16 julho, 2010

Binómios da Quase Sempre Ausente

image Bom jour mês amies!!!

Produzir com qualidade e baixo custo não está apenas relacionado com a tecnologia e a matéria prima, mas sim, e principalmente, com a produção de acordo com o mercado e o cenário onde se está inserido.

Dessa forma, conhecer o mercado e suas variáveis, analisando dados de maneira prudente e padronizada, constitui uma actividade indispensável ao controle dos processos produtivos, assim como à consequente tomada de decisões.

Ora isto vem a propósito de quê… Esqueci…



- Je suis trés fatigé...

Ahh… isto vem a propósito da mais recente aquisição da nossa Cambra em matéria de avariadores. Exacto, vamos falar da nossa Santa Teresinha, da sua super presença, do seu ultra show off, da sua hiper actividade, do seu austerizado desempenho.

imagePois bem, a Senhora já tinha dado sinais que queria voar mais alto. Foi no outro mandato que foi eleita avariadora mas sem pelouro. Não se questionavam as cotas. A tristeza surgiu quando o Barbinhas, a recambiou para as Tremas para cuidar do ginásio que lá funciona.
- Claro que é um ginásio. Não foi engano.

Quatro anos passados, e após a eleição da senhora para presidenta das tremas de Portugal, tinha chegado finalmente a hora de dar o salto desejado. O Barbinhas, por causa das malditas cotas, decidiu colocá-la em lugar de avariadora a sério.  

- Allez- Allez…

Fotografia para trás, fotografia para a frente, a senhora embelezava o manifesto e seria uma mais valia. O que ela iria fazer, via-se mais para a frente…

O problema é que chegamos mais à frente e… o que é que a iam pôr a fazer?

Festas, piscinas, terrenos, escolas, obras?… estava tudo mais do que ocupado. Só havia uma solução: tratar de limpar as teias de aranha aos museus.

E assim, a senhora, ficou toda contente porque afinal o seu curriculum ficara completo: era finalmente avariadora. Mesmo que de coisa nenhuma.

Posto isto, até nem viria mal ao mundo com a questão. O problema é que nos querem falar de produtividade e de contenção de custos e de poupanças e de austeridade.

- Bom… je suis desolé…

Aí, eu fui analisar o problema.

E… lá está… 

C’est ça!

- A tal avariadora dirige o pelouro mais caro em termos do tal binómio qualidade/produção/custo. Além de, APARENTEMENTE, não dirigir coisa nenhuma, ela está quase a tornar-se na nova QUASE-SEMPRE-AUSENTE. Se ligam para a sociedade de férias, dizem que ela está na Cambra, se ligam para a Cambra, dizem que ela está nas Tremas, se ligam para as tremas, dizem que ele está num congresso…

Além disso, contratou secretária e assessora. Para quê? O que fazem?

Perceberão estas questões quando eu disser que as supostas tarefas da avariadora seriam para dirigir os museus e a biblioteca. Ora que se saiba, quer os museus, quer a biblioteca, já possuem directoras a dar com um pau. Pelo menos ao nível dos museus, as directoras não conseguem inverter as tendências de prejuízo atrás de prejuízo. Estão então lá a fazer o quê?
E agora, ainda por cima, vem mais uma avariadora, secretária e adjunta, ajudar à festa.

Será que as pessoas não vêm? 

Ser avariador não deve ser, apenas, para alimentar o ego, nem para receber a quinhentola mensal. Mas isso sou eu para com os meus botões.

E tenho pena… porque até dizem que ela é trabalhadora e competente.

- Pour aujourd’hui  c’est finit.

Au revoir…

Paris de France, July de 2010
VOLTAIRE

6 comentários:

XEIRINHAS disse...

c´est lá vie. Não é para tod(l)os.

Anónimo disse...

os homitos da COBA são uns invejosos das gajas com poder...

Anónimo disse...

Realmente, aléwm de uma entrevista em que não disse nada de nada, a senhora ausente, ñunca mais se ouviu falar dela.
Pouca vergonha o que se passa na camara.A ser verdade que ela contratou assessores, isso é um escandalo.

Paulo Pinto disse...

Tanta coisa para no final se chegar a esta conclusão; "E tenho pena… porque até dizem que ela é trabalhadora e competente."

Anónimo disse...

Ó Paulo Pinto,
tu decide-te.
Já não há pachorra para te aturar.

laranja mecânica

Anónimo disse...

Essa da acessora é verdade verdadinha....