23 abril, 2012

Linhas de alta-tensão, fazem mal a tudo, menos às pessoas

image Em Canedo, no lugar de Sobrêda, passa uma linha de alta-tensão tão rente aos telhados que só de olhar, arrepia.

Há estudos que dizem que esta proximidade é nefasta para a saúde de quem estiver exposto a elas. Há outros, nestes casos é sempre assim, que dizem que os efeitos não estão confirmados.

No meio destas contradições há uma certeza. Casos confirmados de cancros em moradores daquela área. Sem certezas a não ser as da doença, os afetados já tentaram, mais do que uma vez e sempre sem êxito, junto da REN que a linha fosse desviada das suas casas. Pelo menos, livravam-se da suspeita. Assim, não. Por isto ou por aquilo, a resposta é sempre negativa, quando se dignam responder. O que nem sempre tem acontecido.

Pois agora e a propósito da implantação de uma linha de alta-tensão no chamado “Douro Vinhateiro” e de acordo com a DIA , “Declaração de Impacte Ambiental”, tal pretensão foi reprovada ,pois a mesma, “irá produzir impactes negativos muito significativos e não possíveis de minimização nas vertentes socioeconómicas, uso do solo, paisagem, bem como no património cultural”.

Leram tudo? Pois se leram, principalmente as gentes de Sobrêda, já podem morrer descansadas, aquilo-linhas de alta-tensão-, fazem mal a tudo, menos às pessoas.

7 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas mais frageis,são as mais idosas.Se morrerem mais umas centenas,não tem muita diferença,sempre,mais cedo ou mais tarde isso terá de acontecer,e assim se poderá equilibrar melhor as contas sociais.

Anónimo disse...

os teus avós, pais etc....

Anónimo disse...

O primeiro Anónimo ganhava mais em estar calado.

Anónimo disse...

mais mortes, logo menos reforma e pensões...

Anónimo disse...

Estamos em abril,mês dos cravos,como quem quer dizer:o povo é quem mais ordena: Vamos lá então mandar arrumar de lá esses ditos.

Anónimo disse...

Como Santamariano e alguém que cresceu a aprender valores de ética e moral em Lourosa no Jardim Escola é com enorme tristeza que tomei conhecimento desta ignóbil iniciativa... Logo de um clube que tem como destaque maior na sua página na net un enorme e belo Leão!
Outro mamífero e sensível animal tal como os touros o são! Fico feliz por saber que há muitos populares que estão contra esta tourada.
Lourosa é Capital da Cortiça, tem um Zoo com aves únicas no mundo! É empreendedora e as suas gentes abnegadas... Espero que haja decência e sentido de civilidade!

Anónimo disse...

Este enganou-se.
Parabéns ao xeiras . pela primeira(ou segunda) concordo consigo.
É lamentável constatar que há gente que vale menos que umas vinhas.
Deveria fazer chegar este protesto aos seus "camaradas" de partido, mas infelizmente penso que não iriam sequer dar cavaco a este problema como sempre o fizeram em relação aos canedenses.
Para a câmara, as linhas significam rendas de passagem, e não me parec que se dariam ao trabalho de incomodar um amigo, por isso.
Infelizmente