14 fevereiro, 2012

Estaleiros de Viana do Castelo, de bradar aos céus

imageVinha eu a caminho de casa e ouvi na TSF, no noticiário das 20H uma notícia que é de bradar aos céus, a confirmaram-se as minhas suspeitas. Vamos por partes, até pode ser que seja eu a emprenhar prematuramente e sem razão pelos ouvidos, mas, como diz o povo , “já estou a ver o cú à carriça”, Deus queira que esteja enganado.

A notícia basicamente dizia que estava atrasada a construção de 2 navios asfalteiros contratados com a Venezuela em Outubro de 2010 aquando da visita aos estaleiros de Viana do Castelo do Presidente Hugo Chavez na companhia do então 1º Ministro José Sócrates. Já devia ter arrancado, segundo o plano de construção. O valor da encomenda é de 128 milhões de euros. É aliás a única encomenda em carteira dos estaleiros.

Agora, vem o que ouvi e me deixou assarapantado. Os estaleiros como todos sabem estão há anos na corda bamba de sobrevivência. Aliás, os operários estão a ser pagos de há muito sem nada produzirem. O balão de oxigénio para uma possível sobrevivência., era esta encomenda.

Era, porque duvido depois do que ouvi. Então não é que os gestores dos estaleiros não resolveram há tempos venderem em leilão, para realização de liquidez a venda de 1 600 toneladas de aço e de cerca de 200Km de cabos eléctricos.

É aqui que reside a minha desconfiança. O atraso não será devido a não haver dinheiro agora para comprar estes materiais necessários para a construção? Vendidos a baixo preço, não duvido, correspondem a uma descapitalização. Agora terão que os comprar por um preço mais elevado, o que não se compreende já que se sabia que iriam precisar deles para satisfação da encomenda.

Se isto for assim como eu estou a conjecturar, traz à evidência o nível dos nossos gestores, e isto só tem um nome, gestão danosa. É um caso de polícia e se for verdade. Cadeia com esta gente ou então que paguem do seu bolso os prejuízos.

E a minha grande interrogação é esta. Será que o dinheiro foi usado para pagar o trabalho dos operários e agora não há dinheiro para comprar materiais para trabalharem? Repito, de bradar aos céus.

3 comentários:

XEIRINHAS disse...

Emprenhei mesmo pelos ouvidos, ouvindo mal. O leilão ainda se vai realizar e é de materiais que não fazem falta. É mesmo um acto de capitalização. Ainda bem.

Anónimo disse...

So em pensar que nesses estaleiros se fizeram grandes barcos,se consertavam outros,era uma azáfama diária,agora é uma pena.um dos que lá foi construido,foi o Gil Eanes,está lá na ria como museu.foi uma grande obra de arte que de lá saiu.Eram outros tempos.Agora compramos tudo feito,mas o mais importante é que sem dinheiro.

Anónimo disse...

Entao essas toneladas de aço e km de cabo é material sobrante?
Soa muito a negocio de robalos, como é costume...