30 setembro, 2007

Riquinho Nogueirense

Kouzas e Louzas

Homo sapiens

O ser humano pode ser definido em termos biológicos, sociais e consciência.

Biologicamente, os humanos são classificados como a espécie Homo sapiens (latim para homem sábio, homem racional), um primata bípede pertencente à super família Hominídea juntamente com outros símios: chimpanzés, bonobos, gorilas, orangotangos e gibões, além de outras espécies actualmente extintas. O Homo sapiens também pertence à família hominídea, família à qual também pertence o chimpanzé e outros.

Os humanos adoptam uma postura erecta que possibilita a libertação dos membros anteriores para a manipulação de objectos, possuem um cérebro bem desenvolvido que lhes proporciona as capacidades de raciocínio abstracto, linguagem e introspecção.

Homo primoordenamentalis

O Homo primoordenamentalis é uma espécie de mamífero descoberto em Portugal, mais concretamente na Vila de Nogueira da Regedoura que um dia sonhou pertencer a Espinho.

Morfologicamente idêntico aos restantes membros da espécie Homo Sapiens, da qual evoluiu, distingue-se pela sua superior consciência ao nível do ordenamento e planeamento do território.

Será o primeiro e único a introduzir um estudo de pormenor na sua querida Real Nogueirense da Manjedoura.

Alimenta-se sobretudo de informação que captura em recortes de jornais, em oceanos, em Marte e outros habitats da vasta constelação cósmica.

Apesar de serem comparativamente menos que os Homo Sapiens, e serem até raros pelas nossas bandas, podem ser vistos um pouco por todo o país.

Um desses espécimes, poderá facilmente ser avistado numa qualquer secção do PS com mais de 60 militantes, ou ainda quando se estiver a preparar para ser um dos candidatos a candidato a deputado suplente nas próximas eleições legislativas.

29 setembro, 2007

Concorda com o PERM?

A pergunta que o blog propõe aos nossos leitores é a seguinte:
Concorda ou não com o PERM, vulgarmente apelidado de “Parque das Sucatas” que se situará em Pigeiros.
Propomos três tipos de respostas:

Concorda no actual local.
Em outro local.
Contra qualquer local.

No pedido para classificarem o kouzas e Louzas, os resultados são os seguintes:

Kouzas e Louzas

O nosso muito obrigado pela preferência!

A Queda de um(2) anjo!

Kouzas e Louzas

Uma está confirmada, a outra chegou-me assim aos trambolhões e sem confirmação.

Noddy Mendes caiu….. e ainda bem que assim foi. Os laranjas vão piorar? Duvido….mesmo admitindo que o Menezes possa ser fraquinho, pior é tarefa quase impossível! Custa admitir, mas sendo o Noddy Mendes uma pessoa inteligente e capaz de fazer uma leitura de todos os acontecimentos que inclusive o levaram a mais umas eleições, se resolveu ir novamente a votos, mais não pensou do que na vidinha dele e nunca no partido e muito menos no país!

Os laranjas da Bilha optaram (mal) pela continuação do projecto de Noddy Mendes que consistia: de vitoria em vitoria até à derrota final!

Na Feira o pequeno venceu por uma centena de votos, mas a kouza começou a ficar decidida quando eu soube que no Distrito de Aveiro, a diferença passa a ser de uma pequena dúzia de votos.

Politicamente o nosso “midinho” está chateado, mas pessoalmente deve estar feliz, pois afinal o seu amigo Menezes ganhou, carago! Ops…carago não, carago!

Gostei…!
Já no segundo acontecimento, não tenho opinião formada, pois a imagem que tenho do Presidente das Caldas era de uma pessoa mais ou menos isolada e com pouca experiência politica. Vaidoso? Dizem que o é, sem motivos para o ser.

Mas fica a noticia, ainda por confirmar…a Junta das Caldas de S. Jorge caiu esta noite.

Duas quedas que marcam esta sexta Feira…..

Uma que me satisfaz, sem que nada ganhe com isso…outra que não apanha ninguém de surpresa!

28 setembro, 2007

a guerra na laranjada

Diz Moral Sarnento nem um nem outro servem, referindo-se ao noddy mendes e ao menezes anti-x(s)ulista.

Eu digo VOLTA TÁS PERDOADO ...






Entrevista a Santana Lopes... SIC Notícias 20070926...

Foi uma inundação….bem, era água pelos joelhos!

Kouzas e Louzas

Dizem as más-línguas que a publicidade protagonizada pelos gatos fedorentos a respeito do “detector”, onde os exageros da personagem são explorados, assentam que nem uma luva no nosso estimadíssimo avariador “Sempre Ausente”!

Entrei em contacto com ele pelo telemóvel:

“Tou…senhor avariador, gostava de falar consigo. Onde nos podemos encontrar?”

“ O pá… pode ser na vergada, parte de Argoncilhe…mas vai demorar. Estou aqui na feira numa fila de trânsito. São mais de 5 km de carros…. Dois… bem, é um burro com uma carroça à minha frente e eu não consigo ultrapassar!”

“ Ó senhor avariador…. E os tractores no Europarque?!”

“Pá… acho que anda lá….bem, vão andar daqui a mais ou menos duas semanas….prontos…. honestamente nem sei!”

“ Ohe lá…. Há algum fundamento a notícia de você ter saído da “aiiii….e….pê??”

“Oh pá…. Até choraram quando disse que me vinha embora…. Bem, eles também quiseram que eu viesse…. Ok…. Foi mesmo um chute que levei!”

27 setembro, 2007

Silêncio que é Assembleia…

Kouzas e Louzas

Para quem não sabe….também não perde lá grande kouza, temos mais uma espécie de Assembleia de Freguesia na terrinha de Mozelos.

O ponto importante e único é “Assuntos de interesse para a freguesia”!

À hora do fecho desta edição, não conseguimos apurar quais e principalmente de quem.

Da população não acredito nem um bocadinho…. Talvez, quem sabe, será criado um fundo social para ajudar os que mais desastres naturais têm tido ….no muro da vergonha!

A maioria Laranja, silenciosa ou silenciada, não colocará nenhum entrave a qualquer coisa que por mais absurda que pareça, seja proposta pela Junta.

Claro que a terapia do sono foi esta noite aplicada….os excelentíssimos putados da nação laranja de Mozelos, hoje poderão desabafar, berrar ou chorar, o nosso estimadíssimo Presidente ali está para fazer de conta que está atentamente em auscultação. Mas a partir do momento em que todos vomitarem o que lhes vai na alma, ficam silenciados, nem que a mula lhes calque os guizos!

Já sei que até há já desculpas para o que eu vou dizer….mas garanto que são desculpas da “Treta”!

Será que o PSD de Mozelos paga alguma renda à Junta para que se reúna sempre ali antes das Assembleias?

O PS não tem direito? Segundo dizem, é só pedir.

É reunião entre a Junta e o grupo parlamentar do PSD….alguns defendem.

Até concordo com a parte do “Grupo”!

Alguns assuntos importantes que poderão ser esclarecidos na Assembleia:

Quantas vitoriais a secção de Andebol do FC Porto já obteve no Pavilhão de Mozelos?

Quantas descidas de preço já aconteceram no Supermercado Modelo?

Quantos tinteiros de tinta preta a nossa digníssima Junta gastou só para colocar a negrito a palavra Mozelos nos faxes enviados para a Cambra?

Quantas garagens terão de ser expropriadas para que se inicie a requalificação do Murado?

Importante também é saber se dentro de dois anos, com novas eleições, o actual partido que suporta esta Junta pensa usar o mesmo livro de promessas eleitorais compridas e não cumpridas ou se para além desse livro juntará como brinde um anexo com outras tantas descabidas, compridas e não cumpridas promessas.

Termina-se o rol das questões com uma possível data de uma nova assinatura protocolar entre a nossa Tuna, Junta e o excelentíssimo presidente da Cambra!

É como a vida está cada vez mais cinzenta, o povo necessita de ter alguma risota para animar!

Esta sexta há Génio(s)

Kouzas e Louzas

Esta sexta feira, não devem perder a “Noite dos Investigadores”!

Poderão nem achar assim uma kouza importante, mas garanto que é o sítio onde o nosso avariador, amaDEUZinho se sentirá verdadeiramente em casa.

Caro amigo avariador, como o entendo…. nós os Génios entendemo-nos bem um ou outro.

Há uma enorme expectativa sobre o tema que o nosso geniozinho irá “palestrar”!

Porém, e como sempre em rigoroso exclusivo e em primeira-mão, o KL pode dar-vos uma luz.

O nosso menino, que não tarda nada será apelidado de “Marquês do Pombal” irá debruçar-se sobre a sua experiência científica destes últimos anos!

O tema será “As semelhanças entre a pomba e a criança”. Tanto nos seus modos de vida como sociais.

É o resultado de uma investigação ainda por concluir em que um grupo de crianças, supostamente futuros doutores, tem tido os seus ensinamentos nas afamadas “Salas Pombolares”.

Rotunda de “Marreão”…parte “sei lá quantas”!

Kouzas e Louzas

É um facto que tinha andado preocupado pelo enguiço da Rotunda de “Marreão”!

Disse bem, andava porque já não ando….inclusive se tivesse oportunidade de estar com o nosso estimadíssimo e digníssimo (exagerei?) presidente da Junta, “Gelino Castro”, aconselhava-o a uma visita à Cidade Capital da Cortiça (esta faz-me sempre rir) e perguntar aos sabichões como conseguiram fazer a rotunda junto ao Pingo Doce assim num abrir e fechar de olhos!

Mas….e ao passar no local verifiquei e assimilei o motivo do tal atraso.

Falta mesmo é colocar as lâmpadas nos postes de iluminação. Havia quem dissesse que faltava ligar o saneamento aos postos de electricidade….mas é mesmo só as lampadazinhas!

Embora não entenda mesmo nada destas modernices que é colocar postes de iluminação mesmo no meio das 4 estradas que desaguam na rotunda… mas são modernices “prontus”!

e….viva o 25 de Abril Associativo!

Como todos sabem, quem está nas Associações muitas das vezes trabalha de graça e a seco e mesmo assim ainda tem que ouvir o que não quer nem merece!

Embora não saibam, eu sou como o nosso “Acabado Silva” que quando se candidatou à presidência na primeira vez, dizia que tratava por tu quase todos os primeiros-ministros. Eu, trato por “tue” quase todos os presidentes associativos da terra!

Também não quero falar dos subsídios atribuídos pela Cambra, porque não entendo nadinha disso! Embora não posso deixar de achar estranho que um grupo que por acaso até fez a abertura das mini - Olimpíadas não tenha recebido rigorosamente nada. Se foi engano ou propositado, não sei e era o que havia de faltar eu ter que saber!

Mas o que me provoca azia é alguns pseudo presidentes andarem à espreita de serem beneméritos à custa de uma democracia totalitária e amuarem ou ficarem furiosos mal alguém tenha a ousadia beliscar o seu trabalho.

Nem querendo atribuir nomes às kouzas, ainda para mais que há sempre quem se sinta martirizado com as minhas kouzas, apresento-vos um exemplo de quem não deveria ser o que supostamente pensa que é:

Bastou um senhor director da equipa do senhor presidente lhe ter dito que as contas não estavam assim muito controladas e os estatutos poucos cumpridos para que este, não propriamente no local, mas no café, local público e cheio de gente fizesse a sua defesa por tal abuso do seu colega….provavelmente agora ex. Colega.

E….. no dia seguinte e sem a presença do visado!

Em voz bem audível, estaria em campanha talvez, disse que o gajo que até ali era bom, passou a ser uma porcaria….

Mas não é necessário ir mais além neste post…. Para mim (opinião pessoal e intransmissível) … quando o senhor presidente (peço desculpa se não é) diz que “ (…) era o que havia de faltar, eu tenho as chaves, sou o presidente da Associação, sou membro da Junta e dou-me bem com o vereador!”…. está tudo dito.

Se algum presidente dissesse isto dentro da própria Associação achava já inadmissível, ainda para mais num local público onde ouviu quem quis. Tanto assim é que eu não estava e “ouvi”!

Felizmente, e voltando atrás….trato por “tue” muitos Presidentes de Associações.

Mas todos democraticamente eleitos e sabedores das suas competências e responsabilidades!

Parabéns ao GDC-M

Kouzas e Louzas

Embora já um pouco tardios, mas sinceros, apresento aqui os meus parabéns ao GDC-M pelo vigésimo terceiro aniversário!

Para celebrar tão importante acontecimento o GDC-M levou a cabo uma série de actividades, tendo o seu epílogo no sábado passado com a organização de um espectáculo musical na sua sede!

Posso e devo referir que um dos momentos altos foi o encerramento do grupo das cantigas com a sua afamada e intemporal música “A Chivinha Mémé..mé”.

O próprio “tenor/Cantante”, estimado amigo Brito brindou-nos com um conjunto de efeitos “especiais” vocais no ….mémé…mé!

Parabéns a quem faz parte do GDC-M e que esta data seja repetida por muitos e muitos anos.

26 setembro, 2007

Política parasita!

Opinar é um direito! Também vou lançar as minhas suspeitas sobre os Laranjas revoltados e camuflados, caloteiros das cotas e outros…

Vêm estes gajos falar de política e fazem daquilo uma guerra galinácea entre pequenotes, onde a falta de valores e hipocrisia vem ao de cima. E ainda defendem um Portugal melhor? Já o Sócrates quer um país diferente, mesmo fazendo de Portugal, um pseudo-defunto!

Estamos na recta final e já tudo sabe que os Laranjas Feirenses não defendem um, nem outro. Limitam-se a encostar passivamente o seu voto ao pequenote Mendes, porque há um boato de que vai ser ele o vencedor! Mesmo proibindo uns e outros de votar. Nem desejam fazer qualquer inesperado ataque de ideias adversárias. Apaticamente optam pelo mais fácil!

Poderiam fazer um estudo sério, estilo impacto ambiental sobre os dois. Mas não interessa!

Nem sei porque andam nos jantarecos! Será para lançar as tais “ nuvens negras”, sobre as quais se queixa Luís Filipe Menezes? Se ele se queixa sobre os laranjas feirenses, está cheio de razão. Aqui é tudo muito duvidoso!

No dia em que a direcção do PSD divulgou que 69936 militantes vão poder votar nas eleições de dia 28 - o mandatário de Menezes foi à sede do partido formalizar a candidatura e saiu pesaroso. Pois, imagino-o! Descobriu a falta de objectivos e alternativas como aqui no Concelho de Santa Maria da Feira. Mas será que algum político feirense alaranjado descobriu algum potencial de ataque ao socialismo vigente por parte de Marques Mendes? E já conhecem as ideias do pequenote?

Não sabem que um dos trunfos de qualquer politico é a imposição física e o perfil?

Digam lá se já compraram o livro "Coragem de Mudar", no qual o autarca de Gaia revela as suas propostas para o PSD e o país. Conhecem? Deram-lhe alguma hipótese?

Eram capazes de apontar 10 razões para convencerem alguém a votar no Marques Mendes?

Achei piada quando o mandatário nacional da candidatura de Mendes, Alexandre Relvas, elogiou a forma como o actual presidente social-democrata tem liderado o partido. "Nestas circunstâncias, dificilmente alguém teria feito melhor", disse Relvas, durante um encontro com militantes, em Cascais, que marcou a sua "estreia" na campanha interna. "Marques Mendes é o melhor colocado para garantir a unidade do PSD", acrescentou Alexandre Relvas. Mas é o melhor em quê? Qualquer um sabe dizer umas coisas interessantes na Assembleia da Republica. Mas mostrar a porcaria que o partido socialista tem feito, é que não! Nunca o fez, nem o vai fazer! É preciso ter certos atributos! O Menezes atreveu-se e agora querem continuar neste marasmo político?

Será que falta inteligência em Santa Maria da Feira para optarem? Será esta falta de sumo laranja que me governa neste concelho? Que expectativa temos nestes seres pouco genuínos em termos democráticos? Serão uma mentira social?

25 setembro, 2007

Até eles entendem...


Recomeça o ano lectivo e com ele chegam as reuniões, a meu ver, cada vez mais ridículas.
Parece que não falamos o mesmo português. Enquanto os pais não trabalharem em equipa os prejudicados serão sempre os miúdos. Mas grande parte dos educadores parece não querer saber das condições em que se encontram as escolas e os meios de que os professores dispoem desde que possam deixar os meninos as 9horas na escola e planta-los lá até ao final da tarde. Para alguns é mais interessante discutir e criticar mas com o cuidado de nunca chegar a uma conclusão pois assim não haveriam mais reuniões. Quando a Associação de pais apresenta alternativas, tenta fazer alguma coisa com o pouco que tem ninguém está interessado a não ser meia dúzia (literalmente ) de pais. é triste mas é a realidade desta terrinha que já considero como minha. Pena que mais não posso fazer para ajudar a mudar a mentalidade que reina em Fornos.

A primeira que poderia ter uma coisinha!

Kouzas e Louzas

Afinal o “Orfeão Kid” tinha razão nas preocupações que trouxe para a Assembleia Municipal sobre a assistência ou a falta dela em respeito aos idosos.

Antes de mais e por falar no “Orfeão Kid”, convém lembrar que nesta segunda-feira foi lançado mais um episódio da vastíssima novela “Comunicados da Bilha- memórias azeitadas de um novo socialista”!

Mas voltando….e não é que logo neste sábado uma senhora correu um tremendo risco de lhe dar uma coisinha?! Onde?! No elevador do castelo!

A kouza foi no castelo pelo início da noite, numa daquelas festarolas pagas pelo pobo mas que não é esse povo que come!

O jantar foi dado com o pretexto de homenagear o estimado professor “Géninho”. Como o nosso barbinhas gosta muito daquele restaurante da terra do Xico Lhamas, convidou estes para ser os responsáveis pela comezaina! Falha-me o nome…é os caravela, ou caramela…águaVarela…enfim, uma kouza assim!

A dita senhora ia a subir de elevador e este parou…. Ficou tão aflita que quando tudo acabou, estava tão branca que parecia ser de raça Albina!

Mas o jantar foi muito modesto…. Com entradas de salgadinhos, rojões, presunto, chouriço caseiro….

A senhora só descansou quando ouviu a voz do seu queridíssimo filho!

O jantar propriamente dito não passou de um Bufet de Quentes, lombo de porco recheado com morcela, bacalhau com natas, alheiras com maçãs…etc…etc.

O Pior é que a senhora estava avisada que o elevador anda meio stressado e constantemente encravado.

Bebia-se um vinho “chaminé do Alentejo” ou “muralhas verde”…sumos e água é claro.

Mas o mais caricato foi quando ligaram para o vigia ou segurança a contar que a senhora estava encravada e este disse calmamente:” Que querem que faça?! Agora estou a tomar banho”.

Na sobremesa para além do bolo comemorativo, havia fruta laminada e sortidos de bolo …imaginem…feitos por quem? Pela Gabi….não a nossa Gabi, mas sim a Gabi de Ovar!

Para além dos digestivos da praxe…. Como whisky novo e velho, aguardentes e café!

É verdade, a senhora era uma das 90 convidadas…contando com o homenageado!

Mas tudo correu bem. Porém fica o aviso do “Orfeão Kid”….. uma kouza mais grave não há meios suficientes para acudirem…..meios até há, não há é estradas!

Já me esquecia…tudo bem acompanhado por um bom fado! Diria…. “À fadista!”

23 setembro, 2007

Dia Europeu sem Carros

Não se pense que a nossa Coba fica de fora nos mais importantes acontecimentos nacionais!

Neste fim-de-semana, mais concretamente neste sábado no Dia Europeu sem Carros a nossa ilustre Coba também associou-se ao evento.

Para o demonstrar aqui está a imagem que não engana!

Kouzas e Louzas

Teatro de Rua







De: Vitor Mello
(juventude inquieta)


Clique na Imagem para Ampliar

Mais informações Aqui

Os reis amuam….

Kouzas e Louzas

Se houve quem ainda tivesse a felicidade de ver o “Rei das Feras” pelas bandas da biblioteca, foi porque este ainda não tinha amuado!

Segundo as más línguas e sem qualquer conhecimento de kouza, o estimado “putado da nação bilhense” levantou umas três ou quatro vezes a mão com o intuito de se inscrever para falar na Assembleia. Mas mesa não reparou em tão ilustre mão!

Este abandonou a Assembleia com ar chateado e com cara de poucos amigos.

De facto, não terá assim tantos no Reino Laranja!

22 setembro, 2007

Assembleia, 21 Setembro de 07

Kouzas e Louzas

Ontem foi dia de mais uma Assembleia Municipal e posso dizer que superou as minhas melhores expectativas!

Se em algumas, a “pasmaceira” foi a nota dominante, ontem, antes pelo contrário…. a nota dominante foi a “pasmaceira”!

Pensava eu que iria ver antes da ordem do dia o nosso estimado “Tony Redes” a falar (se é que assim que o faz) nas sucatas para ver se a laranjada teria respostas….que nada… Tony chega tarde e a más horas e nada diz. Talvez tenha aproveitado a oportunidade de se deslocar à coba e tenha finalmente tomado a sensata posição de acusar no sitio certo os criminosos que envenenaram as águas da Lage!

Se assim foi, o atraso é justificado!

Graças às obras no Rossio, podemos ouvir o estimadíssimo “Orfeão Kid”, também conhecido como o fio de Azeite, a fazer um grande discurso….grande no tamanho! Foi bastante dramático….conseguiu arrancar-me algumas lágrimas! Não pelo dramatismo do que disse mas do drama que é ouvi-lo falar sem qualquer convicção no que diz. Confessa lá caro “Orfeão Kid”, o que fez mais não foi que a leitura de mais um comunicado escrito pelo nosso “Alcaides Azeiteiro” dez minutos antes do inicio da Assembleia!

Mas ainda bem que tal kouza foi dita…lida! Assim, aqui o vosso escriba de tons esverdeados pode assistir a algo inédito…. O rei da Feras (parte II), ilustre presidente da Junta da Coba, pode ir ao “Palco” e mostrar que afinal há muitos que estão calados que sabem dizer umas kouzas! Esteve brilhante …… ponto por ponto desmentiu o ilustre “Orfeão Kid”! De facto meu “rapaz” vir com o drama de haver pessoas idosas que podem ter uma coisinha e assim as Ambulâncias não poderem ali chegar. Querem lá ver que a nossa Cambra teria de colocar por ali um heliporto para estar de prevenção para tal drama? É que a assistência não deixará de ser feita por uns meros 50 metros onde há passeios e os bombeiros possuem macas! Pergunto mais….. o nosso rapaz não vê Jornais, ouve rádio ou blogues? É que pelos vistos só ele é que não sabia que as tais obras teriam início no mês de Agosto! Até este pobre e desinformado sabia de tal kouza.

Como não podia faltar, o outro e não menos ilustre Bitó Fontanário passeou a classe de “pessoa sempre atenta” por toda a sala! Ok…classe e muita demagogia…mas pronto, é natural dele mesmo!

Graças à sua atenção, provocou o “caso politico” da noite….de facto, este Bitó é mesmo atento, ou então (dizem as más línguas) ele não faz mesmo mais nadinha durante a semana do que passar a pente fino as letrinhas dos documentos que os “putados” recebem para prepararem a respectiva Assembleia.

Mas é um facto que ele descobriu um erro de palmatória nos documentos referentes à Derrama e IM. Pelo que entendi (desculpem se estou errado) nos documentos entregues aos ilustres “putados” o valor da Derrama dos dois últimos anos eram de um valor que não coincidia em nada com os números que constam na acta de Cambra e que esta apresenta como Documento à Assembleia para aprovarem o valor máximo das taxas de Derrama e IM. (se estiver errado, corrijam-me se fazem o favor).

Acharam os socialistas e a nossa estimada Lucinha Comuna, que será melhor retirar este ponto da agenda e ser reposto numa próxima Assembleia. Pelo nosso barbinhas, não haveria problema, ainda para mais que haveria tempo suficiente para que tal fosse aprovada antes do fim do ano (data limite)!

Mas o Nosso presidente da Assembleia, na sua confusa interpretação das kouza (para mim é sempre confusa) não mostrava assim grande vontade de retirar…ainda para mais que a taxa a ser aprovada era a máxima….e os números eram meros enfeites (pormenor meu).

Bem…. Pensando eu que este “facto político” iria aquecer a noite, sobe ao palco outro estimável “amigo” que faz como dizem os brasileiros: “Corta o Barato”!

O querido “Xô Moreira” curto e grosso diz: “Não é pelos diferentes números que deveríamos deixar de aprovar, mas também não vamos dar ao PS motivos para criarem um “facto Politico” e achamos por bem retirar tal kouza”!

Que chatice…. Anda um gajo a “pagar bilhete” para isto?!

Terminando….que está chato este post (menos que a Assembleia), chegou a hora do financiamento das câmaras e decidir qual a taxa que deveria ser aprovada sobre o IRS!

O nosso barbinhas reafirma que as finanças da nossa Cambra estão de muito boa saúde…. Lá vai ele propor uma taxa abaixo do máximo, pensei eu… mas não, este argumento serve para que o nosso barbinhas diga que a kouza está mesmo de boa saúde, e para a manter deve-se aplicar a taxa máxima….nunca tinha pensado nisso, mas de facto o nosso barbinhas consegue fazer das kouzas uma seta de dois bicos….muito bem!

Como seria de esperar, o nosso Bitó Fontanário, sempre e usando o seu apelativo socialismo da treta, defende que não se deveria aplicar a taxa de 5%!

Será que ele está preocupado com os nossos impostos ou com os cofres do Governo que anda a dar (vender) computadores?

Dizer-se que ao passar de 5 para 3% é ajudar os mais pobres….é mesmo um Socialismos propagandista e da treta!

Como foi dado como exemplo….os mais pobres que nem ganham o salário mínimo, e por isso nem IRS pagam, ter uma redução de 2% é de facto uma grande ajuda. Pois se nada pagariam até aí, pagariam rigorosamente o mesmo (nada)….boa bitó Fontanário…mais uma do género, coloco-o na nossa árvore das Kouzas Queimadas, aqui no blog.

Inesperadamente….a grande e brilhante defesa da nossa Cambra foi feito pela nossa queridíssima amiga Lucinha Comuna. Ela pura e simplesmente vergastou nos Xoxialistas e na sua paupérrima demagogia….mas como de outras vezes, não se limitou a “vergastar” nos xoxialistas locais!

Posso aqui afirmar que houve membros da laranjada que pensaram: “aqui está a nossa candidata natural para substituir o Barbinhas”!

Já em elevado estado de “decomposição argumentativo” (que raio de palavra) o Bitô sobe ao palco e diz o que ninguém tinha ouvido da boca dele: “ era o que havia de faltar, o partido (PS) que foi sufragado pelo eleitorado e venceu com a maioria, ter de governar com as ideias do PCP”…. Original esta centésima repetição por parte do Bitô não?

Finalmente…. Tenho que agradecer ao nosso Barbinhas algumas das melhores saídas da noite.

Directamente para os Xoxialistas:

“ Era o que havia de faltar, termos vencido com maioria na Cambra e fazermos a vossa politica”

“É por comunicados e discursos como esses que mesmo faltando tanta obra eu ainda estou na Cambra”!

Nota: Este texto é baseado em factos verídicos, mas visto por alguém com conhecimentos duvidosos sobre estas kouzas.
Reafirma-se ainda que a “Imparcialidade” é considerada um argumento de “treta” e por isso mesmo já mais será usado pelo autor.
Finalmente o autor assume que nunca foi alvo de qualquer tentativa de aliciamento para dizer bem ou mal. Mas não coloca de parte uma possível aceitação de tal kouza, desde que ela monetariamente seja compensadora!

Ervas daninhas: En Garde!!!

Kouzas e Louzas

O nosso concelho está cada vez mais verde.

Cheguei a esta agradável conclusão faz amanhã quinze dias, após regresso du Paris de France (onde estive a trabalhar meia dúzia de anos), e numa altura em que, por cá, estava bastante acesa a discussão em torno da localização do Parque de Sucatas.

Reconheço que esse escaldante debate gerado pelo EIA do PERM, em todos os órgãos de comunicação social (oficial ou não e incluindo a blogosfera), quase me ia fazendo esquecer a significativa melhoria ambiental desta nossa terra. Seria indesculpável.

Mas vamos lá ao que interessa.

Efectivamente, não há canto ou recanto desta terra que tem um castelo de Reis e de Princesas, onde não tenha crescido aquilo a que vulgarmente apelidamos de ervas daninhas.

Portanto, a partir de agora, qualquer aspirante a alcaide da nossa cambra, devia ficar proibido de vociferar baboseiras do tipo “...isto é só betão...” ou “...arranjem-me um parque verde ou de merendas lá p’rá minha terra...”. Se isso acontecer, deverão ser essas bocas consideradas blasfémias em primeiro grau...

Quero também aqui deixar o testemunho, datado e assinado, de que subscrevo por completo esta política da Cambra, na qual não há cá filhos da mãe e filhos de enteados: todas as freguesias são tratadas em iguais circunstâncias. E eu percebo: o verde, quando nasce (e nasce aos magotes) é para todos. Seja rico ou pobre. Goste-se mais de laranjais ou de rosais.

Acho bem. Acho mesmo muito bem.

Bem sei que o clima deste ano tem sido particularmente propício ao crescimento rápido e desenfreado de ervas e silvados. Até as planícies Alentejanas estão verdes. Mas caramba, devemos reconhecer o investimento da Cambra e dos Ajuntamentos de Fregueses em “ajardinar” todas as ruas, picaderos e passeios do concelho.

E também não têm descurado a permanente manutenção desses novos “corredores” de ervas daninhas. Há locais, principalmente nos centros de algumas freguesias, que “aquilo” já tem quase a minha altura.

Ora, considerando que eu sou um gajo de média estatura (a pender p’ró grande), a coisa nem está mal.

Tenho de admitir que esta terra das febras começa, efectivamente, a ser um bom local para viver.

A partir de agora, quando amigos de terras longínquas me segredarem que a Feira é muito conhecida pela Viagem Medieval e pelo Imaginarius, eu vou reforçar:

- E é também uma terra onde o asseio é tratado por tu: com montes e montes de ervas daninhas...

21 setembro, 2007

Ice Key

Após horas, minutos, segundos de exaustiva investigação a nossa "gabi" lá conseguiu descobrir o que esteve por trás do pedido de entrega da chave da escola de manhouce; apesar da história oficial ser a falta de um código parece que a verdade foi mesmo a falta de um electrodoméstico!

Kouzas e Louzas

20 setembro, 2007

Novo Estudo de Impacte Ambiental?!

Finalmente uma boa notícia para os que são contra o “parque das Sucatas”!

Esta semana todos ficamos a saber que a água da fonte da Lage está novamente imprópria para consumo. Ora isto é uma boa notícia! Passo a explicar:

Como muito bem se lembram, o nosso estimado e responsabilíssimo Tony Redes, disse que “É muita coincidência! Tudo indica que a fonte foi de forma propositada e criminosamente contaminada para ser desvalorizado o seu interesse em termos hídricos.(…)”.

Seguindo o mesmo raciocínio, alguém voltou a contaminar de forma propositada e criminosamente para que um novo Estudo de Impacte Ambiental venha a ser realizado!

É claro que se o estimado Tony Redes fosse alguém que falasse das kouzas de uma forma leviana e irresponsável, eu não me atreveria em pensar tal kouza….mas como assim parece, a kouza é como eu digo!

Penso eu de que……

Nota: O(s) Criminoso(s) já terá sido já capturado ou anda à solta, por ter excedido o período da prisão preventiva?

Ainda bem que…..

«Nós queremos que a Europa fale a uma só voz contra a pena de morte, queremos que ela emita esta terça-feira uma mensagem forte, que seja audível nos outros continentes. Por isso, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para obter essa mensagem forte», defendeu António Costa.
Felizmente este ministro da Justiça não pertence a um país onde o primeiro-ministro recusa receber Dalai Lama, para evitar conflitos com um pais onde a Pena de Morte é como arroz para chinês!

------------

Hoje ficamos a saber que o Luiz Felipe Scolari foi castigado com 4 jogos e que ele pondera recorrer pois acha excessiva a pena.

O Gilberto Madail, também acha que a pena é injusta.

Não convêm esquecer que este presidente é intransigente com o Fair play.

Por isso mesmo no mundial sub-20, o Zequinha, um puto sem experiência, que tira inadvertidamente o cartão ao árbitro, é punido pela própria federação com um ano de suspensão.

Ora…o Scolari só “arreou” no moço da Sérvia…. pois há que ser intransigente no cumprimento do Fair play…nem que para tal seja necessário dar porrada!

19 setembro, 2007

Agradecimento

Neste aniversário é sempre importante não esquecer todos os que tornaram possível os dois anos de existência do blog.

Agradeço a todos os colaboradores, todos os nossos leitores e comentadores e por fim, a todos os que de uma forma ou de outra já foram ou serão visados neste blog.

Obrigado aos que por e-mail ou na caixa de comentários nos deram os parabéns.

Esses parabéns são essencialmente para os leitores, pois sem eles, não haveria Kouzas Louzas.

De seguida publico a opinião (por ordem de chegada) de três dos que mais “contribuem” para o funcionamento do blog:

A nossa “Local Press”!

Os meus agradecimentos também para eles.

1Abraço para todos

KL(blogboss)


Kouzas e Louzas

Entro no Kouzas pelo menos uma vez por dia, no âmbito da pesquisa obrigatória de pistas para coisas que mereçam tratamento. Leio os post e os comentários. Gosto.
O blogue perdeu alguma da piada que teve no início, ao tratar as coisas numa perspectiva mais formal, quebrando o espírito que presumo ter estado na sua génese.
E o anonimato é uma capa (recomendavelmente) dispensável.
Não me repugna ser citado ou ver o jornal referido. Pelo contrário. Mas não deixo de notar uma coisa – quando citam o jornal para o criticar, chamam-lhe “Terras” ou “Terras da Feira”; quando é para elogiar ou para beber matéria nele publicada, chamam-lhe “pasquim de referência” ou “pasquim”. Já que uma boa parte dos textos tem por base o jornal, escolham um nome para lhe dar... Mas só um... Uma crítica tem muito mais interesse quando vem de alguém que, de vez em quando, é capaz de fazer um elogio.

Augusto Malheiro

Kouzas e Louzas

Quase que poderemos afirmar ser um "marco" na informação concelhia.
Motivo de conversa de jovens e seniores, políticos e jornalistas.... Ninguém lê, mas todos conhecem o seu conteúdo, não é?
Votos de um novo ano, se possível, sempre com mais colaboradores, com a certeza de que são sérios difusores de uma realidade, deturpada apenas na caricatura, e não no fundamento.

Vera Campos


Kouzas e Louzas

Em primeiro de tudo e para começar como manda o protocolo, parabéns ao KL, ao blogboss e restantes colaboradores e que esta data se prolongue por muitos anos.
“Gosto muito de elogiar as pessoas, mas dão-me raras oportunidades”, gosto de lembrar esta citação. É positiva a forma como na maior parte das vezes são apresentadas algumas das kouzas, onde destaco o trabalho gráfico e a criatividade de alguns textos. O Klblogboss, daria um bom elemento para o hemiciclo da Praça da República, aliás pelos conhecimentos que evidencia, porque não na verdadeira. Fica lançado o convite. Não quero acreditar que o conteúdo seja toda da sua responsabilidade, mas mérito tem os que sabem escolher a equipa certa. Aliás, qual político, como um verdadeiro líder, têm os seus adjuntos.
A existência dos blogs, são um dos frutos das novas tecnologias e resultado da democracia. A verdadeira concepção de democracia pretende que uma sociedade democrática é aquela em que as pessoas dispõem de meios que lhes permitem participar de maneira significativa na condução dos seus próprios assuntos em que os meios de comunicação social são abertos e livres. Por isso mesmo, o tempo do lápis azul já lá vai. Apesar da democracia, julgo que é necessário sabermos usar da liberdade que Abril nos deu. De maneira alguma quero criticar o que o KL faz, aliás julgo estar a ocupar um espaço que estava ainda em aberto na vida concelhia. Felizmente o lápis azul não passa por aqui.
Antes de terminar, não posso deixar de referir que sinto alguma pena do Dr. FF. Azar ou sorte é o presidente da Junta de Freguesia de Mozelos, ao que tudo indica a bilha do “verde”, o que faz com que seja a pessoa mais visada nos posts. Acho que o Shrek devia estar mais atento a outras freguesias, com toda a certeza apareceriam outros artistas.
Termino citando Tales de Mileto, “A coisa mais difícil do mundo é conhecermo-nos a nós mesmos, e o mais fácil é falar mal dos outros”.

Nelson Pais

2º Aniversário

Kouzas e Louzas

Todos estão na Festa!


18 setembro, 2007

Putado pesca na Bilha!

O dia de Agosto, para não variar, estava com um tempo intermitente…chovia fraquinho ora chovia fraquinho….

Montegrão, ilustre “putado” da nação, andava triste, pois para além do seu presidente Motinha ter feito a maior asneira ao “botar a ponte a baixo e afastar os turistas, o ilustre “putado” temia (e ainda teme) que a “panela” da Assembleia se evapore e assim o seu ganha pão e dos restantes que o apoiaram na luta pela distrital laranja se vá às urtigas!

Ao ver o Blog e verificar que o Rio Caster estava muito bem arrumado devido à festa da Febra Medieval, resolveu colocar as pernas a caminho para pescar uns peixinhos. Peixinhos que poderiam e deveriam ser uns verdadeiros ponta de lança na campanha eleitoral a favor do Doutor presidente de Gaia contra o pequeno Noddy Mendes!

Já sabe que o nosso “Tony Copas” não é de brincadeiras e não se esquece facilmente dos “inimigos”….se até dos “amigos” se esquece, quanto mais….

Pois bem, a kouza é que não correu lá muito bem, pois a pescaria não rendeu patavina.

Uns dizem que nesse dia o rio estava (como sempre) poluído. Porém e indo mais fundo (do rio) conseguimos observar que os peixinhos que tanto procurava estavam fartos de conhecer o isco. Ainda lhe deram um puxão no fio da cana, mas foi só para enganar….

Diferenças em 24 Horas!

Kouzas e Louzas

Após ter aqui contado a verdadeira “desgraça” que grassa pela família Mor(in), principalmente com os constantes desastres “naturais” que tem sido vitima…o muro, um caríssimo e estimado amigo (ai de mim de mim se não o trato assim) disse-me:

“ Ouve lá, não entendi a kouza do muro….se um muro cai, tem todo o direito a ser reerguido!”

“Claro que sim”- respondi eu….e mais não faço que mostrar a minha solidariedade perante os constantes tombos por “kouza Natural” que tem por ali acontecido”.

Para o meu estimado amigo não pensar que sou mal agradecido, usei todos os meus meios técnicos e resolvi monitorizar o local.

Pelas fotos vejam as diferenças!

É ou não é muito azar junto?

Nota do Shrek: Com a maior urgência possível, ordene-se à Junta d Freguesia para efectuar mais uma homenagem a tal “xico-Espertismo” e em simultâneo à “Cegueira Interesseira”

17 setembro, 2007

Manhouce…sem princesa!

Kouzas e Louzas

Afinal eu, todo o poderoso e que nunca se engana e raramente tem dúvidas… (bem esse era o outro) … enfim, eu afinal também me engano.

Andei por aqui a chamar Princesa GG à presidente do Agrupamento de Arrifana e Escapães, quando deveria ter dito Serviçal GG.

A “piquena” acabadinha de ser entrevistada pelo nosso pasquim de referência (TF) não mostra nenhuma vergonha em ser “a criada”. O que só enobrece o seu carácter!

A ex. Nobre, tornada serviçal, que nem a Gata borralheira, diz que nada pode fazer, dizer ou sequer pensar. Segundo ela, nem é bom nem é mau….antes pelo contrário é natural. Não é ela que coloca ou retira códigos de escola, não é ela quem encerra ou abre escolas. Tem de cumprir sempre as ordens sem nunca ter a leviandade sequer de as questionar. Mas faz questão de respeitar…sempre respeitar os superiores!

Confessa a sua “ignorância” em assuntos que possam existir entre a Cambra e a Direcção Regional.

Confesso que gostei muita da humildade deste pobre “piquena”!

Confessa que o grande momento que teve na sua insignificante mas honrada carreira de serviçal, foi quando o Engenheiro Oliveira, no dia 14 de Novembro (data que não mais esquece) “…perguntou o que achávamos do encerramento da Escola de Manhouce. Essa foi a única pergunta que foi feita, pelo menos a mim.” Vejam, como os seus olhos brilham quando diz : “.pelo menos a mim.”.

A resposta…. ela não a diz, mas digo eu! No seu olhar tímido e subserviente acenou a cabeça como forma de agradecimento por tão ilustre personalidade lhe ter dirigido a palavra. Mas da sua boca nem sim nem não!

Para os mais desatentos, aqui vai a frase que afinal eu (e não só) não estava errado:

(…) Falou-se com os pais e todos concordaram que era melhor para os alunos mudarem. Não havendo código em Manhouce, não era necessário ouvir os pais, mas fizemo-lo. Primo pelo cumprimento integral das regras.(…)”

Esperemos pelas reacções dos “pais”, em particular do seu presidente, Eduardo Costa, em vias de ser despedido de todos cargos!

Correio da Feira, 17 de Setembro de 2007


Clique na Imagem para Ampliar

16 setembro, 2007

Saber não ocupa lugar!

Voltando ao tema do Comunicado do PCP a respeito da Vergada.

Segundo me dizem, a referência de “Vergada ser freguesia”, é culpa dos órgãos de comunicação social e nunca do PCP.

Pelos vistos a minha referência quanto ao desconhecimento geográfico do PCP, não foi bem recebida.

Continuo a acreditar que é desconhecimento geográfico concelhio de algumas kouzas ditas no tal comunicado.

Kouzas e Louzas

Como podem ver pela imagem, a fronteira fica na linha vermelha que tracei (estrada velha), ficando a Poente a Vergada, lugar de Mozelos e a nascente a freguesia de Argoncilhe. Como podem também ver, a unidade de família (no edifício da liga) que fechou fica em Argoncilhe. Pergunto em que ponto da Vergada estará a tal liga de melhoramentos e afins?

Como disse, e mantenho….é por desconhecimento geográfico é que o PCP comete alguns erros. Porque se não é por falta de conhecimento, então o caso é ainda mais grave. É uma mentira!

Com isto não pretendo desvalorizar a critica e a chamada de atenção que o PCP faz com este comunicado.

Balanço...

Kouzas e Louzas

Estamos a poucos dias de “comemorarmos” dois anos de blog e também dois anos das últimas eleições autárquicas.

Quanto ao blog, pensava que a kouza não passaria de uns dias ou semanas on-line e morreria por ali. Graças aos muitos leitores e ao aparecimento de outros colaboradores do blog, o Kouzas e Louzas consegue ser o que eu pessoalmente queria: Bom para uns e mau para outros!

Por isso, aqui quero agradecer em meu nome a todos os que visitam e comentam no blog e aos meus colegas “contribuintes” do blog, que graças a eles a kouza ainda está no ar!

Também na “minha junta” (Mozelos) a kouza não tem corrido mal! Embora nada se tenha feito, pelo menos, para já, nada do que estava feito foi “botado” fora!

Antes ainda das eleições, o Dr. FF deu o mote do que seria este seu novo mandato.

Tudo teve o seu inicio numa das últimas Assembleias de Freguesia, quando o Dr. no seu tom irónico pergunta ao então líder Parlamentar da oposição:

“ Caro Alex Xoxialista, se por ventura eu conseguir trazer o pavilhão para Mozelos, o amigo terá a coragem de me dar os parabéns?”

“ Claro que sim, a si ou a quem o conseguir!”

“Pois então pode faze-lo neste momento, pois posso dizer a todos os presentes que já está!”

Nessa altura, todos os presentes sentiram-se como se estivessem num “orgasmatório”, tantos foram os “Ahhhsssss” que “botaram” pela boca!

Infelizmente, todos já perceberam que o que se passou, mais não foi do que uma ejaculação precoce!

Já nem me apetece falar do casamento por conveniência e vergonhoso que a Junta e a Tuna tiveram ao assinarem um protocolo com a presença do “padre” barbinhas!

Não se critica o protocolo em si, mas sim a palhaçada eleitoral em que foi feito.

Não é de admirar, pois ambos os presidentes estavam na mesma lista!

Durante estes dois anos, e continuando o seu discurso para “adormecer bois” o nosso presidente afirma alto e em bom som, que o campo de futebol, em breve iria ser uma realidade. Na altura, os militares da engenharia de Espinho estavam de viagem para a reconstrução do Líbano, mas segundo o Dr.FF, mas eles voltassem, entrariam logo em “Combate”.

Apetece-me perguntar se pelo menos a nossa junta teve a dignidade de enviar flores aos familiares dos tropas! Pois, pelos vistos eles devem ter morrido todos….ou então o Dr. FF enganou tudo e todos e eles nunca mais aqui colocam os pés!

Numa clara falta de poder de influência junto á nossa Cambra, o nosso presidente vem mais uma vez “botar” em prática mais uma grande acção politica! “ Neste momento, quando enviamos faxes para a Cambra, escrevemos Mozelos a negrito”.

Pois é….com o nosso estimadíssimo presidente não se brinca….ok….não adianta nada, mas pronto, talvez satisfaça o ego de alguém ou mesmo o dele!

Na altura, eu, como grande especialista de politica local, disse que as grandes maiorias são más para a “democracia”! Neste caso local, é a mais pura verdade. Os laranjas com uma equipe de respeitabilíssimas personalidades, mas que a maioria desconheciam os seus méritos políticos, venceram com a maior diferença de sempre aos “xoxialistas” que a bem da verdade e pelo que tem feito neste mandato, mereceram tamanha vergonha!

Há que ser honesto, essa fantástica equipa está a cumprir em absoluto o seu compromisso com o presidente….isto é, abanar sempre a cabeça de forma afirmativa ao que o Dr.FF promete NÃO fazer. E na Assembleia com excepção do Ilustre Dr. Eca, tem conseguido manter a boca fechada durante estes dois anos. Embora muitos biólogos já se interrogam, como é possível mesmo “eles” não abrindo a boca, não haja assim muitas moscas no “Recinto” da Junta!

Também e infelizmente para a freguesia, as criticas que se fazem ao Dr. FF é de forma escondida e sem consistência. E não pensem que essas não são dos laranjas!

Os “xoxialistas” Mozelenses, também tem receio de se queimarem e não passam (com todo o respeito) uma “cambada” de vaidosos que só sabem dizer que resolveriam as kouzas, mas tudo não passa de “conversa da Treta”!

Termino com um pedido à Junta:

Deixem-se lá de “paneleirices” e acabem com o gasto excessivo da tinta preta nos faxes para a Cambra e comprem meio litro de tinta branca e pintem algumas passadeiras que estão completamente apagadas! Exemplo disso é uma ao lado da rotunda do convívio, onde muitas e muitas crianças da escola do Sobral e não só, todos os dias têm de a atravessar, correndo assim riscos desnecessários e incompreensíveis!

Kouzas e Louzas

14 setembro, 2007

Uma nova Praça da República!

Kouzas e Louzas

O “pobo” da nossa bilha anda confuso!

Será que as nossas rádios locais se fundiram? Será que o Nelsinho, o Dr. Director das rádios quer fazer frente ao Azeiteiro e dominar a comunicação social?

Não é que ambas as Rádios estão a anunciar o mesmo programa, no mesmo dia e hora!!!!

Em conversas de bastidores já faz algum tempo que se consta que o tal programa está registado no nome do Nelsinho….e o Dr. Director não parece estar disponível a dar a kouza assim do pé para a mão!

Uma coisa é certa….e não é fonte pouco segura, até os colaboradores (pelo menos um) da Praça da República sabe que o Rádio da Águia Azulada está a usar indevidamente tal nome.

Mas o principal deste post…e é um verdadeiro exclusivo do Kouzas e Louzas, é o facto de podermos anunciar o fim definitivo do Rossio!

“Midinho”, ilustre avariador, preparando-se para a chegada triunfal à gamela….em forma de presidente da Cambra, quer ter os órgãos de comunicação social do seu lado.

Como a kouza da Praça da República ameaça tornar-se numa “Intifada” radiofónica, resolveu (ele ainda não sabe) criar mais uma Praça da República na Cidade da Coba!

Em breve e em mais um daqueles intermináveis concursos públicos, será decidido qual das Praças cairá em sorte a cada uma das rádios.

13 setembro, 2007

Ver obras por um canudo!

Kouzas e Louzas

Finalmente as obras da coba se ergueram….ou baixaram, tanto faz!

Pelos vistos ainda agora foram levantados os primeiros paralelos e a confusão já se instalou para aqueles lados.

Há quem diga (tudo más línguas) que a dita cuja nem licença tem…. Coisa rara na nossa querida bilha.

O nosso “midinho” já o disse que como a kouza histórica é velhinha , depararam-se com alguns contratempos.

O “historiador” Tony Redes já ali poisou para ver se haveria algumas patinhas…e havia mesmo. Umas patinhas de pito no churrasco que alguns clientes de um restaurante da zona “amandava” para a rua durante a comezaina!

Mas descansem os moradores da coba, que já reclamam da paragem da obra, pois já foi anunciado pelo nosso avariador, o estimado “midinho”, que a irá recomeçar na segunda-feira. Se não for esta, será na próxima ou numa outra qualquer.

Não podemos duvidar das palavras dos nossos avariadores. Não esqueçam que no Natal do ano passado alguém disse que: “Dentro de duas semanas” as máquinas estão no Europarque”…. Na primavera, no Feira Negócios, ouvimos algo muito diferente. Disse o avariador “Sempre ausente” : “Dentro de duas semanas” as máquinas estão no Europarque”! Felizmente o nosso barbinhas, que não é de promessas vãs, veio a terreiro e ...........afirmou a mesmíssima kouza!

Pronto…é segunda-feira e não se fala mais nisso!

Os meus parabéns à Cambra pela aposta na Kouza Medieval…. É um investimento “carote”, mas para o ano, finalmente poderemos ver os cavalos e cavaleiros a passear pelas ruelas de terra!

E com alguma sorte e um pouco de chuva, poderemos ver alguns “coisa-e-tal” a enfiar-se pela lama “adentro”!

Responsável por uma irresponsabilidade!

Kouzas e Louzas

“(…)Efectivamente, é preocupante que o Estudo de Impacte Ambiental tenha sido realizado na única vez que a fonte teve a sua água contaminada. É muita coincidência! Tudo indica que a fonte foi de forma propositada e criminosamente contaminada para ser desvalorizado o seu interesse em termos hídricos.(…)”

Estranhamente ou não, não tenho visto grande alarido a esta parte do pensamento do nosso Tony Redes, que entretanto até publicou na empresa escrita, tendo direito a capa e tudo. Ameaça mesmo tornar-se um best-seller. Tendo inclusive tido honras de abaixo-assinado!

Confesso que pensei que o jornal ao fazer disto, capa, mais não seria que uma estratégia de venda. Mas de facto aquilo está mesmo escarrapachado na opinião do “ex-keeper”!

Esperei estas semanas todas que o nosso Tony viesse a público assumir a responsabilidade ou atenuar a irresponsabilidade de tais afirmações.

Aceitava-se que dissesse “ os gajos do estudo, não perderam a oportunidade de na única vez em que as águas estavam contaminadas, usarem tal kouza como arma de arremesso.”

Mas, como o nosso Tony Redes não disse o que eu aceitaria, tem de assumir a responsabilidade de tais afirmações…. Ou assumir-se como o responsável por uma grande irresponsabilidade.

A irresponsabilidade afirma-se como real na parte final do seu texto.

“(…)Pelas razões expostas vai ser solicitada ao Sr. presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte que: (…)”

Não faz uma única referência a qualquer diligência sobre o CRIME de envenenamento das águas!

O mundo anda tão farto do Sebastianismo foleiro e inconsequente!

Publicidade na Sérvia!

Kouzas e Louzas


“Murro na Sérvia é Caixa!”

Já não quero ser Bófia!

Ontem concretizei um sonho que mantinha desde criança….ser polícia!

Peguei no meu carro “descaracterizado” e coloquei-me à “coca” nos semáforos junto à igreja de Mozelos, na N1-14.

19:05 horas:

Uma “garina” com o pé pesado!

Kouzas e Louzas

19: 07 horas:

Este tem desculpa, pois ia ao telemóvel e deveria estar com pressa!

Kouzas e Louzas

19:08 horas:

Pode parecer que o carro está parado, mas apenas travou para virar à direita.

Kouzas e Louzas

As horas indicadas são as correctas.
Abandonei o meu “cargo de polícia”.
Verifiquei que se fosse a passar multas, iria ficar rico demasiado depressa!

12 setembro, 2007

CASM, Criança em “Fuga”!

Kouzas e Louzas

Na última sexta-feira uma criança “farta” de estar nos “calabouços” do CASM, aproveitando uma aberta da porta e da empregada responsável, colocou-se ao fresco.

Infelizmente ou felizmente para a criança, alguém a viu já perto do “Camilo das Iscas” e achou estranho. Dirigiu-se ao CASM para comunicar o sucedido, ficaram a saber que a dita era nesse instante uma criança “evadida”!

Logo foram busca-la e a aventura da criança terminou….felizmente terminou bem!

Isto para dizer que se esta situação dá um pouco mais para o torto, talvez Mozelos atingisse de forma indesejável a projecção semelhante à “Aldeia da Luz”!

Entretanto, pelo que se apurou, empregada responsável pela portaria terá tido umas curtas férias de 3 dias para reflexão do sucedido. Como é previsível, a direcção não mostra muita vontade em dizer seja o que for….e eu também não diria se fosse da direcção.

Conclusão:

São Kouzas que podem acontecer mas não devem acontecer nunca!

O PCP fica “vergada” perante ignorância Geográfica

Os nossos camaradas feirenses, PCP, estão numa de defender o norte do concelho e principalmente em particular a Vergada.

É uma boa noticia esse interesse, pois nas últimas Eleições autárquicas o PCP apresentou uma candidata a Mozelos, que ainda hoje quase ninguém a viu,,,e conhece.

Mas, poderiam ter falado comigo, que eu com todo o gosto explicaria alguns pontos.

Vejamos:

-Não o querendo assumir, mas o PCP já sabe que meteu a pata na poça, a Vergada é um lugar e não uma Freguesia.

-Dizem que os habitantes da Vergada, se quiserem praticar algum desporto, têm de se deslocar a freguesias vizinhas.

É verdade, assim como os de Prime, do Sobral do Murado….enfim, de todos os lugares de Mozelos. Talvez o “Comuna” responsável pelo comunicado seja da vergada e defenda apenas os do seu lugar….mas o problema é mesmo de Mozelos que não tem qualquer infra-estrutura desportiva.

- Fazem referência ao Encerramento do posto médico da Vergada.

Não me digam que houve uma qualquer revolução socialista e dividiram as terras de novo, a exemplo da antiga URSS.

Não existe, não existiu…nunca abriu e muito menos fechou algum posto médico na Vergada.

Quando fazem referência ao terem de se deslocarem agora ao posto médico de Argoncilhe….não vejo a lógica e a razão para tal (o dizerem).

O posto médico dos habitantes da vergada, é em Mozelos.

Ok….aos meus queridos vermelhos comunas eu explico.

Estão a confundir a Vergada com outro lugar. Aposto que não tiveram oportunidade de perguntarem ao nosso querido camarada Tero Berde, pois como professor deverá saber das kouzas geográficas!

Para acabar de vez com esta kouza:

A liga de melhoramentos da vergada não existe e nunca existiu em Mozelos.

A Vergada, assunto já assumido pelos presidentes de junta, é unicamente um lugar de Mozelos, não havendo qualquer lugarejo com o mesmo nome em Argoncilhe.

Finalmente, os que se dizem da “Vergada” são de facto habitantes de Ordonhe e Ramil.

As condições dessa parte de Argoncilhe realmente é lastimável, mas é um assunto de Argoncilhe e nunca de Mozelos.

Por tais lugares estarem mesmo uma miséria é que esses habitantes querem pertencer à Vergada e não os da Vergada a quererem pertencer a Ramil ou Ordonhe!

10 setembro, 2007

Da Arte de Gerir aos argumentos pró PERM

Kouzas e Louzas

Meus Caros Amigos, li numa das últimas edições do nosso pasquim de referência que a nossa "cambra" iria "manter" os percentuais da derrama que incide sobre o IRC das empresas do nosso concelho e do IMI sobre os prédios rústicos e urbanos, que são das maiores do país.

Diz, o "Filho" e o nosso "Alcaide-Mor, Barbinhas" que estão pendentes algumas alterações, pelo que o melhor é manter tudo como está, ao nível da receita.

Ora, todos sabemos que a vida está caríssima para qualquer munícipe ( há sempre algumas excepções e alguns afortunados), na maior parte dos casos em resultado dos impostos e taxas que incidem sobre os produtos e serviços que todos os dias utilizamos e/ou consumimos.

É por isso, que em jeito de criar sinergias e "atractividade", alguns municípios começam a isentar os seus munícipes de IMT em caso de compra de terrenos para auto-construção de habitações, atribuição de subsídios para aumentar a natalidade, redução para o patamar mínimo das taxas e impostos ( IMI e Derramas) etc. etc.

Só assim esses municípios conseguem atrair novos municipes.

Agora no nosso burgo, usufruindo de alguma actratividade, face a concelhos como Espinho, Gondomar, Matosinhos e Gaia ( dentro da área metropolitana do Porto) consideram que não é preciso baixar os impostos municipais.... pois é preciso manter o nível da receita... para depois se "esbanjar". Pouco importando se os munícipes já têm o cinto bastante apertado!!!!!, o que importa é arrecadar dinheiro para os cofres da "cambra"

Ensinam os teóricos que a boa gestão é gastar menos para a satisfação das mesmas necessidades. Ou seja, o bom gestor é aquele que com menos dinheiro ( receitas) consegue proporcionar os mesmos bens e serviços.

Já não é boa gestão, gastar o mesmo ou mais proporcionando os mesmos serviços, se porventura o pode fazer com menos dinheiro.

Isto para dizer que, o "barbinhas" em vez de se preocupar em cortar com despesas e custos que nada acrescentam quanto à satisfação dos munícipes, está interessado em "extorquir" o máximo de impostos ( receita ) para depois poder gastar como melhor lhe aprouver... bem ou mal...

Não concordo com esta ideia. Na minha modesta opinião, para se optimizar a gestão municipal deve-se começar por cortar ao máximo no capítulo das despesas, pois só assim se consegue ( a final) diminuir as receitas, ou seja a cobrança de menos dinheiro do erário dos munícipes.

A nossa cambra ao começar pelo fim (receitas) está a meu ver a dar um péssimo exemplo de gestão.

Mudando de assunto e para finalizar, quero aqui trazer à liça, o último argumento utilizado pelo Sr. Presidente da Xunta de Pigeiros, para fundamentar o seu sim à implantação do PERM na Quinta da Lage, que em entrevista ao nosso pasquim de referência referiu (passe o pleonasmo) que com a construção do PERM acaba-se o problema da prostituição naquela zona!!!

Será que as prostitutas vão trabalhar para os "sucateiros"?... desculpem para o "noveis operadores de materiais reciclados"????? Perguntam vocês e eu próprio????

Antes que digam que me estou a prostituir, despeço-me com estima e consideração... até por essas felizes trabalhadoras da arte de fazer sexo???? ( muito reciclável diga-se a propósito!).

Correio da Feira, 10 de Setembro de 2007

Clique na Imagem para Ampliar