30 setembro, 2012

Assembleia Municipal – Milheirós de Poiares (a kouza politica)

image Desde há muito que acho que o PS tem um problema! “é diabético mas gosta muito de açúcar”! 

É legítimo que defenda que os limites do concelho são inalienáveis como é legítimo que a vontade da população deve ser respeitada! Neste caso em concreto, defender as duas parece-me um pouco difícil! 

A questão de Milheiros de Poiares, não se limita a querer mudar ou anexar-se a uma outra freguesia, pretende apenas mudar de concelho! Como foi defendido, com alguma clareza, a questão de respeitar a vontade do povo sobre uma parte do concelho passar para outro concelho, poderá não se confinar á vontade de uma freguesia, que apenas é uma parte do mesmo concelho!

A defesa da “kouza” pelo Socialista Adriano Martins, foi pobre(zinha)! Era de esperar muito mais para quem até teve 80% da população a votar pela saída do concelho! Depois misturou números com leis, pedidos de desculpa ao presidente da assembleia pela maneira ameaçadora como apresentaram a “kouza”, onde referem algo como “ou aceita enfiar este ponto na assembleia ou comete um crime”! Para elevar as suas intervenções ao nível do “ridículo democrático” apela aos deputados, eleitos democraticamente, para que se retirem da sala e não terem de votar contra! 

Já pelo contrário, o Presidente da Junta de Milheirós de Poiares, pareceu-me bem mais preparado, com um misto de ironia e do sempre útil “falar ao coração”, lá foi defendendo a “sua dama”, mas (pareceu-me) convicto que a proposta estava condenada ao fracasso! 

Não querendo muito alimentar uma questão que nunca é agradável, o Presidente da cambra relembra que em reunião de cambra, houve unanimidade na recusa de tal proposta, obviamente com os votos favoráveis dos vereadores do PS! 

Inesperadamente… ou não, Henrique Ferreira, presidente da Junta de Nogueira, iniciou o que foi o “facto político da noite”! 

Disse que estava mandatado pelo seu povo a votar favoravelmente e que…. gostaria de ouvir os vereadores do PS, pois estes disseram que respeitariam a vontade popular! 

Com a devida autorização do presidente da cambra, o vereador e líder do PS, Alcides Branco, fez uma curtíssima intervenção onde se assume contra qualquer tipo de alienação territorial do concelho! 

Logo se seguida, o vereador Márcio Correia, também do PS, pede a palavra e dá a entender que na cambra, assumiram que respeitariam a vontade popular! 

Com uma só frase, desmente de uma assentada, o presidente da cambra e o líder da sua bancada, Alcides Branco! 

Ora, esta declaração foi uma espécie de bomba! Levou a que os vereadores do PSD, em concreto, Emídio Sousa, a chamar-lhe de mentiroso! 

Alfredo Henriques, pede então ao presidente da Assembleia Municipal, para que este autorize numa próxima assembleia a ouvir a gravação áudio da ata da dita reunião de cambra! 

Depois de muita confusão, lá se foi para a votação, onde se aceitava ou recusava a ida de Milheirós de Poiares, para o concelho de São João da Madeira! 

CDU- absteve-se
BE – votou a favor
CDS/PP – votou contra
PS – votou a favor
PSD – votou contra 

Sendo por isso, chumbada esta proposta!


















5 comentários:

Daniel Gomes disse...

Esse seu argumento da "parte" dicidir pelo todo, está um pouco enviesada. Na realidade é o todo, que nada tem que se pronunciar sobre a vontade da parte, que está a interferir no processo. Que eu saiba, Milheirós não deve nada a ninguém, nem a Feira deve nada a Milhierós.
Isto apenas se sucedeu, por causa da incompetência desmesurada dos sucessivos executivos PSD. A cidade da Feira não é Lisboa e o concelho de Santa Maria da Feira não é Portugal. Seria bom que estes senhores reconhecessem o fracasso das suas políticas, ao invés de se "armarem" em autocratas iluminados.

Anónimo disse...

Concordo com o Sr. Daniel Gomes mas tenho que corrigir um facto enunciado: a Câmara da Feira deve à freguesia de Milheirós de Poiares (para citar apenas um exemplo deve 35.000,00€ da requalificação da rua frente à E.B. 2,3 de Milheirós de Poiares e do Centro Social Dr. Crispim e vale a pena lembrar que a obra foi realizada em 2009 com contrato assinado antes 2 dias das eleições autárquicas!!!!!) mas penso que deve a Milheirós como deve a outras freguesias e tantos fornecedores. Acho até que foi por isso que se candidatou ao resgate financeiro proposto pelo emblemático Sr. (Dr. ou pseudo Dr.) Relvas. 12,9 milhões, não é?!! Esperemos que seja para pagar dívidas porque a tentação será grande com a aproximação da próxima campanha eleitoral autárquica! Se não desse para chorar, dava certamente para rir. Uma homenagem ao Sr. Alfredo Henriques. "30 anos de poder, uma gestão autárquica invejável"...

Anónimo disse...

Milheirós de Poiares tem tudo..além da escola 2º e 3º ciclo, tem lar, tem bons acessos e ainda tem uma praia fluvial...vejam ao lado Pijeiros que pouco tem!...são um mal agradecidos..

Anónimo disse...

Milheirós de Poiares tem tudo para o qual disponibilizou terreno e investimento próprio e dou exemplos: Extensão de Saúde; Centro Social; Escola E.B. 2,3 (construção da responsabilidade do Governo); Sede da Junta de Freguesia, Cineteatro, terrenos do Parque de Lazer do Outeiro e parte dos terrenos da Praia Fluvial (construção da responsabilidade da Câmara). Devemos falar com conhecimento de causa e já agora dar uma volta pelas ruas de Milheirós para perceber o estado da rede viária. Tem sido um investimento da Câmara brutal! lol

Mas parece estranho ser esse o cerne da questão. A malta parece que quer mudar por muitos mais motivos, falam em combate às assimetrias e só um cego é que não vê que é verdade, falam em ligação afetiva e identidade e só um cego é que não vê que é verdade. Aliás, parece que me recordo da notícia de adesão da Feira à Area Metropolitana do Porto: "é uma questão de identidade, proximidade e ligação histórica, social e de trabalho". Agora já não vale esse argumento?? Hipócritas.

Anónimo disse...

diria mais: xulos ou chulos!!!