejas
e capelas no Irão,
Iraque
e Arábia Saudita
E ficava com saudades do funeralão
Dos agnósticos, ateus, maçónicos e outros que tais!
Já agora continuação de Boas Festas do Natal de JESUS!
Bom e Próspero Ano Novo,
( Se o Sócrates deixar!)

Contestatário impenitente!

O Conspirador disse...

Já cá faltava o testemunho iluminado da sotaina negra.
Olha lá ó padreco de meia tigela, já alguma vez te deste ao trabalho de verificar a autenticidade da data do nascimento desse tal Jesus? Vê lá se encontras resposta na tua bíblia.
Já agora o Natal não é de Jesus, porque Jesus nunca viveu o Natal.
O Natal foi inventado por uma corja de impostores e cujos seguidores, procuram a todo perpetuar a maior fraude da história da humanidade.

Anónimo disse...

Admirável e espantosa a linguagem libertina
e desaforada do comentador anterior.
Como não quer ir para o céu
anda á procura de outra sotaina de outra cor
para a ela se agarrar para ir para a felicidade dele!!!
VEJAM SÓ O GOSTO, O PRAZER DE DO ÁPODO DE “PADRECO”
PARA SOCEGO DA SUA ALMA DE CÂNTARO.
Só lhe faltava embrulhar o ápodo num hamburger…
Quanto à Bíblia deve estar embarcado no CAIM de Saramago.
O canto do Cisne!
De facto Jesus nunca viveu o Natal do comentador,
Porque Jesus nasceu.
No ano seguinte fez o primeiro aniversário.
E este ano faz 2009 º Aniversário
quer o comentador queira ou não queira.
Se os inteligentes se enganaram nas datas não interessa!
Eu também não sei da data do seu nascimento….

Um chico esperto das Termas que gosta do seu pastor

Paulo Pinto disse...

Pseudo poesia bem irritante.
"No ano seguinte fez-se o primeiro aniversário..."?
Lol Não percebes mesmo nada disso.
O suposto nascimento de Jesus está historicamente errado em 6 ou 7 anos logo este ano nunca seria o 2009!!
Se andas por ai a pregar coisas que não sabes cais no descrédito my friend!!
E já cá faltava falar no Saramago. O romance que o senhor escreveu ficou-te mesmo atravessado. Calma!!! Aquilo não abala as fundações da tua religião... Com tanta mentira e descrédito ela ha-de cair sozinha um dia!!
Um dia...

Anónimo disse...

Ao digníssimo Paulo Pinto
Continuação de Próspero Ano Novo 2010.
Faltam só 362 dias para o Reveillon de 2011!

Sim que houve um engano histórico
na contagem de calendário cristão que é o nosso,
é certo!
O Calendário Juliano!
Pouco interessa que tenha sido 6,7, 9 anos ou mais!
Não havia conservatória do Registo Civil!
Andava toda a gente sem documentos
Até ao século XVII.
Do século XVII até à República 1910 foram os mosteiros
E paróquias que fizeram os registos e documentos.
Em 1910 veio a República e roubou-os todos!
Ah! Ficas contente!
A tanta distância pouco interessa!
Ao menos concordas que Jesus nasceu !!!
E à custa dele fazes festa de Natal!

Um palerma das Caldas

OBSERVADOR disse...

Assim, sim. Estou a gostar. Estes comentários ecunémicos estão a deliciar-me.E, como em todas as discussões, aparecem sempre alguns mais papistas que o papa. E não são católicos.

O Conspirador disse...

Este padre palerma das caldas é mesmo uma anedota, podias assinar levantamento em caixa automática que não se percebia a diferença.
Com que então ainda vives no tempo do calendário Juliano... por isso não admira que o teu cérebro tenha sofrido um processo de sublimação. Desde 1582 que um correlegionário teu, o papa Gregório XII alterou o calendário Juliano e criou um novo mecanismo de contagem de tempo chamado calendário Gregoriano. Este é o calendário que actualmente serve de referência à grande maioria dos países ocidentais...santa ignorância! perdoai-lhe senhor que este esquizofrénico não sabe o que pensa nem o que escreve...
Quanto aos ladrões da república:

Ao poder hereditário e vitalício sucedeu o sufrágio universal pelo escrutínio do voto; aos registos paroquiais do baptismo sucedeu o Registo Civil obrigatório; ao direito das divindades celestiais sucedeu, a vontade do povo; à impossibilidade de dissolver o matrimónio sucedeu o direito ao divórcio; à promiscuidade entre a coroa e a mitra, seguiu-se laicidade do estado e a separação formal dos poderes da Igreja e do Estado. Ao analfabetismo generalizado seguiu-se a escolaridade obrigatória.
Por tudo isto agradeço aos ladrões da república, caso contrário ainda seríamos um estado feudal onde os súbditos teriam que prestar vassalagem aos seus suseranos e a toda a trupe clerical.

O Conspirador disse...

onde escrevi papa Gregório XII, deve ler-se Gregório XIII.

Anónimo disse...

Valha-nos são gregório que já estou enjoado!
Tantos chicos espertos não aproveitados pelo sócartes.

Anónimo disse...

Estou completamente comovido ao chegar hoje de ferias fui dar uma espreitadela pelos blogs da cova e reparei que esta rosinha dos limões familiar é mesmo familiar não e esta senhora que faz parte da upa,que aparece naqueles paines publicitarios e não e? ela aqui parece mais nova 48 ano la talvez uns 50 se não me engano,ela muçulmana já é pelo menos parece na foto,agora santinha de arrifana não pode ser possivel não é que ela não queira mas de santa não tem nada.saude da boa.bom ano para o shrek

Anónimo disse...

Muito boa noite a todos.
Nunca imaginei que um simples texto escrito pela minha pessoa fosse provocar tanta polémica.
Não era essa a minha intenção, talves não exista por cá quem páre para pensar.
Como resposta ao último comentador, meu grande amigo, pelo menos na minha frente, obrigada pelo elogio da velhice, sabes que velhice é um posto, mas isso deve ser inveja da minha juventude em relação à tua. É uma pena não poderes voltar atrás, é a vida.
Fica-te um pouco mal falares de mim dessa forma, vê-se que não tens sensibilidade para as senhoras.
Não me ofendeste em rigorosamente nada, eu até podia ter os 48 ou os 50 ficaria tão feliz e escreveria o mesmo de certeza, mesmo que tu continuasses a não entender nada do texto.
Sabes, eu já passei essa fase e gostava de te ver por aqui a comentar, mas a acompanhar o balanço que vinha de trás.
Os meus cumprimentos para todos e fiquem com boas leituras.
Rosa

Paulo Pinto disse...

Cara Rosa,
Isto não foi "tanta polémica".Foi um debate saudável e tranquilo entre opiniões divergentes.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Paulo, quis dizer polémica como forma de expressão, sim, considero um bom debate de ideias que devemos aeitar.
Cada um tem a sua forma de ver o Natal e devemos respeitar.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

È como diz paulo pinto e eu estou da mesma opinião não acho que fosse polemico, tambem acho que foi e sera um debate saudavel, mas espero e tenho a serteza que o kouzaselouzas não se vai deixar levar com conversas de lavadouro tipo kaskaedeskaska, por se cada um vem ca comentar e porque e livre não tratando mal ninguem e se as pessoas não querem ser lobo não veste a pele, espero que o kouzaselouzas continua a ser um blog como até aqui porque aqui anda ha debates saudaveis parabens ao blog kouzaselouzas. E quanto a esta senhora ROSA DOS LIMOES FAMILIAR não faça juizo daquilo que não sabe porque se eu achar que me devo identificar faço sem problema nenhum mas vai ser uma pedra para o seu sapato,olhe que nem tudo são rosas.