Um aluno de 14 anos da Escola EB2,3 de Canedo, Santa Maria da Feira, afirma ter sido agredido pelo professor ao pontapé e à cabeçada na aula de Educação Física. A escola admite que "terá acontecido qualquer coisa" e garante que vai abrir um inquérito.
Um sobrolho a sangrar e uma camisola rasgada são os sinais mais visíveis da agressão que o aluno do sexto ano diz ter sofrido, ontem à tarde, numa aula.
A contenda terá acontecido durante um jogo de futebol para avaliação dos alunos. "Chutei uma bola que bateu num colega meu que ficou sem ar e o professor começou aos berros comigo para me sentar. Quando ia sentar-me, chutei uma bola que veio na minha direcção. Então, o professor começou aos murros ao meu pescoço, deu-me uma cabeçada no olho e fiquei a deitar sangue", recordou, ao JN, Rui Pedro.
O jovem estudante adianta que ficou assustado e que, de imediato, fugiu da escola. "O professor disse para eu não ir a lado nenhum, mas saltei as grades e fui para casa da minha irmã para ela ir à escola", continuou.
A irmã e o cunhado de Rui Pedro foram ao estabelecimento de ensino. "Quando chegámos, a escola recusou-se a chamar a ambulância e queria tentar fazer um acordo amigável para não envolvermos as autoridades nem denunciarmos publicamente o sucedido e assim tentar abafar o caso" afirma o cunhado do estudante, Francisco Ramalho. Ainda de acordo com o seu testemunho, foi atendido pelo director do Conselho Executivo, Adriano Santos. "Disse que só lhe queria fazer curativo ao olho na escola", alega.
Seguiu-se uma deslocação à GNR de Canedo, onde terá sido apresentada uma queixa formal. Depois, o cunhado transportou Rui Pedro ao Hospital de S. Sebastião, onde o jovem foi assistido e sujeito a um exame pericial na delegação do Instituto de Medicina Legal.
A irmã, Carla Sofia, diz-se "revoltada": "Isto não são coisas que se façam numa escola. Os alunos estão ali para aprender e os professores para ensinar, não para andar à pancada".
Os familiares de Rui Pedro afirmam, ainda, que durante o dia de hoje será apresentada formalmente a queixa na escola.
"Terá acontecido qualquer coisa na aula de Educação Física, mas ainda não tenho participação dos pais nem do professor, porque, neste momento, ele já não se encontra na escola" afirmou, ao JN, o presidente do Conselho Executivo, Adriano Santos. O responsável pela EB2,3 de Canedo garante que será instaurado um processo de averiguações. "Estas coisas têm o seu procedimento normal. Haverá a participação e depois o processo decorre conforme for necessário, mas, neste momento, não tenho nada em cima da mesa", precisou o docente.
Adriano Santos recusa a alegada tentativa de evitar que o jovem se deslocasse ao hospital. "Disse para deixarem o aluno à responsabilidade da escola para leva-lo ao hospital, mas os familiares recusaram", afirma. O professor acusa os familiares de terem ido à escola para "tentar agredir o professor".
31 comentários:
No velho jornalismo dizia-se que noticia era "o homem ferrar no cão" e não o contrário. Na actualidade, é " o professor bater no aluno"
O xeirinhas parece que está mal informado.
O aluno pontapeou agressiva e ferozmente a bola de capa contra um colega que sem contar apanhou em cheio no ventre e no peito caiu ao chão tendo ficado sem ar, quase desmaiado numa aula de Educação Física.
No Polivalente da Escola onde é expressamente proibida chutar desta maneira.
O professor chamou-lhe à atenção indo em socorro da vítima.
Não gostou e chutou contra o professor propositadamente!
Se o professor lhe assapou só se perderam as que caíram fora!!!
Se fosse o pai ou o Sócrates em vez do professor saía cinto e marmeleiro ou cadeia a pão e água!
Com certeza tal filho tal pai!
Onde há escola para estes meninos?? com certeza ni Haiti.
Este xeirinhas, nem cheira nem se preocupa em saber de onde vem o odor.
Só bitaites...mas falar caro sabe...ou julga que sabe!!!...
Só quem não tem que fazer dá noticias destas. Coitadinho do rapaz. Com 14 anos anda no 6º ano os pais nunca foraa reuniões que foram chamados, nem agora apareceram, é o terror dos colegas, todos lhe têm medo, mora num bairro social de Labercos/Gondomar tipo Aleixo do Porto, drogas e mais um colega já teve que tratar-se no posto médico, por agressão. Mães de outros alunos já o esperaram para lhe tirarem a valentia. O professor não pode mas não é de ferro.
Quando fiz o comentário, nunca tinha ouvido falar no caso. Hoje estou muitissimo bem informado com o que se passou. Não vejo razões para o mudar, posso é não ter sido bem compreendido, aqui o problema já não é meu ou pode ser, por falar caro.
Este xeirinhas já cheira mal.Não contente com o cheiro da li-xeira de Canedo vai cheirar o odor e o fedor do fedelho de Labercos!
Senhor Presidente do Executivo Professor Adriano e Colega mandem-nos bugiar!
Que aDREN proiba o fedelho de atravessar a ponte do Inha e o entregue ao Sócrates para o oferecer ao Burkinafasso. Parabéns aos senhores e à Escola da nobre Vila de Canedo!
Isso mesmo. Comecem a resolver os problemas à chapada e cabeçada. Comecem a distribuir pancada a torto e a direito que a sociedade será muito melhor. Haja paciência para tanto pensamento negrume. É por estas e por outras que o país continua a não conseguir libertar-se do marasmo.
Então o aluno Rui Pedro não pode assinar uma declaração da presença do professor na Escola,será que levou uma declaração do encarregado de educação para ser mal educado e crápula?
E a DREN para os professores é madrasta e para os alunos "união de facto"!
Valham-nos os Executivos!!
Então o aluno Rui Pedro não pode assinar uma declaração da presença do professor na Escola,será que levou uma declaração do encarregado de educação para ser mal educado e crápula?
E a DREN para os professores é madrasta e para os alunos "união de facto"!
Valham-nos os Executivos!!
Não sou a favor da violencia mas pelos comentários que leio o aluno é de fracos extintos por essa razão,quando não vai ao bem tem que ir ao mal.Os professores não são de ferro.
Emitir opinião sem preocupação em saber o que se passou, é mesmo de quem não tem nada para fazer, para não dizer outra coisa...
Se o senhor xeirinhas tivesse um filho ou um neto aluno no meio de tanta escumalha da escola pública democratizada, só se não tivesse meios, não o tirava para bem longe.
O caso em questão, com a idade que tem, devia já estar a trabalhar e não a estorvar quem quer ser gente, mas isso é outra música
Se o fedelho do aluno tem catorze anos e anda no 6ºAno é um valente preguiçoso.
Perdeu dois anos.
Com catorze devia de andar no 8º Ano!
Dois são para o Sócarsates, Ministra e DREN!
Antes de mais Boa Noite. Li a noticia e não estou satisfeito com o seu conteudo, afinal que tipo de profissional escreveu isto?- um estagiário ou um adolescente?, fico na duvida, pois acreditar num miudo de 14anos é de lamentar.
Mas seguindo, acho que esta historia está muito mal contada, pois o professor teve uma reacção estranha, ele que não é de se meter em confusoes, nem gosta de criar, o sucedido talvez ja provem de algumas aulas anteriores, ou até talvez fama do aluno este que é o terror dos colegas, todos lhe têm medo, mora num bairro social de Labercos/Gondomar tipo Aleixo do Porto, drogas e mais um colega já teve que tratar-se no posto médico, por agressão. Mães de outros alunos já o esperaram para lhe tirarem a valentia. O professor não pode mas não é de ferro.
Esta escola nunca teve nenhum tipo de problemas como a sucedida, espero que isto nao transmita má fama á escola, pois esta, deve ser UMA DAS MELHORES ESCOLA DO CONCELHO DE SANTA MARIA DA FEIRA , sem escandalos e sem problemas a nivel de instalaçoes. Simplesmente, acho que anda muita gente a passear na escola e a trazer o que nao deve, e nao pode, para a escola. Visto que estamos a falar numa escola dos 6 aos 14anos.
Peço mais antençao em areas rufugiadas na escola, para melhor segurança dos alunos.
Tambem gostaria de referir que tenho muita pela pelo ExmºSrº Professor Adriano, este que ia passar o seu cargo.
Obrigado
O Senhor Professor Adriano não tem nada de passar o cargo.
É Presidente da Comissão Executiva ou Director...está lá e está lá muito bem!
É competente, excelente amigo, "imagem de marca"da maravilhosa Escola da sempre nobre, gloriosa e histórica Vila de Canedo.
Não é um fedelho de labercos e um aprendiz de jornalista- infiltra que vão estragar tudo.Severo castigo para ambos.
Para o senhor João Ramos o que o Rui Pedro precisa é de ir trabalhar. Em Auschevitz à entrada, os alemães também diziam numa placa ARBEIT MACHT FREI que significa O TRABALHO DIGNIFICA. Escusado dizer que dignidade era aquela. Lembre-se, o rapaz precisa é de educação. Tem 14 anos. E de uns açoites bem dados o que se calhar não foi o caso.É que pelo que diz, só faltava mandá-lo internar num destes campos, se ainda houvessem. Olhe que na escola pública não é só escumalha. Olhe que não, como se viu naquela privada onde no outro dia alunos andaram aos tiros.Na sua optica não é isto escumalha também?
O que o fedelho de labercos precisava era de carregar sacos de cimento e de guardar chibas e ovelhas.
Tudo indica que estamos perante um futuro marginal, larápio de gamanços, com o sindroma do pequeno ditador, subproduto da reforma escolar da lulu da alçada!
Enfim mais um para as novas oportunidades e um subsidio-dependente socrático.
Vá lá, Xeirinhas reconhece que o aluno calasseiro é mal educado e precisa de umas chapadas.
Voltamos à estaca zero.
Notícia inútil,intromissa, redutora, mau e perverso jornalismo "tipo o homem que mordeu o cão".
Foi causado mal à Escola e ao aluno.
Vamos por partes. Que o mariola é uma pestezinha, já deu para entender. Está-lhe no sangue. Com pais ausentes e a viver num bairro problemático, são ingredientes que ajudaram a potenciar.
Tentar resolver o caso à cabeçada, quando o que se pedia era cabeça. Agravou e de que maneira o incidente.
O "Exmo. senhor professor Adriano e a mui nobre e gloriosa terra de Canedo" não sei a que propósito são trazidas ao assunto.
Coitadinho...coitadinho...!!!!!!!!
Não se pode afirmar que é mais um produto da era socretina, mas tem sido nesta era que o problema se tem agravado bastante.
E ainda vai agravar mais com a obrigatoriedade de andar até ao 12º ano, a gastar o fundilho das calças nos bancos da escola, a adquirir vícios e a impedir que muitos com vontade de ser alguém na vida, e sem possibilidades de frequentar os colégios, não o venham a ser.
Vamos ter jovens com 20 anos de idade a roçar-se pelos muros e bancos das escolas...sem rumo, futuro...
E, neste contexto, aparecem ainda alguns "adultos" com lamechices bacocas, que: aqui d'el rei... com o que aconteceu.
Esses adultos que olhem um pouco à sua volta, e vejam que os grandes homens do país, os que criam riqueza (que tem sido esbanjada pelos socretinos em subsidiar e fomentar a malandragem...),começaram a trabalhar completada a 4ª classe, ou pouco mais.
Esses "adultos" tenham um pouquinho de vergonha (só mesmo um pouquinho).
Por estas e por outras é que não saimos da cepa torta.
Fim à vista.
O problema do fedelho de Canedo está resolvido:
O aluno é expulso do Conselho de Santa Maria da Feira
e irá para Gondomar visto Labercos pertencer a Gondomar.
Valentim Loureiro como Cônsul da Guiné vai mandar
o aluno para as escolas do Mato da Guiné
onde há muitas chibas
e vacas magras para pastorear.
O professor de Educação Física vai ser promovido pela Dren para ser Inspector dos Professores de Educação Física do Distrito do Porto ( de Gondomar não) para leccionar artes marciais e como enfrentar alunos fedelhos agressivos, dopados,ganzados e cleptomaníacos e vai receber uma Condecoração de Torre e Espada de Cavaco Silva no Dia de Portugal pela heroicidade no enfrentar da feras na Arena do Parque Escolar!
O Jornalista que inventou a notícia irá para o Haiti fazer reportagens de tráfico de crianças!
Olá caros leitores!
Apenas gostava de expressar a minha *solidadriedade com a familia e com o puto de labercos. Quando chegamos ao ponto de dar ouvidos a um miúdo que à muito tem vindo a criar problemas na escola e fora dela, que demonstra ser ignorante e segundo quanto sei anda ou andou com armas brancas e de uma familia que vive (bairro social) ás custas de quem trabalha diariamente e arduamente... enfim!
O que esse animal e restante rebanho (familia) tiveram foi muita sorte, pois no momento em que foram para a escola papaguiar e tentar agredir o professor haviam de ter levado uma "porrada de criar bicho" *mas tiveram sorte. É ainda de lamentar, que jornalistas (ou não) deêm ouvidos e escrevam este tipo de palhaçadas.
Viva ao professor! E não deixem que crianças e "adultos" deste tipo metam medo seja a quem for.
Exemplar e excelente decisão!
Um canedense do Mirante:
Foi uma excelente decisão.
O fedelho estava mesmo a precisar quando é sabido que vagabundeia com más companhias, anda no gamanso e nas drogas, não estuda pois já reprovou dois anos!
Usa armas brancas como naifas de ponta em mola, borboletas e tem sido visto acompanhado de colegas que possuem armas compradas aos ciganos em São João da Madeira e em Sanguedo.
Os pais e mães dos alunos vão esperá-lo na segunda-feira nas paragens da camioneta e às portas da escola com correntes de bicicleta e cavalo marinho e esguiçá-lo com lixívia e soda cáustica nah bentas para lhe acertarem o passo a ele e aos seus capangas.
Não era necessário mas tem que ser pois que para os colegas crápulas como ele, tornou-se um herói pois gozou com a cara do professor e ia matando com uma bolada um menino mais novo e mais frágil mas mais estudioso, exemplar e educado.
Ando a pensar muito no caso e não sei se bem vistas as coisas o melhor não seria deportá-lo para a Sibéria. Estão a ver o futuro, o rapaz cresce, casa, com uma menina, quem sabe uma das nossas filhas e vejam que raça vai sair dali. Pensando bem, não sei mesmo se a cadei(r)a, mas a electica não seria a solução.
No mesmo avião, aproveitem e mandem alguns comentadores para o exilio.
O rapaz tem todos os condimentos para ter filhos "assapaprofs" e batenavó!
Toda a Vila de Canedo comenta o caso do fedelho.
Os pais tiveram a simpatia e o benefício da dúvida em não lhe arrearem.
Mas o aluno está a mais na Escola.
É um escarro para a Escola e para Canedo!
O professor está de atestado médico... enfim umas pequenas Férias bem merecidas!
De resto o fedelho só fez teatro. Maguou-se ao fugir da escola pelas grades de ferro, feriu-se, rasgou a camisola e até já estaca habituado a fugir pelas grades só que desta vez teve de o fazer com lanço com e precepitadamente... com certeza com a glória e triunfo de ter feito um acto heróico.. de ter malhado com uma bola de capa num colega frágil me exemplar!
Não gostou da correcção do Senhor Professor.
Enfim a DREN no seu pior, parece que admitiu o crápula na Escola!
Já não era para admirar!
..além de burro, é um marginal...e os profs que os aturem!
Mandem-no para a DREN.
Os inspectores de DREN precisam de macaquinhos para se enterterem.
Na Escola de Canedo não tem lugar! Estávamos tão bem, aparece cá este fedelho de labercos para nos enchatear.
Eu pensava que a DREN fosse a Margarida mas afinal foi-se e deixou sementes. Os pais têm que se revoltar e mandar o ruizinho asnear para outro lado. pode não ser a solução, mas assim é beneficiar o infractor e isso só vale para o futebol.
Nós em Canedo estamos contra o fedelho da Escola e da família dele.
Dou 1.000,00 € ao aluno para retirar a queixa contra o professor:915142979
Enviar um comentário