29 janeiro, 2010

amaDEUZinho – cada vez mais critico!

Está mesmo com vontade de mostrar trabalho o nosso “amaDEUZinho”!  E por falar em trabalho, o nosso “putado” questionou a Secretário de Estado da Juventude sobre empregabilidade da juventude portuguesa, que segundo as estimativas, são 89 mil, os jovens com menos de 25 anos que estão no desemprego!

Vejamos toda a noticia:
Amadeu Albergaria questiona Secretário de Estado da Juventude sobre empregabilidade da juventude portuguesa
89 mil jovens com menos de 25 anos estão no desemprego, segundo as estimativas
Durante a audição ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, em sede de Comissão de Educação, Ciência e Cultura, o Deputado Amadeu Albergaria criticou o Programa do Governo para a área da juventude, uma vez que “não define a juventude como uma prioridade”. Para o deputado social-democrata, “sem a juventude não há ambição e não há futuro”
Na presença do Secretário de Estado da Juventude, Amadeu Albergaria considerou que o Programa do Governo, em matéria de Juventude, é “um somatório de medidas avulsas, casuísticas e de formulações genéricas”, faltando-lhe “criatividade”, “irreverência”, mas “acima de tudo, falta-lhe um projecto próprio, pensado e estruturado para um horizonte temporal alargado, e que seja capaz de mobilizar os jovens e fazê-los sentir que existe uma secretaria de estado da juventude e que esta está empenhada na resolução efectiva dos seus reais problemas”.
Numa intervenção que incidiu especialmente sobre a crise no acesso do mercado de trabalho por parte dos jovens portugueses, o deputado alerta para o facto de o “risco de pobreza entre os jovens portugueses ter-se agravado para níveis preocupantes”.
Amadeu Albergaria acusou o Governo de mesmo depois de estar confrontado com cerca de89 mil desempregados com menos de 25 anos, não ter assumido “de forma evidente uma prioridade: resolver o problema dos jovens que não têm trabalho ou que vivem na precariedade”, classificando as medidas que têm vindo a ser anunciadas como “tardias” e de “curto alcance”, exemplificando com o anúncio da promoção de alguns estágios, na administração local, que “sendo uma oportunidade para uma aproximação ao mundo do trabalho, não são a solução definitiva que permita aos jovens planear a sua vida”.
“Sabemos que findos esses estágios, poucos serão os que continuarão no local onde desenvolveram o estágio. Existe uma gestão de expectativas que tem de ser acautelada, para não se somarem novas angústias e frustrações”, lamentou o deputado social-democrata.
Amadeu Albergaria questionou o Secretário de Estado da Juventude sobre que medidas pretende o Governo adoptar “para combater este flagelo que é o desemprego jovem e a precariedade no emprego” e sobre o alcance e monitorização das medidas que o Governo venha, eventualmente, a concretizar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns ao Dr. Amadeu Albergaria, pela sua vitalidade e capacidade interventiva.
É um tema muito oportuno e que merece a preocupação de quem nos governa.





P.V.