Manobras para encerrar EB1 de Manhôce - Arrifana
É facto mais que público, por parte do poder autárquico e políticos locais, que durante o ano de 2010, a menos que estejam a utilizar a “por vezes habitual” mentira, o arranque da construção do futuro Centro Escolar de Arrifana, já protagonizado na carta educativa e defendida por todos, localizado na Escola EB1 do Bairro, em Arrifana.
É consensual a mudança de todas as escolas de primeiro ciclo para o futuro Centro Escolar. O que não se concebe é o “jogo de bastidores” entre a autarquia e a Directora de Agrupamento, Dra. Guiomar Silva, no sentido de em conjunto levar a efeito o que não conseguiram há quatro anos fazendo movimentação de alunos, que pedagogicamente é questionável, entre escolas de Arrifana com vista e evitar o encerramento da EB1 do Bairro, levando ao “Esvaziamento da escola de Manhôce”, neste momento, com quase 40 alunos e assim fazerem vingar as bandeiras de um passado recente.
Durante os últimos quatro anos foram solicitadas reuniões pelo Núcleo da Associação de Pais de Arrifana e Escapães, com o Agrupamento de Escolas e a Dra. Guiomar Silva, para em conjunto com o agrupamento e de forma séria e responsável se tratar da rede escolar, mas sempre foram recusadas pela senhora Directora.
Com uma atitude mais humilde e democrata, não seria necessário estar hoje a regressar a uma luta velha pela defesa de uma educação pacífica, com qualidade e condigna em com o nome da nossa vila de Arrifana.
Certo que o hipotético encerramento da EB1 de Manhôce não é mais que uma brincadeira por parte do agrupamento escolar, que devia sim reflectir no facto de nos últimos anos muitos encarregados de educação terem optado ou terem sido “forçados” a abandonar as escolas de Arrifana, para evitarem a repetição das diversas atitudes reprováveis por parte da direcção do agrupamento. Assim se porventura existe uma diminuição significativa de alunos, a responsabilidade deve ser encontrada dentro dos próprios órgãos do agrupamento.
Estranho é mais uma vez e contra os critérios governamentais e os definidos pela Associação Nacional de Municípios, com vista ao encerramento de escolas, Arrifana estar com vontade de ser uma vez mais noticia.
Perante este cenário que se tem desenhado só se espera que os nossos governantes e responsáveis rapidamente chamem à razão os nossos agentes locais e assim evitem o desgaste da população, que já demonstrou que será firme, mas principalmente das nossas crianças e coloquem em marcha o mais rapidamente possível o Centro Escolar que já peca por tardio.
A bem de educação de qualidade e gerida com sensatez.
1 comentário:
Juntem-se as Associações das escolas de Arrifana e exijam a construção do Centro escolar, que é isso que está previsto à mais de quatro anos...não deixem que façam dos Arrifanenses burros, porque ainda à quem tenha olhos na cara para ver as incompetências que existem nesta terra.
Enviar um comentário