14 junho, 2011

Estórias da Mesa nº 1

image É mística nas eleições de Canedo a Mesa nº1. É na votação desta mesa que se começam a desenhar as vitórias do PSD, que ali regista quase sempre, uma votação esmagadora. Os derrotados, porque ao invés, é nela também que todas as derrotas começam, chamam-lhe, depreciativamente, a “mesa dos velhotes”. É bom de ver porquê, os eleitores mais idosos, estão lá todos inscritos. Depois, ainda os apelidam de conservadores, o que é verdade.

Aquilo é um bastião laranja, que vem dos tempos em que para melhor identificar o partido, o PPD, se aconselhava a “votar na chaminé”, devido à configuração do símbolo partidário à época. Parecia mesmo, só lhe faltava deitar fumo.

É naquela mesa que desaguam também quase sempre os problemas em dias de eleições. Uns porque vêem mal outros porque mal lêem, querem por isso companhia no acto de votar. Começam os sarilhos.

Por isto ou por aquilo, esta mesa tem um manancial de estórias. Não resisto a contar-lhes a última. Foi nas últimas legislativas também.

Um casal de avançada idade, avançou já de boletim na mão, para a câmara de voto. Ela toda lampeira ele já mais comido pela idade. A senhora rapidamente se desenvencilhou da tarefa de acertar com a cruzinha no respectivo quadrado. Como pretendia. Ao lado, o homem via-se e desejava-se para acertar no alvo. Ela ligeira, foi com ligeireza que ajudou o marido a levar a cabo a tarefa que ali os levou. Votar.

Atento e vigilante, a um delegado partidário presente, não lhe passou ao lado a infracção e foi rápido a ditar sentença: “esse voto não entra na urna”. Tinha razão e era da lei.

Com a satisfação do dever cumprido e duplamente satisfeito, digo eu, porque um voto de um velho e ainda por cima na Mesa nº1, só podendo ter um destinatário, foi barrado Mas, para a satisfação ser total, não resistiu à tentação de dar uma espreitadela à localização da cruzinha.

E ela lá estava bem escarrapachada, a tal cruzinha e onde? No BE-Bloco de Esquerda.

12 comentários:

Anónimo disse...

Para quando está prevista a tomada de posse dos elementos do executivo e da assembleia de freg?

Anónimo disse...

ahahahah tens a certeza que era do bloco?

Anónimo disse...

A mesa um e efectivamente uma "fonte" de problemas para os outros partidos.nestas eleições votaram 388 velhinhos no partido da "CHAMINÉ".os velhinhos de muleta ,cadeira de rodas ,com demência notória e um outro facto não dispiciendo que e o analfabetismo não faltaram ao cumprimento do seu dever cívico.As mesas cinco e seis onde se presume que são jovens não apareceram a cumprir o seu dever cívico,porque a taxa da abstenção nessas mesas foi superior a 50/.logo não podemos considerar que a CULPA e da mesa 1e2. Os CANEDENSES tem de repensar a sua atitude perante os problemas existentes na freguesia.Estou de acordo com o Dr. Pinho que nestas eleições estava em causa um plebicisto sobre o ATERRO.OS CANEDENSES fizeram uma escolha clara pretendem a LIXEIRA.O que se deve "EXIGIR"a nova JUNTA que não claudique na negociação com a SULDOURO.Desde já sugiro que o novo EXECUTIVO tenha a hulmidade para pedir a pessoas experientes em negócios como e o caso do António Pinheiro e o Dr. Pinho dado tanto um como o outro são pessoas experientes no mundo de negócios.Os ele tos do Executivo não tem nenhuma experiência nessas matérias.CANEDO apartir de Domingo mudou de vida.Tem pessoas com outra mentalidade e com outra perspectiva sobre o futuro da n/terra.Apelo ao novo executivo para ouvir todas as opiniões e ideias da oposição .Espero que os membros do PSD na Assembleia tenham uma efectiva participação e não só levantar o braço .Por ultimo apelo aos vencedores para serem magnânimos e darem a mesa da asssembleia a oposição ,só lhes ficava bem.VIVA CANEDO

Anónimo disse...

Como é que foste la ver os boletins de votos dos velhinhos? Foste tu que anulaste o voto?

Anónimo disse...

E a jacinta...esteve muito mal

Anónimo disse...

PorquÊ?

Anónimo disse...

É uma pena que o Srº “Xeirinhas” também resolva comentar desta forma.
Onde quer chegar?

Gostava de saber qual a fonte que informou Vª Exª que o "tal senhor de idade" votou no BE.

Gostaria de saber como é que Vª Exª teve acesso a essa informação.
Demonstra Vª Exª que afinal o "SISTEMA" se encontra de facto instalado, e que Vª Exª fará parte do mesmo.

Só para que não restem dúvidas:
Vª Exª também é (natural) de Canedo não é?
Claro, está explicada a sua forma de comentar.
Muito obrigado.

XEIRINHAS disse...

Onde isto já vai, já fazem de uma simples estória um bicho de 7 caretas. Foi assim, o voto não entrou na urna e o pessoal da mesa pela lei tem que o assinar, nessa altura viram onde estava a cruzinha, eu estava a milhas de distância, a banhos. Serve ou ainda querem fazer mais conjecturas?

Anónimo disse...

mentira , mentira e mentira

Anónimo disse...

O xeirinhas tem razão,todos os membros da mesa de voto tiveram opurtunidade de ver o famoso boletim

Anónimo disse...

diz a verdade para o pessoal chamar mentiro ao homem das estorias ou serão ficção?

Anónimo disse...

o voto, em canedo, é transparente