Durante o passado fim-de-semana, 12 e 13 de Fevereiro, o Zoo de Lourosa levou a cabo o 1º Curso prático de maneio de Flamingos em cativeiro. Esta iniciativa, inserida no projecto “Alerta Rosa”, implementado a propósito das alterações a encetar na actual instalação daquelas aves e da chegada, no passado dia 10, de um novo grupo de 10 Flamingos provenientes do Zoo de Basileia, na Suíça, ao Zoo de Lourosa, tem em vista a procriação em cativeiro desta belíssima e elegante ave.
Assim, o curso visou a identificação e caracterização do grupo de 22 Flamingos da espécie Phoenicopterus ruber roseus, a actualmente existente no Zoo de Lourosa. Aproveitando a necessidade de identificação pormenorizada do grupo, por forma a potenciar a gestão do mesmo no processo de nidificação em cativeiro, o Zoo proporcionou, a um grupo limitado de participantes, uma oportunidade única de formação integrada num contexto real de trabalho. Este curso de 2 dias destinou-se a todos aqueles que trabalham ou visem trabalhar com fauna exótica ou selvagem e em particular, com Flamingos.
O número de participantes, limitado, pelo carácter específico e sensível do maneio desta espécie, proporcionou, aos que puderam usufruir desta oportunidade, a possibilidade de adquirirem conhecimentos de maneio, contenção, anilhagem, recolha de medidas morfológicas e sexagem destas aves. O curso contou com uma componente teórica de 3 horas e uma prática de 10h.
1 comentário:
Obrigada por divulgar o nosso trabalho :)
Enviar um comentário