30 abril, 2007

Aulas de Anatomia em Prime…JÁ!!!

Kouzas e Louzas

Eis que estou de volta à escola de Prime! Essa fantástica escola primária que um dia teve entre as suas paredes um brilhante e inigualável aluno! Eu!!!!

Ou muito me engano ou esta escola vai entrar para o panteão das anedotas da bilha!

A senhora Professora Directora da escola, talvez fruto da sua feminilidade não sabe ou não quer saber que as crianças do sexo masculino têm três (3) perninhas!!!! Resumindo, o seu órgão genital chama-se “pilinha”!

Assim sendo a senhora Professora Directora deveria entender que mictório é uma boa “ferramenta” para os meninos usarem ao fazerem o seu xixi!

A não ser que seja como uma senhora que eu cá sei que ao entrar pela primeira vez numa casa de banho pública e vendo os ditos mictórios pensou que seria um sítio para lavar os pés!

Bem, desconhecendo ou não a constituição genital masculina, a senhora Professor Directora enviou um oficio para a nossa Cambra para que estes retirassem os mictórios da escola! Segundo ela, provocavam mau cheiro e que os meninos constantemente usavam a sua terceira pernita para no seu xixi fazerem tiro ao alvo!

Vê-se logo que a Senhora Professora Directora nunca foi criança e muito menos menino! Grande e belos momentos em que o nosso grupo de meninos fazia tiro ao alvo; Salto em cumprimento do xixi, etc,etc….

Agora é estranho que provoque maus cheiros! As sanitas não provocam ainda mais? Não existem empregados na dita escola? Vá lá…. Não me digam que as empregadas estão entretidas com as agulhas nas mãos a fazer a colchinha para o castelo do Imaginarius?!

Mas acredito que a ideia da senhora professora Directora não é mais que ajudar a Cambra a não encher as fossas! Talvez isso por si só explique a pronta actuação da Cambra em retirar o material (mictórios) e pelos vistos não perguntou nada a ninguém sobre o assunto!

Ainda hoje de manhã com a chuva que estava os meninos puderam fazer o seu xixi ao ar livre, apreciando a natureza! Respirando o maravilhoso ar puro!

É urgente haver aulas de anatomia na escola de Prime!

Puro veneno!

Kouzas e Louzas


Todos nós sabemos da importância da Escola!

Entre muitas coisas aprendemos a ler. É o que fazem os meninos por exemplo da Escola do Sobral. E assim que aprendam vão ter a oportunidade de ensinar os adultos a ler….as placas!!!

Ok… não me levem a mal, é pura maledicência!

O que de facto se deve ter passado foi que os babados padrinhos dos sobreirinhos estavam com saudades e preocupados com a chuva. O portão fica aberto para estes poderem prestar todo os cuidados e dar o seu amor e carinho aos pequerruchos!

Kouzas de oposição (???)

"Oposição, segundo a Wikipédia é o ato ou efeito de opor ou opor-se, em política refere-se ao partido ou grupo de partidos que se intitulam contrários ao governo, havendo várias formas de fazer oposição, a institucional (dentro das instituições democráticas, como os partidos e o parlamento) ou não-institucional, até formas mais radicais como a subversão e o terrorismo."
Ao longo dos tempos foi-se convencionando que ser de partido contrário ao que no momento governa é ser da oposição.
Num regime dito democrático como o vigente no nosso País aquilo que temos vindo a constatar ao longo dos tempos é que em política o que hoje é verdade amanhã é mentira.
Veja-se o caso da oposição à Cambra da Cova.
Durante anos andaram a gritar raios e coriscos à Feira +/ – Viva acusando-a de um sorvedouro de dinheiros públicos, má gestão, incapacidade organizativa, antro de Job’s for the boys e mais um não sei quantos nomes que para o caso pouco interessa.
De um momento para o outro e sem que ninguém tivesse vislumbrado qualquer tipo de alteração à gestão da Feira +/ – Viva, eis que Matreiro e sus muxaxos num fantástico golpe de rins (mais ou menos como o Inginheiro Cardosão fazia quando defendia … é que ele agora só ataca, mal, mas ataca) saem a terreiro elogiando a dita cuja Feira +/ – Viva.
Não compreendo, e gostaria que me explicassem como se fosse muito burro, mas mesmo muito burro.
De um dia para a noite a Feira +/ – Viva passou de besta a bestial?
Ser oposição não é só e apenas ser contra, é justificar porque não se concorda e argumentar com alternativas, e a oposição (???) à Cambra na Cova tem sido de uma pobreza absolutamente franciscana. Parecem uma equipa de ciclistas individuais, em que cada um corre por si, de forma a dar nas vistas e dizendo umas quantas baboseiras, poderá ser um dos eleitos às futuras eleições ou então arranjar um tachinho daquele tipo Job’s for the boys (não é Guiducha Garnizo?).
Retirando o Ricardinho Comuna de Lhamas muito sinceramente tenho imensas dificuldades em eleger um opositor digno desse nome à Cambra da Cova. Esse sim, estudava os dossiers, apresentava alternativas, sabia tocar nas feridas do regime do Barbinhas, mas como em tudo na vida, quando se é bom, encosta-se porque pode mexer na “merda” e todos sabemos que quanto mais se mexe na dita cuja mais ela cheira mal.
E agora que o Matreiro tirou a chucha ao Vitinha Fontanário, de que é que o homem vai dizer mal? Já não vai poder sacar do livrinho de frases célebres e anteceder os seus comentários mais ou menos irónicos e meio aparvalhados.
Ele que tanto gostaria de ter sido Administradeiro da Feira +/ – Viva ou de outra coisa qualquer, não importa, desde que fosse Administradeiro, seria uma forma de poder ficar ao nível do seu “amigo de peito” o Tony Copas. O Barbinhas foi um chato nunca lhe deu essa oportunidade, ele que até tinha feito um trabalho brilhante nos Desperdícios Municipalizados.
Admira-me contudo, é que o Anastácio ainda não seja Administradeiro Delegado de qualquer coisa ligada à Cambra, afinal este foi dos mais inteligentes oposicionistas, sempre lá entachou os filhos e o resto é treta.
Ai oposição, oposição, que triste papel a que se devotam estas peças museológicas. Com opositores destes o Barbinhas ganha sempre de goleada e tantas vezes quantas ele quiser.

29 abril, 2007

Correio da Feira, 30 de Abril de 2007


Clique na Imagem para Ampliar

Consulta aos leitores

O Imaginarius está na rua já nos dias 17, 18 e 19 de Maio! Considerado por muitos um importante acontecimento cultural e imprescindível! Não deixa de ser considerado um acontecimento com custos demasiado elevados e supérfluo para outros!

A nossa pergunta:
O Imaginarius em S. M. Feira é:

Imprescindível
Importante
Desnecessário
Supérfluo

Os resultados da consulta sobre o tema sobre “Outras superfícies comerciais virão para o concelho.” é o seguinte:

Kouzas e Louzas

Assembleia Municipal 04-07

Vinte e uma horas e trinta minutos, já atrasado entro no anfiteatro da biblioteca. O pobo olha…alguém dá sinal ao senhor presidente da assembleia e pronto…podemos começar, o Shrek já aqui está!

Confesso que fui apanhado de surpresa! No período antes da ordem do dia, os rosinhas elegem sempre um tema como assunto principal para moerem a cabeça do Barbinhas!
Noutras tinha sido o Feira Viva, mas essa já sabia eu que era tema tabu nesta assembleia!
Na última, como podem ver nos meus relatos, estavam mesmo atrapalhados sobre o tema que haveriam de escolher! Até que o Saudoso bloquista atacou os meninos que estes até agradeceram. Só assim, puderam usar da palavra dando uma ideia de indignados e conseguiram articular mais que dois parágrafos seguidos.

O tema desta assembleia, para surpresa de todos foi um assunto de “merda”! Melhor dizendo, de limpa fossas! Ainda bem que tinha lido os jornais e o blog a respeito desse assunto, pois eles apenas conseguiram falar do tema, baseados nas mesmas fontes e mesmo assim foi um tratamento assim pró pobrezinho!

Na sequência do assunto aconteceu o primeiro facto importante da noite!

Midinho anda preocupado com o que diz por telefone durante cinco minutos ao “terrinhas” e depois não se lembra do que disse e não sabe se o que vem transcrito é ou não o que disse!!!!

Senhor Director do Terrinhas, antes de publicar algo, envie um estafeta com o texto para o midinho “ber-se-sa-lembra”!

Vamos ao meu relato do que se passou por lá. Já sabem…. sou e posso ser tendencioso e o meu relato pode não ir ao encontro das outras “pensaduras” brilhantes que por ali se encontravam!

Esquerdistas: (0- 20) tem um 8

Talvez fruto da mudança de putado, este novo bloquista esteve a milhas do seu antecessor! Quase me apetece dizer: “Volta que está perdoado”! Espero que tenha sido apenas nervosismo e esteja mais “solto” na próxima Assembleia….por agora dou-lhe um 8, porque quero que vá à Oral!

Comunas: (0-20) tem um 12

Continua muito bem a nossa lucinha! Quem a viu e quem a vê!!! Está bem, não me agradeçam …foi com todo o gosto que lhe “tratei da imagem”! Teve até uma proposta aprovada com os votos favoráveis das laranjas e tudo. Proposta que segundo a nossa menina não era contra o Governo mas sim a favor do pobo!
Gostem ou não, mostra-se à vontade nestas lides e faz o trabalhinho de casa!
Gostei da comparação entre as obras que a Cambra faz e a célebre frase apelidada aos sportinguistas que constantemente dizem…”para o ano é que vai ser”!
Sei que podemos aplicar a mesma aos Benfiquistas, mas aqui a nossa menina teve um gesto que agradeço e guardo no coração! Afinal de contas ambos somos vermelhos…a menina um vermelho comuna enquanto eu um vermelho do glorioso!
Termina com uma lamento por não se dividir as Assembleias em duas partes e ter de irem para a caminha às 2 e 3 horas da matina. Eu sei… é a novela sua marota!

Eu gravei as novelas todas.

Rosas: (0-20) tem um 10

Pois estão mesmo fraquinhos estes engenheiros!
Alguém dizia e é bem verdade, não vão lá com rosinhas do azeiteiro no dia mulher nem com um jantar de 25 de Abril feito no dia 21 com o já mais que ultrapassado filho do marocas!
A guidinha agora mais habituada aos sinais da direcção do tacho…da viação, desculpem, considera que são muitos papéis que compõem o Relatório e Contas e é usada uma linguagem de difícil acesso! A isto apenas digo “Quem muito dorme pouco aprende.”
Os Rosinhas de facto estavam num dilema! Não podiam dizer mal do Feira Viva e como “não faltava mesmo mais nada” disseram que graças aos conselhos dados por eles é que o feira viva está bem!!!! Depois ainda tem a lata de falar ao pobo em honestidade intelectual! Foi um auto golo precedido de “frango”tremendo do “vitó fotanario”!
Foram pertinentes mas “ignorantes” quando quiseram saber se afinal vem a exponor para a bilha ou não! Acho bem questionarem o barbinhas. Mas e porque não questionam também o matreiro???? Porque se bem se lembram, este nas ultimas eleições para a Cambra gabava-se de ter sido ele a conseguir tal kouza!
Aquando a proposta dos aumentos das entradas no Museu de Papel, gostei do comentário ou reparo do jovem (esqueci o nome) que estranha e lamenta a isenção dos empregados da Cambra! Será que o “filho” a exemplo dos fornecedores da Cambra, também não lhes paga?! (digo eu)

Laranjas: (0-20) tem um 15….sem favor!!!

e…..só não tem mais porque o “Rei das Feras” continua por lá!
Fruto da surpresa da táctica politica orquestrada pelo mindinho, o PS nunca se encontrou….aqui se iniciou a goleada laranja imposta aos rosas.
Ao colocar o “barbinhas de Mozelos” e o “Miguinhos de larosa” na primeira fila, confundiu toda a defesa rosinha!

O “barbinhas de Mozelos” das duas uma: ou tem a mania que percebe de contas e os rosas não entendem patavina e não sabem como responder ou então para além de ter a mania o gajo sabe mesmo! Penso que o tipo de intervenção deste terá amedrontado a oposição! Disse entre outras coisas que o valor de uma empresa é pela riqueza criada e que nas contas a Cambra aumentou a sua riqueza em 8%!!! Citando as maledicências socialistas que apregoam a falência da Cambra diz que a Cambra tem uma capacidade para caso fosse necessário pagar dois anos de custos com o pessoal sem que nada entrasse!
Ora bem, pela falta de contra argumentos, ele até é bem capaz de ter razão nestas kouzas.

Finamente o “Miguinhos de larosa” este, um verdadeiro Cristiano Ronaldo!!!
Conseguiu colocar os vereadores e o presidente da Cambra babadinhos e porque não dizer a terem um “orgasmo político” tal era a felicidade!
Minguinhos apenas pegou num tema (que por acaso nem era para ali chamado)…o Feira Viva!
Aposto que deve ter andado toda a semana a almoçar com o Serginho da administração!
Começou por citar o Rosinha Vitó Fontanário em assembleia de Dezembro passado quando e após um rol de criticas à empresa municipal (o normal) diz que estava só mas não sozinho!
Enumerou um histórico de acontecimentos da dita empresa que iam desde teses de doutoramento a um rol de prémios tirados nos mais variados sítios. Que a empresa era já objecto de estudo pelas universidades e tida como um exemplo único na sua forma de gestão!
Enumerou a importância das piscinas no plano nacional! Falou sobre o Imaginarius ser o maior festival de teatro de rua do país e a Viagem Medieval como o maior evento medieval da Europa!
Mas a estocada final foi quando após estas sucessivas fintas em que os rosas já não sabiam onde estava a bola, miguinhos diz: Como é possível o PS ter criticado tanto o Feira Viva em Dezembro de 2006 pela má gestão e vem agora em Abril de 2007 falar tão bem, e inclusive dizer que deu algumas dicas para alterações, o que não é verdade, e pasme-se…. Estamos a falar do que se passou no Feira Viva em 2006!!!!

Quando terminou vi nos olhos rosinhas aquela sensação que vemos nos jogadores de futebol quando estão a ser goleados e finalmente o árbitro apita para o final do encontro.

Referências finais:

Dário Matos vai de férias para os Açores…para uma coisa qualquer dos presidentes de junta de todo o pais. Foi ele o eleito, o sortudo! Como não há kouzas inocentes nestas kouzas, aposto que arranjaram maneira de o mandarem na esperança de ele gostar tanto …tanto daquilo que não mais queira voltar!

Dez minutos antes da sessão terminar, falhou a luz…. Barbinhas deve ter dito ao filho…” não me digas que também não pagas à EDP!” (ver foto exclusiva)

Uma gafe do barbinhas : Comparava as contas trimestrais entre 1985 e 1986 quando afinal as contas eram as de 2005 a 2006!

(Desculpem o exagero de letras que coloquei neste post)

Bom fim-de-semana

28 abril, 2007

Assembleia dos caladinhos….em Mozelos!

Embora já com algum atraso, eis aqui um resumo da Assembleia de Freguesia de Mozelos, onde como já referi, foi morna…tão morna que até os gelados se conservariam por muito tempo!Antes mesmo de se dar inicio à mesma, o cenário parecia alterar-se em relação ao que tinha acontecido em anteriores e ao que eu anunciara.
“Hoje, eles vão falar!” – Disse-me o Dr.FF!
Grande azar! Pensei eu, lá se vai de vez a credibilidade aqui do boneco verde! Que anda já faz muito tempo a pregar no blog contra essa maldita praga que assola os putados laranjas de Mozelos! O silêncio!!!
E eles tinham razões para poderem falar! Afinal foi dia de pagamento e tudo! Mas a cambada de silenciosos já estava combinada, nem agradeceram pelo pagamento!
Embora sendo um direito deles, é completamente imerecido!

Assuntos:

Exceptuando o que referi em relação ao brasão que finalmente está (parece) aprovado, nada de mais interessante se tratou para além de se anunciar que em breve irá arrancar a Escola do Murado (imagem)!
Dr. FF pediu ainda encarecidamente aos que sabem, que digam à junta quais os terrenos que supostamente é possuidora mas que não imaginam quais serão!
O relatório e contas! Nada a assinalar… e o PS que poderia e deveria questionar a junta fez duas ou três perguntas tipo “ porque é que não chove se o tempo está encoberto?!”
Dr. FF usando o seus conhecimentos de medicina ainda (ao longe) tentou verificar quais os sintomas que os putados socialistas padeciam…. mas não conseguiu resolver esta apatia rosa!
O facto mais curioso e estranho foi numa folha quase preenchida de alto a baixo contar as ruas que durante o ano receberem honras de limpeza…. Não eram muitas, mas tinha 3 e 4 vezes repetidas as mesmas ruas. (soube que se tratou de um erro de formatação) mas que deu até jeito!
Deu a palavra ao público o senhor presidente, Dr. Eca! Antes, devo ainda referir que o Dr. Eca esteve muito bem…. divertido, solto, alegre e com umas piadas muito giras! Sempre achei que tinha grande futuro na difícil arte cómica!
Então os que queriam usar da palavra (o público) lá levantaram o bracinho a acenar para a mesa apontar o nome.
Esclareço desde já que aqui o escriba também pediu! Se bem que faço a mesma pergunta desde que me conheço como assistente de Assembleia de Freguesia:” Para quando a rua (a minha) vai ter saneamento”. Inexplicavelmente fazendo sempre esta pergunta, o Dr. FF nunca é apanhado de surpresa! Responde sempre da mesma maneira também! “ Não sei ainda!”
Porém, desta vez abusei nas perguntas e excepcionalmente fiz uma outra que conto mais abaixo!
O líder carismático do CDS – (do Paulo Portas) de Mozelos, o “Gustinho” embora não eleito, aproveita (e bem) esta altura para dar voz ao partido e mostrar que tem estado atento ao que por aqui se passa!
E ele não é de rodeios! Sabendo que o nosso “Barbinhas de Mozelos” iria usar a projecção para mostrar os seus belíssimos Power Point, leva umas fotos e assim, para além de falar, ilustra o público e os putados sobre o que fala.
Uma longa (mas útil) intervenção que me provocou um crise de inveja!
Já tinha dito que eu era invejoso, não?
Vai daí, tive queacrescentar a tal segunda pergunta à minha inicial .
Disse/ Perguntei: “Senhor presidente da Assembleia, aproveitando este precedente de ser permitido ao “público” mostrar fotos nas assembleias, pergunto a vossa excelência (nestas kouzas devemos engraxar) se na próxima assembleia poderia trazer algumas das muitas foto de que sou possuidor?”
Dr. Eca, em jeito de …. “e se te fosses (bip)”, amavelmente diz: “Claro que sim, desde que sejam de interesse!”
“Claro, o senhor pode até escolher… Desporto, politica, gajas. É só escolher”
Devo referir que considero o Dr. Eca, um dos melhores na difícil capacidade do insulto diplomático!
Traduzindo: Consegue chamar “nabo” a um “nabo” de tal forma que o “nabo” ainda lhe agradece e apenas meses…muitos meses mais tarde percebe que afinal não passa mesmo de um grande “nabo”

27 abril, 2007

Agenda Kouzas

Hoje, pelas 21h30, na sede da Junta de Freguesia de Fornos, a Associação Ambientalista da Ribeira da Lage, faz uma apresentação pública de um dvd sobre a Ribeira da Lage. Estão todos convidados a assistir e a participar! A não perder!

Brasão de Mozelos (versão final)

Facto relevante e o mais importante desta Assembleia de Freguesia foi a apresentação do brasão de Mozelos, na sua versão definitiva. Segundo o presidente da Junta, o mesmo foi informado telefonicamente que esta era a versão aprovada!
Agora, apenas falta receber a confirmação por escrito para que a Assembleia de Freguesia aprove.
Oportunamente relatarei uma ou outra peripécia que aconteceu…mas esteve tudo em lume demasiado brando!

Kouzas e Louzas

26 abril, 2007

Ser-se pago para desconversar!

Em véspera de mais uma Assembleia Municipal pouco ou nada interessante. Até quase que faço apostas. Início da sessão com mais uma interminável palestra do Senhor Professor. Chega à altura de botar faladura e para começar, nada melhor que o Neves, que depois do Deputado do Cruzamento da Corga, se arrisca a ficar conhecido como o Deputado que não se verga (embora às vezes parece que não se enxerga). Segue-se claro Lucinha Comuna que já recebeu a táctica do Tero Verde pelo walkie talkie. Depois de meia dúzia de bojardas, segue-se o maior de todos... o homem que foi feito para os Malucos do Riso: O Bloquista. Aquilo vai ser só rir, se não se arriscar depois a levar nas orelhas dos Senhores Senadores. Claro que o Inginheiro (será que este o é de verdade?) Cardosão, também vai falar quanto mais não seja de questões relacionadas com projectos que anda a fazer. Pela Laranjada, das duas uma, ou fala o Rei da Selva ou então fala o Amoreira, que o resto ou não se está para chatear, ou então deve estar a modos que amordaçado.
Resultado final? O Vitor Fontanário faz mais um daqueles eloquentes discursos com uma citação no fim, o Barbinhas desconversa e o Midinho e o amaDEUZinho riem-se como uns perdidos ( no intervalo datroca de sms's ).
Sabem o que vos digo? O público é que devia ser pago e não quem vai para lá porque foi eleito, que aquilo é mau de mais.

PS: Sempre é verdade que o Midinho agora anda pegado com o dono da "Feira +/- Viva"?

Abril sempre, onde?


33 anos depois, dou comigo a ver a TV Galicia para comemorar o 25 de Abril. No mínimo, absolutamente estranho e curioso, dirão alguns, quase me sentindo um português a viver num outro país qualquer à procura de um canal português que evocasse a memória de um dia tão falado constantemente sempre que seja necessário trazer à colação a justiça, a liberdade a igualdade em Portugal.
Mirei e voltei a remirar, esfreguei os olhos.
Era mesmo a TV Galicia que transmitia na noite de 25 de Abril um programa evocativo da Revolução das Forças Armadas - "Abril Sempre", um encontro com cantores Portugueses tais como Dulce Pontes e Zeca Medeiros a cantora espanhola Uxia, o sobrinho de Zeca Afonso, o músico Júlio Pereira e que contava ainda com a presença na plateia de Zélia Afonso a viúva do saudoso cantor de intervenção.

Não me contive, fiz zapping na TV, na RTP1 o "um contra todos", na RTP2 uma entrevista a um Dr., ou seria Engº. ?, bom para o caso pouco importa, mas seguramente não era sobre o dia que estava a terminar. Óbviamente a SIC e TVI passavam as habituais 3 horas de telenovelas que nos entram pelas televisões dentro diáriamente e logo após os telejornais.

Voltei à Galicia lógicamente, pois que estando em Portugal. no dia em que se comemoravam 33 anos de democracia neste Portugal de Abril (como muitos gostam ainda de apregoar, mas cada vez menos praticar) se pretendia ver e ouvir um programa evocativo da Revolução dos Cravos no meu País teria que me socorrer da televisão de nuestros hermanos.

De uma valente revolução estão as televisões deste País a precisar.

Uma vergonha.

Haja decoro, respeito, e acima de tudo ofereçam algo de cultural a este Pobo que não apenas e só as habituais novelas e novelos de enredos, e os filmes de tiros e bombas e socos nas trombas.

Foi para isto que se fez o 25 de Abril há 33 anos?

Em Mozelos não há publicidade enganosa!

Hoje, lá mais para o início da noite temos a “nossa” Assembleia de Freguesia.
Eu gosto do momento, pois é nestas alturas que vemos os “amigos” que já não vemos faz muito tempo. É um ajuntamento, não de público mas de “putados”!
É com curiosidade que vou rever velhos amigos do PS! De facto os socialistas de Mozelos andam completamente ausentes.
O Dr. FF agradece! Embora ele até disfarce bem, detesta ser incomodado!
Eu devo confessar que embora o critique algumas vezes, penso que é um bom presidente!
Acredito que a minha ideia sobre ele irá ainda melhorar muito mais!
Para tal, basta que ele e os restantes elementos da Junta de Mozelos “finalmente tomem posse”! Pois enquanto tal não acontece a terrinha continua completamente inerte!

Gostava ainda de dar os parabéns ao meu estimado e querido representante do “pobo”, o senhor Presidente da Assembleia pela sua coragem e sinceridade!
De facto o Dr. Eca, talvez devido à sua formação académica (Direito) é uma pessoa que é contra a publicidade enganosa! Vai daí propositadamente ou não, colocou este edital no único sítio lógico que existia num dos cafés da minha terrinha!

A publicidade não engana!

Kouzas e Louzas

25 abril, 2007

25 de Abril III

Ao fim destes trinta e três anos, após o 25 de Abril, eis o cravo “encarnado” da nossa actual democracia!

Kouzas e Louzas

25 de Abril II

Kouzas e Louzas

Blog que se preze tem de “enfiar” o Salazar em um qualquer post!

Sei que pode ser polémico, mas o que seria deste pequeno país sem umas polémicas?

Quero aqui e agora neste dia 25 de Abril de 2007 prestar a minha homenagem a uma das kouzas mais importantes da história recente.

Doa a quem doer, quero aqui agradecer a sua existência. Pois se não fosse ela, não estaria aqui sentado a escrever!

Obviamente que presto homenagem a todas as cadeiras do mundo….e o meu voto de solidariedade à que nos fins da década de 60 partiu!

24 abril, 2007

25 de Abril

A pergunta da praxe:

Onde estavam no dia 25 de Abril…de 2006?

Eles estavam aqui a fazer história! E que historia!

A minha contribuição para os homenagear é simples e depois do texto do meu colega Platto, nada devo a acrescentar!

25 Abril 2006 (fotos)

(03:08 minutos)

25 Abril 2006 (Vídeo)

(10:41 minutos)


E já passou um ano!


Pois é, faz amanhã exactamente um ano que teve lugar esta manif junto da Cambra por parte das gentes ligadas à Escola EB1 de Manhouce. Passaram-se 12 meses, sem que o esclarecimento final tivesse surgido por banda de quem agiu mal e se escondeu nos tradicionais ditados populares "o tempo tudo faz esquecer" e "a água lava todas as nódoas".

Não é verdade, as gentes de Arrifana, não ficaram esclarecidas, e muito menos perdoam aos que tanto mal causaram, não aos Pais ou às gentes da freguesia, mas às crianças que, nada tendo a ver com esta guerrilha de "alecrim e manjerona" foram sim as mais prejudicadas.

O Dariu pode durar muitos anos e Deus queira que assim seja, mas nunca mais deixará de estar associado e muito mal a este infeliz acontecimento. Também o Barbinhas se saiu muito mal nesta história, e poderá colocar as barbinhas de molho porque em Arrifana jamais voltará a ser recebido como o era até então.

Ambos, optaram por tomar o partido dos mais fortes e queimaram-se, para o Barbinhas talvez a primeira guerra perdida enquanto Presidente da Cambra, se adivinhasse que iria engolir tudo o que disse nomeadamente numa célebre Assembleia de certeza teria ficado calado que nem um rato. Quanto ao Dariu, não se aconselhou devidamente e daí resultou ter lavado as mãos qual Pilatos e ter dado tudo como um facto adquirido. Enganou-se, e também ele se tal adivinhasse por certo a sua postura no processo teria sido outra bem diferente e teria agarrado na bandeirinha e ter-se-ia colocado à frente da manif.

Quem saiu mais ou menos de fininho, sem que quase se desse por ele foi o AmaDEUZinho que, jamais voltou a falar no assunto.

Bem, mas vamos ao que interessa, e o que se fez de então para cá? Absolutamente nada. À boa maneira da Cambra da Coba estão-se a analisar os dossiers, a ponderar todos os factores, a equacionar qual a melhor solução, enfim ... nada, só bla, bla, bla.

O ano lectivo está a acabar, antevê-se não uma mas, muitas guerrinhas mais. É que não vai ser a Escola EB1 de Manhouce a única EB1 a ter o garrote sobre o pescoço, muitas mais vão seguir o seu caminho, isto é fechar. Portanto prevê-se um verão e princípio de Outono muito escaldante em 2007 e Senhores da Cambra então, quase a um ano das eleições a história vai ser complicada de explicar e o Socras Pinóquio não vai perder a oportunidade de abrir a porta ao Azeiteiro, ai disso não tenham qualquer dúvida, só se ele não poder fazer a cama ao Barbinhas.

23 abril, 2007

Estágio dos calados (PSD) Mozelos

Kouzas e Louzas

Estamos aqui no centro de estágios do PSD de Mozelos, que curiosamente é na Junta de Freguesia!

Já todos os atletas estão lá dentro!

Na chegada de alguns deles estivemos à conversa com Luís Pombinhas, médio defensivo que nos abanou a cabeça, mas nada falou. Pelo que apurei, já está num profundo silêncio. Boca fechada mosca vedada, é este o lema dos “putados” laranjas da Assembleia de Mozelos!

Conseguimos entrar e …. todos já estão a dormir. Graças à implementação da técnica do sono, trazida do oriente pelo Dr. FF (comprou na loja dos chineses em lhamas).

Apenas estão 3 acordados! Os que tem o poder do “mande e desmande”, não confundir com mame e desmame, nesta terra. Dr FF, Dr. Barbinhas de Mozelos e Dr.Eca!

Estão a estudar lances de bola parada….e silenciosa com os membros das associações de Mozelos….peço desculpa, os “putados” da assembleia. Embora os que estão na assembleia (quase todos) são dirigentes associativos da terra. Este Dr. FF para além de os calar aqui….mantêm o seu silencio no associativismo local. Traduzindo: Não o chateiam!!!!

Algo corre menos bem…. O “Belhinha Maia” acorda…. Levanta-se e ….(meu Deus que se passa?)…ahhh descansam as hostes! Foi servir garrafas de água aos presentes! Contudo, algo também fez com que o “Teixeirinha do mor(in)” acordasse. “Claro tio Américo, meu mestre, vou já para aí…. Não se preocupe! Num instante estou a entregar-lhe o papel higiénico para limpar o…....ops!!! Peço desculpa dótóres! Estava a sonhar com o meu Deus!”

A kouza está a fugir ao controle! Agora “Minguinhos Farias”(que agora não faz) esboça uma pergunta ao Dr FF! Mas eis que o keeper Dr. Eca faz uma estirada fantástica e corta a palavra a “Minguinhos Farias”( que agora não faz)! “Calma Minguinhos! Tu agora não podes incomodar o Dr. FF! Agora és da junta caralh…. Não incomodes!” Diz Dr. Eca, entre uma enorme salva de palmas. (não …não foi mais nenhum protocolo entre a Tuna e a Cambra. Daqueles que servem para …nada. Foi mesmo da defesa espantosa.)

Dr. FF vai agora em silêncio para não acordar os silenciados…digo, “putados”, dar a táctica…vamos ouvir!

“ Bem, minguinhos, tu limita-te a meter essa unha enorme que forra o dedo no….na orelha!

“Teixeirinha do mor(in)”, tu tratas dos telemóveis e faxes…qualquer coisa, não me incomodes…se for o tio Américo, transmite-lhe toda a minha admiração e bajulação!

Dr. Eca, tu no final, quando já todos estiverem fartos das kouzas ditas e mal ditas do PS, vais fazer-me uma pergunta de grau de dificuldade elevada, tipo…que dia é hoje?! Faço-me como apanhado de surpresa e respondo como se eu estivesse num comício.

Tu, Dr. Barbinhas de Mozelos, tens a tarefa de demonstrar ao pobo como consegues fazer essas habilidades em PC. Como consegues mudar a data do Relatório e Contas no Power Point. Pois é apenas isso que muda, o resto é a mesma kouza de anos anteriores!

Finalmente, “Belhinha Maia” terá a tarefa mais difícil. Esteja atento ao contra-ataque do “Alccapote”. Quando ele vem do público é sempre um perigo à solta. Tem uma finta muito rápida e curtinha…daquelas que todos ouvem mas ninguém entende. E quero que marque homem a homem o “se-me-exalto”. Veja lá se ainda lhe dá uma coisinha e somos castigados pela liga de clubes!”

Bem…terminou o treino….vemos agora os “putados” a saírem com um enorme sorriso nos lábios. Dá para entendermos que eles entenderam que não entendem nada mesmo destas coisas. Afinal a sua função é essa mesma!

Ser criança no Parque do Coteiro!

Um dia alguém disse que nada mais o chocava, depois de ter visto um porco a andar de bicicleta!
Eram outros tempos! Com toda a certeza também já não se chocaria se visse no Parque do Coteiro um “cavalo” a andar de cavalo, nem um “burro” a andar de bicicleta! Pois só assim se pode chamar a quem anda a cavalo e de bicicleta no parque, sabendo que não o pode fazer…e tem avisos para tal!
Estávamos no dia 15 de Abril, fim da tarde e quem por lá andava observava “crianças” dos 30 aos 55 anos a brincar com os pais dos 6 aos 14 anos a observar!
Estranho, mas possível nesta vila!
Este domingo, dia 22 de Abril, após colocar a minha camuflagem pude observar mais brincadeiras de outras “crianças”!
Poderiam ser outras fotos, mas para ser honesto convosco apenas tive oportunidade de tirar estas. A foto espelha a criancice que tem imperado pela zona alta da vila ao entardecer!
Podemos ver uma inocente e feliz “criança” a divertir-se sob o olhar atento dos muitos “adultos”!!!
Conseguem ver alguns sinais de vandalismo na outra foto?!
Não!!! Não estou a afirmar que foi esta “criança” quem o fez. Não vi quem o fez, nem se foi propositado ou não!
Agora essas “crianças” não venham para os cafés e afins criticar o Dr. FF pelo mau estado de algumas kouzas que existem na vila!!!!

Correio da Feira, 23 de Abril de 2007


Clique na Imagem para Ampliar

22 abril, 2007

Discriminação na escola de Prime!


O tema foi-me proposto há já algum tempo, mas a falta de tempo fez com que apenas agora tivesse tempo para abordar o tema antes que passe para o esquecimento.
A Associação de pais da escola de Prime, deu ovinhos de Páscoa a uns e não a outros! Colocou as crianças felizardas a sorrir e as que nada receberam a chorar!
Olha que azar, pensei eu, o raio da galinha dos chocolates cismou em fazer greve por falta de saneamento!
Em conversa acalorada (tem estado calor) o presidente da Associação de Pais diz-me que o fizera, pois existem uns pais maus, com a mania de serem espertos, que se dizem tesos mas que passam a vida a andar para cima e para baixo de carro e ainda por cima a fumar e que não pagam a cota anual de 25 euros!
Assim como quem anda na piscina e quando não paga a mensalidade é bloqueado o seu acesso e ali é a mesma coisa! Finalmente diz ainda que foi um assunto ponderado e até adiado, devido à delicadeza de tal assunto. Está já a ainda a imaginar como será a reacção das crianças/pais aquando enfiar um porco no espeto no final das aulas deste ano!
Bem, eu logo de inicio aconselho o senhor presidente a não matar e espetar o tal porco! Que culpa tem o raio do porco por não ser tão inteligente como o senhor?
Quando compara o pagamento e frequência de actividades (como a piscina) com o pagamento ou não de cotas na associação de pais, está a comparar algo que não se pode nem se deve comparar.
Sei que é complicado estas coisas que envolvem muitas pessoas e nem todas queiram cooperar! Mas fazer o que se fez é discriminar as crianças!
Diz-me o senhor presidente que assim os filhos ficam a saber os pais que têm!!!!
Aqui, confesso… fiquei na dúvida! Este presidente terá tirado assim como não quer a coisa um curso em horário pós futebol nocturno na residência do padre BERN intitulado “ser bom e mau pai?”!!!
“Ahhh…não é só chocolates que damos! O dinheiro é também para metermos por exemplo uma lâmpada quando funde. (diz ele)
Mas isso cabe à junta! (digo eu)
Mas se esperarmos por eles, ficavam os alunos sem aulas…depois pagam (a junta).
Mas deveriam esperar! Não havia aulas, a junta assumia o porquê de não haver aulas! E já agora, como há os pais maus que não pagam, porque não colocar o filho dele por baixo da lâmpada fundida, às escuras?!
Mas o bom coração do presidente fez com que dos próprios recursos pessoais dele comprasse uma saca de amêndoas para dar aos meninos faltosos!!!
Mas alguém necessita de uma associação de pais em que o presidente tenha gestos nobres e foleiros como este?! …bem digo eu…não matem o porco que ele não tem culpa!
Uma associação de pais é importante, mas perde toda a sua razão de existir quando fomenta a discriminação entre alunos! Quando chama a si o poder de catalogar os pais de bons e maus pais. Dos que têm ou não têm dinheiro!
Quando pensam que tem o direito de dizer aos filhos os (maus) pais que estes têm!
Quando se planeia fazer qualquer tipo de festinha ou distribuição de chocolates, antes de mais, tem que fazer com que a igualdade seja a mesma para todos e um bem intocável. Se não for possível, não se faz, e ponto final!
Se há pais que poderiam e deveriam ajudar a pagar as ditas cotas, não se discute! Mas não são obrigados! Agora discriminar os filhos dos outros, não! Isso não é Escola! E a associação de pais é um elemento indispensável à escola para ajudar a superar e resolver problemas e não para os criar!
Razão do que falo é a atitude tomada pela responsável da escola que não permitiu que tal gesto infeliz se concretizasse dentro da mesma….foram praticar as “desigualdades” para a rua!
O último argumento do senhor Presidente é que tem a maioria do seu lado!
Quantas maiorias por este mundo foram uma valente porcaria, digo eu?!Por falar em porcaria, senhor presidente peço que não mate nem espete o porco….e já agora por favor, não diga a ele que o pai é um porco!

Pai e Filho impedidos de entrar no H.Estarreja!

Uma vergonha!

Ontem todos os que puderam ver na televisão, um pai e o seu filho serem impedidos de entrar no Hospital de Estarreja, ficaram indignados!

Tony Copas e o seu menino tiveram ontem um dia para esquecer

O menino Noddy Mendes, sofre de uma doença rara de querer dizer alguma coisa mas que acaba constantemente por ser imperceptível. Ontem, mais uma vez para se mostrar a fazer alguma coisa (sem jeito) e tentando apagar o mediatismo do “Inginheiro” no Porto e a eleição do Dentes mais brancos não há do PP, tentou ser consultado no hospital de Estarreja! Mas o “malandro” do ministro mandou dizer que ali não entra! Se quer fazer alguma cura, que vá ao hospital de Gaia, onde o Dr. Meneses terá com toda a certeza imenso prazer em lhe injectar algum juízo nas veias partidárias!

O papá Tony Copas, ainda se meteu à estrada! Mas na portagem da Feira, Noddy sujou a fralda e era impossível limpar o rabinho do menino! Os “limpa cagadeiras” da bilha estão em greve de zelo!

Não correu mesmo nada bem este fim-de-semana para os laranjas…. E o nosso estimado e queridíssimo Tony Copas acabou por ficar muito mal na fotografia de Líder Distrital!

20 abril, 2007

PICANHA COM AZEITE... em lume branco

Na sua corrida ao cadeirão da bilha o azeiteiro Branco aprendeu com o major valentão, mas, infelizmente, como tem muito menos dinheiro ... fica-se por uma rosa no dia da mulher e um jantar de 25 de Abril.

Lamentavelmente, o azeiteiro ainda não percebeu que o poder deve ser conquistado e não comprado.

Conquistado com a força da razão;
com o peso dos argumentos;
com a bondade das propostas.

Mas: quem tem assim um ingenheiro a primeiro, julga que tudo se compra na vida ... inclusivé os votos do povo.

Meu caro azeiteiro, permita-me que lhe relembre que o ditado "COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS" está demodé... já era ...

Actualize-se, adira ao choque tecnológico ... crie um blog, no qual exponha os seus projectos para o concelho, fazendo oposição e apresentado propostas concretas e exequíveis ... isto é, se souber teclar ... caso não saiba ... sempre tem uma Universidade independente ao dispôr do seu partido ... sempre lhe fica mais barato que a picanha no Cruzeiro.

Por estas, e muitas mais, é que vamos ter Barbinhas no 16º round.


PS: estamos disponíveis para consultores ( opinion makers ) de campanha ...
condições a fixar:
1º só fala quando escrevermos o discurso ...
2º gabinete com vista para a nova auto-estrada do castelo;
3º nada de picanha ...
3º férias, trimestrais, nas Caldas para ver as lontras ...
4º três assessores (as) tipo familia, amigos e outras ...
5º correr com stress matreiro, vita fontanária e companhia ...
6º nada de ligações maçónicas ao bolacha filho ( não vê que tá na oposição ao inginhas )...
7º pouca conversa com a garnizo ...
8º remuneração por objectivos ... 1 voto um euro ... no cadeirão passa o cheque ... taxas o que quer que seja ... notas ...

kouzas de mixórdia!

Estes últimos dias o Pobo tem sido confrontado com a greve dos limpa fossas, qualquer dia a minha classe profissional também faz a greve dos bons malandros. Bem mas, voltemos à greve do limpa fossas, tenho para mim que o Midinho, lá do alto do seu pretenciosismo comprou para a Cambra uma guerra da qual se vão sair muito mal.
Enquanto a Cambra nada mais tem para dar ao Pobo que um saco de promessas cheio de nada no que ao saneamento respeita devia era assobiar para o lado e fingir que nada vê (como o Terinho verde, mas este não enxerga mesmo nadinha, deve ser miopia estrábica).
Se a Cambra espera que o Pobo ao guerrear-se entre si por causa da mixórdia do vizinho que passa à sua porta se distrai das cambrárias asneiras sanitárias, tire o cavalinho da chuva, porque estas guerras vão sobrar para o Barbinhas que promete solução há mais de 25 anos, festejou há pouco as bodas de prata promissórias.
Afinal o que tem feito a Cambra e a empresa que vende água, à mixórdia que recebe na ETAR do Carvalhal e que recolhe com os seus limpa fossas? Amanda-a para o rio, claro, claro não escuro é como ele fica logo depois da piscina, quando já não vem de trás.
Midinho, um conselho, deixe-se lá do políticamente correcto e seja prático.
Afinal a Cambra neste caso até já tem passado nada abonatório ao que sei, quando um limpa fossas foi apanhado não "com a boca na botija" mas com a cisterna aberta ali para os lados dos nossos vizinhos a mandar m...a para Obar, é que já não chega a que vai via fluvial.
Senhores Donos da Cambra, deixem-se lá de esquisitices e deixem o Pobo respirar o ar de que necessitam, não é necessário que ele seja aditivado com a mixórdia das vizinhanças.

“Imaginarius do kouzas ®”

No nosso imaginarius do kouzas, lançamos um desafio aos 31 presidentes de junta da nossa bilha! Deveríamos fazer uma “instalação” (que nome fixe) para homenagear a nossa Cambra! E qual seria o tema que melhor ficaria neste ano de 2007?

Os mais ousados deram-me a ideia de fazer uma gigantesca colcha gigante para colocar no castelo! Grande ideia essa! Ninguém teria tão brilhante ideia!

Mas optamos por fazer um pequeno questionário onde os nossos autarcas colocariam as suas opiniões!

Eis os resultados:
A – A maioria acha que o saneamento é o Nome em voga na actualidade “bilhense”!

B – Embora seja segredo, todos acham que na Cambra, excrementar é o pão nosso de cada dia!

C- Todos consideram que na Cambra, saneamento financeiro não é palavra vã, embora pareça treta!

Senhoras e senhores, respeitáveis leitores, a primeira “instalação” do “Imaginarius do kouzas ®” de 2007 é …. SANEAMENTO!

Kouzas e Louzas

A decisão é sua!

O Kadrulev é Ucraniano, cursou medicina na Faculdade de Moscovo.
Trabalha como servente de trolha na Etar da bilha!

---

Este não estudou, é engenheiro e 1º ministro!

---

amaDEUZinho, cursou Direito e é um simples vereador.
Tem de beijar a mão ao chefe duas vezes por dia e uma vez por mês tem de ir aos jornais dizer que o barbinhas é o seu modelo de autarca!

---

É o chefe!

19 abril, 2007

18 abril, 2007

Está a chegar!

Em breve, num post do Kouzas!

Kouzas e Louzas

BE

Ao saber que o nosso barbinhas habitualmente usa duas capinhas para guardar os documentos das obras já executadas ou por executar, quero deixar aqui o seguinte:
Uma capinha (azul) onde consta todas as obras que acabaram por correr mais ou menos bem!
Uma outra capinha (preta) onde se amontoam as asneiras ou obras que acabaram por não correr lá grande coisa!
A Azul, tem um autocolante com o nome “Barbinhas” enquanto a preta tem um outro autocolante com as letras B.E.
Pensei eu: “que raio tem que ver com isto tudo o BE?! Será que as obras por executar ou mal planeadas são culpa dos bloquistas?
Mas não…acabei por descobrir que BE é a sigla de uma poderosa e secreta associação de “mal feitores”.
São os “Bode Expiatórios” da Cambra do barbinhas!
Conseguimos ainda apurar que a dita associação é presidida pelo Tony Copas e pelo Delfim Silo.
Mas quem anda pelos corredores da Cambra e não só, sabe que nesta “associação” estão todos os ex. Vereadores que, sempre que dá jeito ao barbinhas, são apresentados como os culpados do que está mal e do que não se faz!
Para ele, barbinhas, cabe a ingrata tarefa de receber os louros…que são poucos!!!
Já se fazem apostas sobre quem serão os futuros membros da associação Bode Expiatórios!
Só temos que esperar pelo nonagésimo governo do barbinhas!
Eu apostava que o "sempre ausente" ainda vai ser um deles… não tarda nada!

Kouzas e Louzas

Imaginem...

Kouzas e Louzas

Sempre que passo na N1 junto ao monumento Feirense, lembro-me de uma tragédia passada há muitos anos onde perdi 2 amigos de Argoncilhe num acidente de viação quando o ligeiro onde eles vinham enfiou-se debaixo de um camião estacionado!

Foram outros tempos onde a segurança nas estradas não é a de hoje!

Comecei até a pensar o que seria do nosso país se fosse governado por algum gajo com mania de engenheiro! Se os que tem poder de decisão as tomassem sem levantar o assento da cadeira. Aí sim! Veríamos obras ridículas! Imaginem que até já imaginava que esses “totós” ainda inventariam e executavam estacionamento numa curva onde é o fim de uma recta. Uma curva onde já morreram muitas pessoas. Onde como poderemos ver na foto, os carros param e metem a marcha-atrás para estacionar!

Realmente, sempre imagino cada uma!!!

Ainda bem que é só imaginação e não somos governados por nenhuns parvos!

17 abril, 2007

A independência do Xico (ou em inglês: the independence for Xiku)

«Meu caro, como combinado aqui vai o texto para a minha cadeira de Inglês»

Depois de muitas horas, provavelmente anos, a marrar a matéria, o nosso primeiro com uma simples folha A4 acompanhado com um cartão fez a cadeira de Inglês Técnico.
Devemos louvar o nosso primeiro, pois a data de entrega de tão elaborado trabalho é de 22 de Agosto de 1996.
O coitado nem teve direito a férias em Agosto.
E pelos vistos, a confiar nos certificados que por aí circulam, até já tinha ele o curso feito!!!
Fico apenas a aguardar notícias sobre que nota terá tido ele na cadeira de XET (Xico Espertinho Técnico)!

Ver notícia (semanário sol)

Notícia mais recente (semanário Expresso)

16 abril, 2007

Feirense imobiliária, "OFFICE CENTER", S.A.

Kouzas e Louzas

Meus caros,

Hoje ao acordar, ao ouvir as noticias deste meu belo país, constatei que a grande noticia é a ameaça do Variador da Cambra da nossa Capital, José Sá Fernandes, de interpor acção contra a cambra da capital, caso seja aprovado o plano urbanistico do "Sporting" nos seus terrenos, onde não se prevê a cedência para dominio público de qualquer área (zona de equipamento, etc. etc.), como estaria obrigado qualquer promotor imobiliário.

Ora, esta situação não é muito diferente do que aconteceu com o plano de pormenor das Antas (F.C.P), com o "comedor Américo A." a ceder de mão beijada UM MILHÃO DE CONTOS, para aquilo avançar... (culpa do Rui Rio e de alguns Comerciantes do Porto).

Mas, este problema, "promiscuidade futebol/politica" também acontece neste concelho da cova.

Foi também noticia a abertura da "Staples Office Center" no passado sábado, numa loja recentemente construída sobre um terreno pertença e junto ao centro de treinos do Clube de Futebol da cidade "Feirense".

Já não vou discutir ou trazer à liça, a forma como aquele terreno chegou ao poder do Clube, das trocas e baldrocas que isso originou, dos terrenos que eram reserva florestal e agricola e passaram para "zona edificandi". Sobre isso o nosso amigo "Platto" já teve oportunidade de escrever.

O que me chateia, foi ficar a saber, que sendo o projecto, os técnicos responsáveis, os trabalhos de movimentação de terras e a construção da loja suportada e da responsabilidade exclusiva da "Staples Office Center" (SOC), fosse a o "Clube Futebol Feirense" (CFF), o requerente de tal licenciamento. Dizem, assim é porque o "CFF" é o superficiário... ( dono do solo, do terreno). Ok, até pode ser...., confuso... mas até pode ser....

O que não pode ser, é a nossa cambra ter isentado de taxas aquela construção. isto é que é demais!!!!

Diz-se que se isentou o CFF de taxas na construção da dita loja, por a lei permitir que as associações possam ficar isentas de taxas... Só que falei com quem percebe disto (de leis) e garantiram-me que de facto a lei concede esse tipo de isenções às associações, quando as mesmas estão a prosseguir o seu objecto social, por exemplo para a construção de uma sede social, ou até no caso do "CFF" da construção do seu centro de treinos.

Agora, não faz parte do âmbito desportivo, construir lojas ou armazéns para arrendar.., isso é próprio dos promotores imobiliários, logo neste caso nunca o "CFF" deveria ter ficado de isento da construção, até porque não é o CFF o dono daquela loja, mas sim a SOC. Ao isentar o CFF de taxas, quem beneficiou foi a SOC ( a não ser que o dinheiro das taxas tenha ido para outros lados, ou bolsos????) e quem saíu prejudicado foram os cofres da nossa cambra.

O barbinhas anda a dormir... o que não acredito, o gordo está a comer sono, o que não acredito!!!!, o filho já não precisa de dinheiro, o que também não acredito.....

Mas o que não quero acreditar MESMO... é que os variadores da oposição também, estejam de acordo....

A promiscuidade do futebol também já chega à oposição.... é que pensei que fosse apenas com quem está no poder!!!

Seguindo este "xico-espertismo" do "Club da Cova", os empreiteiros que também são "xico-espertos" devem fazer acordos com as associações das suas terrinhas e passar a apresentar pedidos de licenciamento de loteamentos, construções de moradias, de prédios em altura, armazéns para indústria em nome dessas mesmas associações, pedir a respectiva isenção de pagamento de taxas... e verão os seus lucros a aumentar.

Por sua vez, a seguir-se este exemplo... com a concordância da oposição..., a cambra deixará de cobrar qualquer taxa de licenciamento de loteamentos, construção de moradias, armazens, etc., etc...

Viva o xico-espertismo!!!!! Viva o Club da Cova ( que mais uma vez vai à frente dos seus congéneres...).

Post. Scriptum: De certeza que esta não foi das condições que o "filho" colocou ao "barbinhas", quando aceitou candidatar-se a variador!!!!!

Correio da Feira, 16 de Abril de 2007


Clique na Imagem para Ampliar

Boa e o Mestre

Kouzas e Louzas

Uma gaja boa no papel de gaja boa, e amaDEUZinho no papel de mestre!

Grande Mestre quais são as kouzas que mais atenção merece neste seu mandato…para além das gajas?- diz a gaja boa no papel de gaja boa!

As duas grandes MAMAnifestações culturais…o Imaginarius e a Viagem Medieval! - diz amaDEUZinho no papel de Mestre.

15 abril, 2007

Caso encerrado

Kouzas e Louzas
Em exclusivo uma carta depositada na nossa Cambra do senhor engenheiro.

No rodapé, existem algumas kouzas pouco esclarecidas mas que não achamos importantes.

A saber:

- O kouzas e louzas apenas surgiu neste meio em 2005.

- Em 31 de Outubro de 1999, a ANACON introduzia em Portugal o Novo Plano de Numeração dos telefones, com 9 dígitos e integração dos indicativos regionais em todos os números.

- No ano de 1998, os CTT iniciavam o Código Postal com 7 dígitos.

Mas não é considerado facto relevante, por isso consideramos caso encerrado!

Em quem votaria hoje?

Os resultados da consulta de opinião “Em quem votaria hoje?” são os seguintes:

Kouzas e Louzas

Já existem algumas médias/ grandes superfícies no concelho e que pelos vistos virão muitas mais! Queremos saber que opinião tem a respeito de implantação de outras no nosso concelho.

14 abril, 2007

Eu e o Sócrates!

Queria mostrar toda a minha solidariedade para com o meu companheiro Engenheiro Socras!

Assim como ele, sei bem o que é chamar-nos Engenheiro e o que sentimos não o sendo!

A sua vida académica é inexplicavelmente semelhante à minha!

Ele passou 7 anos e meio no ensino superior!

Eu passei 7 anos e meio na Primária. E diga-se aos 14 anos, eu já tinha a 4ª Classe!

Teve um mesmo professor para 4 cadeiras na Independente!

Eu tive a Dona Deolinda, professora primaria em Prime nas cadeiras todas….incluindo as que ela desesperada me mandava à cabeça!

Ele teve notas que não envergonhariam ninguém!

Assim como as minhas que não envergonhariam ninguém….a não ser a mim mesmo!

Ele foi um aluno exemplar!

A minha mãe deu pulos de alegria ao ver que tinha 1(um) em todas as disciplinas dizia: “Como é possível teres ficado em primeiro em todas as disciplinas?!” ao que eu lhe respondia: “Desculpa mãe, mas nunca quis dizer-te nada…para não ficares vaidosa e andares por aí a contar!”

Ele fez um MBA!

Eu fiz vários! Quantas e quantas vezes ao me baldar às aulas a minha professora dizia: “Mas Bais Aonde?”

Finalmente, ele mostrou todos os documentos assinados como prova.

Eu….assim como ele, assinava todos os documentos em vez da minha mãe!

Bem….mas para ser sincero, eu era ainda um pouquinho melhor que ele! Pelo menos sempre que entrava na sala de aula a minha querida professora dizia: “Meu Deus!!! Não faltaste hoje?!” …… “Shrek, professorinha querida…trate-me apenas por Shrek!”…respondia eu!

Estou esclarecido!

Vendo a entrevista do “SocrasPinóquio” assim como a maioria dos portugueses fiquei esclarecido! O senhor primeiro-ministro esclareceu tudo muito bem esclarecido sem deixar qualquer margem para dúvidas.
É pinokio e pronto!
Intriga-me é o “súbito” desinteresse dos partidos de esquerda no assunto! Todos reclamam é uma maior atenção para os assuntos do país, como o desemprego, a saúde, etc…etc…
Mais estranho é quando nem faz assim tanto tempo aconteceram kouzas que não tiveram a mesma reacção!
Faz uns anos o caso de Paulo Portas na Moderna. Os de esquerda por acaso nessa altura não estavam muito preocupados com a situação do país! Talvez o país estivesse bem (para eles) nessa altura!
Mais estranho ainda quando faz pouco tempo andaram todos contentes de braço dado em campanha pelo aborto e ninguém se preocupava com esses assuntos que por obra e graça do espírito santo passaram a ser novamente “o mais Importante” durante esta semana!
O mais improvável! Será que há mais alguns “injinheiros” com rabo-de-palha?!

13 abril, 2007

Café com cheirinho II

Em Março do ano passado coloquei aqui a notícia da detenção de dois homens suspeitos de venderem droga num café em Mozelos.
Esta semana, Arnaldo Carvalho, de 30 anos e Américo Espírito Santo de 46 anos, foram condenados a 5 Anos e meio de prisão!

Ver toda a notícia

(in Correio da Manhã)

PEDAÇOS DE SANGUÊDO

Esta freguesia é importante na história da antiguidade e até na Idade Média. E talvez por isso tenha recebido tantos votos aqui!
Protegida desde os primórdios do Cristianismo pelas bênçãos de Santa Eulália, uma Mártir oriunda de Mérida (séc. IV). Foi à volta da sua pequena e primitiva Igreja que a comunidade se organizou em paróquia, antes da nacionalidade. Dizia-se por então Sanganeto (de Sanginetus — terra abundante em sanguinheiros-Planta verdes de folhas pequenas) e era uma "Villa", a par como as de Mouril, Mualde, Sá e Aldriz. Todas elas no sopé do Monte do Crato. Provavelmente uma povoação Castreja com um povoamento castrejo, amuralhado e situado em altitude vigilante, defensivo e pré-romano.
Daí, o núcleo inicial do povoamento de Sanguêdo, foi atraído ou obrigado a descer para as terras baixas e férteis, entre dois cursos de água, de si muito mais propícias à exploração intensiva da agricultura que interessava aos romanos. E foi aí, que os já hispano-romanos fundaram as suas "Villas", como casas agrícolas, com residência senhorial (Paço), residências de pessoal, abegoarias e terras. Por nome, deram-lhe, ou nome próprio, ou um que as retratava melhor. Mouriz, foi a "Villa" dum Maurelus.
Aldriz, a de um Aldericus, (este provavelmente já pertencente aos povos germânicos que a partir do séc. V repartiram o senhorio destas terras com os hispano-romanos). Assim aconteceu com Sá (de Sala, que é como quem diz, residência, tipo mansão), e com Mualde (villa de um germânico Manualdus) actualmente é um lugar da freguesia. Para a Villa Sanguinetus, o nome adveio-lhe da preponderante abundância dos sanguinheiros, o que é comum em povoados agrícolas em redor de prédios rústicos e agrícolas da área.
Nos tempos da presúria asturiana, o Conde D. Mendo Guterres, ou algum enviado seu por ele, apossou-se destas "villas", em nome do rei das Astúrias. Sucedeu-lhe na posse D. Ermenegildo Mendes, também conde e que tomou parte activa na tomada de Coimbra em 878 d.C..
Dum ramo, já secundário da família, destes primitivos condes, é Gondosendo Eriz (910—947d.C.) que senhoriou Sanguêdo e as "villas" das redondezas, juntamente com D. Inderquina Mendes Pala, filha por sua vez de Ermenegildo Guterres, o tal que em Coimbra foi primeiro conde. No seio desta família, em dia de desgraça, nasceu uma menina quase paralítica e que mal se podia sentar, como diz seu pai no testamento de 897d.C.. Nesse tempo, factos como este, eram tomados por pertinentes castigos divinos aos pecados humanos dos pais, que bem se recordavam da forma como se haviam tornado latifundiários na região. A ira divina, foi aplacada com a libertação dos escravos após a morte da inválida filha, (a quem serviriam em vida) e com a imediata atribuição dum quinto das terras para sustento dos mosteiros que fundaram antes de 947d.C., em S. Miguel de Azevedo, Santa Marinha de Avintes e aqui em Santa Eulália de Sanguêdo. As terras doadas ao Mosteiro de Sanguêdo, iam de Avintes a Quiaios, passando por Esmoriz e outras terras. O Mosteiro de Santa Eulália anexo à Igreja, que o citado documento de 897, diz ser antiquíssima já por então — "que ibidem ab antiauis fundata est" — ficou também sob a protecção de S. Cristóvão, talvez para que a desditosa filha D. Froila, pudesse um dia andar por seu pé...
O mosteiro veio a extinguir-se, ainda antes da Nacionalidade, por acção retaliadora de Almansor ou porque se integrou no de Pedroso. Dele ficou a memória toponímica do lugar do Mosteiro e algumas aldeias que ainda no séc. XIII pertenciam à Igreja. O património fundiário, esse integrou-se na nobre família do Marnel e a paróquia seguiu os destinos históricos das Terras de Santa Maria. Em 1514, o célebre foral de D. Manuel concedido à Terra da Feira, consigna para parte dos habitantes de Sanguêdo a obrigação de pagarem impostos em dinheiro (o que indicia a existência de algum comércio) e para outra parte, (a dos agricultores), a de o fazerem em géneros. Ao tempo do Pe. Carvalho da Costa (1868) e da sua Corografia, Sanguêdo era uma "Reitoria do Bispo do Porto e tinha 130 vizinhos e uma ermida a Santo António". Ou seria uma reitoria da Universidade de Coimbra, segundo a Estatística Paroquial (1862).
Actualmente é uma freguesia onde nada falta desde a Cruz vermelha, Centro Social permanente (um dos melhores de Aveiro), Infantário, Biblioteca, Banco, Junta, Posto Médico, Casa Mortuária, Casa da Juventude, Zona industrial, Centro de Acolhimento de pessoas em risco (quase acabado). O povo é empenhado!
Vemos isso no Futebol e no rancho folclórico, no grupo de teatro e de música e ainda na Igreja!

Mas há quem diga que exageram! Adoram recolher todos os ciganos que outras terras em redor não querem. E ainda dão guarida no bairro social a outros de fora que ninguém deseja, como é o caso de uns habitantes de Argoncilhe que perderam a casa.

E ainda adoram ter por lá uns Marroquinos que cismam em não aprender a tomar banho!
Concluindo: não é pelo tamanho territorial que se avalia um povo!

12 abril, 2007

kouzas de Socraspinóquio

Se alguém tinha dúvidas, pois bem, ficou com elas da mesma forma. Quem acreditava em Socraspinóquio, agora ainda acredita mais, quem não acreditava, agora ainda acredita menos. Estiveram os Portugueses vinte dias à espera de ... nada, tenho para mim que esta kouza de Engenheiro não é mais do que um desviar de atenções de kouzas bem mais importantes. Enquanto os zés vão falando do Engenheiro (Civil, Sanitário, Técnico ou outra kouza qualquer) não falam do (des)governo e isso é que importa a Socraspinóquio.
No entretanto os lampiões eliminam os nuestros hermanos e durante quinze dias, jornais, rádios e televisões não vão falar de outra kouza.
Verdade, verdadinha é que para o comum Português que lhe interessa se o homem é ou não Engenheiro, se o homem quando era Secretário de Estado do Ambiente já era um Engenheiro nomeado para o cargo em Diário da República e nesse mesmo ano, no mesmo dia conseguiu cometer a proeza de fazer dois exames escritos, duas provas orais, fazer despachos na Secretaria de Estado e de permeio ainda teve tempo para comer uma sandocas, ligar ao futuro Dr. António José Seguro e ao seu Professor e amigo da Universidade Independente António José Morais, esse mesmo, que foi demitido por duas vezes de Acessoria Governamental, a última das quais por colocar (corrija-se, nomear) num alto cargo de chefia de gabinete uma Brazuca que servia à mesa no Senhor Bacalhau no Colombo.
Bem mas como dizia, nada disto interessa, o homem foi eleito democráticamente e com maioria absoluta, portanto mentindo ou não isso pouco interessa aos que pelo menos votaram nele, e, mentir afinal é a coisa mais natural da classe política. E a mentira em 1993, escrevendo pelo seu próprio punho que era Engenheiro até nem foi uma mentira assim tão grande, a diferença era uma "kouzinha assim".
Com papas e bolos se enganam os tolos, e convenhamos os Portugueses até gostam de ser enganados.
Boa semana.

11 abril, 2007

Os Padres!

Kouzas e Louzas

Era para voltar ao tema, mas não agora!

Porém e contrariando a falta de comentários neste blog e ao ver o post “Do Crime do Padre Bernardino” achei por bem voltar agora ao assunto!

Já o referi, faz muito tempo, era altura de mudar alguns elementos que pertencem à “Santíssima Beatice” de Mozelos!

Tem gente competente e muita…muito incompetente! Digo-o com todo o respeito por todos os que fazem parte desta kouza! Sou conhecido e amigo de alguns e algumas!

Mas o assunto é o padre!

Melhor, os assuntos são os padres!

Como na velha publicidade: Os dois numa Planta só!

Temos o Padre BERN e o Padre DINO. O BERN é de Mozelos, cinzento, austero, nada festeiro e acima de tudo ….muito ocupado!

Quanto ao Padre DINO, é alegre, festeiro todo “boas vontades” e gostaria de ter mais tempo mas os “chatos” de Mozelos não o largam!

Querem um baptizado em algum mês mais especial???

O Padre BERN não abre excepções e …. não tem tempo! Mas se for o Padre DINO….arranja sempre uma horinha que dê jeito aos paizinhos!

E que tal umas missinhas fora de horas?

O Padre BERN até que gostava…mas não tem tempo. O Padre Dino, arranja sempre um tempinho nem que seja no intervalo de uma “sandoca”!

E que tal umas procissões e umas festinhas religiosas?

Humn…o Padre BERN é militante convicto do NÃO há festas para ninguém! Porém, já o Padre Dino não sentiria verdadeiramente a vida sem uma festinha religiosa!

Nota: Este post foi escrito e ilustrado pelo colaborador Shrek e não pelo Viriato que supostamente serviria de “mascara” para estes meus devaneios Religiosos!

Aconteceu mesmo em S.M. Feira!

Faz algum tempo no post “Noite dos Óscares” atribui o Óscar de Melhor Actor Principal a amaDEUZinho pela brilhante interpretação num filme com o título “ O pastor”!

Bem recentemente fiz um outro post com o título “girls Cow band esteve na bilha”.

Agora confesso que só após visionar este filme é que justifico a razão do que eu escrevi!

Desculpem lá qualquer kouzinha!


Simbiose

No próximo dia 14 de Abril, Sábado, a Biblioteca Municipal de S.J. Madeira será palco do lançamento do livro "Simbiose"!
Uma mistura entre a poesia e a fotografia.
Curioso ou não, este é mais um projecto que inclui muitos particpantes dos mais variados pontos do Pais.
Claro que o que me levou a fazer um post a respeito disto, é o facto de neste grupo mais uma vez ter a participação de uma Feirense.
Meti-me à conversa com Filomena Tavares, natural de S.J. Madeira que é a principal impulsionadora deste projecto.

ShrekComo surge agora este livro onde se “misturam” duas artes. A poesia e a fotografia?

Filomena Tavares – Após duas participações anteriores em livros de poesia que teve início no ano de 2002, não podia avançar com um novo desafio, sem levar junto uma outra das minhas grandes paixões, a fotografia.


SkComo surgiu o grupo?

F. T. – Para o grupo de poetas, lancei o desafio a 26 de Outubro no fórum Fragmentos

http://www.takeforum.com/forum/viewtopic.php?t=606&mforum=poesia e a recepção foi imediata. Só tive pena porque muitos tiveram de ficar pelo caminho, pois era impossível ter mais participantes.

Para o grupo de fotógrafos, como é uma estreia, arrisquei e fiz o convite a alguns conhecidos e outros que descobri no olhares.com e também desta vez, foi rápida a adesão. Resultou num total de 17 participantes oriundos de vários pontos do país (S. João da Madeira, Vale de Cambra, Santa Maria da feira, Setúbal, Arouca, Nazaré, Coimbra, Braga), sendo isso um ponto forte deste desafio, na criação de laços à volta deste nosso "mundo" com pessoas que se identificam connosco nesta paixão das artes.


SkO porquê da ligação poesia/fotografia?

F. T. – Quanto a mim é uma dupla imbatível. Ora controversa ora sincronizada, são ideias e imagens, que riscam poesia no meu imaginário, feito real.

Sempre vi a poesia como resultado de múltiplas imagens e sempre interpretei nas imagens que via a pura poesia.

No nosso livro todo ele feito de momentos vividos e sentidos por cada autor, que vão ser interpretados com a subjectividade de cada apreciador que o abrir, encontrando nele a sua identidade, esta é a sábia leitura da vida.

Não tem de existir o "casamento" a 100% do poema com a foto mas sim um conjunto harmonioso de sensações no seu geral.


SkFoi fácil pôr em prática este projecto, dado serem um grupo de vários pontos do País?

F. T. – Fácil não foi, mas aliciante apesar de tudo! Podemos dizer que formamos um bom grupo.

SkAs expectativas são positivas em relação ao trabalho que vão lançar para o mercado?
F. T. – As minhas expectativas são extremamente positivas. Esta obra é a prova de que a cultura se faz em cada esquina. Acredito que hoje somos nós abrir as portas a esta dupla poema/foto, mas amanhã muitos outros vão fazer cada vez melhor e por certo através disso muitos artistas vão ser descobertos e o seu rumo será diferente.
A nível das autarquias, seria óptimo a sua sensibilização para estes eventos e quem sabe serem os potenciais incentivadores dos mesmos num futuro próximo.

Resta-me desejar o maior sucesso a mais esta iniciativa.

(Clique na Imagem para Ampliar)