11 fevereiro, 2012

Bloco de Esquerda voltou a defendeu na AR o não encerramento da Linha do Vouga

O Bloco de Esquerda levou a debate na Assembleia da República uma iniciativa legislativa que pretendia impedir o encerramento da Linha do Vouga. O deputado Pedro Filipe Soares referiu que “A Linha do Vouga não pode ser encerrada, conforme o Governo definiu no Plano Estratégico de Transportes”. O deputado bloquista referiu que o Governo só quer ver parte da realidade: “O Governo já reconhece que a Linha do Vouga é a é a linha ferroviária de via estreita com menor custo por passageiro/km. Mas o Governo não diz que o Vouguinha aumentou em 30% o número de passageiros desde 2010, como resultado de uma melhor adequação da oferta à necessidade das populações. Do que o Governo se esquece é das populações e da mobilidade que o Vouguinha lhes oferece e agora o Governo quer encerrar”.

As externalidades económicas positivas desta linha foram também referidas, com ênfase para as “mais-valias ambientais, o desenvolvimento da economia local e na produtividade e coesão sociais, e a redução de importações”.

Sobre as propostas dos restantes partidos, Pedro Filipe Soares indicou que “não há qualquer outra decisão que possa sair deste debate que não a condenação do encerramento da Linha do Vouga. O PSD e o CDS querem mais estudos, mas falham o essencial, porque não impedem o encerramento. O Bloco de Esquerda considera que o encerramento leva a uma política de fato consumado, e não estudo que depois lhe dê a volta. Tudo pode ser estudado, mas o Vouguinha não pode ser encerrado”.

Os partidos que sustentam o Governo, PSD e CDS, votaram contra a proposta do Bloco de Esquerda, chumbando o projeto. Esta é uma situação típica, daqueles que em Lisboa se esquecem das promessas que fazem em Aveiro. A votação mostra bem como quando é preciso defender os interesses dos habitantes do distrito de Aveiro, não se pode contar com os deputados do PSD e CDS.

 
Bloco de Esquerda Distrital de Aveiro

11 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que me é dado saber,o dito transporte acabou de comemorar o seu centenário.foi das ultimas obras da monarquia.Digámos que em monarquia,portugal era um país civilizado.Entretanto um punhado de traidores assassinaram o Rei e a Rainha e puzeram o país numa tremenda desordem.«ainda se festeja o dia da implantação da républica» no meu parecer,devia sim sêr dia de luto nacional.

Anónimo disse...

Outro caso, se o bloco quer defender as populações e se a expolaração da linha é rentável, façam o favor de fazerem uma proposta para a aquisição da mesma no seguimento da privatização cp/refer.

Anónimo disse...

mas que ricos argumentos ...
sinceramente, não percebi nada dos comentários anteriores.
e já agora.. a rainha não morreu no regicídio. ohhhh
e Portugal também não estava numa grande situação financeira na época(nunca deve ter estado na verdade).

Anónimo disse...

Vou dizer quando é que Portugal esteve com uma situação financeira invejável foi a partir da segunda década do Estado Novo.

Anónimo disse...

...seguindo as medidas impostas pelos credores da época ao ultimo governo da 1ªrepublica. Impopulares medidas, fizeram com que o povo virasse as costas à republica e acreditasse nas mentiras desse falso salvador.
Esse tal salazar aceitou levar o país ao atraso, à miséria, para regularizar as contas, em muito semelhante ao que se passa Hoje.
O PEC4 era o linha (com acordo da Alemanha) para que a troika não entrasse em Portugal. As pressões da maquina partidária do PSD a Passos Coelho apresentaram-lhe 2 hipóteses :eleições internas ou legislativas.
O resto é o que se sabe.. entrada da troika , medidas , austeridade..
Agora esperemos de novo pelo atraso e talvez pela miséria com estes novos salazares

Anónimo disse...

É neste que voto para as próximas eleições.
O Albergaria nem se vê, nem para defender o património Aveirense... Nunca mais Amadeu, nunca.

Anónimo disse...

este jovem é dos melhores deputados que estão na assembleia.

Anónimo disse...

No tempo de Salazar foi construido o metro de Lisboa,grande atraso.Foi construida a Ponte de Salazar,que atraso.tinhamos secalhar a maior companhia de navegação do mundo«C.N.N.»um atraso.De 1952 a 1961,em carros de corrida,cumpetiamos com a França e Itália,que eram os mais avançados.Tinhamos a C.U.F.que era uma empresa portuguesa,das mais avançadas do planeta.Foi criada a T.A.P.e contruidos vários aeroportos.Submarinos tinhamos três. Aquantidade de escolas,não tem conta,«só os abrilheiros já fecharam milhentas,»Os nossos estaleiros navais eram dos melhores apetrechados,.Tudo pago a dinheiro.Realmente,portugal era um país atrasado.A sua moeda era valor seguro em qualquer parte.Não havia falta de emprego e não havia os sem abrigo,cnfesso que realmente eramos atrasados.Passados 42 anos da morte de Salazar temos o orgulho de sermos dos mais avançados da europa P.S.«Se quizer participar na comemoração do aniversário do nascimento do maior português.compareça dia 28 de abril no Vimieiro.Eu lá estarei.»

Anónimo disse...

este quer que o povo volte a morrer à fome

Anónimo disse...

o meu pai imigrou para ver se conseguia comer uma sardinha inteiro, e este via corridas de carros. Vai la ao Vimieiro e fica lá, facho.

Anónimo disse...

Havia muitos casais com 10 filhos e mais.Ponhasse o colega agora a fazer contas e veja que saída lhe dava.Se deflagrasse uma guerra como nos anos 40,aí é que era bonito.De serteza muitos de nós morreríamos á fome,nem um quarto de sardinha conseguiria.