31 outubro, 2008

Casting para o supermercado do tio Miro!

Os senhores produtores de filmes pelo menos tiveram o cuidado de ligar para as entidades competentes a perguntar como se dizia correctamente o nome da nossa terrinha.
Queriam saber se dizíamos “Mouzelos, Muzelos ou Mózelos”, ao que lhes foi transmitido que era “Mózelos”!
Tiveram sorte, pois o responsável por essas Kouzas de Cultura de Mozelos estava de baixa....para além de fanhoso é gago!
Mas o importante é o casting que se fará para escolher os Mozelenses participantes no filme promocional que será feito a meio do mês de Novembro.
Porém, quero lembrar aos que ainda estão interessado em participar no casting para o filme promocional da “xonae” (Modelo - Mozelos), que se inicia esta sexta-feira no CASM, escusam de aparecer, pois a família já foi escolhida!
Em breve teremos os vários cartazes publicitários com esta família feliz como cabeça de cabaz...de cartaz, queria eu dizer!
Kouzas e Louzas

porque non te callas....Magalhães!

Kouzas e Louzas
Hoje ouvimos o nosso querido primeiro Socras Pinóquio a publicitar o menino dos seus olhos!
Sim, esse fantástico produto exclusivamente português distribuído por uma empresa que supostamente estava com uma enorme divida ao estado....e o governo não sabia!
O Magalhães, Pois está claro!
Disse o nosso primeiro que aquilo é uma espécie de “tintim”.....será um portátil de desenhos animados?
Disse ainda o nosso primeiro que a kouza é robusta! Até, imaginem, o Chavez “amandou” um para o chão e este não partiu! Falta saber as razões de o “amandar” para o chão! Se era mesmo para experimentar ou se não terá gostado do brinquedo!
Disse, que TODOS os seus assessores usam o Magalhães e não necessitam de outro! Só por analfabetismo tecnológico é que o nosso primeiro diz semelhante barbaridade....mas, estará ai a explicação para a célebre entrega que não foi entregue do Orçamento do estado?
Será que o mesmo Orçamento foi redigido através de um “Magalhães” e por lapso colocou uma espécie de vírus? Aquele vírus que agora os xuxinhas já prometem alterar..... O do financiamento encapotado de anónimos aos partidos!
Será que graças a essa magnificência da tecnologia, não foram incluídas no Orçamento verbas para os vencimentos de 330 autarcas de freguesias?
Agora expliquem-me, como se eu tivesse apenas a primeira classe:
Se o “Magalhães” é um portátil português lançado a 31 de Julho 2008, como é que ele apareceu na indonésia em Março e em Itália em Maio?
Como é que antes de ser lançado em Portugal, feito por nós, já o tinha sido por exemplo na Índia, Vietname, Indonésia, México....e até na Líbia?
Porventura teremos sido vítimas de “Magalhês-jacking”?
E não querem saber que os “Larápios” são mesmo uns descarados! Então não que até o meterem à venda no amazon!
Meus amigos, apelo ao vosso patriotismo e vamos todos ajudar o nosso Primeiro a apresentar queixa-crime contra esses larápios, que roubaram o que fizemos com bastante suor, tiraram o logótipo de Magalhães e agora vendem-no como sendo obra deles!

30 outubro, 2008

A Morte fica-vos tão....mal!

Na semana passada e na actual, temos tido oportunidade de ver capas de jornais nacionais e locais com títulos como “ Suspeita-se que cadáver é de prostituta”! Diferem entre Lamas e Lourosa!
A Maria Rosa era uma pessoa conhecida entre outras coisas por frequentar a variante Lourosa/Lamas, onde satisfazendo os desejos de uns, arrecadava uns Euros para manter o seu vício e de muitos outros, a droga!
Ao passar por ali e vendo ali a senhora, sentia Pena!
Ao ler estas capas de jornais feitos por uma espécie de “jornalistas Vampíricos”, lembro-me que um cadáver, já não tem sangue a correr nas veias! Então porque o tentar sugar até à última gota? Será que a escola onde andaram, na Pensilvânia não lhes terão ensinado pelo menos isso?
Bem, o facto é que para o tipo de escola que pelos vistos têm, até que foram brandos na kouza! Poderiam muito bem colocar em letras garrafais algo do género “O corpo que apareceu deve ser de uma Puta, vadia e drogada de... Lamas ou de Lourosa!” Parecendo que não, isso daria mais “pica” aos “jornaleiros” tipo macho latino da treta, daqueles com camisa desapertada com um terço ao pescoço na rua a palitar os dentes...depois de ter lavado a louça, sem ninguém saber!
Talvez em vida Maria Rosa nem aceitasse ajudas. Talvez os que agora sugam a última gota de sangue, em vida não dedicaram uma linha para a ajudar. Talvez nem se lembrem que aquele cadáver há não muito tempo, tenha pertencido a uma pessoa!
Será que eles sabem que a Maria Rosa, que morreu como puta, também teve alguns momentos bons de vida? Sabem que inclusive conseguiu ter um filho?
Limitar a sua “desgraçada” vida e neste caso uma morte como Puta, é no mínimo bastante redutor e absurdo!
Sabiam que a rapariga não foi como o super-homem, que aqui veio parar de um qualquer planeta chamado Krypton? Sabiam que ela nasceu com pais e tudo? Sabiam que ela tinha irmãos, e inclusive até tinha um filho?
Não..... pelos vistos para esses jornalistas, ela não passava de uma puta reles que morreu num charco!
Não lhes importa que esta situação seja apenas o epílogo de uma desgraça de vida de uma rapariga, que nem na sua morte conseguiu deixar de ser uma desgraçada!
Nem nesta altura, a família tem uma pouco de paz pelo que passou e está seguramente a passar..
Isto deve-se a um tipo de jornalismo, que funciona à base de “Copy paste”, sem ter a mínima sensibilidade para tratar de assuntos sérios e graves, como realmente devem ser tratados.
Felizmente, para o bem ou para o mal, há os que não andaram na escola de jornalistas da Pensilvânia!
Falo-vos obviamente da nossa “Jornaleira Regina dos Chocolates” do Terras da Feira!
Fez uma reportagem a todos os níveis excepcional!
1- Conseguiu expandir as possíveis kauzas da morte desta miúda. Para quem não sabe, a Maria Rosa, também era conhecida como a “Empresaria das Facturas”! Como muito bem refere a nossa “Jornaleira”, ela era um das testemunhas do caso das Facturas Falsas! Não quero com isto dizer que este foi a razão do crime....se realmente foi crime! Mas pelo menos ficamos a saber que talvez a Rosa não tenha morrido só pelo facto de “andar na vida”!
2- Vê-se que esta noticia não foi feita a partir de uma visita a um blog ou a um jornal e limitou-se a fazer um “Copy paste” para o seu jornal!
3- O mais importante, conseguiu tratar do assunto, como disse, de uma forma mais alargada, sem florear as kouzas nem negar as evidências, mas fê-lo de forma que não ferisse a família e os leitores que leram a reportagem. Talvez o facto de ser mulher lhe dê algum tipo de sensibilidade que outros não possuem. Talvez a nossa “Regina dos Chocolates” não seja das que quer a última gota de sangue.
Ao ler a reportagem da nossa muy ilustre “Jornaleira” lembrei-me de algo que entretanto esquecera. A diferença entre os insectos e os animais! A diferença entre os invertebrados e os outros. Claramente que a nossa “Regina dos Chocolates” não faz parte dos invertebrados!
Para a nossa estimada “Jornaleira”, os meus parabéns pela forma rigorosa e humana como nos deu a informação.
Para a família, os meus respeitos!

Dragões de Mozelos

Kouzas e Louzas

Mesmo sendo adepto do glorioso, há que dar uma palavra de apreço pelo excelente trabalho que esta Direcção dos Dragões de Mozelos tem vindo a realizar!
Em breve, a promessa está feita, mostrarei algumas das obras que eles têm feito na sua sede!
Tirando o grande defeito de serem azuis e brancos, são excelentes pessoas, daí a razão de que sempre que solicitado para divulgar algum acontecimento de interesse deles, aqui estou para o fazer!
Neste caso, é a festa de Haloween que irão fazer na próxima sexta feira, pelas 22:00 horas, onde haverá Karaoke e algumas surpresas.
Aproveitando a onda da kouza, aqui coloco o ilustre presidente da Associação, vestido a rigor! Até que fica muito jeitoso vestido dessa maneira! Amigo Alberto, não se deixe intimidar pelos seus receios! Para melhor, muda-se sempre!

Quase...quase festa!

Kouzas e Louzas
Na terça-feira que passou, tivemos uma ilustre visita nos “paços da nossa Junta”!
Nosso estimadíssimo avariador “Midinho”!
Claro que sabemos receber bem! A Junta, na impossibilidade de ter a Tuna a tocar uma marcha ou de ter “As cantigas do Talegra” a brindar o nosso avariador com a célebre serenata “a chivinha mé-mé-mé”, eles mesmo, os artistas da junta, formaram o seu próprio rancho!
“Temos de receber bem o nosso avariador, que ele terá com toda a certeza boas novas para nós! Já marcamos almoço e tudo, na quinta do coiso”!
“Midinho” chegou, logo a população constituída por este quatro habitantes aproximou-se dele aos abraços, com vivas! Uma recepção apoteótica!
“Então senhor avariador, quem nos vem trazer? Um pavilhão? uma piscina? Uma escola!” perguntava euforicamente o nosso Dr. FF, que aceitava tudo que o nosso avariador lhe desse...tudo, com a excepção de uma USF!
“Não....apenas aqui venho para tratar de uns contentores do lixo”!
“Parou...acabou.... termina a festa!” disse Dr. FF enfurecido! “Ó ilustre “ empregado” e meu fiel amigo...como teu amo numero dois, logo a seguir ao Tio Américo, te pergunto: Teixeirinha, já marcou o almoço na Quinta do Coiso?”
“Já meu segundo amo, logo a seguir ao Tio Américo!”
“Pois então, desmarca! O Midinho que veio aqui em serviço de cantoneiro, que faça como eles.....quer almoçar, que vá, pois recebe subsídio de refeição para isso!”

Hoje (PCP)

Hoje, teremos os nosso ilustres comunas numa iniciativa com a participação de elementos do Grupo Parlamentar do PCP.
Com a participação de Bruno Dias, contactos com trabalhadores da Rohde e da Yazaki.
-Rohde, Santa Maria da Feira a partir das 12h45
-Yazaki , Ovar a partir das 16h30.

27 outubro, 2008

Grandes momentos.... com pequenos interpretes!

Kouzas e Louzas
“Vamos ao circo, vamos ao circo”...as minhas indesculpáveis desculpas! Estava a ouvir esta bonita canção!
Vou fazer uma pequena pausa para vos contar algo que muito nos agrada, pobres e ilustres Feirenses!
Devo-vos prevenir que fiquei estupefacto com a importância que tanta gente tem, mesmo sem a ter...
Desfolhando as páginas do mais que (in)dependente jornal da bilha, vemos pomposamente assinalado na página com o titulo de “politica” uma inesperada espécie de noticia com o nosso estimadíssimo Alcaide e o grande líder xuxa, Socras Pinóquio!
Nas jornadas parlamentares do PS, onde o “orçamento de estado centrou atenções”, o candidato xuxinha à Cambra esteve presente na qualidade de convidado.
Segundo o comunicado xuxinha, mas que o jornal faz questão de fazer notícia do comunicado, “Don Alcaide foi um dos principais intervenientes!”
Ora, aqui está uma mentira!
A verdade é que o nosso primeiro-ministro recusou vir ao distrito, sem que antes a presença do Don Alcaide fosse confirmada!
Também posso desde já assegurar, que o senhor “inginheiro” não avançará para um nova candidatura a primeiro-ministro, sem que antes tenha o apoio total de Don Alcaide!
São por demais conhecidos os dotes oratórios do nosso Alcaide! Não há tema que não domine e o exponha com facilidade. Porém, como todos tem notado, ele apenas o consegue fazer nas reuniões ao mais alto nível. Aqui pela terriola, ele dá assim um ar de não entender patavina de nada, mas apenas pela sua grande modéstia que o impede de mostrar que está uns séculos à frente dos restantes e infelizes militantes xuxinhas da coba!
Espera-se em futuras edições desta espécie de jornal, que venha estampada a noticia de alguma reunião entre Durão Barroso (o fugitivo) e o nosso Don Alcaide! Pois como sabem, este irá fazer uma visita ao Parlamento Europeu.... Segundo apurei, vai o Don Alcaide juntamente com o nosso Riquito, para que de uma vez por todas se resolva a grave crise económica que assola o Mundo a Europa.... e Portugal!
Agora, vou continuar a ouvir a linda musica que estava a ouvir, antes de me dedicar a este pequeno momento de partilha com os meus queridos... “Vamos ao circo, vamos ao Circo..trá lari...tra lará”

Escolas e os “maus tempos”!

Kouzas e Louzas
O caso dos atrasos das escolas de Mozelos e de lhamas, para além de poder ser uma admirável anedota, é também uma...anedota!
Da escola do Chão do Monte em lhamas, pouco ou nada sei, e mesmo disso não tenho a certeza..... Porém acho que era de toda a justiça que atribuíssem aos senhores responsáveis pela kouza um voto de louvor! Há que louvar semelhante atraso!
Já a questão de Mozelos é diferente! Falta de dinheiro, problemas técnicos ou o mau tempo sentido durante a empreitada, são estas as razões apontadas por tal atraso!
A bem da verdade, podem ser todas verdadeiras: Falta de dinheiro, Problemas técnicos...nos pagamentos ou mau tempo que impediram de pagar ao empreiteiro!
Na altura, até porque havia por ali um subempreiteiro conhecido, soube que o mesmo interrompeu o seu trabalho porque lhe fora comunicado que “Não havia dinheiro”!
Não faço a mínima ideia de quem era a falta, ainda para mais que nem imagino quem paga o quê e a quem!
Kouzas e Louzas

A piada da kouza é que nessa altura tentei saber junto dos ilustres responsáveis políticos da minha terrinha e da nossa coba “porque é que a escola estava parada?”
Espantosamente, ou não, todos sem excepção mostraram um total desconhecimento do assunto!
Teria eu, ilustre Shrek, ter tido acesso a informação ainda confidencial que nem mesmo os políticos que nada sabem....não soubessem? Ou teriam inventado o seu desconhecimento, para que eu não me alargasse na kouza?
Não...acho que não me fariam semelhante desfeita...era mesmo por ignorância do assunto a razão de o negaram!
Para que não ficasse qualquer tipo de dúvida, eu, correndo enorme perigo, fui até aos terrenos a fim de aferir a kauza da kouza!
Meus estimados amigos, descansem, que escapei ileso a esta minha heróica investida!
De facto descobri que as kauzas do atraso foram e são o mau tempo que tem assolado a nossa Freguesia!
Kouzas e Louzas

Como as fotos retratam, vê-se claramente a imensa água que brota...na mangueira!
As enormes poças de água que existem em pelo menos 0,000001% do recinto!
Assim sendo, o nosso “midinho” ao afirmar que foram alguns problemas financeiros o causador do atraso, está a mentir! O nosso avariador, enquanto responsável pela protecção civil, deveria disponibilizar todos os meios indispensáveis para evitar uma verdadeira inundação....de pó! Como não o fez, está a desculpar-se!

Opinião

de Pedro Lopes de Almeida
Quando a polémica relativa à instalação do TGV e ao esquartejamento das localidades contempladas com o corredor de passagem parece esmorecer, talvez seja oportuno alertar as autoridades competentes para o estado da rede ferroviária do concelho feirense: não faz muito tempo, a CDU alertava em sede da Assembleia Municipal o executivo para o estado de degradação da Linha do Vale do Vouga (LVV), o Vouguinha, dando deste modo voz às necessidades dos utentes que diariamente dela se servem. Daqui resultariam encontros com os responsáveis nacionais da REFER, entidade que tutela (de Lisboa...) a LVV, tendo-se os mesmos comprometido com a dotação da linha de dispositivos de segurança que prevenissem mais acidentes neste troço ferroviário que é já, lamentavelmente, recordista nacional em matéria de sinistralidade. Alguns meses volvidos, continuamos a aguardar...
Mas atenhamo-nos à qualidade do serviço, mensurável na frequência das circulações: ainda que todos saibamos que o material já apodrece sobre os carris, e que as carruagens são manifestamente obsoletas, não oferecendo as mínimas condições de conforto exigíveis, menos razões teríamos para reclamar, desse-se o caso de estarmos servidos de um horário conforme às necessidades dos utentes, baseado em compromissos de regularidade e assiduidade, que permitisse aos utentes uma utilização quotidiana, como qualquer meio de transporte colectivo, onde o pressuposto de utilização é um tempo de espera que permita ao utilizador, mesmo ignorando os horários de passagem, dirigir-se à estação que mais lhe convier e aguardar a próxima circulação, na convicção de que tal não comprometerá fatalmente os seus horários pessoais... Nada se passa assim no Vouguinha. Não obstante o percurso entre Oliveira de Azeméis e Espinho ter a duração de uma hora; não obstante o fim da linha, na estação de Espinho, se encontrar a cerca de quinze minutos (a pé) da estação ferroviária principal (o que torna qualquer tentativa de ligação uma verdadeira corrida de estafetas...); não obstante a falta de ventilação no interior das composições, que torna a ida à praia de comboio, no Verão, uma verdadeira sauna, temos ainda que contar com intervalos na frequência das circulações na ordem das duas a três horas, que tornam qualquer pretensão de serviço público de qualidade... uma piada.
A descredibilização dos serviços públicos é um processo vergonhoso, mas conhecido de todos. É evidente que uma estratégia de reabilitação da Linha do Vale do Vouga que passasse pela requalificação das estações e apeadeiros, pela renovação do material circulante e pela contratação de pessoal para assegurar a manutenção e funcionamento das estações (e impedir que esta se torne uma “linha-fantasma”: observe-se a estação de Espinho-Vouga, com portas e janelas cobertas por cimento...), não só imprimiria uma nova dinâmica a esta linha, com o decorrente aumento do número diário de utentes, como também constituiria uma oportunidade de criação de novos postos de trabalho nos concelhos abrangidos pela Linha (e não é este uns dos principais argumentos aduzidos em defesa do TGV?), traria um potencial de mobilidade passível de criar novos focos de habitação junto das estações (veja-se o caso da Linha do Norte e o surto habitacional nas imediações de algumas estações), e viria ainda estimular o comércio tradicional nas cidades e vilas entre Espinho e Aveiro por onde passa, já que muitos dos núcleos urbanos que hoje conhecemos na extensão da Linha tiveram a sua origem associada à passagem do comboio, e correm agora risco de colapso.
Mas factores desta ordem parecem não merecer a consideração dos responsáveis, que, rendidos à lógica dos números (e uma lógica desprovida de sentido: ou acaso julgarão que o número de utentes é directamente proporcional ao estado de degradação das estruturas?), se escudam numa posição economicista norteada pela obtenção de lucro, indiferentes às necessidades dos utentes, cingindo a intervenção a operações cosméticas e à instalação de dispositivos de segurança cuja (ainda) inexistência deve ser categoricamente censurada. E é assim, de carruagem (mal) graffitada em estação a cair aos bocados, que se tece a descredibilização da LVV, até que a sua manutenção pareça injustificável, e o encerramento imperioso – momento em que algum operador privado se servirá do trajecto criado pelo hábito de mobilização das populações para instalar uma rede de transportes exclusivamente orientados para a produção de lucro... E os feirenses sabem do que falam quando se referem a redes privadas de transportes colectivos com elevados preços e sem vestígios de qualidade...
PS: Se dúvidas persistirem quanto à validade das reclamações que aqui fomos deixando, diremos, como testemunho em abono dos argumentos, que o presente artigo de opinião foi redigido durante a espera pela próxima passagem do Vouguinha, na manhã de um dia útil, que com estes tempos de espera o deixa de ser... (Estação de São João de Ver, Outubro de 2008)

Popós novos para a nossa Cambra

Kouzas e Louzas

Muito recentemente os nossos ilustres comunas feirenses, vieram demonstrar a sua preocupação com os trabalhadores da nossa Cambra. Desde a falta de transportes, a abrigos adequados para os cantoneiros e a próprias refeições!
Ora, aqui quero demonstrar que alguns desses problemas estão a ser resolvidos ou em vias de tal!
Quanto às refeições, os “nossos” cantoneiros usavam e abusavam de expediente baseado em técnicas de “xico expertismo”! Eram deslocados para as freguesias para executar alguns trabalhos e à hora da “paparoca” desavergonhadamente “encostavam-se” às Juntas em questão para que estas pagassem os almoços! Pelo que sei, se a junta fosse nessa prática, havia algo de estranho que acontecia: os trabalhos seriam inexplicavelmente mais demorados e cada dia que passava, aumentava também o número de Cantoneiros!
Há alguns presidentes de Junta não foram ou deixaram de patrocinar tal esperteza!
Houve quem lhes perguntasse:
-Vocês não têm subsídio para o almoço?
-Sim temos, mas é normal que a junta indique um restaurante e pague.....
-Pois era, mas já não é!”
Já a respeito das viaturas, como em devido tempo anunciei, estavam em estudo sobre não a compra mas antes o aluguer de novas viaturas.
Pelo que se sabe, já chegaram a tão difícil escolha!
Tendo como fonte o “krónicas feirenses” os senhores “empregados” da nossa Cambra fizeram as seguintes escolhas:

2 - Toyota Avensis Sedan 2.0
12 - Toyota Yaris 1.4
3 - Renault Kangoo Espress
1 - Toyota Hilux 4x2 Cabine Simples
2 - Toyota Hilux 4x2 Cabine Dupla
4 - Mitsubishi Canter

Pede-se aos nossos cidadãos que tenham um pouco de cautela, até que os nossos “empregados se habituem às suas novas máquinas alugadas!

FAPFEIRA

Quem ainda se lembra da FAPFEIRA?
Pois é, parece que anda tudo caladinho! Sinais de que as kouzas acalmaram, dirão uns!
Outros dirão que "andam numa espécie de campanha eleitoral, e talvez o silêncio seja prudente!"
O que de facto se sabe, é que realmente não se sabe nada!
Tirando o caso de haver eleições no próximo mês! E que a actual direcção estava para se sentar no sofá a gozar o merecido descanso!
Mas....que raio de mania eu ter de colocar sempre um mas! Mas, estando em delicioso recostar da minha varanda, quando vejo uma enorme nuvem de fumo vindo do lado nascente da minha "Maison"! Gostaram deste pormenor? Maison quer dizer casa, em italiano!
Olhando para bem dentro das nuvens, vejo que as escolinhas parecem ter alguma vontade de comandar as tropas!
Bem....mas tirando essa parte, que nem sei se de facto fiz uma boa ou má leitura das nuvens, o facto é que há alguém em campanha eleitoral.
Até...imaginem lá, existem reuniões mais ou menos secretas onde existem sindicatos e tudo! Kouza grande e importante! E....apenas algumas dessas ditas reuniões secretas deixaram de o ser, porque alguma inteligência artificial, talvez devido ao enorme processador do "Magalhães" convocou para essas reuniões que eram, mas deixaram de ser...secretas, pessoa (s) que estão completamente de um outro lado da barricada! (nome pesadote este)
O que sei, ou o que finjo que sei, é que a actual Direcção pode muito bem largar as suas "vontades de sofá" e andarem mais um ano a "chatear" as escolas do nosso concelho!
Talvez haja uma ou outra remodelação e a entrada de "Sangue novo".... (tem que haver, pois se nada é como antes, não poderá manter todos os que foram "antes"!)
O que é de difícil entendimento, é que mesmo quem assumidamente ande no "leva e trás" de documentos internos (estou a inventar, como percebem), que gosta de se colocar em bicos de pés perante uma esferográfica ou microfone de jornalista, aja como se nada se passasse e pense que mesmo que haja gente com "facas espetadas nas costas" (esta também é dura) a lhe demonstrar todo o apoio e carinho! É que caso a pessoa em questão não perceba, está a representar os "putos"! O que não é o mesmo que ser um deles, que a gente vai desculpando pelas asneiras consecutivas!
Espero sinceramente que a kouza se resolva pacificamente, quem tem de ter juízo que realmente o tenha e não façam o que nesta altura é sempre uma tentação faze-lo: Politizar a Educação! E que não entendendo nada disso, é capaz de não ser uma boa solução! Pelo menos para as crianças! Já se for para um qualquer vaidoso que procura protagonismo e para que numa futura candidatura a uma Associação tipo "Tasca da Tia" apresente no seu curriculum "fui Pau Mandado; fui o Mandante; fui o Porteiro da Associação; fui um intriguista; sou um dorme, dorme".... é bem capaz de nem haver gente assim.....que há.... mas pode não haver!

A chapada do consenso!

Kouzas e Louzas
Esta sexta feira, o “Adrianse Martinus” consegui cerca de 300 votos, enquanto o “Afonsinho do Candal” obteve a vitória com uns 1000 e picos votos na luta pelo poder distrital xuxa! Nenhuma surpresa, embora o candidato da nossa bilha obtivesse um bom resultado em termos de “marcação de terreno em futuras lutas!
Mas, o caso que desperta a nossa curiosidade é o facto de ter havido uma troca de mimos entre o assessor do nosso Alcaide, Netinho e um ilustre militante xuxa de Fiães! Segundo os “motores de busca” que usei na net, a troca de “argumentos” foi muito pacífica, não havendo mais de três murros e duas chapadas!
Tudo foi feito a bem do grande e alargado consenso xuxa-feirense em torno do seu grande líder.

Correio da Feira (capa)

Kouzas e Louzas
Por certo terão verificado que nos últimos fins-de-semana, não tem sido publicada a capa do nosso Pasquim da Feira (Correio da Feira)!
Tal não tem sucedido porque o centenário jornal deixou de enviar a respectiva capa para a colocar no blog.
Mesmo após algumas tentativas pela parte do blog de tentar saber o que se passava, ninguém teve a amabilidade de responder seja ao que for! Não é má educação, é apenas falta de tempo!
Fico na dúvida se a razão de tal kouza se deva a um post que EU terei feito a respeito da última entrevista de Don Alcaide, onde assumidamente e “sem espinhas” considerei que fizeram um serviço ao “Patrão”!
Pois, por coincidência e apenas como tal, as capas pararam de chegar!
Com o à vontade de nada ter feito para suspender a publicidade gratuita do Jornal, mesmo após algumas solicitações para que o fizesse, venho agora lamentar que se tenham sentido ofendidos pelo meu post.
Queria desde já assumir, que se na altura da publicação do post onde dei a entender que os senhores jornalistas fizeram um serviço ao “Patrão, agora penso que talvez tenha sido algo duro na kouza! Com enfeito, embora sem o dizer, acho que o jornal em questão não fez nessa entrevista qualquer tipo de serviço. Pelo contrário, acho que esta entrevista foi apenas um dos pontos mais altos nos mais que muitos serviços ao “Patrão”!
Não esqueço que foi o blogue quem propôs ao Correio da Feira e Terras da Feira, para que fosse publicado as respectivas capas. O Terras demonstrou a sua impossibilidade por razões técnicas e o Correio da Feira, após algum tempo, iniciou esta espécie de parceria.
Nunca foi cobrado nada nem foi exigida qualquer contra partida ao jornal.
Se agora optaram por não publicitarem o jornal, estão no seu legitimo direito e contra isso, nada a apontar!
Repito, parto do pressuposto que a razão está no meu post...que mantenho!
Se há kouzas que me fazem alguma comichão é esta mania de “gente ofendida”!
Quando eu estiver aqui a defender interesses de quem me paga ou kouzas que tal, talvez não escreve o que realmente “ma-petece”! Até lá, cá vamos andando!

25 outubro, 2008

Nota de Imprensa (Trabalhadores da Câmara Municipal )

Aos trabalhadores da Câmara Municipal de Stª Mª da Feira
Os responsáveis camarários e os trabalhadores da autarquia tem grandes responsabilidades numa boa gestão dos recursos e na resposta eficaz aos muitos problemas deste Concelho.
Mas para poder resolvê-los não basta dispor das estruturas de equipamentos adequados. É necessário, antes de mais investir e cuidar dos meios humanos, ou seja dos seus trabalhadores, proporcionando-lhes as condições de trabalho dignas e eficientes para o exercício pleno das suas funções.
Ora é precisamente isso que aqui falta! A começar pelo esquema arcaico e a falta condições de transporte dos funcionários da Câmara, a que se junta muitas vezes a total ausência de locais apropriados para abrigo e para as próprias refeições dos cantoneiros, além, claro, de a estes mesmos não serem fornecidos materiais indispensáveis à execução das suas tarefas e à sua segurança. Por outro lado, a concessão a privados de cada vez mais serviços por parte do Executivo municipal, demitindo–se do seu dever de defender o sector público, lesa seriamente os seus trabalhadores e em especial todos os feirenses com o aumento generalizado de encargos e taxas.
Não chega promover, com toda a pompa e circunstância, acções de formação para inglês ver! Na verdade, elas de muito pouco irão valer se, de uma vez por todas, a vereação não disponibilizar a todos os funcionários da autarquia idênticas condições de trabalho.
Em defesa dos serviços públicos! Não à privatização!

Por melhores condições para os trabalhadores da Câmara de Stª Mª da Feira!

Stª Mª da Feira, 24 de Outubro de 2008

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do P.C.P.

23 outubro, 2008

RAP Pino Lino

25 Mil euros!

Kouzas e Louzas
Os nossos vizinhos, “feira das comendas”, foram visitar o site http://www.base.gov.pt/ , onde é possível consultar online todas as compras efectuadas por organismos do Estado, feitas por ajuste directo!
Ora, é logo AQUI que podemos verificar que os nossos meninos da Bilha, não olham a meios para dar-nos o prazer de vermos as suas (deles) carinhas larocas!
Quero dar os parabéns à nossa Cambra, pelas bonitas imagens que nos presenteou no seu (nosso) Boletim Municipal!
25 Mil Euros é o preço!
Também acho que não ficava mal, se fosse um livrinho para colorir! Quem sabe se no Natal, o “pobo” não receberá esse lindo presente!

O meu tio “Riquito Morim” e a “casa que não é do povo”

Kouzas e Louzas
Já faz algum tempo, escrevi estas minhas dúvidas, mas que se saiba, até hoje não há respostas....
Ainda para mais, tendo em conta que o nosso estimado Presidente “xico Lhamas” enviou-lhe uma cartinha e pelo que sei, nem uma resposta.... nem sequer um olá!
Assim sendo, apelando ao meu espírito de “chato_cumó_caraças”, volto ao tema!
Numa das primeiras edições do Jornal “Feira Norte”, veio em grande destaque o meu queridíssimo e digníssimo ex . Professor, o “Xô Doutor Rubenzito”! Ele não está a imaginar quem sou, mas se lhe disser que naqueles tempos, ele tinha uma turma onde havia um pequeno assim pró muito ignorante....mesmo muito, ele talvez se lembre. “lembra-se? Era o meu colega de carteira, eu era o seguinte....ignorante também”! Mas após longos tempos que passei no colégio de Lhamas, aquele ignorância típica da minha pessoa...continua!
É com essa ignorância pessoal e intransmissível que venho até ao “Xô pexôr” para lhe fazer algumas questões, fáceis para qualquer cidadão de Lhamas...a não ser que seja assim a fugir pró ignorante!
Pois então cá vamos nós “Xô Doutor Rubenzito”! Ou será senhor presidente da “casa que não é do povo”? Aí está...nem sei se continua a ser “pexor” do nosso estimado “Doutô Bieria...ou da filha...ou da neta! Isso não interessa para nada.
Mas pensando melhor...não interessa mesma para nada!
Pois então, o “Xô pexôr”queira vossa senhoria no seu enorme saber dizer-me porque vai existir uma fundação se quando foi feita a doação pelo meu tio “Riquito Morim” ela logo ali nasce? Por falar nisso já leu a doação? Se a memória não me falha, esta foi feita no dia 5 de Março de 1959! Peço desculpa pela incerteza, pois não me lembro de foi de manhã ou de tarde!
E então acha de bom-tom, que se crie uma nova fundação e assim se elimine por completo o nome do principal obreiro? O meu tio “Riquito Morim”!
Como vê não entendo mesmo patavina disto!
Olhe, os sucessores foram escolhidos oralmente ou foi a nossa lindona Marisa Cruz que fez um sorteio tipo Euromilhões? É que a minha memória esgotou-se! É claro que deve ter lido o testamento do meu tio “Riquito Morim” do dia 12 de Fevereiro de 1977! Penso que desta vez foi ao fim da tarde!
E pelo que o meu querido tio “Riquito Morim” me disse na altura a kouza era para a Casa do Povo! Por falar nisso...desculpe, mas é demasiada ignorância. Se tirarmos os professores e os funcionários, onde estão então os sócios da Casa do Povo? Querem ver que foram para Espanha...tourear!
Queria aproveitar a sua bondade e paciência e ao mesmo tempo a sua imensa sabedoria para lhe colocar mais uma ou outra questão:
O meu tio “Riquito Morim” jamais cobraria qualquer tipo de aluguer ao nosso (des)União de Lhamas, e esta Fundação, vai seguir esses mesmos passos? Ou a Fundação vai afundar o nosso (des)União? Não me diga que estão a pensar em fazer assim uma espécie de leasing aos terrenos para que o nosso União lá possa jogar e treinar!
Apelo agora ainda mais a todo o seu saber, que reconheço é imenso. Hoje, eu fazendo parte de uma Associação, posso despedir o meu presidente por carta registada? É que a kouza parece que já foi feita na “casa que não é do povo”! E aqui para nós, eu não gosto nada do meu presidente...sabe como é...uma cartinha e estava o assunto resolvido!
Bem, com amizade e estima me despeço do meu querido “pexôr........e veja lá se diz alguma kouza à gente! Tem uma voz tão agradável...mesmo por carta! ...E neste momento o silencio já não é dos inocentes!

22 outubro, 2008

Os legumes são nossos amigos!

Você teria coragem de votar neste candidato?

Kouzas e Louzas

Não?!
Mas se estas e muitas outras não fossem vendidas diariamente, a “xonae” não iria gastar 500 mil Euros na requalificação do Murado, obra prometida por outros!
E neste candidato?
Kouzas e Louzas
Também não?!
Pois, mas também é “ele” quem vai gastar os cerca de 200 mil Euros para requalificar toda a zona ali ao lado da auto-estrada entre os dois supermercados de lhamas!

E no fim desta kouza toda, quem é “comido”? São eles ou somos nós?!

Vão lá às vossas vidinhas ......cuidar do quintal!

21 outubro, 2008

Desesperadamente....louco!

Kouzas e Louzas
Há muitos...muitos anos, “Riquito” recém-chegado das Terras Sul Americanas, tinha uns bolívares a mais, e queria investir!
Comprou uma espécie de Castelo ali para os lados das Caldas Xuxas!
Conseguiu aquilo muito barato, pois diziam que a casa estava assombrada pelo antigo dono, nascido e vivido nas Caldas Xuxas, PintuDrak!
Logo no início viu que a Kouza estava assombrosamente complicada!
Ameaçou colocar uns patins ao “fantasminha”....mas o raio do fantasminha sabia patinar!
Levou seminaristas, padres, bispos.... Mas o “fantasminha” sabia rezar até em latim!
Tentou fechar a espécie de castelo, mas até fantasmas de Fiães lá se foram pousar!Ainda recentemente, virou-se para o azeite, a ver se o “fantasminha” escorregava para dentro de alguma lamparina e chegar-lhe o fogo! Mas o “Fantasminha” transformava-se em água! Ali não podia haver misturas!
Hoje, desesperado, “Riquito” ameaça tornar-se um fiel “cliente” do Magalhães! Não o computador, estou a falar do Magalhães Lemos! Para ser simpático, está quase....quase a ficar louco.
“Riquito” acorda a toda a hora, ouve constantemente a voz do “Fantasminha” a dizer-lhe: “As contas da Campanha?.... A alteração da lista depois da hora?.... a Carta interna que circulou dentro do partido xuxa?”
Infelizmente, já em desespero, encontrei o “Riquito” numa tentativa desesperada de se suicidar! Estava já com a corda apertada...na cinta! Disse, que no pescoço não se sentia muito à vontade!
Caros amigos, apelo ao vosso bom senso! Ou calam o “fantasminha”, ou ajudem o nosso “Riquito”! É que já se consta que em desespero, pode muito bem deixar cair ao chão o galheteiro do azeite a qualquer altura e sem aviso prévio...e virar-se para o álcool!

Nota de Imprensa II (Totalmedia)

ILDA FIGUEIREDO CONTACTA COM TRABALHADORES DA TOTALMEDIA
Na manhã do passado domingo, 19 de Outubro, a deputada do P.C.P no Parlamento Europeu
Ilda Figueiredo, acompanhada de vários dirigentes distritais e concelhios deste Partido, encontrou-se com trabalhadores desta empresa, que se manifestam à porta das suas instalações na Zona Industrial de Riomeão desde sexta-feira, denunciando o verdadeiro clima de terror e escravidão que ali vigora.
Com efeito, e na base dos dados disponíveis e expostos à referida delegação, tudo aponta para uma flagrante ilegalidade desta empresa, associada do Grupo Sonae e especializada na entrega de electrodomésticos ao domicílio de grandes supermercados, uma vez que a partir de contratos individuais de prestação de serviços, na maior parte dos casos sonegados aos próprios trabalhadores, impõem-lhes condições e ritmos de trabalho perfeitamente diabólicos, num esquema refinado, em que acabam por ser, imputados aos mesmos, todos os encargos da circulação e manutenção da respectiva frota, tornando-os autênticos escravos do século XXI, já que na realidade estão a pagar para trabalhar. Exploração indescritível e inadmissível no Portugal de Abril.
Mas não contente com todas estas violações aos mais elementares direitos, a direcção da Totalmedia, no decorrer da luta dos motoristas, usou de todo o tipo de provocações e agressões verbais e físicas contra os manifestantes que não podem ficar impunes. Mais do que uma violação grosseira do direito ao trabalho, parece estarmos em presença de um verdadeiro caso de polícia a que as autoridades e entidades governamentais não podem fechar os olhos.
Vivemos num Estado de Direito e, por muito que custe a certo patronato há um mínimo de regras e princípios a cumprir, não obstante a política de desregulamentação das leis laborais e proliferação da precariedade, como é o caso, que o Governo PS/ Sócrates quer ainda levar ao extremo com as malfeitorias do novo código do trabalho.
Ilda Figueiredo e demais membros da delegação do P.C.P., solidarizando-se com esta justa luta, comprometeram-se a tudo fazer, não só para denunciar este escândalo como para intervir no seu campo de acção, em defesa dos legítimos direitos dos trabalhadores lesados por sistema tão ignóbil e fraudulento.

Stª Mª da Feira, 20 de Outubro de 2008
Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do P.C.P.

20 outubro, 2008

MIGALHÃES

Lá vem pelo avelar
O filho do Zé João
Vem do centro escolar
Cansado de palmilhar
A caminho da povoação

Não há médico na aldeia
E a antiga escola fechou
Não tem carne para a ceia
Nem petróleo para a candeia
Porque o dinheiro acabou

O seu pai foi para França
Trabalhar na construção
E a mãe desta criança
Trabalha na vizinhança
Lavando pratos e chão

Mas o puto vem contente
Com o Migalhães na mão
E passa por toda a gente
Em alegria aparente
De quem já sabe a lição

Um senhor muito invulgar
Que chegou com mais senhores
Veio para visitar
O novo centro escolar
E dar os computadores

E lá vem o Joãozinho
No seu contínuo vaivém
Calcorreando o caminho
Desesperando sozinho
À espera da sua mãe

Neste país de papões
A troco de dois vinténs
Agravam-se as disfunções
O rico ganha milhões
E o pobre, Migalhães!
obs: Agradecimentos a um amigo pelo envio do texto!

19 outubro, 2008

Parabéns Caldas de S. Jorge!

Kouzas e Louzas
É por estas e por outras que gosto das Caldas!
Segundo relatos vindos no blog local, há muito que um carro andava por ali abandonado, inclusive sem rodas!
O “seu” presidente da Junta estava numa de deixa andar, para ver até onde o caso (carro) ia parar!
Eis que, para surpresa de todos, o referido carro aparece em frente à Junta de Freguesia! Espantoso!!! Sem rodas, como terá ele conseguido “comer” tanta estrada que se colocava pelo caminho?
Na madrugada de sexta para sábado, foram destacadas muitas (todas) as forças possíveis e imagináveis para a junta resolver tão estranho acontecimento.
Segundo os mesmos relatos, a própria junta deixou a fase do “deixa andar” e pegaram no triste e abandonado carro e colocaram-no no estaleiro local!
Agora, quem foi o responsável por este acto?
Aqui, limito-me a dar palpite, e mais nada que isso, pois quando sei....é porque sei, mesmo que às vezes possa dizer que não sei! E quando não sei, posso às vezes dizer que sei, só para confundir.
Seguindo estes pressupostos, vou dar o meu palpite!
Se este caso não foi resultado de algum acto sobrenatural ou de magia negra, eu “aposto” que quem foi o brilhante cidadão que o praticou foi o meu estimado e digníssimo amigo, ex. Presidente de Junta e quiçá, futuro candidato à mesma pelo CDS!
Isso mesmo, senhores e senhoras responsáveis pela casa das apostas das Caldas, façam o favor de colocar a minha aposta do nosso querido Hermínio Motinha!
Só alguém com o desprendimento das kouzas “politicamente correctas”, só ele é capaz de fazer algo de semelhante!
Já o disse (a ele mesmo) e volto a dizer, “com um Hermínio em Mozelos, teria de trabalhar a tempo inteiro no blog, para pelo menos contar 10% das maravilhas que este senhor poderia fazer”!
“Meu caro Hermínio, antes de tudo, aceite um fraterno abraço deste verde que muito o admira e estima! Caso de facto tenha sido o amigo o responsável pelo sucedido, os meus sinceros parabéns!... mais, admitindo que a sua resposta é afirmativa, peço-lhe encarecidamente que antes de fazer um qualquer acto semelhante, ligue-me, pois terei todo o orgulho em dar a “boa nova” em directo e a cores!”
Agora sim, parece que estamos a voltar a ter umas Caldas mais coloridas! É que o nosso estimado Taken Martins, parece que anda a acinzentar as kouzas em demasiado!

Viva...o Posto médico não fecha!

(este post é longo e como as Assembleias de Freguesia também pode provocar insónias)

Kouzas e Louzas
Como sabem, primeira teoria (geocêntrica) assentava no pressuposto de que a Terra era o centro do Universo! De seguida apareceu a actual, Heliocêntrica, onde o centro do universo é o Sol!
(bem sei...estão admirados, até eu mesmo diante do espelho fico extasiado com tanta sabedoria)
Ora, na última sexta-feira, a teoria dominante foi a “Mozeliocêntrica”!
Isso mesmo, esta terrinha foi por momentos o centro “político” deste pequeno universo concelhio!
Kouzas e Louzas

A Assembleia de freguesia, ou como diria alguém que muito estimo (eu próprio) uma espécie de Campanha Eleitoral! Numa espécie de milagre da multiplicação dos pães, a gente presente eram mais que as mães! Tendo inclusivamente obrigado a mesma a ser transferida da Junta para a Sala de ensaios da Tuna Musical Mozelense!
Kouzas e Louzas

A comunicação social esteve presente em peso! Todos os nossos “pasquins” do concelho assentaram arraiais, para divulgarem o que ali se iria passar!
Mais uma vez os leitores deste blog tiveram o privilégio de por antecipação saberem um dia antes do que iria acontecer e realmente aconteceu! Não agradeçam, eu mesmo agradeço a mim mesmo!
Faço notar que a bancada Laranja teve várias ausências! A razão de tal ausência deve-se à enorme pressão que sentiam com tanto público a assistir! É que mesmo calado ou sem dizer nada, é necessário ter fibra para mostrarem o seu (pobre) papel!
Feita a introdução, vamos ao acto em si:
Período antes da ordem do dia: sem surpresa, a bancada laranja teve dois ou três olhos a pestanejar, um bocejo ....e boca calada!
Se não houve surpresas nos laranjas, nos Xuxas, bem pelo contrario...nada de novo! Uma lástima estes xuxinhas. A diferença entre estes dois grupos “parlamentares” é que um fala enquanto o outro nada diz! Mas coincidem num coisa: Não dizem mesmo nada!
Com tanto assunto que podiam falar, desde o assunto do pavilhão, do atraso das escolas...foram falar de uns sinais e de um buraco.
Peço encarecidamente ao senhor Bitó das Neves, de Lourosa, que venha para aqui... pelo menos para falar algo de novo e inovador....as lâmpadas!

Assunto da renomeação da rua do Murado: outra surpresa que eu tinha já mencionado! Aprovado por unanimidade! Os xuxinhas, lá se lembraram que poderia haver uns pequenos contratempos com a documentação dos moradores, mais uns blá_blás, e nada mais! Fizerem assim uma espécie de proposta sem apresentar qualquer proposta, ao qual o nosso Dr. Eca, prontamente responde “ a proposta é esta, e vai ser votada, querem apresentar alguma?” perante o silêncio a proposta foi votada favoravelmente por todos.
Se eu já era contra, ainda sou mais, quando a única razão que o Dr.FF dá é que “como vai ser feita uma fundação com o nome da “Tininha”, gerida por todos os irmãos, e a sua sede vai ser na casa onde morava, vamos dar o nome dela à rua em questão!”
Amanhã, quando eu fizer uma fundação Shrek, espero ter a mesma atenção!
Porém, este caso mostrou o primeiro “constrangimento” público do Dr. FF!
O nosso membro da Junta, “Minguinhos Farias_mas_não-Faz” pediu a palavra, e disse que era contra e que não foi consultado em qualquer momento sobre este assunto!
Não é segredo, que o “Minguinhos” foi recrutado da Assembleia para a Junta, porque ele era o único Laranja que ainda falava! Bem, exceptuando o nosso Presidente da Assembleia, DR. Eca, que esse fala...fala...e nunca mais se cala!
Bem, o Dr. FF lá pediu quase com as lágrimas (falsas) no olho, desculpa ao ilustre membro da Junta.
Assunto do Posto médico:
Kouzas e Louzas
Quero desde já realçar que antes do início da kouza, eu coloquei um papel num cofre (tipo o mágico Matos) onde no final verificamos se o que ali estava escrito correspondia minimamente ao que se passara! Ai está o papel!

Kouzas e Louzas

Apresentados os senhores convidados, Dr. Serrano e Dr. Nunes! Ahh... também estava o Dr. FF, mas segundo ele, não trouxe a bata branca, e portanto era o presidente da Junta. (e eu que pensava que ele era o presidente do Centro Social)
Iniciou o seu discurso, o Dr. FF! Pediu desculpa pela deslocalização da Assembleia, mas que a “futura Junta” iria ter as condições ideais para os receber numa próxima Assembleia! (esta foi um piada sobre uma das promessas compridas e não cumpridas dele)
O Dr. FF apelou ao coração dos Mozelenses, que se emocionaram, quando disse que Mozelos já tem tão pouca coisa e que até quase perdeu a “Casa do Povo”, seria dramático perder o Posto médico! Estas e outras balelas “bateu fundo” no coração dos Mozelenses, que inclusive aplaudiram o nosso presidente, tendo obrigado a que o Dr. Eca a dizer que não podiam aplaudir... (podiam, mas fica bem dizer que não)
Confesso, que também me emocionei... afinal de contas, não temos nada! Que pena o Dr. Coimbrinha e Dr. FF não serem presidentes de junta nestes últimos 11 anos. Se o fossem, com toda a certeza teríamos muito mais!)
A respeito do Assunto, enumerou “N” de pontos, que já os referi em outros resumos, e falou de um pedido de transferência de uma utente de Mozelos para Lourosa, com a justificação de que “o posto de Mozelos iria fechar”! Questionou o porquê de o Dr. Nunes, ter assinado tal kouza com semelhante justificação! Terá sido assinado em branco a transferência e só depois preenchida?!
O Dr. Nunes, que iniciou a sua intervenção, também apelou aos corações dos presentes, quando disse que “Mozelos é a minha segunda casa!” e disse que de facto assinara aquele documento, mas que nem vira o que era. Era um procedimento normal!
(Assinar em branco, também eu já desconfiava que era hábito no Dr. Nunes, falo de um outro assunto, que não interessa para nada nesta questão)
O Dr. Nunes, no entanto refere que considera estranho que o tal pedido feito pela utente de Mozelos esteja assinado e ela nunca mais lá apareceu para o levantar! Estaria a insinuar que aquilo seria uma espécie de cabala que estava a ser montada pelo Dr. FF?...pergunto eu!
Mas, o que o “pobo” queria ouvir, o Dr. Nunes disse: “O posto médico de Mozelos não vai fechar...nem nunca isso esteve em questão! Na celebre entrevista, nas minhas declarações, nunca disse que o posto iria fechar!”
“Foi uma espécie de cabala que os jornalista lhe fizerem”- disse o Dr. Serrano!
O Dr. Serrano, médico “xuxinha” de coração, mas desiludido com algumas politicas xuxas, funcionou nesta noite como uma espécie de contra poder aos dois poderes. Isto é, não ia nas vontades do Dr. Nunes, mas também não alinhava em todas as justificações do Dr. FF! Aliás, para, melhor definir a sua “actuação” basta-nos lembrar do celebre debate “Álvaro Cunhal/ Mário Soares” quando nasceu a intemporal frase “Olhe que não...olhe que não”!
Dr. Serrano disse também que o DR. Nunes não estava a dizer exactamente a verdade toda, quando afirmava que tudo ficaria como antes! Pois, não sendo uma USF, Mozelos iria passar a funcionar “fora de horas” com uma espécie de parceira com Argoncilhe e Sanguêdo!
Não adianta eu continuar com esta discussão, pois como compreendem, não domino minimamente a kouza e poderia estar aqui a dizer coisas que não correspondem minimamente à verdade dos factos!
Tecnicamente refiro que o Dr. FF entrou “a matar”, diminuindo gradualmente a sua “agressividade!
Dr. Serrano, quanto a mim, o mais equilibrado dos três. Nem para a Serra(ano) nem para o Mar! Tentou alargar o assunto para que se percebesse as razões das muitas das kouzas da nossa saúde quer local quer nacional!
Dr. Nunes, como alguém disse, “chuta bem com os dois pés”! Afirmou não ser um Director autoritário, se bem que por vezes (raras) a elevação que fez da voz indicava que talvez fosse...um pouquinho, pelo menos!
Para que me tratem uma vez por outra por senhor, peço a palavra nestas Assembleias, pois o ilustre Dr. Eca diz sempre “Tem a palavra o senhor...”!
Não o Shrek, mas eu mesmo, pedi então a palavra para dizer/questionar o seguinte:
O Dr. FF , tem muitos defeitos, mas burro não é, sabe que tem é de explicar aos Mozelenses que o seu “Não”, nada tem que ver com o aparecimento da sua clínica!”
- diz o Dr. FF que de facto o seu não, não tem mesmo nada a ver com a abertura da sua clínica e que por mais que uma vez explicou isso.
“Dr. Nunes, como diz, as USF funcionam por objectivos; segundo sei, os horários das mesmas vão ser alargados para os Sábados de manhã, precisamente porque os objectivos propostos (em Lourosa) não foram todos conseguidos! Pergunto: o objectivo destes alargamentos de horários são para beneficiar os utentes, ou apenas e unicamente para que tais objectivos sejam conseguidos e por consequência os médicos vejam salvaguardados os seus prémios/objectivos conseguidos?”
- diz o Dr Nunes, que os objectivos foram conseguidos, com excepção de Lourosa! Mas que esse objectivo em particular, foi o de ter ultrapassado a média de gastos de uma unidade e que se deveu à vinda de médicos do Hospital para o serviço e assim terem mais que pagar (se não foi exactamente isto, entendi algo mais ou menos como isto)
“ Há alguns anos atrás, a lista de utentes sem médico era zero. Neste momento a lista é de uns 12 mil utentes sem médico! Haverá alguma ligação entre estes números e as USF?”
- diz o Dr. Nunes que não! Inclusivamente, se não fosse as USF, este número poderia ser de umas 20 mil! As causas são de que há mais médicos a sair do que os que entram. Vários factores: velhice, reformas, falecimentos.etc...etc
“ Segundo foi falado, há a possibilidade de o novo posto de Nogueira e Oleiros, possa ser feito na fronteira Nogueira­/Mozelos. Caso tal aconteça, mais tarde poderemos associar-nos a eles ao invés de Argoncilhe?”
- Dr. Serrano responde afirmativamente, sendo que não será um “associar”, mas antes o estabelecimento de um protocolo.
Pronto...chega de eu falar do que realmente não sei!
Deixo-vos agora o que bem ou mal entendi:
As USF na minha opinião tem utilidade, principalmente quando necessitamos de ir ao médico ao nosso posto de saúde, e por vezes ele não se encontra ali. Nas USF, supostamente se não tivermos o nosso médico, teremos sempre um outro para nos atender.
O Dr. Serrano está enganado, quando diz “as dores agudas não escolhem horas” (tipo das 16 às 20, horário das consultas abertas). Está enganado porque, com este governo xuxa, não tarda nada que o nosso primeiro-ministro crie um decreto qualquer a obrigar-nos a apenas podermos ter “dores agudas” dentro desse horário.
Entendi ainda que, normalmente uma USF é constituída desde que haja um número de 11 mil utentes. Mas, segundo a lei, o mínimo de utentes tem de ser de 4 mil!
Esta espécie de Associação, foi proposto pelo mesmo DR. Nunes há alguns anos atrás, em Mozelos, onde seriam os de Argoncilhe a vir para cá, devido às boas condições que temos, ao contrário de Argoncilhe. Porque não foi aceite?
Desconfiam até, que foi a partir desse momento que Argoncilhe andou assim de uma maneira “mais ou menos secreta” a tratar de que fosse construído lá um novo posto.
(esta parte de andarem mais ou menos de uma forma secreta, é verdade, pois eu sabia que andavam em segredo a tratar disso, antes uns meses da tal reunião em que Midinho, Dr. Nunes, Dr.FF e Coimbrinha tiveram para dar como consumado a passagem de Mozelos para o lado de lá da estrada nacional!
Fico com a nítida sensação que esta questão é uma questão de Médicos onde o utente não é o problema, mas sim a desculpa! São a favor ou contra, usam o utente como desculpa de serem contra ou a favor, mas de facto a questão é de uns querem ganhar mais dinheiro e outros quererem estar como estão, ou porque tem outros locais onde podem ganhar mais, ou pelos simples facto de estarem bem como estão, e não estão para mudarem de hábitos nesta fase da sua vida!
Aliás, desconfio muito que o Dr. Nunes sinta de facto alguma surpresa por ver que os novos médicos acabadinhos de sair das faculdades estejam a aderir em massa às USF!
Podia ter perdido um tempinho comigo que eu explicava-lhe com imenso gosto: “Senhor doutor, os novos médicos preferem as USF porque assim não tem e andar por terrinhas do interior a ganhar metade do que podem ganhar nas USF...cumprindo os objectivos! Entendeu?! Boa...eu vi logo que sim!
Bem....já se faz tarde!
Esta espécie de comício promovido pelo Dr. FF correu bem, pois para além de conseguir ter muitos espectadores, conseguiu passar a imagem de que tinha conseguido resolver algo que estava e continuará a estar resolvida: o não fecho do posto Médico!
Disse-o e mantenho que o Dr. Nunes na célebre entrevista não disse que o posto ia fechar: Como disse na altura, ele diz que “o posto de Mozelos fecha, se os utentes mudarem para as USF que existirão na vizinhança! Esta sexta-feira disse exactamente o mesmo!
O Dr. FF esticou a corda ao máximo, pegando sempre nessa “falsa” questão!
Agora, não deixa de ser verdade que o Dr. Nunes ao dizer o que disse, não o fez inocentemente! Conseguiu de alguma maneira alarmar algumas almas mais distraídas para que fossem inscrever-se nas USF!
Termino com uma questão: querer cada vez mais utentes nas USF, não será porque o DR. Nunes passando a ser a partir de Janeiro um “simples” médico, tenha que reforçar a sua parca lista de utentes? É que queiramos ou não, sem doentes não há dinheiro! Não é a verdade?”...e como ele mesmo assume (devia não o fazer) vai deixar de ser o Director porque a partir de Janeiro, o cargo passa a ser profissionalizado...e como muito bem diz “Eu sou medico...e ok...também ganharei mais dinheiro”!....kouzas que por acaso já sabia que ele dizia!

Nota: O que estes senhores médicos disseram é uma mentira pegada! Após o encerramento da Assembleia, uma e tal da manhã, fui ao posto médico e....estava fechado!
Em todo este fim-de-semana o posto médico esteve fechado!

18 outubro, 2008

A HONRA - valor sempre em actualização ...

Kouzas e Louzas
"Um homem desonrado é pior que um homem morto "
Miguel Cervantes

"No tempo em que os homens tinham honra, um simples aperto de mão era o suficiente para selar um acordo. Hoje, nem a assinatura de um ministro, na presença do primeiro-ministro". Rui Rio in JN

Curiosamente Rui Rio refere-se ao ministro j'amé ( agora ganda defensor de Alcochete) e ao Primeiro formado em inglês técnico ( variante de engenharia eólica) ...

Meus caros, com a crise de 1929 inumeros gestores de topo suicidaram-se ...Hoje os gestores de topo recebem indemnizações monstruosas .... pelo excelente trabalho ...

Ainda dizem que há valores que nunca mudam ...
Ainda dizem que o mundo não é fantástico e muito melhor do que antigamente ...

Façamos um breve exercício de memória e vejamos onde estariam, no antigamente, o Eng. Jardim Gonçalves, o Dr Paulo Teixeira Pinto, o ministro Mário Lino e, por último, o nosso Primeiro ...

Nota de Imprensa (Totalmedia)

Nota: Amanhã, domingo, dia 19 de Outubro, pelas 11.30 h., Ilda Figueiredo, deputada do P.C.P. no Parlamento Europeu estará em Riomeão, para contactar com os trabalhadores da Totalmedia.


A lei da selva na Totalmedia!


Esta empresa de transportes com sede em Lisboa e na Zona Industrial de Riomeão, dedicada em especial à distribuição ao domicilio de várias marcas e hipermercados, impõe um autêntico regime de escravidão e de ilegalidades nas relações de trabalho com os seus motoristas.
É o vale tudo! Subcontratação, ausência de vínculos laborais, horários e ritmos inadmissíveis, pagamentos de salários e das próprias despesas em atraso, etc. num nunca mais acabar de ilegalidades e atropelos aos mais elementares direitos constitucionais.
Contra toda esta situação e muito justamente, os trabalhadores organizaram uma manifestação junto à porta da empresa em Riomeão que, apesar de estar devidamente legalizada, foi alvo de toda uma série de provocações, agressões físicas e verbais, por parte da direcção da empresa, inclusive com destruição de material propaganda, bem ao estilo afinal do sistema que tem praticado nas suas próprias relações laborais.
Não se pode admitir tal prepotência e impunidade da entidade patronal! Ao denunciar tudo isto, o PCP solidariza-se com a luta dos motoristas da empresa e exige das entidades competentes uma acção enérgica no sentido de impedir tais violações às leis do trabalho e que o Governo PS pretende mesmo alterar para pior com o novo código, actualmente em debate.
Solidariedade com a luta dos motoristas da Totalmedia!
StªMª da Feira, 17 de Outubro de 2008
Comissão Concelhia de Stª Mº da Feira do P.C.P

17 outubro, 2008

Pista de Lourosa

A pista de Lourosa, pelos vistos foi feita para o bem-estar desportivo do “pobo” do Concelho. Só assim se compreende que tal investimento e dispendioso ali tenha sido feito!
Ora, o que acho estranho é que um atleta federado que por acaso até vive em Lourosa, não possa ali fazer os seus treinos.
Por mais que uma vez foi-lhe vedado o acesso à pista com a desculpa que ali apenas os clubes do concelho poderiam treinar!
O atleta em questão, de facto corre numa equipa fora do concelho, mas a uns longos quilómetros. Sendo federado e morador aqui, não pode mesmo treinar? Já não faço a comparação com a “Nave de Espinho” onde qualquer um, federado e não federado pode usufruir das instalações, inclusive tomar banho e não tem de ser do concelho de Espinho!
Será que o “homem” responsável pelo acesso à pista de Lourosa está a cumprir ordens do Feira Viva, ou está numa de armar-se em chefe da casota dos cães?!
Aguarda-se esclarecimentos, de quem souber!

Assembleia de Mozelos (o uso abusivo, pode provocar sono)

Nesta sexta feira temos mais uma enfadonha Assembleia de Freguesia! Digo enfadonha, apenas para chatear, pois elas até que são...horríveis! Atenção, que com isto não estou a menosprezar os ilustres “putados” da nossa Assembleia, que coitados, não lhes consigo transmitir a “pena” que tenho de tão pobre papel!
Mas esta Assembleia tem um ponto de algum interesse! Não o ponto em si, mas os ilustres convidados, que me merecem toda a consideração e respeito! Falo obviamente da presença em “estúdio” dos médicos Dr. Nunes e Dr. Serrano, que nos (vos) vão esclarecer a respeito das USF (Unidades de Saúde Familiar)! Como sabem, o Dr. FF é contra e como também ficarão agora a saber (se não sabem) o Dr. Serrano também é contra! Ora, o que aqui vejo é mais uma espécie de “propaganda” da junta para que o “pobo” saiba que até o Dr. Serrano, xuxa de coração, também é contra.
Não deixa de me “kouzar” alguma estranheza esta necessidade do nosso Presidente de Junta em mostrar ao “pobo” que não é só ele que é contra. Daí a explicação de terem colocado uns avisos nos cafés a apelar à presença dos Mozelenses na Assembleia, para tratar de um assunto de supremo interesse para a freguesia! Bem, não se vai tratar de kouza nenhuma. Vão apenas “ratificar” as posições do Dr. FF!
Sem querer ser mal interpretado (quero lá saber disso) o Dr. Nunes e o Dr. Serrano vão ser uma espécie “bandeirinha politica”! Sem ofensa para eles, como é óbvio!
Isto é claro, independentemente das razões que pelos visto podem e devem ter!
Veremos talvez o Dr. Nunes a arrefecer as kouzas...quiçá, dizer que o que disse, de facto não o disse.....tipo o “posto de Mozelos até pode fechar”!
Mas esse tema, espero deixar para um próximo post, ainda para mais porque me dizem que de facto as USF são muito importantes para alguns ganharem dinheiro! Interessa-me saber, se possível, se aqui não foi usado uma espécie de “terra queimada para ter-se de fazer...”...
Uma outra questão que será tratada, e provavelmente até irá ser aprovado por unanimidade...ou quase! É a renomeação da actual Rua do Murado! Como sabem, e graças à Sonae, toda aquela vergonha que alguns ainda lhe chamam rua, vai ser requalificada. Não vai ser a Junta, mas apostem que ganham, nos manifestos eleitorais do ano próximo ano, irão aparecer muitas fotos da kouza, como sendo obra deles!
Dizia....a Rua vai ser renomeada para Rua Albertina Amorim!
Duas questões antes de dizer sejam lá o que for:
1-Sou contra a atribuição de nomes de pessoas vivas ou falecidas a ruas, pavilhões, aeroportos...etc..etc!
2- A falecida “Tininha Amorim” foi uma importante benemérita quer para Mozelos como para tantas outras terras vizinhas! Merece todas as homenagens possíveis e imagináveis! Mas e mais uma vez vamos perpetuar a força do dinheiro e não a força do trabalho! O “pobre”, mesmo o mais disponível e indispensável para o desenvolvimento das Kouzas, não merece “ruas”! Aqui, ali nem em qualquer lugar!
Para além de ser contra dar-se nomes, acho que neste caso era lógico e principalmente justo, (porque também era do Murado) dar o nome do Dr. Feiteira Maia! Já sei...ali perto tem uma rua com o nome dele! Não tem! Tem uma ruela e esta vai ser uma avenida (espero).
(pessoalmente acho vergonhoso que no inicio da mesma ruela, onde tem a placa com o nome do Dr. Feiteira, estejam precisamente os ecopontos! É um pormenor...mas não gosto!)
Bem sei, e ela era mesmo muito generosa, mas quando se morre, todos são bons....até os que achavam que ela era de Mozelos e dava muito era para Lamas, agora também pensam que ela era do melhor. Eu pelo menos, não costumo dar assim tantas piruetas...mas enfim....e reafirmo que a infelizmente, há poucas “Tininhas”, que entre as suas imensas qualidades tinha uma indispensável....Dinheiro!
Continuo a não concordar, porque se assim é, muitos Mozelenses merecem outras tantas ruas. Mesmo aqueles que deram 5 metros de terreno. Sim, porque 5 metros de terreno para quem tem 100, é muito mais do que dar mil, tendo um milhão!
Como sempre, na minha modesta opinião, pessoal e intransmissível isto não nada mais, nada menos do que, mais um agrado” à moda de outros! Não se vai agradecer à falecida “Tininha”, que infelizmente se finou! Vai-se fazer mais um dos muitos agrados que esta e anteriores juntas teimam ao em fazer ao “Tio Américo”! Ainda não entenderam que ele não funciona com base de festas, homenagens e kouzas que tal?! Se dá, dá, não é por “lambidelas à cachorrinho” que ele funciona. Eu, sou dos que acho que ele podia “dar” a Mozelos muito, mas não o condeno se não o faz! Pode ser tudo, mas não é a Santa Casa da Misericórdia!
Não é nova esta “política” de mão estendida! Quem conhece Mozelos, sabe que ali tem a “Alameda Alfredo Henriques”! Com que objectivo?! Lógico, não vos consigo ouvir, mas sei ler os vossos lábios..... Politica do “lambe bota”!
Não estamos na Índia, mas aqui há “Bacas Sagradas”!
Aqui mesmo no blog, quando falei da pouca vergonha do arranjo de todo um muro com centenas de metros, da Quinta “morim”, onde diariamente demoliram e fizeram nascer novas paredes, não se devia, não se podia falar nisso... houve até alguém que disse “deixem os “morins” em paz”! E quem disse não foi o “Zé Tronchuda”!
Esta medida não está na longa lista de promessas compridas e não cumpridas que os Laranjas apresentaram ao “Pobo”! Estarão eles numa fase de fazer o que não foi promessa e esquecer o que prometeram fazer?
Será que a Junta, neste caso a Assembleia que vai votar o que a Junta quer, tem noção dos problemas que existirão ao “renomear” a rua? Se fosse uma rua nova, não haveria problema! Agora, os que ali vivem terão de mudar muitos documentos, Bilhetes de identidade, cartas de condução, domicílios fiscais, registos de propriedade automóvel, etc, etc! Alguém dos responsáveis pela medida, pagará ou tratará destes assuntos?!
Nota: alguem me disse que estes problemas de documentação não existirão e que pode-se manter como está! Será mesmo?

Tecnologicamente (uns) inúteis!

O que aconteceu esta semana no parlamento com a “entrega/ não entrega/ entrega novamente” do Orçamento, só não é anedótico, porque o nosso fiel “Pobo” está ordeiramente domesticado neste circo da cauda da Europa!
Podia ser e deveria ser apenas um infeliz incidente, em que um funcionário não gravou ou gravou mal os documentos numa pen!
Mas não é! Isto acaba por ser uma espécie de “domingo desportivo com resumos alargados” do que este governo tem feito por estas bandas!
Entregar/não entregar o orçamento passadas 3 horas em relação à hora prevista com todos os ordeiros secretários de estado para a televisão filmar, sabendo que estava a entregar/não entregar? Mesmo assim ainda consegue fazer duas conferências de imprensa a respeito do que entregou/não entregou?!
Como disse é “resumo”! Resumo de palhaçadas tipo apresentar quadros digitais nas escolas com as turmas preenchidas com alunos “manequins”!
Inaugurações de escolas (porto) com toda a pompa e circunstância, onde apenas no segundo período terão todos os equipamentos necessários!
É a cultura “Socrastiana” do Marketing!
Depois temos aquele ministro dos assuntos parlamentares, que quando abre a boca, absorve uma quantidade infindável de moscas!
Para ele, no inicio da manhã, não havia razão absolutamente nenhuma para as reclamações que teimosamente os deputados estavam a fazer!
Graças a algum bom censo, terminou o mesmo dia/tarde, a assumir as responsabilidades politicas e a pedir desculpas formais!
Vem-me à lembrança o celebre episódio do “inginheiro”, onde era tudo uma invenção, mas ao mesmo tempo, retiravam o título que constava na biografia do primeiro-ministro, na página oficial do governo!
Também me faz lembrar um célebre Ex. Presidente do (meu) glorioso, que jurava a pés juntos ter os jogadores todos pagos....e não tinha!
“No sítio” teve-os o Presidente da Assembleia da República, que sem rodeios disse claramente que a “culpa é do governo”!
Assim sendo, começo já a perceber que o projecto “Magalhães” foi de facto pensado e não lançado sem mais nem quê! Pois esta “geração rasca” de espécimes de políticos é de facto analfabeta em tecnologias. Mesmo após muitos meses a jogar “copas” na Assembleia com os seus PCs, não conseguem sequer ainda entender para que serve o teclado!
Há alguns que a troco de alguns euros de desconto, preferem comprar o computador de mesa...sem monitor! Pois, não sabem da sua necessidade!
Sem surpresa, há também aqueles que ainda hoje levam umas fatias de queijo para alimentar o rato do pc!
Achava, acho e continuo a achar ridículo que num país onde o governo mais “aposta” nas tecnologias (a pagar pelos outros) fique encravado com uma simples Pen!
Terá sido uma daquelas pen´s falsificadas que se venderam nas lojas dos chineses, ou será que alguém trouxe uma de casa, que o seu filho usava nos Legos?

16 outubro, 2008

CTT (reclamação)


Caros amigos,
Envio este email, para que o repassem a todos os contactos da vossa rede social. Trata-se de uma situação que passei ontem (15-10-2008) e que me deixou muito revoltado!
Como sabemos, apesar de existirem os livros de reclamações, não sabemos efectivamente que tipo de tratamento lhes é dado (sei isto porque já apresentei reclamação uma vez…e nada aconteceu!). Ora assim sendo e tendo à nossa disposição uma “arma” (email) tão potente para difundir estes casos, pelo menos poderemos alertar todos os que conhecemos para que não recorram a empresas/entidades que prestam tão mau serviço.
A situação, foi que recebi em casa um aviso na minha caixa de correio para levantar uma carta na estação dos correios, porque não estava em casa às 14h10m (naturalmente, como trabalho não estava em casa!….).
Ora como o horário de levantamento na estação dos correios é até às 18h00, incrível mas é verdade (o que para pessoas que trabalham como eu, não é fácil cumprir…), ontem lá resolvi “acelerar passo” de forma a conseguir estar nos CTT da GRANJA antes das 18h e levantar a tal carta. Acontece que encontrei algum transito mas, mesmo assim, consegui chegar lá às 17h58m. Ao chegar lá, deparei-me com a porta já fechada e 2 pessoas do lado de fora à espera com cara de espanto (tal como eu fiquei!). Batemos à porta e fomos atendidos pela Sra. da limpeza (que não é funcionária dos CTT) que nos informou estarem já encerrados!!!!
Perguntei-lhe o porquê de já estarem encerrados se ainda não eram 18h. Ela disse-me que no telemóvel dela já eram 18h04m e que estava certo porque estava a “bater” com o da emissora !!!!! olhei para o relógio da estação dos CTT (no interior) e ainda não eram 18h e este “batia” com o meu!…
Depois de uma leve e acesa discussão à porta, com uma pessoa que não era dos CTT (empregada da limpeza) sobre os minutos dos nossos relógios e sobre quem tinha ou não o relógio certo… bla bla bla enfim….solicitamos a presença da responsável pela estação. A Sra. da limpeza foi então chama-la. Quando regressou, informou-nos que ela disse que não podia vir à porta e que nós voltássemos no dia seguinte se quiséssemos (chamo a atenção para o facto de nós estarmos a ver a dita responsável no balcão a olhar para nós e não se dignar a vir à porta!). Obviamente, que sendo a nossa educação (minha e das outras pessoas que estavam à porta) seguramente superior à da responsável dos CTT da GRANJA, não fizemos qualquer tentativa de entrar à força (confesso que era o que me/nos apetecia….) mas solicitamos o livro de reclamações. Quando o fizemos, recebemos como resposta que voltássemos no dia seguinte (hoje, 16-10-2008) para reclamar!!! Com tamanho “burburinho” que se gerou à porta, não será necessário dizer que a quantidade de pessoas que se juntaram, mais parecia uma manifestação….
Devo também referir que os problemas nesta estação dos CTT são recorrentes. Afirmo isto por experiência própria (já me aconteceu outra vez, uma situação idêntica que reclamei na altura…) e também pelas informações recolhidas na “manifestação” de ontem à porta da estação dos CTT da GRANJA.
Uma coisa é certa, hoje faço questão de ir levantar a carta e solicitar o livro de reclamações (espero que me seja fornecido, uma vez que vou reclamar da situação de ontem…). Para isso, vou pedir ao meu chefe que me deixe sair mais cedo 30 minutos!
Se as senhoras que estão a atender na estação dos CTT da GRANJA não querem trabalhar (não estamos a falar de trabalhar depois da hora mas sim até à hora…) que dêem lugar a outros…. existem muitas pessoas que não se importavam de trabalhar até às 20h e estão no desemprego e seguramente são MAIS PROFISSIONAIS (tenho a certeza disso).
Numa época em que os CTT estão tão “modernos” e são tão publicitados, não podemos deixar passar impunes estas faltas de ética e profissionalismo que roça a incompetência…
Melhores Cumprimentos,
Filipe Silva

Magalhães, os restantes!

Finalmente, hoje já chegaram mais “Magalhães”!

Kouzas e Louzas

Para o nosso “Peso_pesado”, não um, mas dois Magalhães Balança!
Um para que o nosso “avariador” possa se pesar em sua casa, e um outro para “Nortear” o seu peso na Cambra!
Como podemos observar pela imagem, na Cambra está ele já muito magrinho. Dizem as más-línguas, que o peso dele lá dentro, esfumou-se! Talvez, não seja por acaso, que há muito tempo ele tenha dado uma entrevista a despedir-se da “avariação”!

Kouzas e Louzas

Já o nosso “Filho” recebeu, também ele, dois “Magalhães Arquivadoras”!
Assim o nosso estimado “avariador”, nunca mais irá misturar as facturas pagas com as que não paga.... se bem que as que paga, estão sempre numa pasta vazia!

Kouzas e Louzas

Finalmente, o nosso “Barbinhas” recebeu não um nem dois....recebeu um monte de “Magalhães Torradas”, para tomar os seus divertidos pequenos-almoços, principalmente quando recebe aqueles telefonemas como os do DR FF, a pedir-lhe kouzas e mais kouzinhas e também quando lê as noticias vindas nos pasquins.... referentes aos xuxas!

15 outubro, 2008

Nota de Imprensa (Atentado Ambiental na Feira)

Mais um atentado ao Ambiente!
O Concelho de Stª Mª da Feira tem sido palco de inúmeros atentados ambientais que põem em causa a qualidade de vida dos seus munícipes.
Um pouco por todo o lado repetem-se aqui ilegalidades e agressões ao ambiente que temos criticado e denunciado publicamente.
Mas o caso assume outras proporções e gravidade quando o atentado tem a cumplicidade, senão mesmo é da própria autoria das entidades públicas e autarquias locais.
É o que se está a passar, como a foto documenta, na Rua das Fábricas, na cidade de Stª Mª da Feira, onde foi aberta recentemente pela Junta de Freguesia uma vala ligando os lavabos de uma colectividade à rede da águas pluviais, na maior das ilegalidades já que, como é sabido, a referida artéria não dispõe de saneamento.
Apesar das reclamações e protestos dos moradores junto das entidades responsáveis, a verdade é que esta situação anómala não foi corrigida.
Não se pode admitir que sejam os próprios órgãos das autarquias locais a prevaricar e a praticar tais atentados ao meio ambiente. Além da sua reparação imediata, o PCP exige o apuramento de responsabilidades para que tais situações não se voltem a repetir.
Stª Mª da Feira, 14 de Outubro de 2008
Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do P.C.P.



Nota de Imprensa (Janosa)

SOLIDARIEDADE COM OS TRABALHADORES DA JANOSA EM LUTA!

Esta empresa corticeira já há algum tempo que vive momentos conturbados. Além de ter o pagamento em atraso de salários e subsídios, como infelizmente se tende a generalizar neste e noutros sectores, tudo indica que a sua administração procura descapitalizar a unidade fabril, com a saída de maquinaria e matéria prima, a que, e muito justamente, os trabalhadores se opõem como único meio de salvaguardarem os seus legítimos direitos.
Tudo isto não sucede por acaso. É fruto de uma legislação cada vez mais permissiva para a entidade patronal que o Governo PS quer ainda agravar com o novo Código Laboral, ao facilitar os despedimentos, alargar a jornada de trabalho e a precariedade, num claro retrocesso social e civilizacional.
O PCP, como sempre, está solidário com a justa luta dos trabalhadores desta empresa e apela à sua unidade, decisiva para fazerem valer os seus direitos e defenderem os respectivos postos de trabalho.
Isto não pode continuar assim! É hora de lutar! É hora de mudar!
Stª Mª da Feira, 15 de Outubro de 2008

Comissão Concelhia de Stª Mª da Feira do P.C.P.

14 outubro, 2008

Magalhães

Há uns dias li que o “Magalhães” estava quase...quase a chegar à nossa coba!
Já sabemos que não deve trazer muita memória.... pois só assim se explica que o nosso governo diga que “não sabia que a empresa responsável pela produção dos computadores “Magalhães”, é arguida num processo de fraude e fuga ao IVA, onde o Estado terá saído lesado em mais de cinco milhões de euros!
Também sabemos, que quem quiser ter um pode compra-lo à vontade, que por vontade do governo...a Cambra paga a internet! Acreditem, que é verdade! E se a Cambra disser que não paga, o governo e os xuxas, vão acusar o nosso “barbinhas” que este é contra o desenvolvimento do país, “o anti – tecnológico”!
Bem, mas em primeira-mão, aqui mostro-vos a “gala no Europarque” onde foram distribuídos os primeiros “Magalhães” aos primeiros meninos “avariadores”!

Kouzas e Louzas

O “Magalhães Golfe”, para que o nosso “sempre ausente” possa entre umas partidinhas de Golfe, pregar umas partidas aos seus colegas “avariadores” ao anunciar mais uma dezenas de campos de golfe a construir!

Kouzas e Louzas

O “Magalhães Escolinha”, que serve de pc e de cabaninha, para substituir as famosas salas modelares, mais conhecidas por barracas, contentores, pombais...etc...etc
Esperava eu, e o nosso amaDEUZinho, que neste ano lectivo já não houvesse vestígios...mas, eles (contentores) continuam por ai. Com este novo brinquedo, as crianças também podem “armar” a barraquinha, e fazerem campismo no seu próprio recreio!

Kouzas e Louzas

O “Magalhães Tanque, como o próprio nome indica, é um Tanque! Nada melhor que um objecto como este para ajudar o nosso “midinho” na “sua revolução da bilha”!
Convêm estimar bem o “Magalhães”, pois pelo “andar da carruagem”, é bem capaz de isto de transformar numa espécie de “Guerra dos 100 anos”!

Como também já referi em anterior post, serve para muitas mais kouzas!...menos gajas! Para conseguir ver, tem de escrever “gatas”...kouzas de português!

13 outubro, 2008

Conferência de imprensa

Kouzas e Louzas

Espera-se a qualquer momento a chegada do senhor presidente da república Kouzense, para uma conferência de imprensa marcada à última hora....ai está, vamos ouvir:

“Portugueses, Kouzenses e xuxas em geral!

O momento actual de crise é mundial! Recentemente, aqui mesmo fiz uma chamada de atenção ao nosso governo, para que tivesse alguma ponderação quanto à invalidação do senhor candidato xuxa ao Distrito de Aveiro.

Alguns xuxas mostravam já algum pânico, inclusive já nem sabiam em quem votar.

Após importante ponderação e vendo que se estava a criar um clima de pânico e para evitar que tal se generalizasse, resolvi injectar uma quantidade apreciável de capital político no partido.

Assim sendo, eu e mais alguns que me são chegados, resolvemos aceitar o recurso do ilustre xuxinha, “João Pederoso” que assim volta a ser candidato!

Boa tarde!"

Não tivemos direito a qualquer pergunta, mas está tomada mais uma importante medida no combate à crise de confiança...na politica!

12 outubro, 2008

Viagem medieval...já mexe!

Kouzas e Louzas
Hoje, vendo as notícias da noite na TVI, o que vemos e quem vemos?
1-Saneamento a céu aberto em Oleiros!
2-O nosso estimadíssimo avariador, Midinho!
Gostei da senhora que disse “O senhor doutor das estradas, mandou “alevantar” isto...”! Querem ver que é um novo curso?
Quanto ao nosso avariador, sem surpresa, esteve firme e hirto! Também, já tem bastante traquejo no tipo de resposta. Que aliás é sempre a mesma. “Estamos a tratar disso, já, já isso fica resolvido”! Aliás, esta frase foi inventada por mim, num momento de grande inspiração!
Mas o que fica de verdade, é que mais uma vez aqui se mostrou a grande capacidade desta Cambra em promover o turismo da Coba, com irrisórios custos.
Parabéns pela promoção da Viagem Medieval!

Tribunal, dia D!

Kouzas e Louzas

Está aí o grande dia!

A “inauguração” do novo tribunal!

Desta vez, as criticas quanto à insegurança e seu funcionamento, não vem de um qualquer habilidoso na arte da maledicência, mas sim da senhora “Presidenta” dos Juízes!

Repito, “Presidenta”, porque essa grande “Elefanta” da escrita ibérica que vive com o Nobel Saramago, assim o manda! “ Se é mulher, é presidenta”!

A nossa ilustre presidenta, que desde já apresento os meus mais respeitosos cumprimentos (nada de brincar com quem nos pode enfiar na gaiola), diz que " O edifício tem falhas graves de segurança"!

Várias falhas são apontadas! Por exemplo, uma dessas falhas é a falta de espaço para os carros celulares (não confundir com telemóveis), poderem parar à porta que dá acesso às celas! Assim terão de estacionar na rampa, com os outros carros e onde facilmente se podem encontrar idosos, crianças e kouzas que tal!

Estacionar perto do antigo tribunal, e terem de se deslocar mais de 300 metros com as “tralhas” próprias de um juiz, é uma falha grave! Facilmente podem ser reconhecidos e abordados por familiares de arguidos que estão mortinhos por lhes darem uns bons motivos para a absolvição! As “queixinhas” continuam quando se afirma "os juízes vão ter que sair do edifício e atravessar o espaço público para se deslocarem à sala de audiências que fica no exterior do edifício principal"!

Eu acho que tudo foi feito para que de uma vez por todas acabem os atrasos na justiça!

A primeira medida, feita já há muito tempo, foi fazer com que os tribunais sejam apenas para quem é financeiramente um desafogado. Os tesos, como eu, apenas irão agora aos tribunais, como testemunhas....e enquanto isso ainda é grátis!

Penso que o governo poderia ir ainda mais longe! Não se admite fazer com que um juiz tenha de percorrer 300 metros! É muitíssimo pouco! Teria outra lógica obrigar os senhores magistrados a estacionarem no Castelo, e fazerem uma espécie de roteiro turístico pela coba, onde se incluía uma fatia de fogaça. Parecendo que não, o juiz teria ainda mais hipótese de ser “abalroado” por alguém, mas melhor....demoraria no mínimo umas duas horas a iniciar o trabalho.... levando assim que mais de 50% dos queixosos desistissem em tentar “engavetar” os pobres dos delinquentes!

Já para não falar nos muitos que terão de ficar cá fora à espera de serem chamados. Com muita chuva, mais desistências ainda!

Grande passo para o fim das “listas de espera” na justiça!

Se arguidos e testemunhas vão estar juntos, era de se aproveitar a oportunidade e fazerem um ringue onde ambos poderiam esgrimir alguns argumentos feitos à base da compreensão, estalada e quem sabe...facada!

Mas há culpa de alguém? Não! O governo que quer apostar no TGV, tem de alugar este espaço provisoriamente definitivo.

Mas há que o dizer, os xuxas da coba, mais uma vez mostram que tem uma enorme influencia no governo central!

Enquanto o antigo tribunal, propriedade do ministério da justiça, estava em risco de ruir, fartaram-se de acusar a Cambra de nada fazer! Claro, que o fecho apenas aconteceu, porque os xuxas da coba assim o decidiram!

Quando se anunciava esta decisão, o nosso menino Little Leo, anunciava aos que ainda o ouvem, “que não acredito que esta decisão provisória seja verdadeira. Acho que vai ser construído um tribunal de raiz! Se falo assim é porque sei”!

E de facto sabe...que nada sabe, e mesmo disso não tem a certeza!

Mas graças a esta apetência para fazer de conta que sabe de tudo, principalmente do que de facto não sabe, sabemos que o nosso governo entregou-lhe a difícil tarefa de idealizar e medir todos os espaço do novo tribunal!

Mais uma vez, essa mania de certezas absolutas o traiu nas ditas medidas! Estava convencido que um milímetro é equivalente a um hectómetro!

Por exemplo nos elevadores, pegou em alguns outros “Little Leo´s” e viu que cabiam perfeitamente ali uma vintena deles!

Bem sei, que há quem diga que a razão de os espaços serem apertados, é para que o seu arqui-rival Xuxinha, “Orfeão_kid”, um pouco espaçoso, não consiga deambular pelos corredores! Mas, acho que tal é pura imaginação da maledicência!

Apenas, há uma das que agora dizem ser falha grave e que o nosso”Little Leo” não é de facto o responsável. Sei que a decisão de restringir o estacionamento foi uma ordem directa do nosso Alcaide Azeiteiro!

E perguntam-me “ Ó sempre sábio Shrek, porquê?”

Está bem, como pedem eu digo:

Lembram-se da entrevista do Don Alcaide? Quando ele de forma quase dramática diz que há alguns anos atrás nem dinheiro tinha para um café? Pois, aí está... sempre com uma visão metodológica e empresarial, o nosso Alcaide quer prevenir-se de alguma fatalidade e assim ter desde já um espaço assegurado para assim ganhar uns cobres.... Claro, abraçando essa muy nobre arte de ser arrumador de automóveis!

Agora, “pobo” da Coba e arredores, tenham é muito cuidado, pois ou muito me engano ou o antigo tribunal da coba vai ser uma forte fonte de receita para o estado!

E Porquê? Já vão duas, as respostas!

Porque, os inteligentes da nação ao verem que o tribunal está em sério risco de ruir, colocaram umas fitinhas de plásticos para impedir o acesso! Ora, como todos sabemos, existem muitas crianças e não só, que frequentam aquele espaço! Ainda recentemente, disseram, que num encontro de Escuteiros, devido à chuva, eles abrigaram-se por ali!

O mais grave disto tudo é que se por acaso alguma criança ali fica com a queda de alguma parte do edifício, o que vai acontecer? Fácil.... com toda a certeza, o nosso governo, à procura de receitas extraordinárias, acusará os pais da criança por estes terem sido diligentes ao deixar que a criança ali fosse brincar. Acusam ainda os mesmos que devido à roda da bicicleta estar demasiado cheia, esta fez com que o chão estremecesse e fizesse com que as paredes ruíssem!

Será que a única preocupação do governo em fechar o dito cujo, foi pelo facto de algo ruir e pudesse ferir ou matar alguns dos nossos estimadíssimos e respeitadíssimos “criminosos”? É que na época em que estamos, fico a impressão que os únicos intocáveis da justiça, são mesmo os criminosos!

Será que se alguma criança ficar ali “apanhada”, virão mais uma vez os xuxinhas acusar a Cambra por esta ainda não ter demolido um edifício que é do ministério da Justiça?

É bem possível, que após tal tragédia, apareça alguma tarja a dizer que “os xuxinhas não querem mais mortes no tribunal”!