05 março, 2011

Praia fluvial da Mámoa deverá abrir no Verão

image Dentro de aproximadamente três meses, as áreas balnear e de lazer da praia fluvial da Mámoa, na freguesia de Milheirós de Poiares, já poderão receber banhistas. Emídio Sousa, titular da pasta de Obras Municipais, Protecção Civil e Ambiente, visitou a obra acompanhado por técnicos da Autarquia e pelo presidente da junta milheiroense, Augusto Santos, para ultimar pormenores e acautelar questões de segurança.

A praia fluvial da Mámoa é um dos projectos que a Câmara Municipal tem em curso no âmbito da reabilitação das zonas ribeirinhas e criação de espaços públicos de lazer em estreita ligação com a natureza. 

Numa primeira fase, esta infra-estrutura terá ao dispor dos utilizadores duas praias, uma em cada margem, áreas ajardinadas e de lazer, e estacionamento. Posteriormente será dotada de equipamentos desportivos, infra-estruturas de apoio às actividades lúdicas, bar e restaurante. 

A praia fluvial da Mámoa tem uma área de cerca dois hectares, contígua a uma ponte rodoviária sobre o rio Antuã, junto à qual se encontra um pequeno moinho, que será remodelado. 

O autarca de Milheirós de Poiares não tem dúvidas de que esta é uma obra de grande importância, que vai servir todo Concelho e a Região. “Esta é uma zona extremamente agradável, com uma boa exposição solar, ideal para quem aprecia os convívios ao ar livre e os desportos de natureza”, salienta Augusto Santos, que recorda a proximidade do campo de tiro, “perfeitamente enquadrado nesta infra-estrutura e que, ao trazer muita gente de fora a Milheirós de Poiares, ajudará a promover este novo espaço balnear”. O autarca milheiroense acredita que este Verão já será possível acolher neste novo espaço uma prova da Federação Nacional de Triatlo.

Despoluição das linhas de água
 
O vereador do pelouro de Obras Municipais, Protecção Civil e Ambiente, confirma que “dentro de aproximadamente três meses a praia fluvial da Mámoa estará apta a receber veraneantes”. Emídio Sousa considera que este espaço é uma novidade na Região e não tem dúvidas de que há muita gente apreciadora deste conceito de praia fluvial. “Este será um equipamento muito procurado e um incentivo à economia local, sobretudo com a entrada em funcionamento do bar e do restaurante”, refere. 

O vereador salienta que esta obra traduz a importância da aposta da Câmara Municipal na rede de saneamento no Concelho e nos benefícios a ela associados. “Em Milheirós de Poiares a rede de saneamento está praticamente concluída. Fizemos um grande investimento na despoluição das linhas de água e as melhorias são evidentes, como podemos verificar pela qualidade da água desta praia fluvial”. Emídio Sousa reitera a necessidade de uma consciencialização cada vez maior dos munícipes para a importância de se ligarem à rede de água e saneamento, contribuindo para a qualidade ambiental do município, sobretudo a qualidade da água. “Esta obra é um bom exemplo porque reflecte os resultados da nossa aposta na rede de saneamento”, conclui o autarca.

3 comentários:

Anónimo disse...

parece é que o rio que banha esta praia é o Ul e não o Antuã...
Como é que uma Câmara Municipal pode cair neste erro?

Anónimo disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Ul

aqui desfaz-se a confusão

Anónimo disse...

O Ul é um rio português, cuja nascente se localiza no Lugar de S.Mamede-Vila de Fajões. O seu percurso banha localidades como Romariz, Milheirós de Poiares, São João da Madeira, Vila de Cucujães, Santiago de Riba-Ul, Oliveira de Azeméis, Ul e Estarreja, desaguando na Ria de Aveiro.

Existe um diferendo que permite reconhecer este curso de água por outro nome, Rio Antuã. Este diferendo existe graças a uma má designação da então Junta Autónoma das Estradas (JAE) que, erradamente, reconheceu o Rio como Antuã. No entanto, documentos precedentes deste reconhecimento indicam que historicamente a designação do Rio é de Rio Ul. Este facto é reconhecido por todas as Cidades e Freguesias supra mencionadas