27 junho, 2010

Em Canedo há falta de mexilhão

imageA história já está como o mundo. Sempre a mudar. Mas não é de agora. É desde sempre. Já há uns tempos  atrás, Camões dizia que “…todo o mundo é composto de mudança…”
Vejamos: “Quando o mar bate na rocha, quem se lixa é o mexilhão”. Isto já é mais do que um provérbio popular é mesmo um axioma. É uma verdade que está mais do que demonstrada, sabendo nós, quem é esse tal de mexilhão.

Agora vejam como o provérbio já está de pantanas, digo mesmo, virado do avesso. Reparem, repesquei isto dos jornais. O Ministério do Ambiente chumbou uma das três barragens a construir no Alto-Tâmega. A de Pedroselos. A declaração de impacto ambiental (DIA) deu parecer negativo porque, tal estrutura a construir-se não preservava o “Margaritifera, margaritifera”, espécie rara e em vias de extinção que existe no local, protegida por legislação nacional e europeia. É um bivalve que Lineu catalogou com este nome científico mas nós conhecemo-lo por mexilhão. E muito embora a agua aqui seja a de um rio, o Tâmega, o provérbio não se vai cumprir. O bicho vai safar-se.
Cá em Canedo, não sei se já está a decorrer o DIA ou se foi adiado, para a construção do aterro sanitário. A nossa safa, era se encontrassem por lá uns mexilhõezitos. Se não aparecerem já se sabe quem se vai f…..r.
A história em Canedo, é que nunca muda. Somos os eternos mexilhões.

1 comentário:

Senhor descontente disse...

Pois é xeiras.
Sabes que na Assembleia de Freguesia desta Segunda Feira, o PSD de Canedo deu mais GRANDE passo rumo a trazeidura do aterro para a Freguesia!!!!!!!!!
Pois informa-te, porque eu não te dou mais dicas, procura o saco de banhas do Big-lacticinio, a Fati-noitadas e ao menos ilustre: O ( santo) do Abel.
Como somos amigos da onça!!!!! Vou-te dar mais uma dica.
Na edição do Correio da Feira do dia 21 deste mês, o nosso querido Presidente da Cambra, disse: “ querem meter a fábrica das tripas cagadeiras numa terra onde e gente não vale nada, se não, não votavam em gente como eu e como Coutinho, prontes e também na porcaria dos independentes, essa terra é Canedo”.
Mas esses três ilustres do PSD de Canedo, votaram contra uma moção para obrigar o Presidente da Cambra a se explicar, está tudo dito, não te digo mais nada porque tu também és da equipa deles.