01 maio, 2011

fonte de Lava-Pés

image É um ex-líbris de Canedo, a fonte de Lava-Pés. Perdoem-me a comparação, pode pecar por exagerada, mas aquela água, é um “Barca Velha” que temos ali à mão, ou à boca, como queiram.

Não só os canedenses, como quem queira ir lá abastecer-se e muitos são. Os “clientes”, vêm de todos os lados e em grande número, tantos, que uma placa no local avisa, que há um limite para o número de envasilhas a encher. No Verão e a altas horas da noite já vi eu e por mais do que uma vez, pessoas em busca do precioso liquido.

Mas não é da água que aqui venho falar. É do local.

Agora com a construção do acesso à A32 o local está todo esgravatado e, quanto a mim, está na altura certa de ser requalificado definitivamente, já que pontualmente o tem sido.

Não sei se no âmbito da despoluição das bacias afluentes do Rio Douro no concelho de SM da FEIRA, com a construção do sistema interceptor do Uima a jusante, projecto co-financiado pela EU, isso será possível. Digo isto porque uma placa no local o anuncia.

Agora outra possibilidade, digo eu, era sensibilizar o consórcio que constrói aquela nova estrada e que está a transformar paisagisticamente por completo o local. A foto é elucidativa.

De médico e louco, todos temos um pouco. Deixem-me ter também um pouco de arquitecto. Então lá vai o que penso que podia ser feito e tudo com pouco dinheiro. O riacho que passa no local, as suas margens podiam ser revestidas a pedra proveniente das inúmeras demolições que se fizeram. Muros de suporte, igualmente. Movimentação de terras, a serem necessárias, máquinas é o que por lá mais há, tudo à borla, como eu gosto e até sou acusado. E querem mais? O projecto até podia ter o mesmo preço. Podia era ser acusado de eleitoralismo,(faz parte de uma das listas), mas o Arquitecto Paulo tenho a certeza que se prontifica a faze-lo.

Pronto, também eu, e de borla, deixei aqui uma dica para as 5 (cinco) listas que vão concorrer às eleições para a Junta de Canedo.

16 comentários:

Anónimo disse...

xeiras, as vezes dizes umas coisas com interesse.

Toma, nãp engulas disse...

Gostei, quando dizes: " de medico e louco todos temos um pouco".
Na minha opinião tu só tem a parte de louco...

Paulo Silva disse...

Não sei se por ignorância ou apenas para fazer campanha pela PSD (citando o Arquitecto Paulo pelo qual tenho todo o respeito) mas essa ideia já existe.
Já existe faz tempo um projecto de um espelho de agua, ou uma requalificação qualquer, e por coincidencia ou não( para mim não) andou esta semana pelas bocas de alguns Canedenses. Por isso de Arquitecto não tem muito, de outra coisa tire as suas conclusões...

Seria a meu ver muito mais interessantes falarem do que irá resultar daquelas estradas ali construídas com um novo acesso logo acima da curva, possivelmente para ligar ao aterro, das escavasoes e aterros fora do perimetro previsto para a estrada (segundo informação tirada em diario da republica), e , principalmente dos esgotos a céu aberto existente do outro lado da estrada com o apoio da nossa querida empresa defensora do ambiente INDAQUA, vindos através das águas pluviais da bela e sustentada urbe Canedense traçada pelo nossos e vossos tão caros amigos ,pensadores urbanistas-Empreiteiros.
Isso sim seria noticia.
Ja agora , informo-lhe que existe um sistema de regadio comunitário, a meu ver património valioso a preservar, que está actualmente a ser tapado com terra vinda das obras, logo ali ao lado da fonte.
Vá passear por lá outra vez, atravesse a estrada e volte cá dizer mais alguma coisa saída da sua cabeça..
Mesmo assim obrigado pelo "interesse" demonstrado pelo local.
Bem haja

Anónimo disse...

Já valeu de algua coisa, pelo que aqui se diz estáo lá a fazer irregularidades e ninguém se queixa, esgotos a céu aberto, regos comunitários a serem tapados e não sei que mais. Denunciem não se calem. Disto tudo só agora ouvi falar, mas o Sr. Paulo Silva estava a calar e quem cala consente. Ande para a frente.

XEIRINHAS disse...

Longe de mim reinvindicar a paternidade do que quer que seja. Há já ideias para o local? Optimo. Projectos que contemplam espelhos de água? Melhor ainda. O que eu reinvindico agora, isso sim, é que chegou a altura de serem executados. Por andarem no terreno, homens e maquinas e materiais não faltarem, o custo´será, em tempos de crise quase residual. Isto se contemplada a minha versão. Falo no Arqtº Paulo por um único motivo, melhor, dois. 1º Sou um admirador da sua arquitectura. 2º Porque tenho medo da intervenção urbanistica e paisagistica de pliticos.A última obra que nos legaram, está á vista de todos no cemitério com aquela vedação. Gostam?

Anónimo disse...

Tiro do comentário. " das escavassões(?) e aterros fora do perimetro previsto para a estrada(informação tirada do diario da república).
O ilustra comentador acha mesmo que isto pode ser verdade? É que os terrenos foram comprados, caso contrario andavam a escavar em terrenos com dono, não é verdade?
Estamos sem junta mas uma coisa que deviam ter em atenção é aquela enorme nascente de água que se vê da estrada. É um crime se não a aproveitarem.

TONO DA INHA disse...

Esse projecto do espelho de agua, deve estar só na cabeça dos alquitectos da defunta junta. Devia ficar bonito. Dai-lhes o eterno descanso.

Paulo SIlva disse...

Diário da República, 2.ª série — N.º 161 — 20 de Agosto de 2009

Vendo as plantas não vejo o porquê de andarem a escavar logo assim da fonte (10/20m)para não falar dos desaterros/aterros.

Se os Canedenses que aqui fazem comentários se deixassem de politiquices e se unissem em prol do interesse de TODOS, as coisas podiam rolar a outro ritmo. Mas enfim. É o que temos.

Paulo Silva disse...

Escavações, obrigado pela correcção.

Saberá,o Sr Ilustre Comentador Anónimo(6º comentário), nem no seu terreno pode fazer o que quer. E é feio pôr palavras na boca das outras pessoas. Não disse que era ilegal, mas questiono-me se o será ou não.
Há tanta obra pública cheia de erros que todos deveríamos estar mais atentos, atempadamente, e não depois de estar feito. Por vezes bastam só uns ajustes, umas afinadelas.

XEIRINHAS disse...

Sr. Paulo Silva, é de Canedo? É que não parece. Tanta educação

Anónimo disse...

Ora assim é que está bem. Argumentar em vez de insultar. Isso nem devia ser louvado devia é ser seguido.

Louredense disse...

Sr Paulo Silva
Poderá informar-se, até porque sabe bem fazê-lo, ou parece.
Na freguesia de Louredo, está em construção um centro escolar, (está em construção porque apesar de já estar a funcionar desde o inicio do ano lectivo ainda não foi inaugurado, esqueceram-se do estacionamento e dos passeios). Mas não é para isto que quero alertar.
Na altura devida, quando se realizaram as sessões de esclarecimento, na junta de Freguesia, à cerca do projecto que iria ser executado, algumas pessoas tiveram dúvidas, fizeram perguntas, pediram esclarecimentos.
Sabe o que aconteceu?? (até poderia ser uma brincadeira se não fosse tão lamentável...)
O nosso representante manifestou sentir-se envergonhado por os seus eleitores terem tantas dúvidas. A partir daí não houve mais sessões de esclarecimento. Vim a saber mais tarde, quando questionei o Presidente de Junta de Freguesia, que havia sido alterado o dia, porque não dava jeito à maioria da população...
O Centro escolar está a funcionar, felizmente, mas na primeira semana de chuva deixou de se poder usar parte do edifício porque choveu lá dentro, a construtora assumiu.
Mas o que pus mais em causa foi a eficiência energética do edifício, tema melindroso sobretudo quando os esclarecedores precisavam era de ser esclarecidos...
Não valerá a pena alongar-me mais a expor a minha "revolta", já tenho alguma satisfação parece que alguém já berra (sim, assim mesmo, berra, grita...) com as professoras, educadoras e empregadas para só ligar o aquecimento quando mesmo necessário e para apagar as luzes.
Pena que isto aconteça, mas quando os projectos não são bem elaborados, os edifícios se não forem bem posicionados, depois não há milagres, mas isto não é mau para todos, digam os fornecedores de gás e electricidade....

Só é possível "uns ajustes, umas afinadelas." quando as pessoas estão dotadas da capacidade de ouvir, o que a este nível de políticos e politiqueiros é muito difícil, se não impossível.

Sou e sempre serei Louredense

Alexandra Alves disse...

UAU!
Esta é a primeira vez que leio alguma coisa neste blog relativa a Canedo que não envolva insultos e calúnias!
Sim sr, Paulo Silva pelos seus comentários saudáveis e construtivos...
De anónimos que se aproveitam do anonimato ou de pseudónimos para calúnias, insultos ou campanha eleitoral, estamos fartos!

CRC disse...

Xeirinhas, já tem idade para ser adulto e comportar-se como tal.

Se há insultos o senhor critica-os, se há educação o senhor também critica de maneira irónica.
Como canedense e escritor de comentários regulares neste blog deveria saber quem é Paulo Silva...

O Paulo Silva é uma pessoa com muito carácter e honestidade,é uma mais valia para a freguesia de Canedo.



É de admirar tanta educação? Pois, mas infelizmente para muitos canedenses este é um dos principios do grupo de cidadãos indepnedentes e dos seus apoiantes, saber dialogar e discutir soluções para os problemas.

Desde já reitero que não sou um dos membros dos IPC, apenas conheço a sua coragem, dedicação e honestidade.

Anónimo disse...

estou contente pela lixeira-
quando esteve em Lousado nunca houve movimentação como agora.
Sebam porquê-O cheiro nao chegava a Varzea-Sobrada-Mosteirô.
Eles nunca apereceram-quem dava a cara era o Alez,Alberto e o Pereira.

Almeida disse...

vamos ter confiança na rapaziada nova para fazermos de Canedo um local onde se possa habitar.
Esse aterro sanitario que aqui querem colocar necessita de todas as vozes para contrariar essa vinda.