13 dezembro, 2009

Terra dos Sonhos" – sobrelotação ?

Bancada cai em festa de Natal e faz 15 feridos
Visitantes da "Terra dos Sonhos" falam em sobrelotação, mas a organização nega.
A queda de uma bancada num espectáculo que decorria na Terra dos Sonhos, em Santa Maria da Feira, provocou, esta tarde, 15 feridos sem gravidade. Entre os feridos estão seis crianças.

Visitantes da "Terra dos Sonhos" falam em sobrelotação, mas a organização nega.
A queda de uma bancada num espectáculo a decorrer na "Terra dos Sonhos", na Feira, ontem à tarde, causou 15 feridos, incluin-do seis crianças e duas grávidas. Testemunhas falam em sobrelotação. A organização nega.
"Estava com a minha filha de quatro anos e com a minha mulher quando a bancada começou a cair rapidamente" recordou José Barbosa, que se encontrava no interior da tenda na altura da derrocada. Eram 17.35 horas. "A bancada estava cheiíssima", garantiu, ainda, o visitante, natural de Gaia.
Do acidente resultaram ferimentos em nove adultos e seis crianças. Outras duas pessoas acabariam por sentir-se mal, já depois de encerrado o recinto. Foram transportadas 17 pessoas para o hospital.
Logo após a queda da estrutura com cerca de dois metros de altura, a iluminação eléctrica foi interrompida. As crianças gritavam e houve quem tentasse sair da tenda o mais rapidamente possível, apesar dos apelos da organização para que se mantivessem calmos.
"Nem sei bem como aconteceu, mas a bancada deslizou rapidamente, em efeito dominó. Veio tudo abaixo e a luz falhou. O meu marido deve ter partido o pé", afirmou Ângela Rodrigues, de Estarreja.
"Ouvi falar em cerca de 700 pessoas lá dentro. Pediam ao pessoal para se aconchegar, para caber o máximo possível de pessoas. "Aquilo estava sobrelotado", garantiu, por seu lado, Nuno Melo, de Mozelos.
Os pais saíam rapidamente do recinto com as crianças visivelmente assustadas, no meio de gritos e com gente a correr para tentar acudir os feridos. Porém, o socorro às vítimas terá sido imediato. "Foi tudo muito rápido. Ajudaram logo as pessoas", disse Irene Augusta, uma das feridas.
Em conferência de Imprensa, Paulo Sérgio Pais, o responsável pela empresa municipal Feira Viva, entidade que organiza a "Terra dos Sonhos", não adiantou qualquer explicação para o sucedido, mas assegurou que foi iniciado "um processo de análise e de investigação". Aquele responsável disse, ainda, que tinham sido entregues "497 senhas de entrada para a bancada". "Um número abaixo do que está previsto", referiu Paulo Sérgio Pais, lembrando que "a lotação era de 520 pessoas".
O espectáculo "Sonho da Lua", que decorria na tenda, vai ser interrompido. "Não há condições psicológicas. Foi um verdadeiro pesadelo", disse, lembrando que havia o "controlo rigoroso das entradas " e que a bancada, responsabilidade de uma empresa exterior à organização, era "fiscalizada diariamente". Já tinham sido ali realizados 14 espectáculos.
Estiveram no local os bombeiros da Feira, Arrifana e Lourosa, bem como o INEM. A "Terra dos Sonhos" continuará aberta.

por Salomão Rodrigues e Luís Pedro Carvalho (JN)

Sem comentários: